A fragata Type 054A "Liu Zhou" visitando o Brasil em 2013 - Fotos: Alexandre Galante

A Type 054A “Liu Zhou” visitando o Brasil em outubro de 2013

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

O setor do Material da Marinha do Brasil (MB) lida com a informação de que um dos estaleiros chineses participantes do programa Classe Tamandaré (antigo Projeto Corvetas Classe Tamandaré) se prepara para oferecer ao país as fragatas stealth de emprego geral Tipo 054, de 3.600 toneladas (deslocamento padrão, e 4.053 toneladas carregada).

De acordo com a informação obtida pelo Poder Naval, a oferta envolveria uma Tipo 054 “ocidentalizada” – isto é, dotada de sistemas produzidos no Ocidente selecionados pelos militares brasileiros, em áreas como propulsão, sensores (radar e sonar) e armamento.

A proposta chinesa referente ao navio ainda não chegou à Marinha, mas, entre alguns oficiais, já despertou a lembrança (positiva) de que, na última semana de outubro de 2013, uma Tipo 054A – a Liuzhou – operou com a Marinha do Brasil ao largo do Rio de Janeiro.

Valores – Em dezembro de 2016, o editor sênior da revista eletrônica japonesa “The Diplomat”, Franz-Stefan Gady, assinou um artigo (intitulado “China Commissions New Stealth Warship Into East Sea Fleet”) informando que a construção do navio (para a Marinha do Exército de Libertação Popular da China) ficou em torno dos 348 milhões de dólares.

A Type 054A “Liu Zhou” operou com navios da Marinha do Brasil em outubro de 2013

Mas é pouco provável que esse custo possa servir de base a um negócio de exportação, ainda mais para uma embarcação customizada, isto é, com vários de seus equipamentos incorporados por opção do cliente.

No início de fevereiro de 2013 o blog israelense Defenseupdates, já havia noticiado – com base em informações apuradas pelo grupo Jane’s – que os chineses ofereceram duas fragatas Tipo 054A à Marinha da Tailândia por 1 bilhão de dólares.

Nessa época os tailandeses já operavam quatro fragatas chinesas da classe 053 (dotadas de equipamentos não-chineses de diversas procedências), mas dessa vez o governo de Bangkok deu preferência a uma oferta de navios feita pela indústria naval sul-coreana.

Dois lançadores quádruplos de mísseis antinavio e de ataque terrestre C-803
CIWS Type 730 de 30 mm
VLS e canhão de 76 mm na proa da Type 054A

A 054A oferecida à Tailândia era uma embarcação, segundo os fabricantes, de assinatura radar reduzida, propulsão CODAD fornecida por quatro motores SEMT Pielstick Type 16 PA6 STC, produzidos sob licença na China, e armamento-padrão chinês:

  • Um canhão de duplo propósito PJ26 de 76 mm;
  • 2 lançadores quádruplos dos conhecidos mísseis superfície-superfície C-802A (para alvos navais e de terra);
  • 4 lançadores (de oito contêineres) tipo VLS para mísseis antiaéreos HQ-16 (ou foguetes antissubmarino com torpedos, semelhantes ao VL-ASROC americano); os mísseis HQ-16 possuem 5,5 m de comprimento, medem 0,35 m de diâmetro, pesam 680 kg (cabeça-de-guerra de 65 kg) e representam uma clara evolução dos vetores russos superfície-ar K9 (codinome OTAN, SA-N-7);
  • 2 canhões de tiro rápido, tipo CIWS, H/PJ12 7, de 30 mm, para defesa antiaérea de ponto (a curta distância); e
  • 2 lançadores triplos de torpedos de 324 mm.
Helicóptero Harbin Zhi-9 (Z-9C,) versão naval do AS 365N Dauphin II fabricado sob licença – Foto: Alexandre Galante

Rússia e Malaísia também se interessaram pela fragata Tipo 054 chinesa, que já possui uma versão plus (Tipo 054A+) e um desenvolvimento para nova propulsão diesel-elétrica.

O projeto da embarcação foi desenvolvido na North Bureau, uma consultoria naval da cidade russa de São Petersburgo (berço da maior parte dos projetos da Marinha Russa), responsável pela forte ênfase no design de linhas furtivas (casco com um mínimo de angulações).

Uma Type 054 no fim da formatura durante a Passex com a Marinha do Brasil em 2013 – Foto: Alexandre Galante
A Type 054A vista pela popa – Foto: Alexandre Galante

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Gonçalo Jr.

Eu comecei a ler o texto pensando no lado positivo de um navio mais barato que os outros por serem chineses.

Jorge Tadeu Gomes Jardim

Pelo jeito, a customização dos equipamentos e motores, encarece muito o preço, tornando o projeto pouco competitivo em termos de preço. Vai depender muito de outros aspectos da eventual proposta, como o financiamento e a reforma do Arsenal de Marinha.

Ivan BC

O navio é muito imponente, parece bem armado, o preço parece não estar tão fora da realidade. Considero problema na compra desse navio o fato do Brasil não conhecer o pós-venda dos chineses, nossa distância em relação a esse país (apesar daquela bobagem de BRICS = fundo de investimento chinês…mostrando novamente que nessa relação o Brasil é novamente mais um mero consumidor de produto industrial do “parceiro”) e o principal: saber a efetividade dos equipamentos chineses. Russos, americanos, italianos, espanhois, franceses, ingleses…tem muita experiência com guerras (nos últimos 50 anos). Já os chineses? Nós sabemos que muitas coisas dos chineses… Read more »

BrunoFN

Projeto interessante e mt bem armada …mas ”’os chineses ofereceram duas fragatas Tipo 054A à Marinha da Tailândia por 1 bilhão de dólares.”’ meio caro pra material chines , temos tb a vantagem com os chinas de fazer um acordo gov gov n qual n envolva recursos (dinheiro vivo ). mas troca-troca de comercio ,vantagem de negociar com chinas e russo e essa tb , o q pode ser uma opção … se a proposta envolver +- o valor de 300 mi por unidade ai ja seria mais interessante …. minha preferencia de material china são as TYPE 052D …… Read more »

HMS TIRELESS

Dizem que a qualidade da construção naval evoluiu muito na China. Agora seria interessante esperar por uma eventual proposta da indústria sul-coreana,que tem feito bons produtos como o KDX-II

PickPeck

Meu sonho é ver uma fragata brasileira lançando um míssil através do VLS

Matheus

Podia ser a 055 pô 😀

Interessante essa proposta Chinesa, mas acho que vai encarecer demais toda essa conversão de equipamentos de Chinês para ocidental.

Leo Neves

Por esse preço não vale a pena , ainda mais sendo um navio chinês, muito melhor uma fragata Russa Project 11356, pelo menos equipamento russo ninguém dúvida das qualidades, e deve ser mais barato , e a índia comprou e aprovou.

Ivan BC

Alexandre Galante 28 de Janeiro de 2018 at 14:03 Eu quis dizer: quais foram os conflitos onde os equipamentos militares chineses, inclusive esse navio, estiveram em conflito. Na minha avaliação ter esse tipo de experiência e testes de armamentos é importante, tão verdade que a Rússia usou o confito na Síria para testar diversos equipamentos, como muitos aqui comentam: foi um sucesso. A Itália foi o lar do império romano, a maior força militar que já existiu, nem por isso a Itália atual e seus equipamentos podem ser vinculados aquele período. Sei lá, foi apenas uma indagação…talvez o que eu… Read more »

Bardini

Acho que a proposta chinesa mais “agressiva” será a C28A.
.
Com um teto de U$ 2bi, muita gente pode oferecer muita coisa.

Ivan BC

BrunoFN 28 de Janeiro de 2018 at 14:09
Mas pelas imagens parece ser uma fragata bem armada, eu sinceramente gostei.
(4.053 toneladas carregada).

HMS TIRELESS

Alexandre Galante 28 de Janeiro de 2018 at 14:40

Em que pé estão os projetos da Fragata Intermediária francesa e a Type 31 britânica?

Arariboia

Tenho minhas duvidas sobre os produtos chines. O comercial dos chines é igual camelo: É igual madame… diferença é minima e você ainda paga mais barato. E é muito difícil achar informações… Até no site do fabricante é raro ter. Por comparação vamos ver a classe Almirante Grigorovich. Tipo: Fragata Deslocamento: Padrão: 3.620 toneladas Completo: 4.035 toneladas [ citação necessária ] Comprimento: 124,8 m (409 ft) Beam: 15,2 m (50 pés) Esboço, projeto: 4,2 m (14 pés) Propulsão: 2 eixos COGAG ; 2 turbinas a gás de cruzeiro DS-71 8.450 shp (6.300 kW); 2 DT-59 impulsionam turbinas a gás 22,000… Read more »

Roberto Bozzo

Bem, se estão oferecendo “personalizar” a Type 054A com equipamentos a escolha da MB sabendo do teto máximo estabelecido, então acho bem interessante a proposta. Provavelmente, a proposta chinesa se concentrará nos cascos, permitindo a integração de sistemas à MB. Mas seria um incremento excepcional no poder naval da MB. E aí volta-se à discussão que ocorreu em outra postagem, referente a, em vez de corvetas, fragatas médias para reconstruir a MB. Um primeiro lote de fragatas de 4.000 tons para começar, depois outros subsequentes refazendo a marinha; depois unidades maiores para AAW. Mas no post, as novas unidades da… Read more »

Arariboia

Galante a Project 11356 é melhor equipada armada, com 3 em operação e ou 3 em fase de entrega até 2020 para a frota do mar Negro.

Quanto beleza é verdade mas, isso não ganha nada…

comment image

Bardini

No final das contas… Esse é o navio que o CPN deveria ter projetado. Uma Fragata.

Um navio para ser a nossa Type-54, para ser a espinha dorsal da nossa Marinha.

Agora, vamos comprar navio dos outros…

Roberto Bozzo

HMS TIRELESS 28 de Janeiro de 2018 at 14:51
Alexandre Galante 28 de Janeiro de 2018 at 14:40

Em que pé estão os projetos da Fragata Intermediária francesa e a Type 31 britânica?

Tireless, desculpe me meter, mas tambem andei pesquisando estas fragatas e achei isto da Belarra:

https://www.navyrecognition.com/index.php/focus-analysis/naval-technology/5723-naval-group-refines-design-of-the-fti-belharra-next-generation-frigate.html

Das Type 31e ainda não tem nenhum projeto decidido, ao menos não li nada sobre uma decisão final ainda.

Arariboia

Poderíamos telas como os Indianos as possuem com um recheio Russo/Israelense /Brasileiros nas Classe Talwar e Shivalik e assim ficaria tudo no BRICs. Type: Frigate Project 11356 Displacement: Standard: 3,620 tons Full: 4,035 tons[citation needed] Length: 124.8 m (409 ft) Beam: 15.2 m (50 ft) Draught: 4.2 m (14 ft) Propulsion: 2 shaft COGAG; 2 DS-71 cruise gas turbines 8,450 shp (6,300 kW); 2 DT-59 boost gas turbines 22,000 shp (16,000 kW) ; Total: 60,900 shp (45,400 kW) or M90FR FRU 20 MW (max 25 28) M70FRU 14 MW , M70FRU2 6 8 MW Speed: 30 kn (56 km/h; 35… Read more »

Jr

Creio que os Chineses estão pensando em fazer o mesmo que eles fizeram com o Vital de Oliveira, construíram o casco, inclusive com as modificações pedidas pela MB, e customizaram o navio com itens ocidentais selecionados pela MB. A Type 056 é uma bela fragata, eu me lembro quando ela esteve aqui no Brasil com aquela força tarefa Chinesa e parece que ela deixou uma boa impressão no pessoal da MB na época

Arariboia

Poderíamos telas como os Indianos as possuem, só que com um recheio Russo/Israelense /Brasileiros. Exemplo as Classe Talwar e Shivalik.

*corrigido

Jr

Arariboia, essa ai não era aquela classe que ficou encostada três anos por causa dos motores que eram feitos na Ucrânia?

Top Gun Sea

Tenho dito isso a um bom tempo! Agora que o projeto deu abertura para fragatas (FCT) acho difícil que os ocidentais consigam bater os preços, armamentos e dimensões das fragatas de SEUL com suas KDXII e China com suas type 054A+ bem como investimentos em estaleiros do AMRJ.

Arariboia

Essa mesmo. A Russia já resolveu isso ano passado. Eles investiram 5Bi numa join russa United Engine Corporation (NPO Saturn e TurboRus) As 3 ultimas estão para serem entregues até 2020 na Frota do Mar Negro.

Bosco

Engraçado como essa fragata chinesa parece achar espaço pra tudo que é equipamento sem deixar parecer que tá tudo congestionado. Há espaço para 4 radares iluminadores para os mísseis AA e há um DT radar/EO exclusivo para o canhão de 76 mm.

Gonçalo Jr.

Matheus 28 de Janeiro de 2018 at 14:22
As Type 55 são Destroyers .

Luiz Monteiro

Prezados, Como destacou o Roberto Lopes, por enquanto é só um “vazamento de informações” de um estaleiro chinês. A MB ainda não recebeu qualquer proposta, mas acredito que os chineses irão oferecer uma adaptação da Tipo 054A ou B. Quanto a este navio, entendo que a propulsão original da fragata chinesa do tipo CODAD, com 4 motores diesel SEMT Pielstick Type 16 PA6 STC, produzidos sob licença na China, poderia ser mantido em eventual proposta no Programa Classe Tamandaré. Estes navios são modulares e podem receber lançadores e outros armamentos de outras origens, que não chinesa, e demais sistemas e… Read more »

Gonçalo Jr.

Matheus 28 de Janeiro de 2018 at 14:22
E com deslocamento de 12 mil toneladas.

Carlos Crispim

Deus nos livre dessa tranqueira Xing-Ling, compremos então algum projeto sueco, aproveitando a onda Gripen.

BrunoFN

Type 055 ta mais pra um Cruzador ….. .. mesmo na USNAVY so teriam o ja antigo ‘classe ”Ticonderoga” pra rivalizar …. e um verdadeiro monstro . e se ele entregar metade do q se propaga … pessoal pela asia vai ter q começar a investir pesado em subs ..dizem q os chinas pretendem ter 12 deles (eram 8 ) .e n duvido nada

Thom

O navio russo citado nos comentários é excelente. Tô doido pra ver as propostas. Eita que o debate vai render. Sobre o navio chinês, interessante, assim como galante citou, há vários desses navios em operação, assim me passa uma confiabilidade interessante. Agora sobre o preço, nos requisitos da MB, seria interessante (creio que os CIWS não seja um deles e já é uma bela economia). Será um navio de no máximo 400 milhões, estourando 450 milhões de dolares, mas quero saber mesmo é como que fica o AMRJ. Estou curioso para outras propostas. Já que vai demorar um pouco, que… Read more »

Luiz Floriano Alves

Na aplicação da tecnologia os chineses ao copiar (licenciados ou não) os russos, terminam produzindo equipamentos melhores. Assim foi com os aviões Mig e Sukoi. Sabido que os moteres a jato chineses tem TBO melhor do que os originaais russos. Tb convemhamos, a infra estrutura cientifica/industrial Chinesa, hoje é melhor do que a Russa.

Ivan BC

Luiz Floriano Alves 28 de Janeiro de 2018 at 16:19
Onde os equipamentos foram testados? Entendo o que você quer dizer e realmente há uma estrutura científica muito forte na China, porém, acho difícil dizer que um equipamento chinês é melhor que russo ou americano sem nunca ter entrado em guerras.
Os russos e americanos de tempos em tempos entram em conflitos, já os chineses não tem teste algum.

Leo Neves

Alexandre Galante O Type-96 chinês que participou do biatlo de tanques na Rússia também tem muitos fabricados mas alem de não ganhar a competição , perdeu para um T-72 velho e mais feia e mais barato da Rússia e ainda soltou pecinha. As fragatas russas estão em operação na índia com boa disponibilidade e os indianos vão encomendar mais delas. A fragata chinesa pode ate estar presente em maior quantidade mas ainda não provou suas qualidades , já a Russa já foi estreada , e bem testada pois já esta em operação a mais tempo , e lembrasse que essa… Read more »

Roberto Bozzo

Srs, uma questão:

“No início de fevereiro de 2013 o blog israelense Defenseupdates, já havia noticiado – com base em informações apuradas pelo grupo Jane’s – que os chineses ofereceram duas fragatas Tipo 054A à Marinha da Tailândia por 1 bilhão de dólares.”

De acordo com fontes na Tailandia, foram 3 fragatas e não duas as ofertadas a marinha daquele país por US$ 1 bilhão à época.

://thaimilitaryandasianregion.wordpress.com/2016/11/22/type-054a-jiangkai-ii-class-frigate/

Roberto Bozzo

Dentro do link que postei: “Enquanto os chineses cortejavam a marinha tailandesa fortemente e, segundo notícias, chegaram perto de vender três fragatas para a Tailândia, a história terminou com Bangkok, finalmente, escolhendo o Daewoo da Coréia do Sul como uma opção mais confiável e econômica para a compra da fragata (o preço chinês foi de US $ 255 milhões por fragata). ” Além de parte preocupante: “Esta decisão foi tomada apesar da rumorosa pressão colocada na marinha tailandesa pelo poder executivo da Tailândia para comprar uma fragata da China. De acordo com a mídia tailandesa, vários oficiais navais manifestaram preocupações… Read more »

Xeroque Holmes

Ainda acho prematuro, mas o debate é válido. Devemos avaliar a situação financeira combalida em que o Brasil se encontra, não há dinheiro! Eu acredito mais na vinda de algumas unidades usadas da US NAVY ou ROYAL NAVY. E, SE o programa vingar, creio na compra de 1 ou 2 unidades num prazo de 10 a 15 anos. Não é pessimismo, é a realidade, triste realidade.

Burgos

A suíte de equipamentos eletrônicos e armamento são boas (razoáveis).
Mas a qualidade do material (metal) é duvidoso, usado na construção dessas.
Traduzindo !!!
Será que uma tipo 054 Xing Ling aguenta os 30 anos aqui no Atlântico Sul?!
Sei não viu !!!
Se a MB fechar negócio, vai dar um tiro no pé dela mesmo !!!

Nunes-Neto

Meus amigos , o sol brilhou , 2 bilhões para comprar 4 fragatas “leves”, para mim todas as propostas que vierem são lindas…vamos substituir corvetas e fragatas com 30/40 anos de idade, qualquer uma que vier vai ser um salto que qualidade incrivel! Aproveitava que o aporte financeiro aumentou e já incluia 1 Navio de apoio ou mais uma fragata (creio que o aporte seja só para o CT), 5 fragatas ou corvetas de 400 milhões e passa a régua, aproveita o fluxo bom….vai que o próximo presidente resolve fazer o fome zero 2 e tira o dinheiro desse projeto!

Mahan

Que comédia! Pra que uma Marinha? Ora, o Brasil nasceu da expansão comércio internacional. Que nos levou à IIWW? Ameaça ao comércio internacional.Quem ainda domina os mares? Anglo saxões. A quem devemos nos aliar? Faz sentido navio chinês por causa de preço? Quem tradicionalmente fornece navios à MB? Logostaria deveríamos adquirir navios do Ocidente e seus aliados.

Leo Neves

Luiz Floriano Alves
As cópias chinesas são melhoras que os originais russos ? De onde tirou isso ?
Os chineses ainda nem conseguiram fazer um motor para aviões de caça com as mesmas qualidades que os motores da Rússia ,ate hoje eles dependem dos russos.

Alex Barreto Cypriano

O artigo é longo mas traz informações importantes (como, e.g., o custo por partes do navio como casco e equipamentos, eletrônica, armamento, mão de obra, propulsão, etc).
http://www.chinasignpost.com/2015/08/02/the-type-054054a-frigate-series-chinas-most-produced-and-deployed-large-modern-surface-combatant/

Kalac

Saimos de corvetas para fragatas steath com tudo que queriamos e um pouco mais e ainda tem gente achando ruim ! A eletronica embarcada chinesa e tão ruim assim ? Porque se o problema for nos acostumar-mos ! Teremos decadas para aprender !

_RR_

Se for para obter essa fragata chinesa, que seja construída aqui… Comprem no pacote a reforma do AMRJ e boa… No mais, sem “invencionisses”… E que não se deixem guiar por impressões… Franceses, italianos e alemães tem o que queremos. E uma boa negociação certamente redundará em preço justo. — Concordo com o Bardine… Algo assim deveria ser a ‘Tamandaré’… Uma fragata o mais simples o possível; 3500/4000 ton. full; CODAD; configurada para EG com radar 3D, radar DT+EO, sonar de casco, instalações para um quarteto de SSM, 8 células VLS, dois reparos triplos de torpedos 324mm, um canhão de… Read more »

Burgos

Kkkkkkkkkk
Tem gente ai que gosta de salgar carne podre !!!
Fala sério !!!
Kkkkkkkkkkkk

Augusto L

Duvido que uma fragata chinesa customizada sai mais barata que uma europeia, pode até sair marginalmente com um preco menor se o “casco” for feito e montado lá na China mas os sistemas ocidentais, principalmente os que a MB parece querer encarecem muito, ela sairia barata se fosse comprada como foi vendida a pla navy mas conveiamos é a versão chinesa é muito abaixo do padrão, ela serve a China pq eles precisão de quantidade.

Henrique de Freitas

Senhores, importante esclarecer uma coisa sobre os produtos chineses. Existem produtos de qualidade A ate Z, o que define a qualidade final e’ o preço que o cliente final quer pagar. Os chineses usam muito essa filosofia. Voce quer por X dolares mais barato, sem problema, fazemos. Os japoneses e coreanos normalmente alertam o que significa os X dolares mais barato, os chineses deixam rolar pois voce esta assumindo o risco de precificar o produto. Agora se voce quiser os produtos top de linha, eles tambem fazem pelo custo correto. E’ necessario desmistificar esse negocio de xing ling, ja foi… Read more »

Miguel

Bonita belonave. Pra quem comprou navioaerodromo SP tá de bom tamanho.

Bosco

Henrique,
Não sei nada sobre a capacitação chinesa em alta tecnologia, mas até onde eu sei esses produtos de primeira linha que você citou são oriundos do Ocidente que instalaram lá suas fábricas, não sendo produtos chineses originais.