Marinha fornece combustível para a BR
Por Merval Pereira
O depósito de Combustíveis da Marinha no Rio está fornecendo combustível para a BR Distribuidora, a fim de contribuir para o funcionamento do aeroporto Santos Dumont.
Com a crise, a lógica da cadeia logística se inverteu.
FONTE: O Globo
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O Brasil é um lugar que sempre está a desafiar a lógica.
Pq só o Santos Dumont
Fabio, uma possibilidade (apenas hipótese) é que o Santos Dumont esteja com mais escassez do que o aeroporto vizinho ao Depósito de Combustíveis da Marinha, o Tom Jobim (Galeão).
Mas se sua pergunta for em relação a aeroportos de outras localidades, creio que não seria possível devido à dificuldade de transporte devido à greve, que é justamente o que causa a escassez – combustível armazenado pelo Brasil não falta, o que falta é transporte. Ou seja, o que é possível a Marinha ajudar está na Baía de Guanabara, onde está seu depósito.
Nao sabia que a MB tinha tanto combustível de aviação estocado.
Provavelmente o Galeão é abastecido por duto, como o aeroporto de Guarulhos.
O aeroporto do Galeão é abastecido por oleodutos desde 1977. Guarulhos posteriormente, em 1985, também teve o mesmo sistema implementado.
Entao muito provavelmente o depósito de combustíveis da Marinha seja abastecido pelo mesmo oleoduto, logo o fornecimento ao Santos Dumont é só uma questão de logística.
Isso está errado. Já passou do momento da marinha deixar de ser subserviente.
E eles vão fazer o que ? Dizer não é criar uma crise dentro da crise ?
Esse apoio geral à greve me lembra a população fechando supermercados durante o Plano Cruzado. Transformaram o supermercado e o pecuarista em vilão, do mesmo modo que tentam fazer com a Petrobrás. A Petrobrás é quem menos culpa tem nisso aí.
Ingenuidade crer que tal paralisação é apenas pelo custo do diesel. Chester Nimitz escreveu que a guerra no Pacífico foi vencida por uma formidável cadeia logística. Uma nação também depende da logística interna pra existir como um grupamento humano apto a lutar e se defender. Uma nação partida e estrangulada não é senão um convite pra conquistadores exteriores, quer venham como investidores, exercito de ocupação ou massa imigrante.
Mais de 50% de todos os Oficiais Generais não estão satisfeitos com as atitudes do atual Governo, e os outros que se encontram na “neutralidade” já não estão conseguindo segurar os “ímpetos” dos demais. A nós infelizmente nos cabe esperar o desenrolar deste “problemão” que o atual Governo arrumou com a população (já nem se fala nos pobres coitados Caminhoneiros e sim do povo Brasileiro). Só espero que o desfecho de toda essa situação em que se encontra o País/Governo e População se dissolva o mais breve possível pois as coisas podem a piorar em todos os sentidos, sem exceção… Read more »
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Propaganda política? Onde é que eu fiz propaganda política, cara? Quer dizer que se não bate com sua ideologia ou visão de mundo, vocês censuram classificando como “propaganda política”? Massa!
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COMENTÁRIO EDITADO. SEU COMENTÁRIO EM QUESTÃO FOI APAGADO POR PASSAR DOS LIMITES ACEITÁVEIS DA DISCUSSÃO POLÍTICA E PASSAR A USAR O ESPAÇO COMO PALANQUE. NÃO IMPORTA A IDEOLOGIA, OUTRO COMENTARISTA EM VIÉS OPOSTO QUE USOU O ESPAÇO PARA PREGAR INTERVENÇÃO MILITAR TAMBÉM TEVE O COMENTÁRIO APAGADO E FOI ADVERTIDO COMO VOCÊ.
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quebrar a vibe! kkkk só falta um reage do Bob Marley,
Estamos correndo um grande perigo dos imigrantes venezuelanos vierem a pé de Roraima ao sul do país….ou quem sabe da XP ou os chineses…
Sim. A crise, a paralisação, a confusão, as filas, tudo consequência do preço do diesel nas bombas. Foram mais de duzentos reajustes em dois anos. Quem suporta isso? 5 reajustes dentro de um único mês. Como uma transportadora ou um caminhoneiro pode fazer conta sem saber quanto custará o combustível no meio e no final da viagem? A cadeia logística brasileira não tem problema. Ou não tem graves problemas. Funciona. O que não funciona ê a inteligência dos governos. A Colômbia foi aceita na OCDE (o Brasil ainda tenta) e na OTAN. Foi aceita porque reformou políticas públicas, práticas de… Read more »
Militares ao longo da história sempre fazem parte da solução (dos problemas criados ou importados). Se um hipotético ministério da logística e infraestrutura estivesse mobiliado com engenheiros e estrategistas militares, hoje teríamos um melhor mix modal, explorando não só a navegação fluvial e de cabotagem para grandes cargas, como também recomporíamos a malha ferroviária depauperada pelo presidente bossa nova e finalmente aniquilada por FHC. Nossa única fábrica de trilhos (CSN) não os fabrica desde 1996, preferindo o governo a importar dos “camaradas” chineses. Não estaríamos hoje tão dependente também dos combustíveis fósseis, uma vez que somos líderes mundiais em biocombustíveis… Read more »
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Não precisa entrar em teorias mirabolantes, meus caros! O motivo do nosso problema é simples: 54% dos combustíveis são apenas IMPOSTOS! Mesmo com as oscilações do mercado, nada justificaria o preço atual. É preciso baixar a carga tributária urgentemente, além de acabar com o monopólio da Petrobras.
Verdade. O problema é como fazer isso. A Petrobrás em vez de soluça virou problema, tem uma dívida de quase 500bi e não gera lucros há 5 anos. O barril do petróleo subiu, o dólar subiu, o custo da dívida da empresa subiu…a empresa tem conta a pagar, assim como tesouro nacional. Os últimos 20 o Brasil desarrumou a política fiscal e em 2018 teremos um rombo de 150bi no orçamento corrente, ano passado 120bi. Gastamos muito mais do que arrecadados e a dívida pública explodiu nas mãos do PT. Retirar impostos nesse momento agrava a política fiscal e piora… Read more »
Como é que é? A divida explodiu no governo do PT? 20 anos atrás o presidente era o sociólogo! Foi ele que armou esta bomba que o PT, por covardia, não desativou. E as reservas cambiais? Isto não conta? Veja os gráficos. Basta procurar na internet. Vai dizer que a culpa é do aumento do tamanho do estado? _________________ __________________ O problema não é o serviço publico, a previdência, corrupção ou saúde e sim a divida interna, com o estado refinanciando-a com juros absurdos, impostos por estes bancos sem-vergonhas que faturam com taxas de crescimento acima de dois dígitos percentuais… Read more »
Jurandir: A dívida pública líquida em 2003 era de R$ 650 bi, hoje é de R$ 3,8 tri. Para piorar, a dívida bruta também aumentou e chega na casa dos R$ 5 tri. Quanto ao juros você tem razão, mas é porque simplesmente não o pagamos, simplesmente vamos rolando a divida, por isso mesmo está na casa dos R$ 5 tri. E o problema do refino é que é mais barato a Petrobras exportar e depois importar que fazer o refino aqui. Nosso petróleo é muito grosso e por isso mesmo caro de refinar. A Abreu e Lima tornou-se um… Read more »
Isto não se sustenta em dados empíricos. Esta questão de petróleo “fino”, “grosso”, “bom” ou “ruim” é desculpa. O que você gasta é mais energia para destila-lo. Este gasto a mais é diluído pelos benefícios indiretos que a cadeia produtiva gera. Não faz nenhum sentido financeiro ou estratégico uma dependência energia com outro pais. Perai? 5 para 25 bi só se justificaria em uma mudança na planta após o inicio da construção, pq se escolheu não usar mais este ou aquele petróleo. Essa justificativa não desce. A capacidade de refino foi diminuída de forma proposital pelo senhor Parente e subsistida… Read more »
Com certeza Ivan!! Estamos quebrados, muitos ainda não perceberam isto. O Brasil é caro, burocrático e ineficiente. Infelizmente, até dentro das Forças Armadas temos exemplos de má gestão de recursos…. 🙁
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Forte abraço a todos
disse tudo!
A alíquota do ICMS no Estado do Rio de Janeiro sobre a gasolina é de 34% !
Em SP, o ICMS é de mais de 36% e vai aumentar. Precisamos de um Estado mais enxuto, com uma tributação mais justa e melhor administração na aplicação destes recursos.
http://www.fecombustiveis.org.br/clipping/carga-tributaria-sobe-em-sp-mesmo-com-queda-da-cide-dos-combustiveis/
A MB forneceu diesel para os caminhões tanque da BR transportarem querosene de aviação do Galeão, que é suprido por duto, para o Santos Dumont.
Essa sua informação é mais lógica do que a da matéria. Se o Galeão tem duto, o normal é que o Santos Dumont seja abastecido pelo Galeão, não pela Marinha.
De fato. Faz mais sentido.
Ivan bc não creio que o problema seja a falta de dinheiro do governo , para diminuir os impostos nos combustíveis e acabar com esta crise pois: Em 2017 foram arrecadados1.343 trilhões de reais segundo os dados oficiais e mais de 2 trilhões de reais segundo a Associação Comercial de São Paulo. O problema desse dinheiro nao ser usado nem pra tirar de um caos,como este, são velhos conhecidos: eterno pagamento de dívidas junto aos banqueiros estrangeiros e nacionais, ma gestão, roubo e favorecimento de alguns setores. Diminuir imposto pode a princípio diminuir a arrecadação, mas o consequente aumento do… Read more »
O problema é que não pagamos os juros, simplesmente vamos rolando a dívida, por isso não para de aumentar.
Nas contas públicas aparece a rubrica “juros”, mas é apenas um lançamento contábil.
Rolar uma dívida significa pagar os juros. A dívida vai vencendo, não tenho como pagar a ou as parcelas da dívida e empurro pagando somente os juros. Isso aumenta a dívida. Em 2030, 90% do PIB estarão comprometidos com a dívida pública.
Avião é luxo. Deveria ficar para as forças armadas e o policias.
Oi ?!
Um país do tamanho de um continente, 220 milhões de pessoas e apenas uma empresa pode refinar petróleo, ainda por cima “semi estatal”. Por que não abrir o mercado?
Por que 5 bancos?
por quê 3 empresas aéreas?
por que 4 de telecomunicações?
por que 2 grandes de midia?
Vivemos em um socialismo disfarçado.
Jagder, esse galera aí, normalmente, é “amiguinha do governo” e usa essa influência (inclusive doando dinheiro para campanhas políticas) para criar excesso de regras e restrições nos mercados, desencorajando a criação de novas empresas concorrentes.
As pessoas em média tem medo da palavra ‘crise’ e agem como crianças mimadas quando se deparam com uma. Penso que a paralização deveria também abranger outros setores exigir ,entre outros , uma nova constituição com no máximo 20 artigos. Sem nova constituinte seremos sempre como cachorro correndo atrás do próprio rabo.
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Por que 5 bancos? Porque os outros que haviam faliram exceto o Mercantil de SP que foi vendido por excesso de liquidez. Tinha grana demais. Por que 3 empresas aéreas? Porque as outras (Varig, Vasp, Transbrasil) tantas que haviam faliram. Por que 4 de telecom? Porque 4 já é demais. A Oi falida não encontra compradores, a Claro é um gigante latino, a Telefônica uma das maiores europeias e a Tim mal se sustenta. O setor de telecomunicações se resumiu a revendas de internet. Quem compra smartphone usa aplicativo. Quem ainda usa plano de telefonia? Por que 1 ou 2… Read more »
Bravo!!
Que mentira, só tonto acredita numa história dessas, a Marinha não têm nem comida, quanto mais combustível estocado.
Quinta-feira mesmo foi licença fome em.muitas OMs.
Preço do diesel nos EUA: US$ 3,27/usgl = R$ 3,15/litro
Preço do diesel no Brasil: R$ 3,59/litro … hoje, em função do dólar, R$ 3,78/litro
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Este ano o diesel nos EUA subiu 13% contra 6% no Brasil.
Nos últimos dois anos, nos EUA, o diesel subiu 30% contra 14% no Brasil.
O preço da gasolina também se manteve nesses parâmetros, só que aqui bem mais caro por conta de impostos.
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Fonte: Valor; EIA.
Vivemos de impostos. Do PIB, o que se aproveita são os impostos que entram no caixa do governo. Quanto representa na renda do americano a conta de R$3,15 o litro? Encher o tanque com gasolina custa R$200,00. 25% de um salário no Brasil. Encher o tanque de um carro nos EUA quanto representa do salário americano de US$7,25 a hora? Todo lugar tem imposto. Aqui tem muito. Imposto deixa o consumo caro demais. Mas o etanol, o biodiesel, o pré-sal não iam resolver esses problemas? A conta que os governos deveriam fazer é quanto mais o brasileiro suporta pagar para… Read more »
O problema então não sei o valor do diesel, mas o fato de o brasileiro ganhar mal.
Se o problema é o salário baixo do brasileiro então todos deveriam fazer greve. Sem exceção.
A Marinha tem combustível para abastecer o que for preciso por vários dias sim…..O Deposito de Combustíveis, na Ilha do Governador está preparado para isso. Os comentários saem do foco da matéria, estamos numa época de tensão, em que podemos escrever “sorvete” e a maioria vem aqui e vai tecer comentários sobre “luta de boxe”…..
A origem dessa gritaria toda contra o preço do diesel:
Cerca de um ano atrás um motorista de caminhão tanque com uma Nota Fiscal da Petrobras, de venda à Bolívia de diesel, revoltou-se. O preço à época e que constava na dita NF era de R$0,80/litro. E a coisa toda se espalhou pelo Brasil. R$ 0,80 na Bolívia e vendido por nós contra R$3,00 aqui.
O problema é que a Petrobras vende o óleo diesel no Brasil pelos mesmos R$0,80. O restante do preço que chega à bomba é transporte, impostos, ganho do posto.
Ai, ai, ai…
Os petroleiros decidiram entrar em greve.
Pauta: Fora Pedro Parente.
Margem de posto é 1,5%. Posto fatura muito mas deixa pouco. Precisa vender conveniência, acessórios, aditivos, serviços, carvão, água. O Parente cumpre a mesma rotina do antecessor Bendine que segue preso. Faz bicos. Comparece ao local de trabalho duas ou três vezes por semana. Os outros dias trabalhava na Bovespa B3. Foi consultado para presidir o Conselho da BRF. É um executivo do mercado. Um pouco aqui e ali. Quer levar a BRF e a Petrobras. E jogar golfe. Os petroleiros olham para dentro e enxergam uma empresa altamente endividada. Olham para cima e enxergam CEOs que trabalham meio período,… Read more »
Margem de lucro de posto é 8%.
O resto nem vou comentar.
Se encontra margem de posto = 8% compra 10. 8% não é margem nem de indústria. Veja ou leia as postagens do Poder Naval. Margem de indústria de mecânica pesada como a construção naval é 5%.
8% é margem de varejo como supermercados. Margem não é lucro nem ganho. Margem é a diferença entre preço de venda e custo. É o que fica no caixa.
Margem não é markup. Não se trata do ganho na marcação dos preços de custo e de venda. Margem pode ser bruta ou líquida.
Mas se conhece posto com margem de 8% compra 10.
O Brasil está no rotativo do cartão de crédito, virou bola de neve, até o final do ano ele dá o calote. Eh só passar a eleição.
??
Culpado da crise: Pedro Parente. Explico. Esse cidadão na época em que foi ministro da casa civil na era FHC, ficou conhecido como “Ministro do Apagão” (fonte: wikipedia). Sua atual missão é privatizar a Petrobrás. Para isso está se valendo da mesma tática utilizada na privatização das teles, ou seja: elevar ao máximo os preços enquanto a empresa ainda é “estatal”, para que além da opinião pública ficar a favor da privatização, de sobra ainda “entrega” a empresa com preços majorados dos seus produtos, para que o consumidor não sinta os efeitos nocivos do que em terras brasilis é chamado… Read more »
Culpa da crise. Nós outros. Nós e os outros.
Artigo 149 da Constituição. E tome CIDE. Parente é um executivo de mercado. Faz o que está sendo pago para fazer: melhorar os resultados da Petrobras. Trabalha 2 ou 3 dias por semana, almoça com políticos e joga golfe.
Os royalties do pré-sal vão pagar a conta. Como sempre.
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COMENTÁRIO APAGADO. DISCUSSÃO DESCAMBOU PARA A BRIGA POLÍTICA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
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No Brasil se uma ptência atacar,bombardeando as refinarias,põe o Brasil a lacalte,simples assim,e olhem que deveria ter um grupamento de artilharia próxima a cada refinaria.Isto deveria ser pensado pelas forças armadas,os estoques Brasileiros é pouco é de fácil localização.
Os postos tem colocado R$ 0,30 encima do preço recebido no diesel. 0,30 / 3,78 = 8%.
Markup do combustível. Pega a nota e marca 8% para vender. Não é tabelado. Cada posto faz seu preço de venda. A ANP fiscaliza o combustível, não o preço de venda.
Margem do negócio e quanto ficou no caixa. Comprei, vendi, apurei margem bruta. Comprei, vendi, paguei os custos, apurei margem líquida. Se a margem líquida se mantiver positiva indica que no final do período contábil (12 meses) poderá haver lucro.
Posto não deixa mais de 1,5%. É um negócio de risco alto.