corveta-jaceguai

A corveta Jaceguai (V31) foi fotografada hoje navegando na Baía de Guanabara, depois de quase 4 anos em reparos.

A Jaceguai é uma das três corvetas classe “Inhaúma” que ainda restam, a Frontin (V33) foi desativada prematuramente e afundada como alvo.

As corvetas Inhaúma (V30) e Júlio de Noronha (V32) ainda permanecem em reparos.

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edson

Boa tarde a todos. Ontem (05/10) a corveta já estava navegando na Guanabara.

Tomcat3.7

Uma boa notícia ,bons ventos à Jaceguai e sua tripulação!!!

Airacobra

Cade o Souto? Uma noticia que ele queria há um tempão

MO

kkkk, pronto, agora atenções para o mattoso Maia … kkkkkkkkkkk

Valim

Puxa é uma maravilha navegar depois de tanto tempo parado. Conheci bem essa vida. Tinha que cumprir a rotina do AMRJ o tempo todo. Esse momento é muito esperado tanto pela tripulação como do Comandante.

Valim

Parabéns à toda Tripulação.

Valim

O dia do NAe São Paulo vai chegar. Talvez demore muito mais tempo, mas, vai voltar a ser o orgulho da Esquadra. Saudades do tempo do NAeL Minas Gerais da década de 80.

Carlos Menk

Se levaram 4 anos para reparar uma corveta, podemos esperar talvez uns 20 para um NA???
Da uma tristeza……

Paulo

Qual foi o verdadeiro problema da Frontin?

Boiler

Sopro de esperança: provas de mar da corveta ‘Júlio de Noronha’ começam no meio do ano
2 de maio de 2015

Não era Julio de Noronha que estava prestes a entrar no serviço operativo?
A Jaceguai também?
Boas notícias…
Obrigado galante.
sds

Carlos Alberto Soares-Israel

Airacobra 6 de outubro de 2016 at 15:20
Kkkk rsrsrsrs
*******************************************
MO 6 de outubro de 2016 at 15:56
NÃO …. Nãoooooo ………. pronto agora o Souto vai perguntar todo dia da MM …..
*******************************************
Souuuutoooooooooo !

Carlos Alberto Soares-Israel

http://www.naval.com.br/blog/2009/04/04/inhauma-e-jaceguai-o-jogo-dos-sete-ou-mais-erros/
*************************************
Em 2009 e sete anos depois:
“Galante 7 de abril de 2009 at 15:46
Aliás, ninguém comentou, mas aparentemente só tinha um Super Lynx para as 4 escoltas e um Esquilo . A situação está feia.”

Carlos Alberto Soares-Israel
Bueno

Ótima noticia , por enquanto. Torço que não aconteça o mesmo com um navio da MB que ficou anos em reparo, navegou para a reserva e foi inativado

Carlos Crispim

Sempre gostei do design dessas corvetas, apesar de não possuir radar 3d, sem mísseis, canhões defasados…Praticamente é um prego flutuante com pessoas em cima.

Marcelo

A Frontin V33 deveria ter sido reformulada e convertida em Patrulha Oeânico, pos tem condições semelhantes aos NaPaOc Classe Amazonas, com a vantagem de possuir o abrigo de helo, poderia ter sido removida a peça de 114mm da proa (melhorando a estabilidade do navio) e substituindo por um Triniti 40mm, mantendo os outros 40mm da popa existentes e também a remoção dos suportes de misseis MM40. Esta ideia poderia ter passado nas cabeças dos administradores, levando em consideração que FALTAM CASCOS PRONTOS e a industria daqui não tem condições de construir nada nos próximos 10 anos com estas dimensões por… Read more »

XO

Mais um CF da GM 94 navegando… BZ !!!
Esqueçam o MM…
Marcelo, a minha querida V33 estava com uma grande parte das obras vivas comprometida… era inseguro até movimentar o Navio de um cais para o outro… não tinha jeito, infelizmente…
Abraço a todos…

Alamo Bickerbrath

Desculpem me a ignorancia, sou novo aqui
esse barco pertence a nossa gloriosa guarda costeiras?

MO

que barco ?

XO

Bem vindo… sua resposta é… não, amigo… faz parte da Esquadra… não existe GC no Brasil… cordial abraço…

Tamandaré

Alamo, até onde sei, não há exatamente uma “guarda costeira” brasileira. Esta função é exercida pela Marinha mesmo. As Forças Armadas do Brasil têm apenas 3 ramos: Força Aérea, Exército e Marinha. Já nos EUA, por exemplo, há de fato uma guarda costeira independente.
.
No mais, bem vindo ao hospício!! 😉 rsrsrs (brincadeira)

Souto.

Agora so falta o Matoso Maia.

MO

viu soó … kkkk ow Souto, não esqueceu da Julio de Noronha ? … kkkkk

camargoer"

Olá Alamo, como colocado pelo Tamandaré: quem está fora quer entrar.. quem está dentro quer sair… esteja à vontade para participar.

Marcelo

Sem querer ser chato, mas era para ser uma Marinha, agora está mais para uma Guarda Costeira, em parte o novato está certo……

MO

onde esta o barco ?

XO

Nos EUA, a GC é subordinada ao Homeland Security…

SANTOS

Ao Gato preto, ARREPIANDO!!!!

Willhorv

Sr. Jo ou alguém que saiba o que é isto…
“estava com uma grande parte das obras vivas comprometida…”
São as soldas do casco?
Desculpe minha ignorância com este jargão.

Renato Carvalho

Nesse ritmo em 50 anos talvez tenhamos algo parecido com uma Marinha….

Airacobra

Willhorv, boa noite, obras vivas é toda parte do navio que se encontra submersa, no caso como citado pelo XO refere-se ao chapeamento do costado que fica submerso, periodicamente os navios em suas docagens passam por inspeções das condições das chapas, seja visual, ultra som ou outras maneiras, no caso da Frontin, ela foi usada tão exaustivamente de que teve que queimar algumas etapas de manutenção, o que agravou a degradação das chapas, podiam ser trocadas, mas a MB avaliou que o custo não valeria o beneficio.

Souto.

A Julio de Noronha esta em provas de mar segundo um amigo do form defesa Brasil
me falou, a inhauma foi vista em Mocangue,agora temos que aguardar noticias do Mattosão.
vou abrir uma cerveja ieieieieieiieiei.

XO

Bom dia… desculpe o jargão naval… valeu, Airacobra…
Esqueçam a V30…
Abraço…

XO

E o MM também…

Juarez

Vão ficar a J Noronha e a Jaceguai, e isto, se não é viável ter que dar baixa o quanto o sangrar financeiramente o minimo possível.
O “MM” vai para a banha também, ficarão então o “Baea” e dkis cavaleiros da távola redonda. Parece que o Marajó vai na caro a dos demais também

G abraco

Roberto Dias

Triste fim este da V33 Frontin… parece até que queriam esconder algum erro grosseiro de projeto.

XO

Roberto… os erros de projeto das CCI são bem conhecidos… nada há para esconder… o problema foi a saudosa V33 ter os mesmos problemas da V30… coisas simples de corrigir como a questão da porta do paiol de pronto uso de 40mm esbarrar na torreta quando o canhão está na posição de carregamento… não precisa de muita engenharia para corrigir isso… abraço…

Ádson Caetano Araújo

Seis “tamanduás” com urgência urgentícima, pra ontem, Pegar as três Inhaúmas e retirar o 70mm, os lançadores, uma das 40mm, realocar o outro para vante, sonar, torpedos, etc. Teriamos seis corvetas modernas e mais três NaPaOc.

Ádson Caetano Araújo

A, os rês 40mm que sobrariam iriam para novas Macaé.

Ádson Caetano Araújo

Errata “três”.

Ádson Caetano Araújo

Sempre defendi recomeçar a Marinha pelas corvetas, mas o que sempre leio é “escolta de 6000ton, apoio logistico, sub-nuc, etc. Acho que podíamos acrescentar Enterprise, Estrela da morte, e como comandante da nova armada Buck Rogers.

Ádson Caetano Araújo

Marinha, não Guarda Costeira, não Marinha de Guerra, mas Marinha. Vinte Grajaú, oito NaPaOc, oito corvetas, dez sub, seis fragatas, dois logística, dois LPD. Tudo nessa ordem.

Jagderband#44

E os sistemas de combate? Funcionando?

Souto.

xo esta confirmada a baixa do MM e da Inhauma?

Dalton

A fragata “Defensora” também deverá ser devolvida à Esquadra ano que vem depois de quase 7 anos em manutenção, aliviando a situação dos demais combatentes de superfície.

Jodreski

Tomara que nenhum Almirante tenha lido o comentário do amigo lá em cima desejando a volta do São Paulo..
.
Parece esse povo que sequer tem dinheiro para liquidar a dívida dos cartões de crédito porém estão fazendo planos com o Iphone 7.
.
Sugiro começarmos de baixo para cima e não o contrário, o A-12 é a última de nossas prioridades.

Daniel Vilar

Seis anos conduzindo as comunicações do Gato Preto!

Airacobra

Off topic:
NDM Baêa em vitória

Adriano Luchiari

Eu creio que as Inhaúma remanescentes deveriam ser transformadas em NaPaOc, substituindo o canhão de proa pelo Bofors 57 mm Mk110, retirando-se os lançadores de torpedo, Mansup e turbina a gás. Repassados aos DN, seriam ideais em termos de conforto para as tripulações nas missões de patrulha e muito mais úteis frente às ameaças atuais do que como escoltas.

XO

Conforto para as tripulações ???? Amigo, desculpe… você com certeza nunca entrou em uma CCI…

Adriano Luchiari

Realmente não Imediato, mas se é tão ruim nem imagino como a tripulação dos Macaé e Grajaú se alojam…A propósito, em termos de conforto, falemos com os submarinistas. Em submarinos eu já entrei.

XO

Cara… a coberta da Intendência cheira a ODM… o espaço é mínimo… nos Grajaú, o problema é o jogo do mar… poucos aguentam dormir na coberta de vante… nos Macaé, não sei, não conheço… e sub… amigo, isso é para poucos… superfície, sempre serei !!!

Gilson

Amigo todos sabem muito bem o tamanho de cada classe de navios, ex: porta aviões MINAS GERAIS, FRAGATA e outros. Comparando o tamanho de uma corveta pra outros navios maiores ela é muito pequena, aí vem as conclusões 4 anos pra si fazer apenas reparos em uma corveta, então o porta aviões Minas Gerais, vai levar 40 anos só pra fazer reparos.

Igor

Tive o prazer de ser o timoneiro nessa retorno ao mar. É só o começo.
Gato preto arrepiando