Próximo porta-aviões indiano terá propulsão nuclear
O segundo porta-aviões da Marinha da Índia construído localmente, o INS Vishal, de 65.000 toneladas, será propulsado por um reator nuclear, de acordo com fontes anônimas da Marinha Indiana.
Além disso, o INS Vishal poderá transportar até 55 aeronaves (35 de asa-fixa e 20 de asas rotativas), e terá configuração CATOBAR, com sistema de lançamento por catapulta e recuperação de aeronaves por cabos de retenção. O navio também deverá ser equipado com catapultas electromagnéticas (EMALS).
Dada a incorporação dessas novas tecnologias, a fonte da Marinha Indiana também revelou que o porta-aviões não entrará em serviço até a década de 2030. (Originalmente, a Índia planejava incorporar o porta-aviões na década de 2020.) Ainda não está claro quando a construção do novo navio de guerra será iniciada.
O INS Vishal será o primeiro porta-aviões não-ocidental com configuração CATOBAR.
Olha eles…
Muito interessante! O PA-2 que a França pretendia construir e desistiu diferia das especificações do QE do RU principalmente por esses quesitos: CATOBAR e propulsão nuclear. Depois de um tempo eles teriam desistido da propulsão nuclear, mas depois desistiram do projeto como um todo. O deslocamento do navio também o torna próximo do projeto franco-britânico. Dependendo como a França vai evoluir nos próximos 5 anos (máximo 10), poderiam pensar em um desenvolvimento conjunto com uma unidade para cada. Ambos saem ganhando e a Índia pode aprender muita coisa. . PS: Gostaria de ver uma matéria falando sobre esse PA-2 e… Read more »
Quem quer ser grande age, não fica sonhando com Top Gun, promovendo seminários ou criando datas comemorativas ocas.
ON-Topic: http://lefauteuildecolbert.blogspot.com.br/2016/11/pa2-un-reacteur-nucleaire-franco-indien.html
Acho que, a despeito das conquistas indianas, viajaram muito na batatinha!!! Todos aqui sabem o que ocorreu com o primeiro subnuc deles!!!
Em tempo, aqueles buracos na ponte são para radares tipo o Sistema Aegis???
“O INS Vishal será o primeiro porta-aviões não-ocidental com configuração CATOBAR.” Não, não será. O primeiro deve ser o 3º porta-aviões chinês, que terá sua fabricação iniciada logo após a finalização do CV-17. Nae este que já encontra-se em estágio final de fabricação e tem seu lançamento para as provas de mar esperado para o início de 2017. Imagens recentes inclusive mostram que as catapultas a vapor e EMALS, do centro de testes do PLAN, já foram finalizadas e os testes iniciaram, devido à presença de um J-15 em posição de lançamento. http://i.imgur.com/fJVCizX.jpg http://i.imgur.com/XvGfhLY.jpg Os chineses tem um outro centro… Read more »
Doa o A 12 para Índia ou para a China.
O Paquistão pega e manda retrofitar na China.
Parecem muito empolgados. Muito embora a China seja mais pragmática. E tem mais dinheiro também. A Índia não parece ter um projeto de nação Têm muita preocupação é parecem não ter pena de gastar. Mas não parecem investir tanto em pesquisa. Mas essa ideia de NAE nuclear e catapulta eletromagnética parece ser um baita avanço O problema é ter capacidade para isso. Acho fácil fazer. É só querer. Uma catapulta. Em vez de vapor para “chutar” o avião, usam eletromagnetismo, que é algo que existe há uns 120 anos. Inclusive o princípio já utilizado por White Westinghouse para criar a… Read more »
Deveriam terminar o 1o porta abiões antes….está demorando demais.
Deveriam terminar o 1o porta aviões antes….está demorando demais.
Pelo menos por lá, a imprensa, mídia ou PIG partido da imprensa golpista, não fica agindo contra o país. Enquanto isso navegamos com uma sucata da França.
“…do CV-17. Nae este que já encontra-se em estágio final de fabricação e tem seu lançamento para as provas de mar esperado para o início de 2017.”. . Digo SSA… . Para 2017 está previsto o “lançamento” …o navio continuará sendo construído atracado a um pier e as provas de mar deverão ocorrer 2 ou 3 anos depois. . Como comparativo, o atual NAE “Gerald Ford” que encontra-se quase pronto…foi lançado em 2013, mas apenas 2 anos depois em 2015 a tripulação fez a primeira refeição a bordo e o navio continuou em construção e ele ainda precisa passar pelas… Read more »
Dalton 22 de novembro de 2016 at 8:35
“ser lançado não significa que um navio esteja quase pronto” — eu ouvi alguém dizer ‘João Cândido’?!… 😉
André… . na verdade o “João Cândido” foi completado e incorporado, porém, uma série de problemas surgiram depois o que exigiu algum tempo para serem contornados…O USS San Antônio por exemplo amargou alguns anos de problemas após ser comissionado. . Um NAe exige muito mais que a construção de um petroleiro, por maior que este seja, pois basicamente é um navio oco a ser tripulado por algumas poucas dezenas de pessoas, ou seja, por mais experiência que os chineses possuam na construção de grandes petroleiros eles estão praticamente começando do zero quando trata-se de um NAe e a experiência ganha… Read more »
Não vamos nos esquecer que a presença das catapultas EMALS dependem de aprovação dos Americanos.
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E eu particularmente duvido que os americanos aprovem tal venda a um país que possua laços comerciais estreitos com os Russos como a Índia.
O Almirantado indiano, bem como seu Ministério da Defesa, empreenderam uma reavaliação completa no programa de construção de porta-aviões em meados de 2012, chegando a conclusão óbvia que era necessário ‘voltar’ a operar catapultas. . Sim. ‘Voltar a operar catapultas. O velho e já retirado INS Vikrant – não confundir com Vikrant II em construção com desenho italiano – era um reformando combatente inglês da Segunda Grande Guerra, ex HMS Hercules. Este velhinho que deixou o serviço na marinha indiana na década de 90 passada possuía catapultas e, através dela, lançava até o final aeronaves Alizè com capacidade ASW e… Read more »
a china via terminar o dela catobar antes, não será o primeiro não. pelo menos eu não acho.
Gustavo, . A China é milenar. Como tal eles tem uma noção de tempo diferente. . Os chineses estão desenvolvendo mais que uma classe de porta-aviões, eles estão trabalhando para desenvolver uma aviação embarcada completa, integrada. . Com o ‘novíssimo’ CV16 Liaoning – um reformado e repaginado ex soviético classe Kuznetsov – os chineses tem aprendido muito, principalmente que tem muito mais a aprender. Tanto é que o próximo navio aeródromo, o CV17, será uma derivação direta do STOBAR soviético. . Apenas o futuro e ambicioso CV18 deverá ser CATOBAR. Prudente e operacionalmente pragmático. Com dois PA semelhantes, ambos STOBAR,… Read more »
Texto interessante sobre os planos chineses para o futuro de sua arma aeronaval:
http://nationalinterest.org/blog/the-buzz/why-chinas-next-aircraft-carrier-will-be-based-soviet-14845
Foi indicado por um amigo da trilogia.
Abç.,
Ivan.
Ivan,
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É bom te ver comentando por aqui de volta!
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Abç.
Delmo
Caro Delmo,
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Falta de tempo para comentar.
Mas estou sempre acompanhando a trilogia,
mesmo que na tela do smartphone.
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Abç.,
Ivan.
Ivan, excelente comentário, mas se me permite um adendo em seu comentário, o primeiro Vikrant (ex-Hercules) operou na Marinha indiana nas duas configurações, inicialmente CATOBAR (da decada de 60 a 80) quando operou Sea Hawk e Alizés, e posteriormente na decada de 80 foi modernizado e convertido para STOVL quando recebeu um sky jump e passou a operar Se Harrier, configuração em que operou até sua baixa.
Opa, errata: sea harrier
Dalton e Ivan Por favor, na visão de vocês qual seria o melhor substituto do A-12? Um CATOBAR ou um STOBAR? Pelo que vcs comentaram penso eu que para a nossa realidade seria melhor um STOBAR já que o SEA Gripen se não me falhe a memória li que ele era capaz de operar das duas formas e como a Marinha Brasileira ( o nosso país) não quer projetar poder, mas defender frota… poderíamos utilizar esses Naes dessa forma? Qual dos dois tipos é mais barato? Tanto para aquisição e manutenção? Não estou querendo polemizar, apenas um estudo de “SE”,… Read more »
Ivan, o antigo.
Excelente, abraços colega. Vc faz falta.
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Danton, CV 16 ?
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,navio-chines-entra-em-operacao-e-aumenta-tensao-no-leste-da-asia,10000089787
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Vamos doar o A 12 para a Índia ?
Que contraste de notícias interessante: Esta aqui falando da ìndia e seu NAE e o outro: Marinha do Brasil desativa mais dois navios: corveta ‘Inhaúma’ e navio-varredor ‘Anhatomirim’.
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Meu deus.
Ivan…
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uma pequena correção…o “Vikrant” originalmente era equipado com uma catapulta, mas, no
fim dos anos 80 ela foi retirada e uma “rampa” adicionada o que permitiu utilizar mais eficientemente os “Sea Harriers” e os “Alizé” consequentemente foram desembarcados muitos
anos antes do descomissionamento do “Vikrant’.
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Bom vê-lo comentar por aqui novamente.
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abraços
Aircobra e Admiral Dalton, . Sim, o velho INS Vikrant – ex HMS Hercules – foi ‘mono’ CATOBAR durante parte de sua vida operacional da marinha indiana, mas perdeu sua catapulta e ganhou uma sky-jump na modernização para operar melhor os Sea Harrier. Acredito que esta reforma foi entre 1987 e 1989, sendo que ‘danado’ ficou operacional até 1994 e foi descomissionado em 1997, salvo melhores informações. . Em tempo: Tenho certeza que vocês sabem, mas para informar os amigos que não acompanham os velhos porta-aviões da 2ªWW, o INS Vikrant – ex HMS Hercules – era da classe Majestic,… Read more »
Só agora li que o Aircobra já havia descrito corretamente sobre os resultados da última modernização pela qual passou o ” Vikrant”…alguns livros mais antigos que tenho apenas mencionam que havia uma possibilidade de incluir uma rampa e outros que seria feito, mas, ainda mostravam fotos com a catapulta ainda em funcionamento. . Léo… . fica difícil dar uma resposta à sua pergunta, pois, não consigo ver uma luz no fim do túnel e não sou muito criativo quando se trata de lidar com o “SE”, mas, basicamente…um NAe com catapultas sempre será mais caro, porém, com o advento das… Read more »
Leo Barreiro, . “Por favor, na visão de vocês qual seria o melhor substituto do A-12? Um CATOBAR ou um STOBAR?” . Leo, o ‘melhor’ seria um par de navios aeródromos CATOBAR deslocando entre 55 e 65 mil toneladas, com no mínimo duas catapultas eletromagnéticas (EMALS – Electromagnetic catapults), preferencialmente com propulsão nuclear. Não é coincidência que esta é, basicamente, a configuração pretendida por franceses e indianos no futuro. . Claro que também seria necessário pensar nas escoltas: – ao menos 5 (cinco) DDG AEW para cobertura antiaérea, para dispor sempre de 2 (dois); – ao menos 5 (cinco) FFG… Read more »
Ivan… . com certeza o “Cavour” é tudo o que o “Invincible” sonhou ser, mas, receio que o F-35B irá depletar o estoque de combustível para aeronaves muito mais rapidamente do que o AV-8B a bordo do “Cavour” hoje em dia sem falar que o F-35B irá ocupar mais espaço seja no hangar ou no convés de voo, assim, aparentemente não mais do que 10 serão embarcados…a própria marinha italiana está adquirindo apenas 15 dos quais pelo menos 5 estarão comprometidos para treinamento e manutenções. . Também é reconfortante para a marinha italiana fazer parte de uma aliança militar como… Read more »
Dalton, . Imagine um ‘Cavour’ um pouco maior, do tamanho do Vikrant II indiano. http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=181307&stc=1&d=1264953389 . “Filando” as características do Vikrant II, descendente direto e maior que o Cavour, poderíamos pensar em um PA STOVL com as seguintes características: – Deslocamento standard – 34.000 toneladas; – Deslocamento máximo – 40.000 toneladas; – Comprimento – 260 metros; – Largura máxima – 58 metros (convoo); – Calado máximo – 8 a 9 metros; – Propulsão – turbina a gás, mantendo 4 General Eletric LM-2500 porém uma versão da LM-2500 G4, com 47.370 shp ou 35.320 kW, podendo ter potencia rebaixada; – Autonomia… Read more »
Dalton e Ivan
Muito obrigado pela aula!!!
Qual o melhor? entre Catobar e Stobar? Depende…. . Se voce possuir apenas um unico Nae, então todos os ovos estão na mesma cesta…mesmo que voce possua até 2 Nae…o risco de quebras e parcial inoperancia de suas catapultas podem inviabilizar toda a operação de sua cobertura aeronaval. . basta uma bomba ou explosão no caminho dos trilhos das catapultas ou algum equipamento sensivel, que toda sua ala aerea poderá não decolar… Então, além do custo maior de um catobar é mais seguro possuir um Stobar, o qual “em tese” poderia ter uma maior persistencia em ser atacado…. . Por… Read more »
O principal da materia que deveria trazer a especulação é…….
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QUEM SERIA O AVIÃO ESCOLHIDO PELOS INDIANOS PARA O PRÓXIMO NAE CATOBAR???
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a) SH-F18
b) Rafale M
c) MIG-29K (com reengenharia de conversão do trem de pouso)
d) Sea Gripen (financiando a construção do prototipo fisico do projeto finalizado)
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Apostas???
Mestres Ivan / Dalton,
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Seria bom que a MB um dia viesse a operar F-35…
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Mas duvido que isto aconteça….jamais a FAB operaria Gripen E e a MB um F35….isto sem falar no custo operacional…nem chegariamos a isto pois os ciumes inviabilizariam mesmo que os recursos existissem…
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Agora se fosse um stobar, não apenas o cacinha mais barato poderia ser empregado como tambem um vetusto S-2E tracker…..mesmo com apenas uma Skijump….muito provavelmente ele conseguiria isto pois os Tracker podiam embora raras ocasiões, decolar do diminuto Mingão….
Ivan… . então concordamos que o “Cavour” é pequeno, porém, dentro da estrutura da OTAN ele tem também um importante papel “anfíbio”, além do mais, um “Cavour maior” seria outro navio e teria outro preço. . De fato os italianos “empilharam” “harriers” a bordo do “Garibaldi”, mas, isso não é o ideal e não é para ser feito com frequência, é preciso um equilíbrio e helicópteros de variadas funções precisam ser embarcados, como AEW, ASW, SAR, roubando espaço e reserva de combustível das aeronaves de asa fixa e depois de alguns dias de operação, aeronaves precisarão passar por manutenções de… Read more »
O Brasil tá com um problema crescente de pirataria no Rio Amazonas com pessoas sendo roubadas, assassinadas e violentadas e o povo sonhando com F-35. Afff
Carvalho… . mas da mesma forma que uma bomba poderia inutilizar a catapulta, ela inutilizaria o convés de voo e também a rampa que é essencial principalmente em NAes que não possuem um convés de voo longo o bastante e portanto necessitam mais de uma rampa …o F-35B pode até decolar verticalmente mas com zero combustível e armamento. . A grande razão de vermos NAes “stobar” é que não havia dinheiro e/ou conhecimento técnico para catapultas…quando as catapultas eletromagnéticas estiverem maduras o suficiente pode ser que mais nações passem a utiliza-la, por enquanto a rampa é uma boa opção. .… Read more »
Srs Jovem Ivan O Cavour foi construído para ser “multimissão” tendo para tanto parte de seu espaço dedicado as funções de comando e acomodações e recursos para as operações anfíbias. Se considerarmos que a necessidade da MB é de NAes de defesa de frota, tais recursos e facilidades não seriam necessárias e sobraria um pouco a mais de espaço para os recursos de apoio as operações aéreas. Porém, para maior flexibilidade quanto ao tipo de aeronave a compor os meios aéreos do navio, a solução indiana (STOBAR) parece mais palatável. Mas, bom mesmo seria um Cavour mais alongado, com convés… Read more »
Caros Ivan (o antigo), Dalton e CA LM
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seus comentários por favor.
http://www.operacional.pt/juan-carlos-i-navio-de-projeccao-estrategica/
Verdade, esqueci do F-35C…. ele opera Catobar…. . mas de novo, so existe ele e o rafale….e o Sea gripen correndo por fora se alguem encomendar a ultima fase que é o prototipo fisico…. . O Mig29K eu acho que não rolaria, pois apesar dos diversos upgrades, carece do problema do tempo e antiguidade do projeto original tal como SH…ao menos o SH mesmo sendo velho possui uma grande quantidade fabril de unidades, o Mig29 não….quando o Nae estiver saindo o Mig já estara bem velhinho e provavel alguns problemas de produção/manutenção… . Se a Saab emplacar o projeto de… Read more »
Bom, trazendo a sardinha para o nosso Nae São Paulo, aproveitando que o mesmo está, e vai ficar parado por um bom tempo, para reforma geral, inclusive para a sua propulsão… . Considerando, que há projeto da Marinha para um submarino nuclear, então, seria viável tecnicamente dotar o nosso Nae de um reator com propulsão nuclear, até como teste para, posteriormente, termos expertise, na prática, de um meio real e de uso diário no mar? . Ganharíamos duplamente em no primeiro Nae nuclear do hemisfério sul, e experiência para o Subnuc. . Sei que a verba é curta, mas, temos… Read more »
o São Paaulo Nuclear, não, não seria possível, pois alem do vulto da conversão (se tecnicamente fosse viável, se … ) os custos desta conversão e adaptação seriam astronomicos, somado a tempo do navio e um zilhão de fatores, incluindo custos operacionais, ie = te respondendo = não, não seria possível/viável !
Obrigado MO
Abs
Srs Jovem Maximus Não entrando no mérito que sairia caríssimo. pelo que se sabe, o reator nuclear que está (???) a ser desenvolvido para o subnuc será de pequeno porte e potência, o que exigiria vários para dar ao A12 a potência necessária para desenvolver velocidade para ter vento relativo para as operações aéreas. A reforma mais simples e economica para a produção de energia e propulsão seria a reforma das caldeiras e das turbinas a vapor, o que não implicaria em mudanças estruturais onerosas que a troca por motores diesel que a proposta da DCNS implica. Há, atualmente, uma… Read more »
Perfeito Control. Obrigado
Abs
“Off topic” mas nem tanto,
Existe no Brasil alguma pesquisa sobre motor linear eletromagnético . Essa pesquisa proporciona a capacidade de construir a propulsão para trens, mas também possibilita a construção de catapultas.
existe a possibilidade do brasil adquirir uma nae nos próximos 20 anos?, creio que dado o cenário militar internacional seria interessante o Brasil possuir um porta aviões de acordo a sua grandeza, é claro o momento não é oportuno dado a crise pela qual atravessamos ,mas seria um tocante interessante dado a idade do São Paulo seria ate menos custoso do que as frequentes revisões de alto valor que sempre fazem no SP.