Coreia do Sul estuda adotar caças F-35B nos LPH classe ‘Dokdo’
A Marinha da República da Coreia (ROK Navy) está buscando adaptar seus dois LPHs da classe “Dokdo” para operar a aeronave F-35B STOVL. De acordo com a agência de notícias Yonhap, a ROK Navy divulgou um edital por meio de um sistema eletrônico de aquisição de defesa da Administração de Programas de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul, citando medidas dos países vizinhos para considerar a operação dos F-35Bs em suas embarcações.
A concorrência pede um projeto de pesquisa para explorar a possibilidade de operar aeronaves furtivas F-35B a bordo de seu navio de desembarque anfíbio, após algumas modificações.
A ROK Navy tem dois navios de assalto anfíbio de classe “Dokdo”: o ROKS Dokdo lançado em julho de 2005 e incorporado em julho de 2007 e o ROKS Marado que foi lançado em maio deste ano e está previsto para ser incorporado em 2020. Ambos foram construídos pelo estaleiro local Hanjin Heavy Industries and Construction (HHIC) em Busan.
Em outubro de 2010, o parlamento sul-coreano decidiu pela construção do segundo LPH e depois de uma série de novos adiamentos nas decisões do governo, em 23 de dezembro de 2014 a DAPA assinou um contrato com a HHIC no valor de 417,5 bilhões de won (US$ 370 milhões) para a construção deste navio. A HHIC concluiu a revisão do projeto técnico do navio em março de 2016 e cortou o primeiro aço em novembro de 2016. A quilha do Marado foi batida em 28 de abril de 2017.
O Marado e o Dokdo têm um comprimento de 199 metros, uma boca de 31 metros e um deslocamento de 14.500 toneladas. Sua velocidade máxima é de 23 nós, seu alcance é de 10.000 milhas náuticas a 18 nós. A tripulação é de 300 militares.
O segundo navio apresenta várias melhorias. “O Marado é basicamente semelhante ao Dokdo, mas dotado com equipamentos primorados e um sistema melhorado”, disse uma autoridade da DAPA durante a cerimônia de lançamento.
O Dokdo tem capacidade de carga de até 720 marines totalmente equipados, 10 tanques, 10 caminhões, 7 AAVs e 3 sistemas de artilharia. O doca alagável na popa tem capacidade para duas embarcações desembarque tipo LCU ou 2 Embarcações de Desembarque de Colchão de Ar (LCAC). Todos os tipos de veículos (Jipes, IFV, MBTs, APCs, Engenharia), bem como soldados, podem ser carregados em embarcações de desembarque dentro da doca e levados para a costa. A capacidade do hangar abaixo do convés de voo é para até 15 helicópteros (incluindo alguns V-22 para o Marado). O convés de voo para acomodar simultaneamente até 5 helicópteros de todos os tipos em serviço com a OTAN.
Uma grande diferença é que o convoo da Marado foi adaptado para receber a aeronave de rotores basculantes (tilt-rotor) Bell Boeing V-22 Osprey. Várias imagens da DAPA mostram o Osprey no convés de voo. Por essa razão, e o fato de que a embarcação ainda está em fase de adaptação, o Marado provavelmente exigiria menos tempo, trabalho e orçamento para ser convertido para a operação do caça F-35B.
De acordo com a DAPA, a Marado está equipado com novos radares de navegação, sensores infra-vermelhos e radar de vigilância 3D de antena fixa (no lugar do radar Thales SMART-L 3D instalado a bordo do Dokdo), todos desenvolvidos na Coreia do Sul.
A ROK Navy também mencionou uma nova defesa contra mísseis antinavio (provavelmente o LIG Nex1 SAAM). “Sistemas de armas autóctones como radar de navegação, sistema de defesa antimíssil e sistema de combate melhorado serão instalados na Coreia, e a capacidade de detecção antiaérea também será melhorada com a instalação de um radar de defesa aérea fixo. Além disso, os principais equipamentos e instalações, como hélices e elevadores também são autóctones, o que irá melhorar a manutenção e reduzir os custos de manutenção”, diz o comunicado de imprensa.
Baseado nas imagens DAPA, o Marado será equipado com dois CIWS Phalanx: um na proa e outro na popa. O Marado também é equipado com o lançador de despistadores K-DAGAIE MK2 NG melhorado e os chamarizes de nova geração SEALEM/SEALIR da Lacroix.
Em relação ao F-35 Joint Strike Fighter, a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) originalmente encomendou 40 caças F-35A, enquanto outros 20 foram encomendados em dezembro de 2017. Ainda não houve encomenda para o F-35B de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) no entanto. O primeiro F-35A da ROKAF foi apresentado em março deste ano.
NOTA DO EDITOR: Muitos já perguntaram e provavelmente vão perguntar de novo se o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico poderia ser adaptado para operar o caça F-35B. A resposta é sim, poderia, mas os custos seriam enormes e proibitivos para a Marinha do Brasil, tanto na adaptação do navio como na aquisição e operação do F-35B, que custa US$ 100 milhões por avião.