China incorpora quinto destróier de defesa aérea Type 052D
A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN) recebeu seu quinto destróier Luyang III (classe 052D) no dia 22 de janeiro.
Batizado Xining (indicativo visual 117), o navio é o primeiro Tipo 052D a ser atribuído à frota do Mar do Norte da PLAN, com os outros quatro navios alocados à frota do Mar do Sul. A cerimônia de comissionamento ocorreu na base naval de Guzhenkou, no sul de Qingdao, e foi conduzida pelo almirante Zhang Wendan, o recém-nomeado comandante da Frota do Mar do Norte.
O Type 052D de 7.500 toneladas possui dois sistemas de lançamento vertical (VLS), cada um contendo 32 células: um na proa à frente da superestrutura e outro atrás do hangar. O VLS suporta o míssil superfície de ar de longo alcance HHQ-9A, dando ao navio uma capacidade de defesa aérea da área. O VLS também tem capacidade de disparar mísseis de ataque terrestre e mísseis de cruzeiro antinavio.
Os Type 052Ds também são equipados com o radar phased array Type 346A multifuncional (conhecido como Dragon Eye).
Recentemente, surgiram evidências de que os destróieres Type 052D também estão equipados com sonares de profundidade variável, o que lhes confere capacidades de combate antissubmarino (ASW) consideravelmente maiores do que as classes anteriores de destróieres da PLAN. O VLS também pode ser equipado com um míssil ASW com torpedo, semelhante ao ASROC VL americano.
Os hangares gêmeos dos navios podem embarcar helicópteros antissubmarinos Harbin Z-9 ou Kamov Ka-28 e helicópteros AEW Kamov Ka-31.