Submarino estratégico russo ‘Yuri Dolgoruky’ lança mísseis Bulava
O submarino estratégico russo da classe “Borei”, Yuri Dolgoruky, realizou nesta terça-feira (22 de maio) um lançamento bem-sucedido de quatro mísseis balísticos Bulava pela primeira vez, informou o serviço de imprensa da Frota do Norte da Rússia em um comunicado.
De acordo com a declaração, o lançamento foi realizado a partir de uma posição submersa no Mar Branco, tendo como alvo os campos de testes de Kura, na península de Kamchatka.
“Todas as tarefas foram cumpridas. O lançamento confirmou as características técnicas e a confiabilidade do submarino estratégico da classe Borei, bem como do sistema de mísseis balísticos Bulava baseados no mar”, disse o comunicado.
Rússia cancela planos para SSBN da classe Borei atualizado
A Rússia pretende construir mais seis submarinos de mísseis balísticos classe Borei II, no lugar da planejada classe Borei III.
Segundo uma fonte da indústria russa, o governo da Rússia cancelou uma versão atualizada do submarino nuclear de mísseis balísticos (SSBN) Project 955A Borei II ou classe Dolgorukiy, seguindo uma análise de custo-benefício.
A chamada classe Borei-B (Borei III) de SSBNs, que apresentaria um sistema de propulsão a jato de água (Pump Jet) modificado, um casco atualizado e nova tecnologia de redução de ruído, além de outras, também aparentemente não está mais listada no programa de armamento de 2018-2027.
Um programa anterior havia incluído uma provisão para a construção de quatro submarinos Borei-B. “Após a análise das propostas para a construção de submarinos nucleares Borei-B, foi tomada a decisão de abandoná-los, pois o projeto de construção desses submarinos não atende ao critério de custo/eficiência.
Em vez disso, a versão final do programa estatal de armamento até 2027 inclui submarinos Borei-A (Borei II)”, disse a fonte à agência de notícias TASS em 21 de maio.
Parece que o dinheiro ta acabando e o folego Russo pra acompanhar EUA e China está sumindo…
O Futuro?
Uma força pequena, enxuta e coesa ao invés dos grandes números da guerra fria.
Veremos até quando o Tio Sam vai levar essa corrida contra a china, veremos se a bolha chinesa ira estourar antes dos EUA se der por vencido.
Acho que no âmbito militar os americanos tem folego pra irem mais alem do que o fatídico ano de 2050
Os caras testam novos mísseis balísticos e isso é sinal de ~falta de folego~?. Que conversa fiada.
Ele ta se referindo ao novo submarino. Atualizar o meios que possui e implementar novas armas é torna uma força militar compacta e coesa, pois se está otimizando os gastos.
Não, ele está dizendo que a Rússia está perdendo a capacidade militar e que ela vai se reduzir a uma forca eurobambi.
Bolha chinesa ? Bolha é coisa de país no qual o Estado permite artificialismos de mercado de capitais criando aumento sem lastro de demanda e crédito. Nada disso ocorre na China, lá a economia é real mesmo.
Maurício, você está brincando, certo? Se estiver, me desculpe. Se não, por favor me diga o que você acha da bolha apontada nesse artigo:
https://mises.org.br/Article.aspx?id=1868
Só para adiantar a matéria:
“durante um período de apenas dois anos, 2011 e 2012, o qual representou o ápice da tão aclamada “agressiva política de estímulos” do governo chinês em resposta à recessão do mundo desenvolvido, a China consumiu mais cimento do que os EUA consumiram durante todo o século XX!”
“Todas as tarefas foram cumpridas. O lançamento confirmou as características técnicas e a confiabilidade do submarino estratégico da classe Borei, bem como do sistema de mísseis balísticos Bulava baseados no mar”,
Depois que os russos passaram a utilizar o windows, após cada teste é só dar um copy/Paste no texto acima.
É sempre o mesmo !
Os Russos não são muitos de falar não, são de fazer.
A unica coisa que eles respeitam é a demostração de força.
E qual país não é assim ? A diferença é que alguns respeitam mais ou menos leis internacionais. Israel certamente está entre os últimos.
Baseado em que você faz uma afirmação dessas, amigo ?
É bom de vez enquanto dar uns tiros pra cima no quintal de casa, pra mostrar pros vizinhos valentes que não é boa ideia invadir a nossa casa.
“Dar uns tiros”
kkkkk
Os caras falam como se fosse o EB colocando o FAL pra funcionar
kkk
Eu não sei se voces repararam, mas isso são 4 ICBMs sendo lançados de uma vez só!
É impressão minha ou os russos são os que mais executam esses testes de lançamento de ICBM a partir de submarinos ?
Há muito tempo atrás foi noticiado um lançamento que os EUA fizeram, mas nunca vi nenhum vídeo de lançamento feito pelos ingleses e franceses.
Não vê porque não quer, olha aí os ingleses lançando:
https://www.youtube.com/watch?v=p5fOaBnlT2E
Com certeza as outras potencias testam seus brinquedos
Mas 4 ICBMs lançados de uma tacada só é a primeira vez que eu vejo!
Sendo bem sincero nunca vi isso
Smoking,
Agradeço o vídeo mas dispenso a forma como você o apresentou.
_________________
Obrigado, assim mesmo.
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG
http://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Sugestão aos editores: Uma luz alta em quem reiteradamente é grosseiro com os demais participantes tb se faz necessário muitas vezes.
Há sinais constante de agressões gratuitas em todas as postagens. Entendo que a tarefa de moderação não é fácil, mas a civilidade de muitos aqui está em baixa. Mesmo eu que acesso uma vez por dia o site consigo decorar os nomes que se envolvem em conflitos, logo imagino ser possível isso.
Att. André Gomide(leitor diário desde 2008 aproximadamente)
Pois é André, ser educado não custa nada. Infelizmente alguns se comportam como se fossem adolescentes malcriados
Será que um dia
Veremos 5 submarinos com esta capacidade na marinha do Brasil?
Quem sabe um dia
Perai, você quer 5 submarinos lançadores de misseis balísticos na MB ?
Sim claro, isso deveria ser para ontem, não sei o por quê dos atuais subs brasileiros em construção não terem capacidade VLS, acho um tremendo retrocesso. Se tivéssemos subs com capacidade VLS, poderíamos participar de exercícios de grande escala, ou até mesmo de algum conflito armado por aí, contra insurgências ou outro conflito paramilitar, pelo menos para adquirir alguma doutrina. Não precisa lançar ICBM, basta um brahmos ou os MTC-300.
Correção: SLBMs no lugar de ICBMs.
Defender,
Você não está errado em nominar os atuais SLBMs de ICBMs. São classificações distintas mas que se sobrepõem.
Tanto o SLBM Bulava (Rússia) quanto o Trident II (EUA e RU), o M51 (França) e o JL2 (China) têm alcance máximo maior que 5500 km, sendo portanto classificados como ICBMs.
Defensor,
Já ouviu falar em lançamento de mísseis de cruzeiro por tubos de torpedo?
Submarinos nucleares de ataque dos Estados Unidos e da Inglaterra lançam mísseis de cruzeiro como o Tomahawk por tubos de torpedo, e os novos submarinos franceses classe Barracuda lançarão o Scalp Naval dessa mesma forma.
Não precisa ter lançadores verticais pra isso.
Aqui, um vídeo de Tomahawk disparado por tubo de torpedo de submarino classe Astute britânico, que não tem lançadores verticais:
https://www.youtube.com/watch?v=XgMK7Gd4UB4
https://www.youtube.com/watch?v=fwja7sogNs4
E os Kalibr russos tb..
“não sei o por quê dos atuais subs brasileiros em construção não terem capacidade VLS”
Mais um caso típico de criticar sem conhecer o assunto. haja paciência.
Não sei se a MB vai adotar mísseis cruise de ataque terrestre (LACM) em seu futuro submarino nuclear. Pode ser que ela queira só submarinos com função estrita de “caçador/matador”. Não é “obrigatório” que submarinos de ataque adotem mísseis cruise. Eu particularmente acho que não precisamos de mísseis cruise em nossa marinha. Agora, o que não serve pra nada é meia dúzia de mísseis de cruzeiro congestionando uma sala de torpedos otimizada para duas dúzias de armas. Ou a sala de torpedos tem que ser otimizada para algo em torno de 35 a 40 armas (pelo menos) ou é interessante… Read more »
Discordo, Bosco. Compartimentos de torpedos de submarinos modernos, como é o caso dos franceses dos quais descendem os SBR (e com os quais o SNBR terá parentesco, mas provavelmente com compartimento maior devido à boca também maior), têm um módulo de armazenamento e manuseio desenvolvido justamente para organizar o espaço e facilitar a recarga dos tubos com as armas que ficam armazenadas no berço. Desconheço a ideia de “congestionamento” da mesma apenas pelo fato de levar ou não mísseis, é tudo uma questão de se armazenar mísseis antinavio, de ataque terrestre e torpedos nas proporções adequadas às missões, até o… Read more »
Nunão,
“Congestionar” aí é no sentido de “competir com espaço útil”. Claro que não há congestionamento no sentido estrito da palavra, mas em tendo uma reduzida capacidade de “armas” alguns poucos LACM além de não surtirem efeito prático algum num hipotético inimigo ocupam lugar na sala de torpedos do velho e bom torpedo pesado, que é em última análise o que um submarino nuclear tem que ter “sobrando”.
Para uma classe de SSBN que foi desenvolvida para substituir os Delta III, Delta IV e Typhoons, construir apenas mais 6 barcos é o suficiente ??
Amigo Mk48!
Seria 14 no total . Se for mais – ja entra questão de tratados e tem que contar tubos, ogivas , etc..
Obrigado Scudb.
Abs.
Acho os americano, quando vê um vídeo desses, fica ___________ só de saber que cada míssil que sobe, são 12 cidades americanas que vão pro “espaço”.
COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Fox-2,
O Borei possui 16 tubos de mísseis e cada míssil Bulava pode levar até 10 ogivas.
Ou seja, até 160 ogivas por submarino.
Os EUA tem a Classe Ohio. eles construíram 18 deles, (planejavam 24 unidades) mas alguns não levam SLBMs salvo engano são 14 belonaves da classe Ohio que são equipados com o Trident II, cada Ohio leva 24 Trident II cada Trident II pode ser equipado com 8 MIRVs W88 de aproximadamente 475kts ou 12 MIRVs W76 com mais ou menos 100kts.
ou seja, equipados com a W88 cada Ohio leva 192 Ogivas. Usando a W76 eles levam 288 ogivas
(os outros 4 subs da classe Ohio foram armados com misseis de cruzeiro.)
Realmente é uma capacidade e tanto dos Ohios.
Seria bom também ter algumas informações sobre a capacidade dos SSBN´s Franceses e Chineses, pelo menos eu não sei quais são.
Victor, Vale salientar que essa é a capacidade nominal dos Ohios e Tridents II. A real é bem menor tendo em vista que por força de tratado os Ohios levam apenas 20 Tridents II e cada SLBM está limitado a não mais que 5 MIRVs (W88 ou W76). E é pouco provável que todos os 20 estejam com a carga máxima permitida, sendo o mais provável que há mísseis inclusive com apenas 1 RV, de modo a permitir uma melhor flexibilização operacional. A grande vantagem do Trident II com 5 RVs (o máximo permitido) é que possibilita a ele o… Read more »
Mk-48, Cada Bulava leva 6 veículos de reentrada (MIRVs) além de PENAIDS (dispositivos auxiliares de penetração) . A capacidade de carga do Bulava é de 1150 kg, o que é incompatível com 10 ogivas (RVs) e as fontes que dizem isto estão equivocadas. Só por comparação a W76 americana de 100 Kt lançada pelo Trident II pesa 164 kg. Como há equivalência de tecnologia russa em relação à miniaturização de suas armas nucleares e veículos de reentrada o que se pode deduzir é que sua ogivas de 150 Kt tenha massa ligeiramente maior que a da ogiva americana. Mas mesmo… Read more »
Bosco,
Admiro seu conhecimento técnico e a forma como você o compartilha conosco.
Obrigado.
Em relação à flexibilização de operações há de se entender que não há como descartar veículos de reentrada (ogivas). Se um míssil balístico for armado com 6 ogivas ele terá que lançar as 6 ogivas contra 6 alvos (ou mais de uma contra um alvo). No caso de se querer atingir apenas um alvo apenas uma ou duas ogivas seriam necessárias e por isso há uma variedade maior de quantidade de ogivas em relação aos mísseis disponíveis. Antes, na Guerra Fria, era mais provável que os SLBMs levassem uma quantidade maior de ogivas, mas hoje se privilegia nos EUA (e… Read more »
Bosco,
Você fala com se fizesse manutenção nos misseis americanos de manhã e fosse fazer nos misseis Russos à tarde.
Dados concretos assim daqui a 50 anos.
Dá uma olhada nas informações dos misseis antigos na época quando eles eram operacionais e os vê agora que já não são.
Fox,
Não captei sua mensagem.
A mais nova “Revisão da Postura Nuclear” americana recomendou que os SLBMs sejam armados com armas nucleares de baixo rendimento para eventuais escaramuças nucleares com russos e chineses, baseado numa nova doutrina que está surgindo denominada de “escalar para desescalar” (escalate to deescalate), que prevê a utilização de armas nucleares táticas de baixo rendimento em futuros conflitos entre potências nucleares. Para se adequar à nova recomendação a arma escolhida é a ogiva W76 (de 100 Kt) modificada, que deverá ter seu rendimento reduzido para não mais que 5 Kt. E logicamente os SSBNs Ohio deverá ter “alguns” mísseis Tridents II… Read more »
MK 48, talvez os russos testem mais os Bulava e seus SSBN, pelo simples motivo de que como já é de conhecimento geral, o desenvolvimento dos Bulava foi bastante problemático. Vários mísseis falharam em diversos testes, alguns por problemas técnicos nas fases iniciais de voo e outros por problemas relacionados a fabricação de componentes nas fábricas. Veja que os antigos SSBN (DELTA III e IV) do tempo da URSS (CCCP) ainda são mantidos em operação, pois não havia até agora, opção viável para a substituição dos mesmos. Agora parece que tanto os SSBN Borei, quanto seus mísseis Bulava estão atingindo… Read more »
Ypojucan,
Ótimo comentário. Faz todo o sentido. Inclusive com seu único comentário você respondeu a duas perguntas minhas mais acima.
Abs.
muito bacana o video. Realmente o momento que os 4 misseis saem da agua eh apocaliptico…creio que nunca tinha visto uma salva de misseis balisticos, normalmente lancam apenas um para teste.
Um grande diferencial deste lançamento é cadencia.
Lembro eu que no inicio dos 90s os russos executaram uma operação “Hipopotamo-2” com salva de 16 misseis . Não lembro detalhes (quem tem paciência pode verificar) mas a cadencia era algo próximo de 15 segundos entre lançamentos.
Aqui a situação é bem diferente.
Um grande abraço!
16 ?!!!!
16 ICBMs lançados de uma vez ?
Juro que queria muito ver essa cena !
Se 4 já algo impressionante, imagina 16 monstros desses lançados!
Ate eu fiquei curioso se falei coisa certa.
E foi sim (cabeça ainda funciona quando quer 🙂 ). 6 de agosto de 1991.Submarino K-407 “Novomoskovsk” (proj. 667BDRM DELTA-IV). 16 mísseis R-29RM (SSN23 SKiff).
Parte de video : https://youtu.be/A73dlbJhp9M?t=27s
Um grande abraço!
P.S. errei por pouco sobre cadencia (da uns 13 segundos).
aterrorizante, olha que ate as poltronas do sub são de pele de urso , kkkk
o uniforme dos ingleses é mais engomadinho, mas a cadeira de pele de urso é mais legal que a de pele de oncinha do classe Vanguard do video que o SmokingSnake postou!
Como tudo que os russos fazem foi infalível, formidável, magnífico, assustador, invencível, estrondoso, impenetrável, destruidor, sem precedentes, avancadissimo, inimitável…
Porque é que não teremos Pump-Jet no SNBR, parece ser mais discreto e stealth do que as tradicionais propulsão a Helice, a MB poderia adoptar o PUMP-JET a partir do segundo SNBR, sendo que é a tecnologia mais sofisticada no momento, basta ver os novos projectos como SSBN BOREI (Russia), SSN ASTUTE(Reino Unido),SSBN DREADNOUGHT(Reino Unido), SSN BARRACUDA(França), SSBN TRIOMPHANT(França),SSN VIRGINIA(EUA),SSBN COLUMBIA(EUA),SSN TYPE-95(China),SSBN TYPE-96(China). Os Russos estão planeando um SSN KHASKY também com PUMP-JET ,lá para 2030 estaremos lançando o SSN SNBR Alvaro Alberto, um pouco desfasado no tempo , ainda com a tradicional propulsão a Helice, enquanto todo mundo estará… Read more »
Bem a verdade do fato é que os russos estão mostrando que também tem misséis de cruzeiro e platarfoma para lançar. Dizer que o folego do russo esta acabando é defender um lado sem olhar para outro. Coisa muito comum de brasileiro, infelizmente!
Esclarecendo…
A notícia não trata de mísseis de cruzeiro, mas de ICBM, Intercontinental Ballistic Missile, ou míssil balístico intercontinental. Míssil de cruzeiro é outra categoria de armamento.
Legal o vídeo. Grande submarino!
Caramba!
Rapaz….. 4 ICMBs lançados de uma “vezada” só ! Isso é demonstração de poder viu…
Coisa rara de se ver…
ps: então, suponho que os problemas com os BULAVAs foram finalmente contornados…. confere?
zueira a parte , não e que as poltronas do vanguard são de pele de oncinha mesmo, boa Marcelo ,kkkk
Falando em SSBN… Os franceses estão especulando o que parece ser o designe do SN3G:
.
http://lefauteuildecolbert.blogspot.com.br/2018/05/snle-c6-un-des-avant-projets-du-sn3g.html
Sim…
E la para 2060 🙂 ..
Nossos submarinos terão propulsão a jato de água ?
Os EUA, França e UK tem seus submarinos nucleares propulsionados por jato de água .
Como apreciador de tecnologia bélica eu também fico impressionado com esse vídeo mas acho esse tipo de teste meio… desnecessário. Além de muito caro. Não vejo em que ele agrega salvo em relação à propaganda. Claro, não deixa de ser importante mas do ponto de vista operacional acho meio exagerado uma sequência tão rápida. Mas é só minha impressão. Os russo, como disse o Nunão, pensam diferentes de nós em alguns aspectos (pensam fora da caixinha) e não é de se estranhar esse teste com grande apelo emocional e visual, vindo deles. Com certeza os Ohios têm um tempo de… Read more »
Para fins de treinamento e certificação os testes de tiro real são necessários. E o vídeo é ótimo para dissuasão e propaganda.
Concordo com você Alexandre !
A dissuasão pode evitar um pais de gastar bilhões de dólares.
Que pena que nós não podemos marcar território com a Russia pode fazer.
Discordo Bosco, devido ao extremo ruido gerado no lancamento, alem da assinatura visual, creio que o submarino fica muito mais suscetivel a ser detectado, entao acho muito importante que o lancamento de todos os misseis seja feito o mais rapidamente possivel. Quanto aos Ohios, como nunca vi uma salva, nao sabemos o intervalo, quem sabe eh tao rapido quanto ou ate mais…nao temos como saber.
Marcelo, Os SSBNs hoje operam em geral em águas territoriais do próprio país. Talvez a alta cadência fosse essencial no passando, quando os SLBMs tinham alcance bem menor que os atuais e estavam mais sujeitos ao contra-ataque. Mas você está certo na medida em que ainda há missões que exigem uma maior aproximação do submarino de águas patrulhadas pelo inimigo, o que ocorre principalmente quando o míssil está com sua carga máxima de MIRVs. De qualquer forma um cadência de 1 lançamento a cada 20 ou 30 segundos dos Ohio não é muito não tendo em vista que o submarino… Read more »
Rapaz,
Falando como leigo, que tecnologia em você “soltar” um artefato deste, debaixo d’água (submerso) e chegar até o alvo a km e km do local de destino.
Att.
Só como curiosidade…SSBNs da classe “Ohio” também já lançaram 4 SLBMs em sequência …de cabeça lembro do USS Maryland, alguns anos atrás, mas…normalmente são lançados apenas 2 mísseis para testes…4 é mais raro. . Também a US Navy conta com 14 plataformas que necessitam de testes com o mesmo tipo de míssil que é o Trident II enquanto a marinha russa conta com apenas 3 plataformas capazes de lançar o “Bulava”…justamente os 3 classe “Borei”..os demais SSBNs russos , 6 classe “Delta IV” utilizam o “Sineva” e os 2 remanescentes “Delta III” se é que ainda são 2, lançam outro… Read more »
Dalton, segue o link do lançamento dos Trident pelo Ohio, parece-me que a cadência é de 15s entre cada míssil.
https://youtu.be/sEQMOhBXNLE
Esse vídeo não tinha visto José…mas é um dos raros testes com 4 mísseis, depois que cheguei em casa descobri em minhas anotações outros SSBNs que também
realizaram testes com 4 mísseis além do USS Maryland que era o único que lembrava de cabeça.
.
Também confirmei que à marinha russa retirou de serviço 2 dos 3 “Delta III”,
algo que desde o ano passado vinham anunciando fazer…o remanescente o “Ryazan” que foi devolvido à Frota do Pacífico depois de uma última revitalização ano passado, deverá permanecer em serviço por mais uns 4 anos.
.
abraços
Eu não sabia de mais de dois mísseis lançados em sequência pela USN.
Obrigado aos dois!
Lembrei mais uma..
Em 1998 um dos Typhoon russos lançou TODOS(!) os 20 misseis RSM-52 (SSN20) numa tacado só..
Aquelas “paradinhas no Ar” antes de ativar os propulsores são de perder o fôlego. Precisão perfeita!
Outra: Como os equipamentos mais básicos Russos (portas/acessos, painéis, trancas, microfones, etc) são de uma simplicidade espartana; padrão década de 50-60. O importante é que funcionam.
Bem legal esse vídeo!!!
Será se os russos irão liberar algumas fotos em alta resolução desse teste?
Bosco 24 de Maio de 2018 at 17:52 A mais nova “Revisão da Postura Nuclear” americana recomendou que os SLBMs sejam armados com armas nucleares de baixo rendimento para eventuais escaramuças nucleares com russos e chineses, baseado numa nova doutrina que está surgindo denominada de “escalar para desescalar” (escalate to deescalate), que prevê a utilização de armas nucleares táticas de baixo rendimento em futuros conflitos entre potências nucleares. Bosco, essa nova postura nuclear americana nada mais é que a prova inconteste de que o próprio EUA estão cientes de sua impotência para fazer guerra convencional contra potências como China ou… Read more »
100zinha,
Concordo em grau, gênero e número.
Eu só citei mas não quer dizer que eu acho que funciona. Pra mim é um absurdo também, mas é baseado na intenção russa de utilizar armas nucleares táticas no caso de um conflito. A “Nova Postura” é só uma leitura dos acontecimentos e uma proposta de reação.
Mas eu concordo que é equivocada. Eu só a citei por conta de ilustrar o quanto pode ser flexível a “carga” dos SSBNs.
Em tempo… acordou calminha hoje hem!??
Discordo respeitosamente do colega, “prova inconteste” é querer simplificar muito o pensamento de uma potência que já tem armas nucleares em seu arsenal a quase 80 anos, que já passou por várias doutrinas de utilização e já executou mais de mil teste com este tipo de armamento. Em confronto convencional direto, com o uso de todos os meios os EUA podem suplantar a Rússia e a China, pela quantidade e qualidade de seu armamento. No meu ponto de vista o emprego de armas de emprego tático advém de uma expectativa de que nenhuma superpotência nuclear desejaria usar todo o seu… Read more »
José, O problema é que é pouco provável que não haja uma resposta nuclear e aí comece uma escalada. Os americanos mexeram com o equilíbrio com seu escudo antimíssil e os russos por sua vez em vez de igualmente focar em meios defensivos o fez em relação aos meios ofensivos, inclusive com ameaças de utilizar armas nucleares táticas que eram tidas como ultrapassadas. Agora, parece que voltaram com tudo. Os americanos querem os SLBMs armados com ogivas de baixo rendimento e querem a volta dos mísseis cruise nucleares lançados de submarinos. Os russos ameaçam a todo momento que têm podem… Read more »
Por outro lado Boscão, é a maneira mais rápida e barata de se ter “armas nucleares de baixo rendimento” a bordo de plataformas que são muito difíceis de serem neutralizadas que são os SSBNs que podem lançar os mísseis de uma distância mais segura se necessário for…e justamente por investirem mais em “Guerra convencional”, não há muito dinheiro sobrando para novos projetos no Pentágono. . Aeronaves e mesmo mísseis de cruzeiro podem ser abatidos e os SSNs além de serem também relativamente poucos precisariam obrigatoriamente aproximar-se mais de possíveis alvos para lançar seus mísseis de cruzeiro…já um SLBM é praticamente… Read more »
Daltão, Viajando na maionese: o CEP de 90 metros do Trident II (D5) é o máximo que se pode chegar utilizando veículos de reentrada balísticos. Mais que isso só se for com uma MARV (veículo de reentrada manobrável) e isso não está nos planos da USN. O que devem fazer para reduzir o rendimento da ogiva W76 é inibir o estágio de fusão que irá detonar só por conta do “gatilho” de fissão. Isso irá reduzir o rendimento de 100 Kt para 5 Kt. A outra arma tática americana será a bomba B61/12 que terá um CEP de 10 metros… Read more »
Nenhuma dúvida e me perco um pouco mais quando você discorre sobre radares e integração com mísseis, mas, não é culpa sua ao explicar e sim minha em entender 🙂 . Quanto a novos mísseis nucleares táticos, vamos ver se haverá dinheiro sobrando …pode até acontecer e sabe-se lá que efeito terá em outros sistemas de armas. . De boas ideias o inferno está cheio, agora querem que os “Arleigh Burkes” durem 45 anos para se chegar ao número idílico de 355 unidades na “Força de Batalha” mais cedo…quem sabe os EUA não estejam projetando uma “máquina de dinheiro stealth”… Read more »
Faz mais de dez anos que leio os russos informando que os mísseis deles são a prova do escudo americano, mas a julgar pelas últimas ações destes e da propalada capacidade e desempenho das novas armas por eles anunciadas, parece-me que aquelas antigas declarações eram somente bravata.
Israel está desenvolvendo há anos “brinquedos em Sub’s”, parece que o Tio Donald está dando uma mãozinha, comentários na terrinha correm a esse respeito.
Bosco e Tadeu Mendes,
Notícias ?
Carlos,
O que se acredita é que os submarinos convencionais de ataque dos israelenses sejam armados com mísseis cruise nucleares (Popeye turbo? Harpoon?), mas como tudo relativos às armas nucleares israelenses, é segredo.
Aliás, Israel é o único país que utiliza a “desinformação” como método de dissuasão nuclear. Todos os outros membros do clube usam o método inverso e propagam aos quatro cantos sua capacidade nuclear, não raro, até aumentando um pouco. rsrsss
Bosco: ] Submarino Turbo Popeye Lançado Míssil de Cruzeiro Artigos principais: míssil de cruzeiro lançado por submarino , tríade nuclear e segundo ataque Popeye Turbo SLCM – Uma versão supostamente estendida do Popeye Turbo desenvolvido para uso como míssil de cruzeiro lançado por submarinos (SLCM) foi amplamente divulgada em um teste realizado pela Marinha dos EUA em 2002 no Oceano Índico, atingindo uma meta de 1500 km de distância. É razoável supor que o alcance da arma foi estendido até o ponto em que pode ser lançado contra Teerã e ainda mais cidades iranianas a partir de um local relativamente… Read more »
Lindo ver esses lançamentos mas esperemos que sejam só em tempo de paz.
Filme mais competo, navegando em mar gela é muito boniyo:
https://www.youtube.com/watch?v=EV29Tr_PM70
https://www.youtube.com/watch?v=7j3x9870y04