Acompanhe o Desfile Naval da chegada do PHM Atlântico
Nosso editor Guilherme Poggio, a bordo do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia desde ontem, está enviando imagens em tempo real do Desfile Naval pela orla carioca em homenagem à chegada do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico – A140.
Compõem o desfile os seguintes navios: PHM Atlântico, NDM Bahia, fragata União (F45), fragata Greenhalgh (F46), corveta Julio de Noronha (V32), Navio Patrulha Oceânico Amazonas (P120), Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) Vital de Oliveira (H39) e o submarino Tupi (S30).
As seguintes autoridades estão presentes a bordo do NDM Bahia: vice-almirante (FN) Zuccaro – comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, contra-almirante Alan – comandante da Força de Submarinos, contra-almirante Nôga – comandante da Força Aeronaval, contra-almirante Augusto – subchefe de organização do Comando de Operações Navais, contra-almirante Colmenero – comandante da 1ª Divisão da Esquadra, contra-almirante Cozzolino – comandante da 2ª Divisão da Esquadra e contra-almirante Dantas, chefe do Estado-Maior da Esquadra.
Clique nas fotos da galeria para ampliar:
ATUALIZAÇÃO DAS 13H20
Nosso editor Guilhermo Poggio está no cais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro aguardando a atracação do PHM Atlântico.
Familiares dos tripulantes estão ansiosos para poder rever os militares que estão longe há meses.
Clique nas fotos da galeria para ampliar:
O PHM Atlântico atracou no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro às 13h49.
A Júlio de Noronha voltou ao setor operativo?
Acho que de volta ao “setor operativo” ainda não…mas…para um desfile está bom demais. Muitos navios da US Navy, inclusive, mesmo não estando certificados para missões,
fazem visitas a portos dentro do próprio país.
Obrigado, é maravilhoso, dia de júbilo para MB, num dia especial.
Que maravilha rapaiz!
Poggio, pelas fotos entendi que a ala aerea abordo esta composta de 2 Super Cougar, 2 sea hawks e 2 jet ranger?
Confirma pra a gente.
sim é isso mesmo!!
Hoje além da chegada do Atlântico, temos a.volta da corveta Júlio de Noronha, dia de GLÓRIA para a MB.
Caramba, a chegada do Atlântico faz até defunto levantar! Bem vinda de volta, Júlio de Noronha, Bem vindo Atlântico!
Que privilégio….. o que eu não daria para estar à bordo de uma dessas embarcações; menos do Tupi, sub não dá kkk, baita claustrofobia
Bem vindo Atlântico! Belas imagens!
Pergunta de super leigo: O que são e para que servem aqueles “tambores” nas laterais dos navios? Especificamente na quarta foto de baixo pra cima.
São balsas salva-vidas.
Valeu Galante! Vez ou outra farei perguntas toscas não levem a mal rsrsrs. Parabéns pela cobertura deste evento e pela trilogia espetacular.
Disponha Diego, estamos aqui pra isso. Grande abraço!
Um amigo pensou que estes “tambores”, em uma foto de um navio da US Navy , fossem “cargas de profundidade”…e não foi fácil convence-lo do contrário.
No seriado The Last Ship em um episódio eles utilizam um objeto parecido como carga de profundidade mesmo, por isso fiquei curioso, pensei que seria perigoso demais levar explosivos assim tão expostos.
Estas são cargas de profundidade, não tem como ficarem protegidas,
. http://www.histarmar.com.ar/ArchivoFotosGral/Archivo%20Ripoll/cargas2.jpg
Um representante de cada “geração” com 4 ou mais integrantes: 1 Niterói, 1 T-22, 1 Inhaúma, 1 Tupi.
Em que pese existirem hoje apenas 2 integrantes cada das classes T-22 e “Inhaúma”,
mas, sim, se você considerou originalmente, ambas as classes tiveram 4 unidades no
passado.
Sem palavras para descrever o momento ! Obs: Aqui no RS estou emocionado ! Imagina quem está perto !
Bem vindo Atlântico! Belas imagens!
Desde que chegou o Atlântico o Bahia foi deixado de lado, pobre do Bahia hehehe
Ledo engano, Camilo. O NDM Bahia vai operar em conjunto com o PHM Atlântico. O Bahia é um LPD (Landing Platform/Dock), o Atlântico é um LPH (Landing Platform Helicopter), os dois são complementares.
Eu planejei fazer um bate-volta ao RJ hoje para assistir a parada naval, sairia daqui de Americana +/- 5 horas, chegaria ao Rio por volta das 10 horas, direto para o aterro do Flamengo, depois almoçaria e voltaria. Mas o mau tempo aqui, nesta madrugada, me fez mudar de ideia.
O navio já está sendo utilizado para a função para a qual foi adquirido: desfile naval na Baía de Guanabara.
Comentário extremamente infeliz.
Perdeu uma ótima oportunidade de ficar quieto…
Marcos10,
Ridículo o seu “comentário”
Vê-se que a sua idade mental deve ser de 10 anos e sua apreciação política de uma ameba moluscula. A sua falta de respeito e ignorância pela tradições navais e militares é de me deixar com o estomago embrulhado.
ok, agora volta pro video game e joga bastante antes que tua mãe chegue!
Super feliz de conseguir ver tudo da varanda do meu ap qnd os navios passavam pela praia da reserva na Barra. Grande momento para a marinha!
Amigos, acompanhei grande parte do desfile da pista do Santos Dumont: vi o NDM Bahia, a Fragata Greenhalg, o Amazonas e o Vital de Oliveira. O Atlântico vi ao longe, quando ele estava passando próximo ao Pão de Açúcar. Para minha infelicidade ele atracou atrás da Escola Naval, e lá ficou. De onde eu estava só dava pra ver o radar girando…
rs
Mas ainda vou vê-lo passar bastante por lá!
Ah, e consegui filmar 2 Super Cougar pousando lá na pista.
Parabéns, Marinha do Brasil!
É de arrepiar!! Parabéns MB!
Galante, por favor informe: consta que o Atlântico, além de 4 LCVP MK5B, possui 2 Seaboat ( pacífico 22MK2), sabe se permanece ou foi retirado.
Pelas fotos de hoje, você pode verificar que as embarcações permanecem.
Parabéns ao Poder Naval, parabéns ao Poggio, parabéns à MB pela bela aquisição! Vida longa ao PHM A-140 Atlântico, nova capitânea da esquadra brasiliera.
Realmente1 De arrepiar…ainda mais com a musiquinha. Com a chegada dos novos submarinos e talvez aquisições (tampões) de fragatas , certamente será o maior poder naval da america latina.
o brasil sempre foi, é e será o maior poder naval da região
Belo desfile, gostei! Parabéns, Poggio. Depois diga a sua impressão sobre os navios.
Brazil forte novamente.
Para fechar com chave de ouro, seria muito interessante pelo menos 8 super cobras neste convés. Vamos torcer.
Pela altura de onde as fotos foram tiradas, presumo que é do Bahia.
Muito orgulhoso da nossa MB agora são dois navios de peso no Atlântico Sul Bahia e Atlântico juntos são toneladas de diplomacia defendendo nossa nação, que venha o Riachuelo com seus irmãos gêmeos e que 2019 tenhamos boms marés e grandes notícias ,parabéns a vcs por toda cobertura a mar de informações.
A maior costa brasileira banhada pelo Atlântico é a da Bahia, e essa relação tão extensa e tão estreita é uma perfeita imagem geográfica do que ocorrerá entre os homônimos da Marinha . . .
Seja muito bem vindo para nossa querida Marinha. Um grande navio que esta em plenas condições.Muito orgulho.
Muito bom! Bem vindo Atlântico!
Vou conhecê-lo em breve , com fé em Deus ??
PHM A-140 ⚓?? T-KILO
Super feliz pela conquista da MB.
Realmente é emocionante presenciar esse feito nem q seja por fotos.
Dessa vez fez a escolha certa.
Agora só falta comprar um helicóptero de ataque como Ah1 super cobra q foi ofertado pelos EUA ao Brasil.
Ai esse brinquedo vai ficar completo??????
Galante você viu o ndcc Mattoso Maia ja com nova pintura? sua volta esta perto.
Sim, sabia que você iria gostar da foto. 🙂
Da pra perceber a diferença entre a pintura do Atlantico com o Bahia. A MB esta adotando um cinza mais escuro agora e por isso o NDCC Mattoso Maia esta com nova pintura?
Att,
Ola Vitor. Li um comentário de um colega dizendo que o A140 não foi repintado, porque ficaria muito caro. Pelo que entendi, ele mantém a cor original da RN. Faz sentido, mas acho importante confirmar essa isso, ok? Também notei essa diferença na foto do G40 ao lado do A140. (aliás, prefiro números menores, como no G40).
Tem quem diga que o “A-140” pintado no casco ficou grande… Eu não acho. Ficou excelente assim.
E mais uma vez, muito boas fotos. Deixam bem aparente as linhas belas a harmoniosas desse navio.
Galante você tem a foto por inteiro do Mattosão?
Parabéns ao poder naval pela cobertura. E parabéns também ao comando da Marinha pela compra desse excelente navio. Será de uma utilidade enorme para a nossa defesa marinha. Pra quem torce e trabalha pelo Brasil, hoje está sendo um dia de grande felicidade.
No aguardo por alguma foto aérea que mostre a formação dos navios!
Bem-vindo Atlântico! Que seja um marco na nossa combalida Marinha, formada por bravos guerreiros mas sucateada por bandidos travestidos de políticos.
Olhando as fotos percebemos que uma delas temos o A-12 são Paulo e o agora PHM Atlântico atracados um a frente do outro.
É uma pena que o A-12 não está operativo na nossa marinha.
É uma pena não termos um substituto para o nosso porta aviões.
Infelizmente isso ainda vai demorar um pouco.
Aos poucos vamos ficando fortes.
Parabéns pela cobertura, excelentes fotos.
Brasillllllll
Tem uma foto da atracação do Atlântico na proa da pra ver a popa do Mattoso Maia a Engepron não estava prestes a entregar essa embarcação??
Gente, que foto é essa com o São Paulo ao fundo!
Precisamos renovar a frota, mostrar quem manda nessa bagaça de hemisfério!
Viva o Brasil! Viva os militares!
Desculpem se não comento nada, mas estou sem palavras.
Sensacional!!!!
Parabens Poggio!!!
Parabens Galante!!!
VIVA A MARINHA!!!!!!!!!! Marinha se reequipando, Aeronáutica idem, agora falta o Exército fazer uma compra de verdade. Parabéns a todos.
?????????? BZ MB! ??????????
Faltou um drone fazendo imagens aéreas. mas tá tudo maravilhoso, linda corbertura e imagens maravilhosas.
Estive na praia de Gragoatá em Niterói para acompanhar a chegada do Atlântico na baía de Guanabara!
Foi legal ver a passagem das embarcações!
Bem vindo PHM Atlântico! Parabéns para a MB!
Realmente, uma foto Aerea do Nae Sao Paulo e o PHM Atlantico seria sensacional.
Ba cara , que inveja boa, seria uma honra, estar acompanhando esse desfile da nossa Armada!!!?
Sensacional! Dia histórico!
Parabéns a Marinha do Brasil.
Parabéns ao Poder naval.
E um Viva para todos os entusiastas de Defesa, que estão vibrando no dia de hoje.
Belíssimas fotos de um belo navio.
Parabéns à MB e ao Poder Naval pela cobertura do evento.
Não me canso de olhar as fotos. Que navio incrível e formidável é o Atlântico. Vendo o A12 ao fundo bate uma tristeza. É um navio ainda muito imponente também. Pena que os custos da reforma sejam inviáveis. Bem que a história da aposentadoria do A12 poderia ter sido apenas um blefe da MB para eles conseguirem os recursos para PHM Atlântico, e que o valor da reforma também tenha sido um blefe…kkkk…Agora a MB falava que conseguiu adequar os custos e que o A12 iria voltar….kkkkk Mas sei que é apenas um sonho. Vamos seguir sem NAE até 2030,… Read more »
Caro Marcelo. O comandante da MB mencionou em uma entrevista de 2017 ao Roberto Lopes que a estimativa da reforma do A12 era de quase US$ 1,5 bilhão. Com a troca do sistema de propulsão por motores diesel havia o risco das catapultas ficarem inoperantes sem vapor suficiente. Ele também menciona que a MB estaria documentando o A12 para servir de base para um futuro projeto. Por mais que eu goste de navios militares e admire a MB, acho não há problema em desmantelar um navio. É apenas aço. O que considero indigno são as condições do pessoal que faz… Read more »
Parabéns pelas imagens e pelo ótimo trabalho, com toda certeza nós brasileiros ficamos felizes com aquisições dessa magnitude, e só aproveitando o post retoricamente pergunto: Porquê não construímos nossas próprias embarcações a exemplo do PROSUB?
Falta de dinheiro. O cobertor da Marinha é curto, enquanto faz submarinos não sobra quase nada para fazer o restante. O Brasil tem um orçamento de Defesa muito baixo (pouco mais de 1% do PIB) para o tamanho do país. Precisaria de pelo menos 2% sem contingenciamentos para atender às necessidades mínimas das 3 Forças Armadas.
Caro Coelho. Sou um dos que sempre defenderam a construção dos navios para a MB em estaleiros nacionais. Contudo, o A140 foi uma excelente oportunidade. Ele é novo, está operacional e foi mais barato que construir um novo. Encontrei que o custo atualizado da construção do A140 foi de 288 milhões de libras (a MB pagou 87 milhões de libras), ou cerca de R$ 1,5 bilhão. Foi apenas uma oportunidade. Se a MB decidisse por um navio novo, concordo que ele deveria ser construído no Brasil, assim como estão sendo feitos os Scorpences e serão feitas as corvetas Tamandaré.
Se colocarmos motores à diesel (ou elétricos) no A-12 e as catapultas ficarem inoperantes, podemos transformá-lo no PH-112 nau capitânea da segunda esquadra.