ICEX-2009
Enquanto os russos divulgam o seu plano de criar uma força militar para a região do Ártico, a US Navy desenvolve o exercício ICEX 2009, com dois submarinos de ataque nuclear da Classe Los Angeles, o USS Helena (SSN 725), e o USS Annapolis (SSN 760).
Além dos exercícios normais de combate, também serão desenvolvidos trabalhos de pesquisa, por esse motivo, embarcou nos submarinos uma equipe de técnicos e cientistas civis, da Universidade de Washington, que montaram um laboratório temporário, nas proximidades da Baía Prudhoe (Alaska), para coleta de dados e estudos sobre o clima.
A operação de submarinos nestas águas gélidas, é de fundamental importância estratégica para os EUA e para tanto, suas tripulações precisam periodicamente treinar nestas condições desfavoráveis, que influenciam tanto na própria navegação do submarino quanto na utilização do sonar, afim de garantir a projeção de poder em uma região fronteiriça entre a América do Norte, Europa e a Ásia.
Fonte e fotos: US Navy
Nota do Blog: Vale lembrar que os submarinos nucleares americanos vem operando sob o gelo polar ártico desde 1958, quando em 03 de agosto o USS Nautilus, durante a Operação Sunshine, rompeu pela primeira vez a camada de gelo do Polo Norte.
Eu nao diria que o USS Nautilus rompeu a barreira de gelo, ele passou submerso pelo polo norte e nunca emergiu.
O primeiro submarino a quebrar o gelo e chegar a superficie foi o
USS Skate um ano depois do feito do USS Nautilus.
abraços
Será que tinha algum esquimó sentado no gêlo justamente aonde emergiu a vela do sub com mastros e tudo, rs.
Esquimó eu não sei dizer; mas teve uma vêz que um urso branco bem grande estava bem perto do submarino…..a galera teve que esperar o bicho ir embora….tinha umas fotos na internet bem interessantes.
A foto me fez lembrar de semelhante cena do filme “K 19 The widowmaker” quando o barco rompeu a grossa camada de gelo do Ártico.
Wiltgen,
Na segunda foto, o que seria aqilo em cima da vela?????? seria um pedaço de gelo????????? SE for, tem pelo menos um metro de expessura.
abraços.
Vassili Zaitsev,
É exatamente isso, um bloco de gelo na vela do USS Annapolis. Pela dimensão, dá uma idéia do esforço que o submarino impõe sob a superfície para romper a calota polar.
Voltando ao caso do esquimó e do urso polar, se depender do jacubão de vc e do coralsea…….coitados!rsrsrs
Abraços,
Coralsea,
poderia ser o mesmo urso polar que o Hornet tanto teme???????? Se for, ele está bem longe de casa, pois o nobre colega alegou o ter encontrado no deserto, mais precisamente na fronteira Síria-Israel.
abraços.