ARA San Juan: comandante havia reportado incidente similar
Quase vinte dias após o desaparecimento do submarino ARA San Juan, o ministro da Defesa da Argentina, Oscar Aguad, quebrou o silêncio e deu uma entrevista à televisão em que confirmou que a tripulação do navio está morta. Além disso, revelou que o capitão do submarino já havia reportado um “incidente semelhante”.
De acordo com o ministro, o problema relatado pelo ARA San Juan, ao comunicar pelo rádio uma falha elétrica após a entrada de água através do snorkel, que teria gerado um curto-circuito na bateria, já havia ocorrido antes.
“Houve um incidente semelhante, a água veio pelo snorkel com a diferença de que a água não chegou às baterias, o capitão percebeu isso e pediu que, em 2018, quando o submarino entrasse em reparos, que esse problema fosse verificado”, Aguad contou sua história ao canal TN.
Ao se referir ao estado do navio, Aguad explicou que esse tipo de navio precisa de uma revisão completa e que leva cerca de 48 horas antes de navegar. “O submarino deixou Mar del Plata com verificações prévias”, disse o ministro.
Por outro lado, o ministro disse que “um cerne da questão” é a investigação das ordens dos comandos da Marinha nas instruções dadas ao navio, após o dano ter sido reportado.
“O que aconteceu com aquele submarino?” Essa é a grande questão, o ruído que se ouviu foi explosão por causa do hidrogênio ou o colapso do casco do navio? Nós não saberemos até encontrá-lo”, refletiu Aguad.
Oito chamadas por satélite
No dia em que houve a explosão no ARA San Juan, na quarta-feira, 15 de novembro, os submarinistas realizaram 8 chamadas por satélite e uma extensa conversa de 13 minutos com a Base Naval de Mar del Plata. Tudo aconteceu no calor da tarefa de reparar as falhas que foram relatadas nas baterias quando surgiram ao renovar o oxigênio no navio.
A empresa Tesacom anunciou os detalhes das comunicações que o San Juan manteve durante as primeiras horas do dia 15 de novembro, entre 1 e 7h40 da manhã.
As chamadas estavam em três rodadas: as quatro primeiras estavam entre 1h11 e 1h50. Houve uma segunda escalada de conversas às 6h10 e as duas últimas às 7h36.
A chamada mais extensa foi gravado à 1h49, quando o ARA San Juan realizou uma conversa de 13 minutos com um telefone via satélite de Mar del Plata. A mais curta foi a antepenúltima, às 7h36, apenas um minuto de duração.
Todas essas chamadas, que não foram relatadas pela Marinha, foram reconhecidas hoje pelo porta-voz Enrique Balbi. “Nós já recebemos esse formulário, corroborando as chamadas de telefone e dados”, começou.
“Estas são as primeiras chamadas feitas pelo comandante da unidade relatando a falha, este curto-circuito e o início de um incêndio, com fumaça e sem fogo”, continuou.
De acordo com Balbi, as comunicações são contínuas porque “tudo o que foi falado por telefone o comandante mais tarde enviou por escrito para que não houvesse falsas declarações”.
Ao falar sobre o conteúdo das chamadas, Balbi disse que “as primeiras chamadas foram sobre o relatório da falha e as últimas foram para o pedido de mudança de rota para reduzir o número de dias no mar”.
Embora na última comunicação do ARA San Juan já estivesse em imersão, onde o comandante informou que as falhas já estavam resolvidas, a principal hipótese da Armada é que a explosão foi causada pela mesma falha nas baterias.
No entanto, esta hipótese só pode ser corroborada se o ARA San Juan for localizado e o navio puder ser avaliado. Balbi informou hoje que um mini-submarino russo inspeciona um objeto a 950 metros de profundidade para determinar se é ou não relacionado à busca.
Constatando: houve imperícia, imprudência ou negligência na manutenção do submarino e do Comando Geral, visto ter o capitão do sub ter alertado o mesmo problema anteriormente relativo à entrada de água no snorkel. Culpado: provavelmente será a tripulação e seu capitão. Infelizmente o sofrimento da perda é terrível para as famílias dos tripulantes. Poderia ser evitado: evidentemente. bastava não zarpar pois a belonave precisava de reparos.
A situação mais delicada, e que certamente será a mais indigesta para o Almirantado da Armada seria a seguinte: Vamos convocar a portas fechadas as famílias e parentes dos tripulantes. Vamos assumir a nossa responsabilidade pelo fato. Vamos prestar todas informações “sem nenhuma maquiagem ou omissão nas informações” Vamos manifestar total apoio, ajuda e solidariedade, e indenizar as famílias (seguro ou pensão). Vamos continuar a busca pelo submarino, e quando acharmos o San Juan oferecer as famílias e parentes os corpos que forem achados. Diante desse relato acima pergunto: – Será que depois desse tremendo desastre transmitido por toda a… Read more »
Sem o encontro do submarino são tudo hipóteses e mais hipóteses, sem nenhuma conclusão e nenhum aprendizado. Ficamos debatendo muitas vezes o óbvio, pois os dois fatos conhecidos são que ocorreram falhas e o submarino não emergiu. De resto, apenas suposições, infelizmente, principalmente para os familiares das vítimas que ninguém, a não ser eles próprios, podem sentir a verdadeira dimensão dessa tragédia.
Talvez ainda leve muito tempo para conhecermos as causas, talvez nem as conheceremos.
Não vai ser encontrado de jeito nenhum.
Quando a Política se sobressai sobre o técnico tudo começa a dar errado…
haha, então o Balbi já sabia desde o inicio da operação internacional que o ara sj tinha explodido, só não sabia se era pelo fato do colapso das baterias ou pelo colapso da estrutura que afundou… Esse balbi tem que ser preso!
O ARA San Juan tinha uma falha grave no esnórquel que deixava água embarcar. Não havia qualquer condição de manter esse submarino operacional sem por em risco a vida dos tripulantes.
–
Que descansem em paz!
–
Saudações!
Diego ,onde o Balbi diz que sabia da explosão desde op dia 15 ?Ele se referiu a fumaça ,sem fogo na nas baterias ,dái concluir que houve uma explosão e´muita coisa.Fica claro que esconderam coisas ,mas sobre a explosão isso não me parece que era do conhecimento dele ,pois o relatorio de explosão veio uns 6 dias depois
Duvido que a os almirantes queram realmente achar este submarino.
Pois ira aparecer provas da incompetencia.
Depois desta matéria já sei o motivo, de alegarem que todos os sinais não era do SAN Juan.
Os familiares estavam certo mataram os marinheiros.
Pois se não, seriam provas vivas da inconpetencia.
Agora por qual motivo não abandonaram a embarcação?
Ou aqueles botes dizem outra coisa.
Lamentavel.
Toda esta situação só nos prova que as vezes é preciso esquecer comandos superiores e tomar medidas por conta para que possa salvar vidas. De acordo a matéria, foram varias horas de contato e na primeira informação de falha já devia ter seguido rumo ao porto mais próximo mesmo sem autorização da base, quem está sentado em um gabinete pouco provavelmente tem 1% de noção do que estaria se passando em ação. É triste ver vidas se perdendo desta forma.
Renan 5 de dezembro de 2017 at 22:24: amigo, você anda vendo filmes de ficção por demais…. mas é um péssimo roteirista… Sinceramente, tem uma dez coisas que podem ter dado errado antes dessa sua hipótese merecer ser pronunciada… Veja bem, compartilho contigo que os problemas do submarino já eram conhecidos – ao que parece a entrada de água do mar pelo snorkel quando em recarga das baterias não era novidade – e que diante do relato de um novo problema, no fatídico 15.11.17, a ordem deveria ser de retorno imediato à base mais próxima e o envio preventivo de… Read more »
Será que a esta altura dos acontecimentos, o Comando quer achar este submarino?
Acho que deveria haver uma auditoria e resgate independentes pois eles vão produzir provas contra si mesmos. O problema é o custo.
O Balbi é porta-voz, ou seja, ele só informa o que querem que ele informe.
Helio Eduardo ( o outro) 6 de dezembro de 2017 at 8:22 Entendo como assassinatos o fato de alguém literalmente matar alguém. Mas entendo como responsável pela morte quem deixou a viagem seguir, quem não deu a ordem de abandonar a embarcação, quem não enviou o SAR logo na primeira chamada relatando o problema na bateria, pois uma vez que é essencial ao submarino, deveriam mandar o SAR para resgatar os tripulantes dispensáveis deixando só o necessário para tentar levar o sub até a costa. Quando ver que não desse abandonar o sub e salvar a vida de todos. Agora… Read more »
Isso é o que da fazer GAMBIARRA em submarinos! Esperamos que os culpados sejam severamente responsabilizados.
Parece que o “Yantar” já chegou no local de buscas do ARA San Juan:
https://actualidad.rt.com/actualidad/256823-buque-ruso-yantar-llegar-busqueda-submarino
Diego, disse: diego 5 de dezembro de 2017 at 21:12 “haha, então o Balbi já sabia desde o inicio da operação internacional que o ara sj tinha explodido, só não sabia se era pelo fato do colapso das baterias ou pelo colapso da estrutura que afundou… Esse balbi tem que ser preso!”(.) Pois… É apenas um Porta-Voz, que transmite as informações que lhe são disponibilizadas. Não pediu pela função, pois preparava-se para ocupar o posto de adido naval no México. Pode-se dizer que é a face atrás da qual se esconde o Comando da Armada… Por quê, então, deve ele… Read more »
http://m.folha.uol.com.br/mundo/2017/12/1941056-governo-acusa-marinha-de-ter-ocultado-chamadas-de-submarino.shtml
Se estiver repetindo. Exclua por favor.
A presença do Yantar, bem como do Atlantis, ajuda bastante, pois se você passa a considerar profundidades abaixo dos 500 metros, passa a contar com a hipótese de implosão, daí, a busca visual torna-se mais importante. O fato destes navios contarem com veículos robóticos ajudam bastante.
Detalhe: o Felinto Perry conta com um ROV com capacidade de operação até 600 metros de profundidade.
Já deu tempo de sobra de dizer se as balsas eram ou não do submarino.
Como é fácil falar a partir da tranquilidade do sofá…
Tá difícil, mesmo no sofá ….
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/12/1941056-governo-acusa-marinha-de-ter-ocultado-chamadas-de-submarino.shtml
Tudo conspirou contra este sub, seu comandante e sua tripulação. Agora Inês é morta.
A situação e em mais complicada do que parece. O ARA San Juan foi atacado por um míssil, se trabalha fervorosamente junto aos Russos para achar a parte do casco do submarino que confirme essa informação para poder assim denunciar perante a opinião pública e os foros mundiais competentes. Os ingleses investiram mais de 280 milhões de libras em um sistema de defessa do tipo cortina de misseis para se defender de passives ataques Argentinos por água ou ar. A verdade breve vira a tona.
Pronto, lá vem teoria da conspiração…cortina de mísseis? Não acho que é essa “verdade” que virá a tona. Melhor afundar essa história, que é do tipo “eles atingiram o Invincible”, “foram os americanos e não o U-507”, “Roosevelt deixou Pearl Harbor ser atacado” e por aí vai.
Os ingleses vão ter um porta-aviões com dois esquadrões de F-35B. Eles podem tomar até Mendoza pra encher a cara de vinho se quiserem, do jeito que as FFAA argentinas estão. Não precisa fazer projeto secreto de “cortina de mísseis”, seja lá o que isso for.
“Gaineth ”
Isso é o que da fazer GAMBIARRA em submarinos! Esperamos que os culpados sejam severamente responsabilizados.”
Concordo 100%
E Avião mesma coisa
A ARA está trabalhando, obviamente, com a hipótese de implosão… E implosão de submarinos é uma coisa interessante, pois ela é diferente do que geralmente se pensa do deveria ser… Em geral as pessoas tem em mente as implosões de barris que os professores de física fazem em salas de aula. Não é um caso afeito ao submarino por um motivo muito simples: o ambiente interno não é um vácuo e a água penetra com uma velocidade absurda. Isto comprime o gás, ou seja, o ar interno o que resulta numa implosão catastrófica. Se serve de consolo o processo todo… Read more »
Concordo que ocorreu uma peguenavecplosão a 40 metros de profundidade que provocou um algamrnto incontrolável e o submarino foi descendo e na profundide de 380 metros ocorreu uma implosão e continuaram a descer para o fundo .devem estar no fundo do mar e próximo ao local de implosão. Me dêem uma fragata antisubmarina com sonar de profundidade variável (vds) , helicóptero anti submarino, e um caça minas que acredito ter 80% de chanche de detectar o submarino que deve estar no fundo do mar. É só me chamar… operador de sonar (nerd). Não vai ser fácil a detecção.
Explosão ; alagamento.