BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usará seu tradicional pronunciamento de 7 de setembro, em cadeia de rádio e TV, para explicar o pré-sal à nação. O objetivo do presidente é associar a descoberta das reservas gigantescas de petróleo a uma nova independência do país.De acordo com dois interlocutores do presidente, que falaram à Reuters sob condição de anonimato, a fala de Lula será uma grande oportunidade para dividir com a população, sem intermediários, o significado da descoberta do pré-sal.

No ano passado, a Petrobras descobriu uma imensa reserva de petróleo leve na bacia de Santos, em um reservatório que pode estar ligado a outro camada pré-sal e conter bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural)

Lula não pretende restringir a importância da descoberta ao país. Aos mesmos interlocutores, confidenciou que fará em abril do próximo ano um “megaevento” internacional para lançar os primeiros 20 mil barris produzidos no campo de Tupi, na bacia de Santos. As estimativas só para Tupi são de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo equivalente, quase a metade das reservas brasileiras atuais.

Segundo as mesmas fontes, uma do Palácio do Planalto, o presidente já acionou a Marinha e o ministro da Defesa Nelson Jobim para a apresentação que deverá ocorrer em um porta-aviões em alto mar, próximo ao campo de Tupi.

Uma das fontes que esteve com o presidente na última terça-feira disse que Lula avalia que as novas reservas equivalem a “10 Petrobras”.

“O presidente está agindo certo, já que esta é mais que a descoberta da década, é a oportunidade histórica que se não for a maior está entre as maiores”, afirmou o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS).

“O presidente não está exagerando em responder à importância dessas descobertas, mas está escondendo o fato principal de que isso só existe porque o governo Fernando Henrique reestruturou todo o setor de petróleo”, disse Luiz Paulo Veloso Lucas (PSDB-ES).

Fonte: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nimitz

Pode ser que agora o Presidente libere dinheiro para terminar a reforma do navio-aeródromo São Paulo.

Alte Doenitz

Brincadeira. O porta-aviões São Paulo neste governo só serve para duas coisas; enfeitar o AMRJ e servir de circo. É o fim da picada mesmo. Só falta mandarem um grupo de Axé desses bem brega para animar a festa.

daniel

Nao duvide e bem possivel, um grupo de axé, outro de pagode, vao fazer um churrasquinho.

e corremos o risco do Jobim achar que o SP e muito moderno para o brasil.

cesar

A-12 pro lulla lá-lá-lá na …
Fala sério, pra esse ” cumpanheiro ” fanfarrão passear e falar besteira, tava bom um botezinho de alumínio c/ fundo chato e um motorzinho cascudo de 4,5 hp.
A propósito Doenitz e Daniel concordo plenamente c/ vcs.
Sds.

Galante

Well, só assim a maioria dos brasileiros saberá finalmente que o Brasil tem um porta-aviões, pois sairá na grande mídia. Há males que vêm para bem. Pelo menos o assunto “Marinha” nunca esteve tão em pauta.
Espero que a MB saiba aproveitar o momento. A recriação da IV Frota e a descoberta dessas fontes de petróleo estão ajudando a colocar os holofotes sobre a Marinha.

André

Isso mesmo, Galante.
A MB tem que aproveitar o momentop e os Almirantes colocarem a “faca no pescoço” desses governantes e pressioná-los por mais verbas.

MN-Hil

Acho que o nosso querido presidente esqueceu o estado em que o Ne S. Paulo está, parado e sem condiçoes de navega sendo um grande mostro metal cinza situado na baia de guanabara
É triste cruzar a ponte rio niteroi e ve-lo parado e morrendo aos poucos

C.Queiroz

Amigos, temos que nos ater para a grande oportunidade que se descortina com este anuncio que ocorrerá a bordo do Nae-12 São Paulo, pois a MB tem todas as condições de somente embarcar jornalistas sérios e com competencia para capitalizar o evento para que se garanta retornos na grande mídia para as forças armadas, este evento contando com vasos de superficie e sua capitanea serve inclusive como demonstração de bandeira, algo muito corriqueiro com as outras marinhas do mundo, onde cito como exemplos: US-Navy e seus presidentes a bordo, Royal Navy e a Rainha, onde a mesma e sua família… Read more »

konner

A estratégia naval emprega navios, submarinos e aeronaves para que as ações no mar produzam efeitos, materiais e — ‘psicológicos’, que, por sua vez, reduzem em eventos políticos favoráveis. Sun Tzu (544 – 496 A.C.), é considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, é o autor de “A arte da Guerra”, famoso livro chinês sobre tácticas militares. Sun Tzu também foi um dos primeiros realistas no campo das ciências políticas. Segundo Sun Tzu, uma Força Armada eficaz é aquela que ganha uma guerra sem lutar. Sun Tzu atribuía isto a tática da espada embainhada. Para tática da… Read more »

C.Queiroz

Caro amigo Konner, sábias palavras e explicativas onde podemos até mesmo analizar se forem estes o motivos que a questão defesa está sendo levado a sério ou no mínimo caminhando na direção acertada, quanto aos que aqui utilizam este espaço para panfletagem politicas/ideológicas seria interessante para todos inclusive aos próprios que o façam em blogs especificos para tal, um grande abraço a todos.
Viva o Brasil, Brasil acima de tudo !!

Marcílio Dias

Será que o Excelentíssimo Sr. Presidente da República Federativa do Brasil tem sido informado do atual estado do NAe São Paulo? e de suas aeronaves?
É bom agora o Governo liberar imediatamente o dinheiro da MB que está retido, para não passar vergonha no dia da festa, pois o A-12 no estado que se encontra é um “porta-nada” desdentado e capenga, sem um eixo.

Nunão

Ao invés de rebocar o São Paulo até as plataformas ou fazê-lo ir por próprios meios com um eixo só, melhor seria baixar um pouco a bola: fazer o pronunciamento no convôo da mais nova escolta da marinha, a Barroso (aí já se faz o teste do balanço e do caturro…) e anunciar que tem planos para mais unidades.

Se bem que pra caber a quantidade de puxa-saco que quer ir nessa da cerimônia, o convôo da Barroso não vai dar. Acho que nem o do São Paulo.

GustavoB

É por aí Galante, há de se perceber ventos de mudanças…

Walderson

Galera, estou torcendo que o A-12 vá rebocado. Explico: No aniversário da Cavalaria, um tanque deu pau. Teve de ser rebocado. Vergonha? Que nada. Tem mais de ser assim. Tem de sair na mídia como estão as nossas FAs. Penso que seria bom sair na mídia internacional o estado de penúria da Marinha. É usar contra os políticos o que eles mais gostam: a mídia. Só assim eles começam a querer resolver o problema. Já pensaram o A-12 rebocado. Não é assim que eu gostaria de ver a Nau Capitânea, mas se é preciso pra que ela fique realmente como… Read more »

Marcelo

A Marinha poderia aproveitar a oportunidade e fazer um treinamento de disparo de torpedo com cabeça real e afundá-lo com todo mundo dentro!

marujo

A cerimônia no A-12, em pleno campo de Tupi, não seria um uso político de um vetor de dissuação? Não consistiria em uma opração de mostra de bandeira, de diplomacia naval? Não seria uma sutil reafirmação de propriedade do governo brasileiro quanto a propriedade das jazidas? Se não fosse desse modo, o governo alugaria (ou compraria) um transatlântico, que tirante o grande espaço ao ar livre, oferece uma infra-estrutura muito melhor e muito mais luxuosa para as festas que muitos, aqui no blog,julgam do gosto da atual adminsitração federal. O Konner está de parabéns por seu post a respeito do… Read more »

Andre

Ola,

Sem alusões politicas, mas acompanho nossas Forças Armadas, a bastante tempo, e nunca, elas estiveram tão ativas quanto agora, nesse Governo. Que nenhum governo federal investiu nas nossas Forças Armadas é verdade, mas criticar o governo atual, pela falta de politica em defesa é crueldade.

Voluntário da Pátria

Farsa. Este esquerdismo do PT com relação ao Petróleo da pré-sal é o mesmo que envenenou o IRAQUE, IRÃ, VENEZUELA, MéXICO, entre outros países que se deixaram levar por este discurso rasteiro nos anos 50, 60 e 70. O que aconteceu? golpes, guerras,ditadura,banhos de sangue em disturbios internos. Como estão suas populações? mergulhadas na miséria, indigência e ignorância. O Estatismo vai nos manter na CORRUPÇÃO, BAIXA PRODUÇÃO e INEFICIÊNCIA (tudo a ver com o PT). O que vai tirar nossa população da pobreza é geração de riquezas, trabalho, tecnologia e investimentos (ainda que externos). O que vai revitalizar as FFAA… Read more »

Emerson

Voluntario, toma um engove pra digerir toda essa bobagem

C.Queiroz

Grande Mauro como você alertou ao nosso amigo André já começou os discursos políticos aqui. Para mim chega, não aguento mais ler discursos e panfletagem de politica direitista de quem esteve anos lá e nada fez, não aguento mais ver utilizarem este tão especial espaço para criticar por criticar sem nada somar ou acrescentar como opniões concretas e condizentes. Aos amigos sérios daqui me despeço e volto depois de merecidas férias ou depois destes ideológicos arcaicos que não querem largar o osso desistirem de usar este blog para campanha, panfletagem ideologica partidária. Um grande abraço aos homens sérios deste.

molleri

“Em 17 de maio, como capitânia de um GT composto pela Cv Inhaúma – V 30 e o NT Marajó – G 27, suspendeu para exercícios na área marítima entre o Rio de Janeiro e São Paulo, com escala prevista em Santos. Logo na saída da Baia da Guanabara, a cerca de 10 milhas ao sul da Ilha Raza, por volta das 10:30h, ao ser comunicado vapor para o aparelho de catapulta, responsável pelo lançamento de aeronaves, houve o rompimento de uma tubulação, liberando vapor superaquecido junto a um quadro elétrico, operado por militares em serviço. Não houve explosão a… Read more »

Andre

Que Odio hein…

Ah eu acho que Voluntario da Patria, não combina com o teu discurso…

Pinchas Landisbergis

A MB não é de brincadeira e, com escassos recursos estão na medida do impowssível execuando um serviço sério e responsáel no A12 e creio que se for realmente utilizado estará em condições operacionais e servirá para mostrar “musculatura”.

Leonardo

Entreouvido em um certo navio aeródromo…

“Ô cumpanhêro, esse negócio de pré-sal não me sai da cabeça. Será que tem o pré-limão e a pré-caninha tb?”

“Seu Jobim, manda esse navio parar de balançar que eu vou derramar meu copo”

“É cumpanhêros… a gente roubou banco, matamos milico com coronhada a doidado… e hoje a gente tá no pudê, montado na grana e com aposentadoria especial. E os babacas ainda prestam continência pra gente!”

Nunão

Só pra ressaltar algo que está mal escrito no texto da Reuters e gerou interpretação errada de minha parte, no comentário mais acima. O pronunciamento de 7 de setembro é uma coisa, já a cerimônia no A12 é outra, e será para comemorar os primeiros 20 mil barris produzidos em Tupi, em abril. É que li uma outra matéria onde essa diferença temporal está mais clara. Enfim, deve dar tempo de consertar o eixo do A12 e, quem sabe, uns A4 de motores revisados fazerem umas passagens baixas. Pra toque e arremetida, é claro, vai ter fazer uma extensa faina… Read more »