Prosub

Prosub

Em um encontro considerado histórico, tanto para os organizadores — o Clube de Engenharia e a Academia Nacional de Engenharia — quanto para um auditório lotado de convidados, com expressiva representação da Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Jr. realizou, na noite de terça-feira, 24 de abril, a palestra “O Programa Nuclear da Marinha e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub)”.

Na apresentação foram confirmadas importantes conquistas. Apesar das dificuldades, incluindo significativos cortes de verbas, a Marinha, “saindo do zero”, comemora entre os avanços a construção de um novo estaleiro e a capacitação do pessoal.

Considera, ainda, que “o atraso de seis meses no lançamento de um submarino em um programa da magnitude do Prosub é irrisório”, como afirmou Bento Albuquerque, que chefia a Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.

O primeiro modelo S-BR baseado no projeto francês “Scorpene” está sendo montado desde fevereiro, no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, desenvolvido com transferência de tecnologia francesa do Naval Group (ex-DCNS), em parceria com a Marinha do Brasil.

A previsão para os quatro modelos da classe Riachuelo é que sejam lançados um a cada 18 meses até 2023. Para o submarino nuclear, a previsão é que esteja concluído em 2028.

FONTE: Clube de Engenharia

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments