Começam os testes da propulsão do NDCC ‘Mattoso Maia’

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Entre os dias 4 e 10 de agosto, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Mattoso Maia” iniciou os testes de funcionamento de dois dos seus motores diesel de propulsão. Os seis motores propulsores foram submetidos à extensa revisão geral, como parte do projeto de revitalização do navio, e serão comissionados progressivamente, ao longo do segundo semestre de 2017. Os testes com os motores permitirão o início dos ajustes e testes de aceitação do novo sistema de controle da propulsão, desenvolvido integralmente por empresa nacional.

Além dos testes com a propulsão, também estão em andamento os serviços finais de revitalização do sistema de geração de energia pelo navio. Os três grupos diesel geradores também foram submetidos à extensa revisão geral e um dos motores já foi parcialmente testado, com sucesso. Pretende-se comissionar o sistema até o final de 2017.

O dia 4 de agosto foi um marco importante do projeto de revitalização do NDCC “Mattoso Maia”. Na data, foi inaugurada a nova cozinha do navio, pelo então Comandante em Chefe da Esquadra, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, acompanhado do Vice-Almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva, atual Comandante em Chefe.

O NDCC “Mattoso Maia” (ex-USS Cayuga – LST 1186) é o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, em homenagem ao Almirante Jorge do Paço Mattoso Maia, Ministro da Marinha, no período de 1958 a 1961. Seu deslocamento padrão é de 4.975 toneladas e de 8.576 toneladas carregado. Possui 171.05m de comprimento, 21.21m de boca e 5.24m de calado máximo.

Sua Propulsão é composta de seis motores diesel ALCO 16-215, com dois eixos e hélices de passo controlado. Dentre as capacidades do navio, destaca-se a de realizar abicagem e desembarcar material e tropa diretamente no terreno, por intermédio de sua rampa de proa. O navio é atualmente comandando pelo Capitão de Mar e Guerra Marcos Taylor Fontes.

FONTE: Marinha do Brasil

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FighterBR

Aparentemente, o navio está em boas condições

Fabio Souto.

Olha ai Galante o Rhino de volta, seria bom que tivesse uma foto recente do Mattosão.

Fabio Souto.

Sobre a remoçao do Npa maracana vai ser mesmo a Tranship que vai remove-lo ate o AMRJ??

Claudio Moreno

Felicitações a Esquadra e a seu pessoal que está fazendo milagres para manter um mínimo de operacionalidade destes navios.

Não farei críticas porquê o operativo não tem o quê fazer se não existe vontade política para verbas minimamente decentes e o almirantado não enxerga na publicidade o caminho para formar opinião pública com mentalidade naval.

CM

Fabio Souto.

Galante quantos dias deve levar para o navio Maracanã chegar ao AMRJ?

Marcilio

Um lindo Navio, que bom que voltou à ativa!!!

Fabio Souto.

Galante desculpe esse monte de perguntas,me permita mas essa,a fragata defensora
ja inciou testes de mar?? obrigado.

Fernando "Nunão" De Martini

Fabio, hoje mesmo comentei sobre notícias da licitação pro load out do NPa Maracanã no post sobre o assunto, vai lá ver.
Sobre as outras perguntas:
https://m.youtube.com/watch?v=Q9OjLjQGGic

Bavaria Lion

O Vapor Matoso Maia.

Fernando "Nunão" De Martini

Vapor?

Tomcat3.7

O Phalanx dele está ou esteve operacional???

Renato

Eu achava que ele não voltaria mais…

Tallguiese

O belo SEA KING, podiam ter deixado ele pelo menos para transporte de fuzileiros. muitos paises ainda tem ele voando. com a devida manutenção a marinha ainda podia estar operando eles!

Fabio Souto.

Para transporte de fuzileiros temos hoje o UH-15 ou EC-225 françes,leva mais de 20 homens
equipados.

Carlos Alberto Soares

Motores e Grupo de geradores ?
Juárez é contigo.

Walfrido Strobel

Tallguiese, segundo um Oficial aposentado da Aviação Naval eles chegaram a vistoriar os SeaKing para verificar a possibilidade de uma modernização, mas só 3 ou 4 células poderiam ser modernizadas. E no final das contas não teriam recursos para modernizar estes 4 e operar em um HU fora do RJ, desistiram. Infelizmente chegaram a conclusão de que não seria possível dotar outros DN com helicopteros SAR, para exercer uma atividade essencial em um país litorâneo, deslocar um Black Hawk da FAB de Santa Maria para o litoral para fazer uma missão SAR é loucura, e tem acontecido. A Malásia ja… Read more »

Fabio Souto.

São tres geradores no navio, a propulsão não é a vapor são motores a diesel .

Cadu

Alguns dos amigos aqui sabe me responder, seria possível adotar navios offshore para esquadra de guerra? E se sim, esse seria uma solução ideal para o equipar e fortalecer a Marinha, por serem mais baratos.

Cadu

Digo em adaptar para esquadra. Fazendo alguns pequenos ajustes.

Walfrido Strobel

A coisa está feia…. O CMT da Esquadra está comparecendo a inauguração da reforma da cozinha. . Isso me lembra de um ex CMT que foi convidado pelo CMT do Binfa para uma cerimônia de inauguração do banheiro do alojamento e ficou P… da vida e mandou cancelar a cerimônia, disse que reformar instalações antigas deveria ser rotina e não um evento a ser comemorado com cerimônia. Este mesmo CMT ja estava meio atravessado com o Binfa, pois dias antes ligou para o CMT do Binfa e atendeu o Ordenança do CMT do Binfa, o CMT ficou abismado, pois nunca… Read more »

Walfrido Strobel

Enquanto isso a Indonésia iniciou a construção de mais 3 LST, com estas 3 serão sete novas em cinco anos de fabricação local.
Isso é para manter o plano de 20 LST para cada Frota. Ja foram construidas uma maior para Leopard 2 e duas para blindados menores e tem mais uma para Leopard2 em construção.
. http://defense-studies.blogspot.com.br/2017/07/ceremony-of-keel-laying-3-unit-kapal.html

Walfrido Strobel

Complementando o post acima, esta é uma das sete, a KRI 520 Teluk Bintuni.
. https://m.youtube.com/watch?v=5-hKN8kl6kU

Fabio Souto.

Pelo menos um sistema SIMBAD igual ao que o Bahia tem.

Walfrido Strobel

E o Exército da Indonésia ja tem LCU de 1200 tons que transporta os Leopard2 e vai partir para LCU maiores de 1500 tons com 93 metros de comprimento e heliponto. A Marinha faz o transporte dos Leo2 para locais mais distantes com as Telluk Bintuni class do post acima e o Exército com as LCU faz seu transporte independente para treinamentos nos locais mais próximos, não podemos esquecer que são um arquipélago. Navios do Exército hoje. – ADRI XXXII 300 DWT/1978, – ADRI XXXVI 150 DWT/1982, – ADRI XL 300 DWT/1981, – ADRI XLI 150 DWT/1982, – ADRI XLIII… Read more »

XO

Guilherme, a F49 emprega lançadores de SeaWolf…e não basta instalar o Phalanx… ele tem de “conversar” com o sistema de dados táticos, caso contrário, seu emprego fica muito limitado… abraço…
Obs – se voltar, vai ser uma bela opção de comando para 2019… veremos… fico na torcida…

Marcelo Andrade

Do jeito que a coisa anda, vamos ter mais Navios Anfíbios e de Transporte de CC do que Escoltas!!!

Juarez

Vamos ver se este aí consegue realizar a primeira comissão sem incidentes.

G abraço

EduardoSP

Walfrido Strobel 17 de agosto de 2017 at 17:03

Pois é, o comandante da esquadra prestigiando inauguração de reforma de cozinha de navio velho…
Aonde fomos parar…

EParro

Fernando “Nunão” De Martini 17 de agosto de 2017 at 14:53

Tô rindo até agora!

Fabio.

Nunão valeu pelo vídeo, legal mesmo.

Fernando "Nunão" De Martini

De nada, Fabio. Segue mais um pra aplacar tua ansiedade:

https://m.youtube.com/watch?v=fVyOm-D94J4

Fabio.

show de bola Nunão eu acho graça de mim mesmo rsrsrsr
quando sai a AES e qto tempo deve levar para o Npa. maracanã chegar de balsa ao AMRJ??

ps. faltou o rivotril kkkkk

Ádson

A torcida é para que não seja outro Ceará!!!

MO

quando for, serão horas Couto

Fabio Souto.

Obrigado MO, falando do Mattoso Maia quando o mesmo começa testes de mar?

Walfrido Strobel

Marinha da Indonésia inventa um jeito de manter a tripulação dos LST Korean Tacoma operacionais ainda ganhar um trocado, está alugando para festas, shows e turismo. Apesar do visual antigo, estes navios são fabricados pela Coreia do Sul em 1981, eles tem seis. Fotos que uma blogueira postou de sua viagem em 2011 de um passeio de um fim de semana em um pacote vendido por uma agencia de turismo, não tem mordomia, vejam o alojamento em que dormiam. Para uma jovem é uma aventura. Fonte: rumahwisma.blogspot Tem atividades esportivas, festa a noite, passeio com guias, etc. A Marinha fornece… Read more »

Mahan

Com um trio formado pelo Ocean, Bahia e Matoso Maia o CFN estaria bastante bem em navios para operações anfíbias, não?

Walfrido Strobel

Mahan, ainda está longe de estar bem. Como comparação eu cito a Indonésia por ser um país com população próxima da brasileira e condições economicas teoricamente inferiores. A sua força anfíbia tem: LPD de projeto sul coreano com 8.600 tons …….5 em uso mais uma em construção. LST sul coreana de 3.700 tons, 5 em uso LST de fabricação própria 2500 tons, duas em uso e cinco em construção LCU alemãs modernizadas de 1.500 tons, 13 em uso. . Estão construindo estas cinco e tem mais planejadas para repor as LCU alemãs e atingir a meta de 20 navios para… Read more »

Walfrido Strobel

No post acima comi um zero na capacidade dos navios de passageiros da empresa estatal.
Na verdade queria citar uma média de 1000 passageiros, mas na verdade a Estatal PT-Pelni tem mais de 20 navios com capacidade entre 500 e 3.000 passageiros que funcionam como reserva de transporte estratégico da Marinha.
Nos desfiles navais da Marinha a PT-Pelni participa com alguns navios.
No Brasil por não termos transporte marítimo de passageiros, não dispomos desta reserva.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Pelni

ESTUDANTE DA PARAIBA

Tenho muito orgulho de ter participado DO PROJETO RODON, no ano 1979,onde os estudantes de varios cursos da PB, se deslocarao ate o estado de SC , em varias cidade com por ex,Rio Fortuna, Armazem,etc, daquele estado,minha turma prestou servicos na cidade de GRAO PARA SC, por consequencia do destino na volta com as forte chuvas, fomos obrigados a embarcar no NDCC em VITORIA ES, ate o RECIFE PE; junto dos estudante de Alagoas e Rio Grande do Norte,passamos tres dias no navio com aproximadamente 400 estudantes dos tres estados.Foi aventura posso ate dizer mais tambem foi a melhor esperiencia… Read more »