Agência russa noticia interesse do Brasil pelas corvetas classe ‘Tiger’

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A agência de notícias russa Tass informou hoje no seu site que autoridades navais brasileiras manifestaram interesse no projeto de corvetas russas Project 20382 (classe Steregushchiy), também conhecida como classe “Tiger”.

A delegação teria visitado o estaleiro naval de Severnaya Verf em São Petersburgo a convite da agência russa de exportação de material militar Rosoboronexport.

Segundo fontes do estaleiro ouvidas pela agência russa, o interesse brasileiro seria pela construção de alguns exemplares no Brasil. Segundo Igor Ponomarev, Diretor geral do estaleiro russo, a sugestão seria a construção de “uma ou duas unidades na Rússia e as restantes no Brasil”. Existe também a possibilidade de integrar sistemas e armamentos de origem ocidental no casco.

Até o presente momento, o único contrato de exportação desse navio foi firmado com a Marinha da Argélia. Duas unidades foram contratadas.

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Amorim

Não faz o menor sentido. O navio tem o mesmo deslocamento do amazonas, só que mais bem armado. Não seria melhor manter o projeto do Amazonas, só que rearmar?

Doug385

Mais fácil os porcos voarem do que a Marinha operar um navio que não seja de origem ocidental. Se não aceita os sul-coreanos que já seguem um padrão semelhante, certamente não prevejo sorte diferente para os russos.
Me parece mais da mesma falácia, como no episódio dos SU-35.

Tomcat3.7

Me belisca que to sonhando!rs
Se for verdade mesmo, tomara que saia a encomenda de ao menos umas 10 pois estamos na precisando pra ontem .

Uboot

Manifestaram interesse…O mesmo que eu faço quando vou numa Volvo Ocean Race ou algo parecido: olho os veleiros de alta performance, olho de novo, manifesto interesse e… nada.
.
E, se formos ver em quantas corvetas e fragatas as “autoridades” brasileiros “do momento” já demonstraram interesse…

Uboot

Tomcat,
Com todo respeito, tá de sacanagem?! risos.
.
O Brasil tá dando baixa em deus e o mundo nos últimos anos, não tem $$$ pro sub, tá mandando pra escanteio uma NAe e, até onde eu sei, não está mais alinhado com a Rússia até esse ponto de comprar em lote….

kfir
Junior

E pensar que poderiamos estar entre as mais bem equipadas marinhas do mundo.A política no Brasil é um câncer. Um monte de corruptos acabando com o país. Não só deveríamos ter umas 25 corretas. ..fragatas e submarinos. .poderíamos gerar milhares de empregos na indústria naval. E quanto as corvetas Tamandare ?Engavetou o projeto?

Carlos Crispim

Uboot, tens toda razão, mas a danada é bonita pra chuchu, belíssimo e enxuto projeto russo, infelizmente não acreedito em compras, acho, como tantas outras vezes, que o nosso pessoal curte é um passeio pelo mundo, com tudo pago às custas do povo, e no final não dá em nada, vide o Pantsir; essas comitivas viajam grátis e aproveitam as mordomias, só isso. Lembro-me do marido de uma ministra do governo passado que se dizia falava bem russo, por isso viajava nessas comitivas para avaliar futuras compras, tudo convesinha para boi dormir, passeou muito.

ARC

Acho o projeto Tiger (nome da versão de venda das corvetas russas) um excelente projeto, um navio de ~2.000 Ton , armada até os dentes com todo tipo de armamentos e sistemas de auto defesa. A questão maior a se destacar é o preço, achei valores variados, mas algo em torno de 160-200 milhões contra 450 milhões das corvetas Tamandaré, e cale ressaltar, que se for considerado realmente como uma opção na MB, os tais oficiais perguntaram sobre a opção de ocidentalizar certos componentes, o que a deixaria mais alinhada a nosso modo operacional e doutrina.

Emmanuel

A MB já disse que a sua corveta será aquele projeto estapafurdio chamado Tamandaré.
A FAB sabe bem o que é ter equipamento russo.
Só mais do mesmo.
Abraço.

Tomcat3.7

Uboot, rs;
_ Sua falta de fé é perturbadora !!!
Um dia teremos ,e vamos com a benção de Deus, andar pra frente uai. Dinheiro não falta no Brasil e jamais faltou , tudo sempre foi e é dificultado por nossos governantes ant patriotas e vendidos.

Adriano B. Madureira

Duvido muito que seja verdade…É uma pena.
Andei procurando e ví que o custo unitário do navio é de USD120-150 milhões,mas talvez chegue a USD 200 milhões…

donitz123

Certamente se interessaram mas daí uma compra ser concretizada acho muito difícil.
.
Projeto bom e com “dentes” algo que a marinha não está acostumada.

Doug385

O Temer foi à Rússia vender carne, teve que fazer um jogo de cena para deixar os russos felizes. No outro portal se falou em compra de helicópteros. Fica claro que os russos estão fazendo pressão para comprarmos equipamento deles, do contrário podem restringir a entrada da nossa carne por lá. A mesma chantagem que nos levou a comprar os Mi-35. Agora, achar lugar nas Forças Armadas para o equipamento russo é que é a parte mais complicada. Nos empurrar helicópteros ainda vai, mas navios já é mais complicado.

Adriano B. Madureira

O preço inicial é de RUB10BI ou que convertendo dá USD 169.631.014.108,284

Renato Santorini Carcano

Bom de mais pra se verdade!

Ivan BC

Esse Brasil tem criar juízo e prender a seguir planejamento estratégico! Já tem vários projetos encalhados, agora pensando em ampliar o leque do começa e não termina. Seria muito interessante a Marinha receber um apoio dos Administradores Públicos do Exército Brasileiro, aparentam ser muito mais competentes!
Observação: Lindas fragatas, desenho limpo!
Abraço!

Marcelo Andrade

Pra mim mais um fake news. Vamos mudar toda uma estrutura de manutenção e sistemas para operar um navio russo com umas 3 unidades e só!!

Aldo Ghisolfi

Como diria o Abelardo, nosso ceguinho lá de Bagé, distinto e competente assessor para assuntos de defesa nacional e aquisições de meios flutuantes e navegantes *, que voltou à ativa: “SÓ VENDO”!

* navegantes: apenas para garantia contra a eventualidade de outro A-12!

_RR_

Amigos, . Vamos com calma… . Quanto a preço… Certamente, se for adotada, o preço por elas aumentará consideravelmente, posto que a legislação brasileira para compras de material de defesa praticamente obriga a contratação de serviços no País. Por tanto, esses US$ 200 milhões ou menos listados acima facilmente se convertem em uns US$ 350 milhões ou mais… E, até segunda ordem, não há como fugir disso… . Vale lembrar que o almirantado abriu um estudo para determinar a viabilidade de projetos oferecidos pelos participantes do certame que envolve a aquisição da classe ‘Tamandaré’, de modo que a MB pudesse,… Read more »

BrasileiroDeVerdade

“A MB já disse que a sua corveta será aquele projeto estapafurdio chamado Tamandaré.
A FAB sabe bem o que é ter equipamento russo.
Só mais do mesmo.
Abraço.”

Não fale o que não sabe, a classe Tamandaré é muito bem equipada com sistemas AA e radar 3D, e seu formato é feito pensando em diminuir seu RCS.

Airacobra

Boa noite caro BrasileiroDeVerdade, tudo bem o projeto da tamandaré ser bem equipado, e realmente no papel é uma boa corveta, mas pelo preço (450 milhões de dolares) de uma fragata com quase o dobro da tonelagem, ou melhor um CT (destroyer), no caso um KDX 2 que estava cotado em U$ 450 mi, uma corveta incheon que tem um pouco mais de deslocamento que a tamandaré e armamento similar custa U$ 232 mi contra U$ 450 mi da Tamandaré, enquanto que a classe daegu (incheon batch 2) que pelo deslocamento está mais para uma fragata e é bem mais… Read more »

Adriano B. Madureira

Enquanto o custo unitário de um navio-patrulha oceânico classe River Batch 2,de 2.000 toneladas (carregada),evolução da classe Amazonas adquirida em 2011 pela MB é de 170 milhões de dólares,o custo de uma corveta russa do Projeto 2032, de 2.200 toneladas (a plena carga), muito mais bem artilhada que o navio britânico, é, na média (dependendo dos sistemas de armas e sensores embarcados) de 135 milhões de dólares.

Airacobra

Adriano B Madureira, boa tarde, a diferença está basicamente na proposta de emprego de cada navio, e nisso influi muito as caracteristicas, capacidades e armamento, mas uma coisa que é o grande diferencial e que ja é de conhecimento geral é que navios e sistemas de armas orientais tem o custo de produção infinitamente menor que seus similares ocidentais, o que faz com que um OVP ocidental saia pelo mesmo valor que uma corveta oriental, mas são navios de propostas totalmente diferentes, que no caso um não cumpre a função do outro e vice versa