Chegada dos navios da Operação ADEREX-I/09 a Santos – parte 1

0

Conforme noticiamos, os navios do Grupo-Tarefa 703.1 chegaram ontem à tarde a Santos e foram fotografados pelos shipspotters Marcelo “Ostra” Lopes e Bruno Pricoli.
Nosso agradecimento ao “Ostra”, que mesmo sem estar com a saúde 100%, ficou preparando as fotos até 3:00h da manhã.

FOTOS: Marcelo “Ostra” Lopes

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] do Brasil. O texto de José Maria Tomazela, enviado especial, descreve detalhes interessantes da Operação ADEREX-I 09, realizada de 30 de março a 7 de abril no litoral do sul do Espírito Santo até São Paulo, na […]

Marcelo Martins

Sim, Marcelo Brandão, parecia uma veneziana mesmo, bem próximo ao chão! Você viu também?

[…] foi fotografado ontem no final da tarde pelo Marcelo “Ostra” Lopes. O Tupi participa da Operação ADEREX-I/09 e atua na oposição aos navios de superfície. Como o submarino é mais lento do que os navios, […]

Marcelo Brandão

Marcelo Martins… a peça a que voce se refere acredito ser a grade de proteção de um dos dissipadores de calor, que fica a meia nau, próximo das “chamines” do navio… próximo de onde normalmente ficam os botes zodiac… é uma peça que parece uma veneziana??? Se for, é uma peça que não tem tanta relevância, apenas protege os dissipadores de calor da queda de algum objeto… o aspecto é feio, mas não é nada de muito sério para a manutenção da atividade do navio… nada que uma antitetânica não resolva!!! Como é uma peça feita com metal mais pobre… Read more »

julio

Galante, obrigado pela informação.

Marcelo Martins

Lindas fotos!! Estive no sábado visitando os navios Liberal, Bosisio e Inhauma. O estado da Liberal era de nova, sem marcas de ferrugem, realmente o pessoal fez um bom trabalho no ModFrag, pelo menos no casco, mas a outras duas, principalmente a Bosisio, estavam bem castigadas. Havia um parte da Bosisio, a meia nau, perto das estruturas centrais no deck principal, que estava muuuuito enferrujada…….dava dó de ver. Parecia ser uma passagem ou entrada de ar……não sei ao certo. Alexandre, depois eu te mando as fotos e você e o resto da galera podem identificar essa parte. Consegui entrar somente… Read more »

Vassili Zaitsev

Ostra, dia 4 às 22:44hs,

“Aeroporto de peolhos” não, é aeroporto de mosquitos mesmos.

Vassili Zaitsev

Ostra, 22:46hs,

Então o som que a Bosisio emitia era uma verdadeira melodia para meus dois dumbos aladaos (afinal, o que tenho no meio da cachola não pode ser chamado de orelhas, seria um insulto com a classe). Mas é a primeira vez que vejo uma Tipe22 fazendo esse “fumacê” todo, se fosse um motor à combustão interna, diria que o óleo do motor estaria subindo direto para o cabeçote.

abraços.

Vassili Zaitsev

aladaos não, alados.

Vassili Zaitsev

Cinquini,

Vendo os vídeos postados por vc no You Tube, reparei que no primeiro (Fragata Liberal entrando na barra), a mesma gaivota que estava no vídeo entitulado SU-30 e Fragata Liberal novamente aparece. Lembra desse vídeo, a Liberal navegando e dois SU-30 venezuelanos surgem de bombordo. A sirene de alerta da alça optrônica situada no tipujá começa à soar por diversas vezes.

Tenho certeza que é a mesma gaivota. Só pode ser um UAV do Chapolin Descolorado disfarçado de ave marinha,rs,rs,rs,rs.

Abraços.

Ricardo

Tá ta ta…

Falaram , falaram e me enrolaram seus cães do mar… 🙂

Mas não falaram o que perguntei 🙂

Porque a Inhauma ta adernada ? 🙂

Ah não é perseguição minha também não… Mas ela ta “tortinha” sim ha h ahh a

Salute !

Julio

Solicito uma informação: As fotos mostram que nas corvetas e na fragata as marcas na lateral dos navios. Isso ocorre porque a espessura do metal é fina ou decorre do uso do navio. Desculpem se não usei os termos corretos.

Galante

Julio, são as duas coisas: o metal é fino e o tempo de uso do navio.

Galante

Ricardo, os navios fazem o balanceamento com tanques de lastro. No caso da Inhaúma, ela está adernada para BB (bombordo) porque o balanceamento não foi feito. Quando o navio está adernado, ou tem banda para BE ou para BB, essa inclinação é medida em graus. Quando um navio não tem banda, diz-se que está compassado, ou que está em quilha paralela, ou em águas parelhas (mar, mercante). Aprumar, ou trazer a prumo um navio é tirar a banda, isto é, trazê-lo à posição de flutuação direita quando estiver inclinado no sentido transversal. Quando um navio não tem banda, diz-se que… Read more »

Gilson

Saudações! Nunão poderia me informar até quando eles vão permanecer no porto de Santos,e parabéns pelas fotos.

WAR

Nunão em 04 Abr, 2009 às 14:15

Obrigado amigo. Foi o que pensei. Está na hora mesmo de trocar de carro… Boa noite a todos e boa visita de domingo.

Marcelo Ostra

Gilson, no momento

Tupi – domingo 1700 hrs

Perry – Domingo 2300 hrs

Demais segunda feira a partir das 0900 hrs

MO

Marcelo Ostra

Xárá, contavamos com elas entrando até 1400 hrs (horario limite da posição do sol não atrapalhar, mas a partir dai vc viu …

O Tripe foi o cano do guarda corpo, vc viu a magica e manobrabilidade que tivemos que utilizar 🙂

Abs
MO

Marcelo Ostra

Cinquini, meu quem manda ser baixinho, ai fica facil fotografar sobre o aerodromo dos peolhos 🙂

MO

Marcelo Ostra

Hornet, Jabuticaba é meio longim, passa em SBO e pega um SBOlico desesperado e trasz junto under HEZISTANÇE accnt

Vassili,ela entrou com as turbinas, o som caracteristico parecia até um argh ! aviaozinhum …

MO

Nunão

Cinquini, o Galante não vai não, já avisou. Quando eu chegar por aí aviso o Ostra e o Zé.

E se vc estiver lá na capitania, na mesma pose da foto aí de cima, pode deixar que eu te reconheço…

Marcelão, ou melhor, Oãlecram, sobre o som de turbinas voadoiras, gostava mais das turbinas dos Garcia, mais pra trenzin que pra viaozin. Gosto bastante do silvo de vapor, bem diferente das turbinas aparentadas com das de aviaozin (que eu também gosto, fazer o que, negar é pior, né…)

Cinquini

Vassili Zaitsev, Olha, eu sempre fui gordo, mas só de dezembro pra cá eu engordei quase 10 quilos! Eu estava sem tomar refrigerante fazia tempo, mas ontem debaixo daquele calor nao resisti a uma coca-cola hiper mega blaster gelada 😀 Marcelo Ostra, É o que eu te falei lá, o meu problema é que sou baixo, pois se fosse alto a minha gordura era distribuida rsssss Nunão, Valeu pela informação! Meus amigos vcs precisavam escutar o som das turbinas da Bosisio, o MO já me preparou antes dela entrar para escutar a “música” Eu fiz uns vídeos bem toscos mesmo… Read more »

Hornet

MO,

vixi!!!..pra sair daqui de Jabuca-city e ir até Santos amanhã fica meio ruim…Adoraria ir, mas acho que vamos ter que deixar pra uma próxima.

Ainda vamos nos conhecer pessoalmente um dia desses…pode ter certeza.

abração

Marcelo Brandão

Para lista de compras dos rapazes… tripé e filtro!!! Belas fotos pessoal… grande “trabalho”!!!
Bom… sou do Rio e vejo nossos navios suspender com frequência… o “fumacê” é tradicional!!!
Aqui no Rio tive um Sábado “parecido” mas os “barquinhos” eram menores… Regata de Porto da Volvo Ocean Race. O Torben pra variar levou um couro dos gringos na Baia de Guanabara… mas, linda festa!!!
Mais uma vez parabéns aos fotografos e ao fofografo!!!

paulo s

sr vassili se me permite ,posso dizer que as tipo 22 nao usam motores diesel na propulsao,usam turbinas tyne de potencia menor que as olimpus,sao turbinas para veloc de cruzeiro.motores diesel so os geradores de energia.
boa noite.

Vassili Zaitsev

Pessoal,

É normal a Bosisio fazer aquele “fumaçê” todo?????????????? Como ela estava em baixa velocidade, imagino que estivesse usando seus motores diesel para se locomover, certo????????? pois a turbinas Olimpus não fazem aquele “mata dengue” todo não.

Será que os motores convencionais dela estão fundindo???????? tal como o motorzão AP 1.6 do poderoso Gol ano 1985 que tenho???????

Vai saber….

Cinquini

Nunao, o Galante disse que vinha, mas até ontem ele nao deu sinal de vida. A gente podia marcar ali na capitania amanha, o que acham?

Abração

Vassili Zaitsev

Cinquini,

Vida boa hein………………… o arroz com feijão tá bão, pois o nobre colega está feliz da vida.

Nem a camisa preta ajudou???????????

Sinceramente, fiquei com uma P…. de uma inveja, queia estar aí tb, apreciando essa bela paisagem militar. Quem sabe, entre uma foto e outra, contar uma piada com os colegas que fiz neste blog.

Mas como querer não é poder……………..

abraços.

Nunão

Eu vou.

Cinquini

Ostra e Bruno parabéns pelas fotos e foi legal conversar com vcs pessoalmente. Ostra obrigado pela citação da minha presença e da foto rss, eu ia pedir pra tirar uma foto minha enquanto uma das belonaves estivesse passando mas acabei esquecendo e vc o fez, fiquei bem feliz! Agora tenho que fazer algumas considerações sobre a foto em que eu apareço: eu estou gordo pra dedeu rss, estou cada vez mais careca piis ainda nao tinha visto uma foto do meu cabelo (ou falta dele) por esse ângulo e vcs também podem ver que estava vermelho feito pimentão o que… Read more »

Nunão

Aproveitando: fica a dica aos aficcionados por assuntos navais e interessados em geral, residentes em São Paulo capital e arredores: nunca é tarde pra lembrar que Santos é bem pertinho e, como o sábado já era, esse domingo é uma ótima oportunidade para deixar a preguiça domingueira de lado, adiar o almoço na sogra, o churrasco no cunhado e dar uma prestigiada nos navios de que tanto se fala por aqui, às vezes bem, às vezes mal, mas muitas vezes sem saber do que se fala (sim, isso é uma crítica, mas não levem a mal, ok? O Blog é… Read more »

Nunão

Aproveitando os comentários do Ostra, do Ricardo e do Jacubão: interessante é que, de todas as corvetas da classe Inhaúma que eu já vi em Santos, seja entrando, saindo ou atracadas, justamente a líder da classe é a única que eu nunca vi “endireitada”. Sempre está adernando para um bordo e, se vacilar, é sempre o mesmo (bombordo)… Vou até verificar umas fotos antigas por aqui.

Nunão

Já verifiquei… Achei algumas em que ela está adernando pra boreste, o que empiricamente desfaz qualquer teoria “adernalista-bombordeana” que eu poderia formular…

Mas pra não parecer perseguição, entre as várias fotos que tenho aqui achei uma em que a Inhaúma está direitinha, milimetricamente. Mas não vale porque está atracada a contrabordo de outra da classe (rsss)

Só pra deixar claro, não é perseguição não, é só uma saudável discussão! Normalmente eu não sou de falar mal das Inhaúma…

Saudações!
Nunão

Jacubão

Parece que as turbinas da BOSÍSIO estão indo pro pau.

[…] « Chegada dos navios da Operação ADEREX-I/09 a Santos – parte 1 […]

Jacubão

É como diz o ditado popular: pau que nasce tôrto nunca se endireita.

Ricardo

“…Marcelo Ostra em 04 Abr, 2009 às 14:57
Vcs repararam na foto inhauma-aderex-1-ml-030409-9
Observar que ela aderna (BB), mesmo em aguas abrigadas
MO…”

Notei e fiquei pensando, minha Birra com as Inhauma é a proa curta… Agora ela adernada fiquei curioso… O mar esta flat porque sera que ela esta “torta”, agua no porão 🙂 ?

Marcelo as fotos estão lindas ! Salute !

Hornet

Ostra e Bruno,

Parabéns pelas fotos. Ficaram muito boas mesmo!

Ontem, na “madrugadex”, o Cinquini havia me mostrado algumas, que ele mesmo tirou com o celular…e ele me avisou também que a de vcs estariam bem melhores, feitas com equipamentos melhores. Taí o resultado. Parabéns de novo!

abração aos dois

Marcelo Ostra

Vcs repararam na foto inhauma-aderex-1-ml-030409-9

Observar que ela aderna (BB), mesmo em aguas abrigadas

MO

zocca

as fotos estão otimas , mas as v30 e v31 estão de dar pena , eu acho que numa guerra não teriam muita chance, seriam otimas para formar uma guarda costeira.

Ricardo

Marcelo
parabéns pelas fotos, faz muito tempo que não visito um navio da MB, pena que moro um pouco longe do porto de Santos se não estaria aí.

Marcelo Ostra

Obrigado “Os cara”

Devemos creditar tbm o nosso amigo Cinquini, que deu um poio para a PHOTEX – ADEREX-01/09 – SSZ

Para os Srs terem uma ideia do local fotografado, na penultima foto esta o Cinquini (camisa preta) e o Bruno “Pricolé” de goiaba verificando sua ultima “shot” naquele momento e na penultima, esta “Esta Besta que vos escreve” deitado, por causa da distancia e sol contra pra nao tremer e o Bruno “Pricolé” de Goiaba agachado

Tem a saida na segunda, ai sim, com o sol a favor !

MO

Nunão

Marines1, os navios são da Marinha do Brasil, mais detalhes sobre os mesmos e a operação ADEREX-I-09 você pode ver no link na primeira linha do texto, clicando na palavra azul, “noticiamos”. E na matéria que vai aparecer, haverá outros links para clicar e se aprofundar no tema. WAR, o chapeamento externo com o tempo e o uso, dados os esforços sobre a estrutura, acaba ficando com esse aspecto, o que é comum de se ver em navios de diversas marinhas do mundo contemporâneos desses da MB em tecnologia de construção (meados dos anos 70 – meados dos anos 80).… Read more »

Marcelo Ostra

Marines, com toda a paciencia do mundo, em que plant vc é ?????

ET Phone home ….

Marinha de guerra do Zimbabwe creio, o segundo deve ser do Tadjiquistão e o quarto, este ai nao sei … nem eu sei o qwque fotografei …

Meu, ou é sacanagem ou vc esta no gosto errado ….

MO

lampiao

As fotos estam estam muito boas parabens a todos q poderam propocionar essas belas fotos,infelismente as marinhas do mundo estao renovando a frota a nossa nao, acorda lula e deputados

COMANDANTE MELK

Parabéns, Senhor Marcelo “Ostra” Lopes, excelentes as fotos, a onde podemos apreciar nitidamente os detalhes destas belonaves, bom trabalho.

André

Parabéns ao Ostra e ao Bruno pelo trabalho.
Bonitas fotos.
Sds a todos

WAR

Parabéns pelas fotos. Deve ter dado muito trabalho (e prazer, também). Poderiam me informar (sou civil, e engenheiro estrutural, por isto a curiosidade) sobre o porque do “afundamento” das chapas do casco, para dentro? Pressão externa? Marcas do uso? Isto, num ubmarino seria péssimo, não? Bom dia a todos e sucesso aos nossos marinheiros nesta operação!

Marines1

Esses navios sao de quais marinhas? tem ums meio feio parecem da segunda guerra so que reformado achei meio feio ums deles