Os contratorpedeiros ‘Gearing’ da Marinha do Brasil
A classe “Gearing” é um grupo de 98 destróieres (contratorpedeiros) construídos para a Marinha dos EUA durante e pouco depois da Segunda Guerra Mundial. Eles continuaram servindo, com uma série de atualizações, até a década de 1970 nos EUA. Depois, muitos navios foram transferidos para outras Marinhas.
O “Gearing” é um “Allen M. Sumner” mais comprido, com a adição de uma seção a meia nau de 14 pés, que possibilitou o embarque de mais 160 toneladas de óleo combustível. Com essa seção a mais o alcance do navio aumentou 30% navegando a 20 nós, de 3.300 para 4.500 milhas. Graças à seção adicional que aumentou a distância entre as chaminés, foi possível instalar um lançador óctuplo de foguetes antissubmarino ASROC a meia nau, durante a modernização FRAM nos anos 1960.
Dois navios da classe Gearing foram transferidos para a Marinha do Brasil em 1973, e foram batizados como Marcílio Dias (D25) e Mariz e Barros (D26). O primeiro foi desativado em 1994 e o último em 1997.
Contratorpedeiro classe “Gearing” FRAM I
Deslocamento: 2.616 t standard; 3.460 t carregado
Comprimento: 119 m; Boca: 12,5 m; Calado: 4,4 m
Propulsão: 2 eixos; turbinas a vapor General Electric;
4 caldeiras; 60,000 shp;
Velocidade: mais de 30 nós
Alcance: 4.500 milhas náuticas (8.300 km) a 20 nós (37 km/h)
Tripulação: 350
Armamento:
4 canhões de 5 pol (127 mm)/38 cal em 2 torretas Mk 38
1 lançador óctuplo de foguetes ASROC
2 lançadores triplos Mark 32 para torpedos Mk 44
1 drone DASH ou um helicóptero leve