PHM Atlântico - Foto: Tenente Tássia Navarro/ Centro de Comunicação Social da Marinha
PHM Atlântico – Foto: Tenente Tássia Navarro/ Centro de Comunicação Social da Marinha

Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”

ORDEM DO DIA Nº 2/2018

Assunto: Mostra de Armamento do Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”

Em cumprimento ao disposto na Portaria nº 190, de 27 de junho de 2018, do Comandante da Marinha, e de acordo com o preconizado na Ordenança Geral para o Serviço da Armada, realizasse, na presente data, na Base Naval de Sua Majestade, em Devonport, na cidade de Plymouth – UK, a Mostra de Armamento do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”.

A Mostra de Armamento, cerimônia repleta de tradições navais, indica o início da singradura do PHM Atlântico, na Marinha do Brasil. Os dados relevantes e de interesse da vida de bordo passam a ser registrados no “Livro do Navio” e, a partir da cerimônia de hasteamento da bandeira do Brasil, o futuro capitânia da Esquadra estará pronto para representar, em plenitude, a Soberania Nacional.

A alma do navio, iniciada por excelsos marinheiros britânicos, passa ser constituída pela interação dos marinheiros brasileiros, com os imensos espaços oceânicos do Cruzeiro do Sul e onde estão os pilares da sobrevivência e prosperidade da nossa Pátria.

O PHM “Atlântico”, HMS “Ocean”, na Marinha Real Britânica, foi construído em meados dos anos 90 pela Kvaerner Govan e pela VSEL em Barrow-in-Furness. Comissionado em setembro de 1998, operou a partir da Base Naval de Devonport, em Plymouth.

No seu histórico de serviço, constam operações navais em apoio a ações humanitárias no Kosovo e na América Central. No ano 2000, participou da Operação Palliser, na Serra Leoa. Logo em seguida, operou no Oriente Médio, no grupo de combate do HMS Illustrious na Guerra do Iraque. Em 2009, foi deslocado para a Ásia, novamente em operações navais e apoio a ações humanitárias. Em 2011, participou da Operação Unified Protector, na Líbia. No ano seguinte, retornou à Inglaterra para reformas e, posteriormente, participou de operações navais, no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Em 2017, participou da operação Ruman, por meio de operações navais em apoio a ações humanitárias nas ilhas do Caribe, afetadas pelo furacão Irma.

O nome Atlântico remete a saga das Grandes Navegações, que proporcionaram, entre outros notáveis feitos da Escola de Sagres, o descobrimento do Brasil. Adicionalmente, atesta a relevância desse espaço oceânico na conformação da nação brasileira, em todos os períodos de sua história.

No colonial, como cenário de combates navais, onde o vitorioso estandarte português permitiu a manutenção da integridade de um território continental. Tem destaque, nessa época, o Combate de Guaxenduba, em 1614, o combate naval de Abrolhos, em 1631, e a Ação Naval da Baía de Todos os Santos, em 1635; além, de inúmeros combates à corsários.

Durante o Império, sendo o espaço onde as forças navais brasileiras, atuando ao norte e sul, desde o Oiapoque ao Chuí, constituíram fator decisivo na consolidação da independência e dos atuais limites do Brasil; como também, permitiu acesso às bacias hidrográficas, que contribuíram para o estabelecimento das fronteiras a oeste, sudoeste e noroeste. Na guerra da Independência, ocorre o nascimento e o batismo de fogo da Esquadra Brasileira.

Na República, como Teatro de Operações da 1ª Guerra Mundial, com as operações navais conduzidas entre Gibraltar, costa oeste da África e a do Brasil, por meio da Divisão Naval de Operações de Guerra – DNOG. Na 2ª Guerra Mundial, durante a Batalha do Atlântico, coube à MB, mesmo antes da declaração de guerra do Brasil, contribuir com o esforço de guerra aliado, por meio de patrulhas no Atlântico Sul protegendo os comboios de navios mercantes, entre o Mar do Caribe e o litoral Sul do Brasil; assim como, em busca e salvamento, em apoio a pilotos aliados, que operavam na África do Norte.

No presente, o Oceano Atlântico permanece como preponderante para a segurança e desenvolvimento nacional; por meio de suas linhas de comunicações marítimas, ampliando o atendimento dos justos anseios da sociedade brasileira; e aponta um futuro onde será, ainda mais, vital para o Brasil.

Assim, devemos ressaltar sua continuada importância política, estratégica e econômica, por onde trafegam 95% do comércio exterior brasileiro, são extraídos 91% do petróleo e 73% do gás natural produzidos pelo Brasil e estão localizados cabos submarinos, meio de transmissão da maior parte de dados, primordiais para as nossas comunicações.

O Oceano Atlântico, além de rico em biodiversidade, contribui de forma significativa na regulação do clima, processamento de nutrientes por meio de ciclos naturais, e contempla ampla gama de serviços, reservas minerais e de alimentos, que beneficiam grande parcela da nossa população. Também constatamos uma elevada dinâmica de aplicação da tecnologia, a consolidação e o aparecimento de conceitos oceanopolíticos e amplo elenco de oportunidades para o aproveitamento dos recursos naturais no ambiente marinho.

Dessa maneira, essa Mostra de Armamento alcança relevante marco na nossa história, por envolver o primeiro navio, a ostentar na popa uma denominação que nos remete, tanto a um passado de bravura e de superação, como a um presente e futuro repleto de desafios, onde estão os destinos do Brasil.

Ao Comandante, Oficiais e Praças do PHM “Atlântico”, expresso votos de felicidades e de pleno êxito em sua missão. Os senhores terão a honra de liderar a criação, consolidação e serão o plano mestre para preservação da alma marinheira deste navio. Tenham orgulho desse valioso patrimônio, que lhes é confiado pela nossa Pátria.

PHM “Atlântico”, bem-vindo à Marinha invicta de Tamandaré. A Marinha do Brasil!

Que Deus o acompanhe e proteja os valorosos marinheiros da sua tripulação!

Bons Ventos e Mares Tranquilos!

ILQUES BARBOSA JUNIOR
Almirante de Esquadra
Chefe do Estado-Maior da Armada

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus Fonseca

Realmente, o nome designado para o navio tem um valor simbólico, histórico e nacional muito grande, será um verdadeiro orgulho para a esquadra ! Espero um dia ver o PHM Atlântico na costa potiguar, sem dúvidas a melhor aquisição da MB durante décadas. Seja bem vindo A140 !

Andrew Martins

Tem ‘valor simbólico, histórico e nacional muito grande’ até onde eu sei (Me Corrija se estiver errado) esse nome nunca foi usado pela marinha, não tem valor nenhum até então, ele vai passar até em um futuro.

USS Montana

Houve um navio logístico chamado Atlântico Sul, mas nem chegou a ser efetivado na frota.

http://www.naval.com.br/ngb/A/A114/A114.htm

Marcos Paulo

Lógico que tem valor…ninguém disse que teria pertencido a qualquer vaso anterior, mas o significado na história e geografia do Brasil. Critica pela critica…

Matheus Fonseca

Marcos Paulo,

Exatamente ,refiro-me ao significado histórico e geográfico do Brasil. Obrigado por esclarecer isto.

zanzan_pampa

Quase choro assistindo essa cerimônia.

marujo pra sempre

Me deixou de olhos marejados, esse hino vai me arrepiar para sempre.
A gente sai da marinha mas a marinha nunca sairá de nos.
Viva a marinha de guerra.

Marcelo Zhanshi

“PHM “Atlântico”, bem-vindo à Marinha invicta de Tamandaré. A Marinha do Brasil!”

Rapaz!!!! Frase de arrepiar!!!

Burgos

Bons ventos e mares tranquilos ao PHM Atlântico !!!
Que venha o Wave !!
As aquisições tampões (Escoltas) !!!
E as Tamamdarés também !!!

MARCOV

Ordem do Dia irretocável!

Hino que sempre me emociona e faz reacender o meu patriotismo que algumas vezes me parece adormecido com os anos difíceis.

Seja bem-vindo ao nosso país!

Thiago

A MB abrindo caminhos , sempre uma passo a frente, apontando a direção e preparando-se para os futuros desafios. Orgulho da Nação. Parabéns a Marinha do Brasil.

Osvaldo Marcilio Junior

Maravilhoso, bela aquisição “Linda Belonave”, parabéns á minha querida Marinha do Brasil e que DEUS proteja a sua tripulação de volta aos mares do BRASIL…ADSUMUS!!!

Joao Moita Jr

E, bichão bonito!!! A camuflagem também deu show de bola. Que marque o começo de uma nova era na MB.
Uma pergunta; Os de uniformes vermelhos, são fuzileiros?

André FN

Sim Sim…São Fuzileiros.

Leo Rezende

Camuflagem?? Sombras!

Luiz Alberto Santos

Bons ventos; mares tranquilos. Na paz ou na guerra a garantia da integridade da nossa Nação, tão vilipendiado por maus políticos ultimamente.
Bem vindo ATLÂNTICO!

Fernando Ferraz

Parabéns ao Comandante do PHM Atlântico e a toda a sua garbosa tripulação, de oficiais a marinheiros. Orgulhem-se por esta honra que ora lhes é conferida! Ao navio e a todos os seus tripulantes, os melhores votos de muito sucesso, conquistas e alegrias nesta nova fase de nossa marinha! Deus abençoe a todos vocês e a este navio cujo novo nome não poderia ter sido mais bonito e representativo! Bem-vindo PHM Alântico, nosso mais novo membro da esquadra brasileira!

Top Gun Sea

Acho que todos os envolvidos diretos e indiretamente estão de parabéns. Isso inclui desde os primeiros boatos que iniciou se em 2010 até a aquisição de fato em 2018. Um namoro de 8 anos que resultou se nesse casamento. Parabéns também ao poder naval que de forma democrática e com uma gama de informações nos deu a oportunidade de opinar positivamente ou negativamente sobre essa grandiosa e perfeita aquisição, tão perfeita que até o nome desse poderoso navio ” Atlântico” ficou a altura do seu antigo nome de batismo “Ocean” ou seja, dando continuidade do que foi a embarcação –… Read more »

Dan01

Acho essa cançao muito bonita, talvez uma das mais bonitas das forças armadas.

Edson Parro

Canção do Marinheiro – Cisne Branco

Mesmo com uma banda de marinheiros ingleses, é muito emocionante.
É linda.
Bons Ventos e Mares Tranquilos!

Pablo

“É errando que se aprende”
Do São Paulo ao o Atlântico
Nunca um ditado fez tanto sentido!

USS Montana

Agora sim tá com cara de navio, faltavam as âncoras. É como disseram acima, é de marejar os olhos ver todo o processo de transferência dele pra MB, parabéns ao pessoal do site pela cobertura, até que enfim teremos uma nau capitânia de respeito, não aquela sucata do São Paulo, deveríamos devolver aos franceses e cobrar de quem o comprou.

Antonio Palhares

A minha querida Marinha de Guerra me deixou emocionado.
Uma vez na marinha, sempre na Marinha.
Com todo amor e devoção ao nosso querido Brasil.
Este navio será muito importante para nosso país.

USS Montana

Acho que meu comentário ficou retido, enfim, parabéns ao Poder Naval pela cobertura da entrega do Atlântico a MB, agora deveriamos devolver o São Paulo à França e cobrar os US$ 12 milhões de volta de quem o comprou em 1998.

USS Montana

Não vejo a hora dele chegar ao RJ pra fotografá lo. ???

Nunes-Neto

Que me perdoem os pernanbucanos, mas atlântico é um nome lindo e imponente, ficou perfeito, o Brasão ficou top, mais eu colocava um tridente atravessando do sul ao norte, representando a principal área de atuação PHM!

carvalho2008

Não é o navio que desejava….mas é o mais proximo dele…. Foi otimo negocio e oportunidade. As materias do Poder naval estão de parabéns ajudam muito a todos a abrirem os olhos do que se pode ou do que deveria ser feito. O Ocean é um exemplo de que aplicações simples de especificação, permitem um casco eficiente e operacional de baixo custo. Motorzão simples e de alta durabilidade….economico. O caminho é por ai e a abordagem deveria ser aplicada a outras categorias de navios, cada qual com sua modelagem a sua função… Navio bom, é navio que navega…. Mil e… Read more »

Nilo Rodarte

Essa cerimônia com esse hino é mesmo de arrepiar. E isso para mim que sou civil. Imagina para esses marinheiros que estão embarcando nessa belonave. Que o PHM Atlântico tenha uma bela história em nossas águas.

Pablo

A banda é da Marinha Real?

Luiz Floriano Alves

É mesmo de arripiar. Tragam junto essa banda britanica. O Atlantico vai desfraldar a nossa bandeira com o orgulho de ser um grande barco de guerra. Seus helicópteros possuirão armas que darão os devidos “dentes” a esse gigante dos mares. Não vejo a hora de ele atracar no Brasil.

Tiago Monteiro

Uma ótima aquisição que nos enche de orgulho. É uma grande honra fazer parte da Marinha de Guerra brasileira – a invicta Armada de Barroso e Tamandaré. Mal posso esperar para ver o PHM Atlântico chegar à Guanabara.

Paulo Maffi

Escutem o que vou dizer: BAE levará a CCT e, conjuntamente, o pacote envolverá algumas Type 23, o Bulwalk ou Albion e ainda o Wave! O histórico da MB com meios britânicos e possibilidade de uma parceria estratégica para a renovação de nossos meios de superfície no médio/longo prazo, fará com que eles se empenhem em nos conquistar, inclusive oferecendo soluções tampão para o curto prazo!

Tadros

Essa canção Cisne Branco faz aflorar em nós o espirito da pátria e o orgulho de brasilidade. Sem dúvida o hino mais lindo entre as forças armadas. Brasil, ame-o ou deixe-o. Simples assim.