Crise no estaleiro Enseada deixa rastro de desemprego e falência na Bahia

53
Vista aérea do Enseada Indústria Naval, antigo Estaleiro Enseada do Paraguaçu

Vista aérea do Enseada Indústria Naval, antigo Estaleiro Enseada do Paraguaçu

Vista aérea do Enseada Indústria Naval, antigo Estaleiro Enseada do Paraguaçu
Vista aérea do Enseada Indústria Naval, antigo Estaleiro Enseada do Paraguaçu

Paralisação do estaleiro na esteira da Lava Jato extingue vagas e empreendimentos

A Folha de São Paulo publicou matéria hoje sobre a crise no estaleiro baiano Enseada:

“Hoje, São Roque do Paraguaçu é uma cidade fantasma, mas, há pouco, era bonito ver aquele mar de gente chegar do trabalho”, relembra o desempregado Alexandre Chaves, 34.

Nessa época, o estaleiro Enseada Paraguaçu levava prosperidade ao distrito no município de Maragojipe, recôncavo da Bahia.

Erguido pelo consórcio Odebrecht, Kawasaki, OAS e UTC, o empreendimento caiu em desgraça em 2014 após três das empresas —exceto a japonesa— serem denunciadas na Operação Lava Jato, ao lado da Sete Brasil, em uma crise que paralisou o estaleiro e extinguiu 7.462 empregos diretos.

Quase 90% dos trabalhadores eram de cidades da região, como Salinas das Margaridas, Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Maragojipe. Esta foi a mais atingida, com 3.588 vagas fechadas em 2015 —75% dos empregos formais da cidade.

O frenesi com a obra levou à abertura de cerca de 7.000 empresas na região. Desde o começo da recessão, porém, entre 2014 e o início de 2016, R$ 96 milhões só em salários deixaram de circular.

Comerciantes que lucraram no auge do estaleiro, de 2012 a 2015, foram à bancarrota. Hoje, ruas esvaziadas, estabelecimentos fechados e imóveis à venda ou para alugar retratam o desalento local.

“Estamos pela misericórdia para não fechar as portas. Que Deus ilumine a cabeça do próximo governante, pois, apesar de privado, o estaleiro depende de investimento público.”

Para ler a matéria completa, acesse o site da Folha clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adelman

Lamentável ver isso. Tenho familiares que moram em Nazaré no recôncavo e estão desempregados.

Carlos Alberto Soares

“Paralisação do estaleiro na esteira da Lava Jato….”

O Sub Titulo define tudo.

A Roubabrecht vive no mundo da fantásia, são babanescos.

O pior de tudo é que todo o dineiro joado ali é nosso via BNDES, FUNCEF, PREVI etc…..

Que se danem, não pagamos impostos para sustentar corruptos e corruptores.

Consórcio Damem, Fincantiere ou TKMS pela ordem, os Estaleiros estão Ok !

Mercenário

Concordo com a opinião sobre os estaleiros, Carlos Alberto. O consórcio Villegagnon não deve, de maneira alguma, ser selecionado como vencedor.

O Brasil não precisa e não deve “empurrar” empresas envolvidas em negociatas e que não observem boas práticas de negócios com entes públicos.

Baschera

Aqui no RS há mais três estaleiros enormes na mesma situação.

Sds.

Delfim

Japoneses espertos.
.
Odebrecht, UTC, “Obrigado Amigo Sogro”… um rastro de corrupção e perdas.
.
E como bom Nordeste, a Bahia votou agora pelo populismo corrupto de esquerda que causou isto. Lamento pelos desempregados, mas…

Daniel Ricardo Alves

Bom, cada um é vítima de suas escolhas. Se depois de tudo o que aconteceu, eles ainda elegem um governador petista . . . Bem, que paguem o preço e que Deus tenha misericórdia dos filhos desses eleitores.

Walfrido Strobel

Apesar de todas as acusações contra o PT o Gov. Rui Costa foi bom e mereceu ser reeleito, o único que poderia tentar o derrotar seria ACM Neto, mas preferiu ficar mais dois anos como prefeito de Salvador e não arriscar uma derrota.

Celso

O Sr. esta muito enganado….nao e isso que sei e sobre esse boneco do Ruy Costa, ventriloquo do Jaques desonesto, uma vez peao sindicalista e pelego, sempre sera. Voce que e ai da Bahia como gosta de afirmar, deveria saber o tamanho do buraco que esse desgoverno vem provocando nesse pauperrimo estado ou sera que nao sabe o tamanho das falencias e fechamentos so no comercio , nos hoteis (turismo) e da quase falencia das empresas no polo…..arghhhhhhhh….va ser cegueta la adiante meu, acordaaaaa…………

Bruno w Basillio

O cara é tao ruim que ganhou com mais de 70% , então esta e a porcentagem de Baianos que estão errados , e só VC o certo…

Bruno w Basillio

Todo filiado a este tal PT não presta ?
Sera que não tem nenhum politico honesto no PT?
Estou hoje no oeste Baiano Luís Eduardo Magalhães , uma das regiões mais prospera do Brasil , e nenhum momento a crise parece ter passado aqui….e o povo aqui e em outras cidades falam muito bem deste tal Rui costa …
Então não generalize , não são os partidos que são ruins ,mas pessoas que se filiam a eles…

Celso

O pior cego e aquele que nao quer enxergar……eu vou a Bahia a mais de 40 anos e nunca vi prospewridade nesse estado. So vi e vejo quebra galhos e obras mediocres. Entao Sr Bruno, se ai nao seu municipio a coisa esta evoluindo, tenha absoluta certeza que nao e por obra e graca desse sujeito e curriola, mas sim por obra de sua populacao e empresarios honestos que acreditam na evolucao e prosperidade de seus cidadaos. Outra coisa, nesse pais nao tem partido, tem quadrilhas de safos de todas as matizes, vulgarmente conhecidas como CASTAS. Esse sujeito dito governador… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Esse é o legado e suas ideias mirabolantes inspiradas pelo Keynes sub desenvolvido da América Latina, Raúl Prebisch. Se podemos construir aqui, por que comprar de fora, reza a cartilha da b/urrice? Esse é apenas um dos exemplos de mau planejamento, açodamento e incompetência que se repetiram também no estado do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. E ainda tem alguns desinformados que culpam a Lava Jato por esse assalto disfarçado aos cofres públicos. A pergunta é: para onde foi o R$?”

Pois é !

Esteves

O estaleiro acumula mais de 700 milhões em dívidas. Incluindo dívidas trabalhistas e fiscais, passa fácil dos bilhões. Atualizando…vários bilhões.

Para voltar a funcionar precisaria receber 700 milhões em financiamentos dos bancos públicos e BNDES. 700 milhões quando quebrou. Hoje, passa fácil do bilhão.

Então…somente para ligar a luz e voltar a funcionar…bilhões + bilhões de recursos públicos em um negócio que faliu.

Penso que é um estaleiro que não irá vencer.

ALEXANDRE

Espero que as corvetas seja feita pelo menos 1 ae pra dar emprego e que mais lotes venham

BMIKE

Faltou gestão, incompetência custa caro mesmo. Quanto às corvetas Dame ou Meko, 4 é piada… encomenda de 12 a 15 unidades, padroniza e substituí demais latas velhas.

BMIKE

…corvetas Damem ou Meko…

ALEXANDRE

As 4 são so pela transferência de tecnologia, depois virão mais lotes

Satyricon

Não sei se a foto é recente, mas se for, a doca seca não está concluída. E nessa condição, o Goliath (o maior da América Latina) e demais instalações são inúteis.
Palmas para a cleptocracia e seus monumentos à ignorância de um povo.
E ainda se encontra quem acredita nos p#tralhas
Essa dívida não será paga. Mas será esquecida

Esteves

comment image

A foto deve ser de 2013. O estaleiro que nos venderam é esse aí de cima. Bilhões…perdidos.

Filipe Prestes

A foto é antiga, o estaleiro está pronto. Mas como eu havia dito em outra matéria, não fabrica um parafuso

Baschera

Não sou à favor que se puna as empresas pelas falcatruas dos sócios em conluio com a banda podre dos políticos.
Neste caso deveria haver uma dura legislação (mais ainda do que há nos USA) em que haveria um interventor nomeado pela justiça e os dirigentes condenados simplesmente teriam suas ações e patrimônio confiscados e posteriormente leiloados, preservando-se o empreendimento, os empregos, os negócios e os impostos.

Sds.

EduardoSP

Vários dirigentés, administradores e executivos foram punidos, mas em poucos casos se pegou o grande beneficiário, as famílias proprietárias das empresas.
A maior parte delas saiu ilesa, apenas com danos patrimoniais decorrentes da desvalorização de algumas empresas.

Celso

A UTC e uma delas e ai esta se degladiando tambem para repassar o consorcio Viracopos atraves de uma recuperacao judicial, imagine quantos bilhoes (BNDES) lhe foram repassados pelos amigos ……….e poderia escrever mais sobre o assunto, porem….aqui nao e o lugar. Sds

Heverton Ribeiro

A maioria das empresas pegas no lava jato, são empresas de famílias. Vc tira o tio e entra o primo. Acho que deveria haver uma lei restringindo grandes contratos às empresas de capital aberto, onde os níveis de controle são maiores.

Victor Moraes

Dá dó tanto desperdício… Eu morro de tristeza… Lastimável… Lamentável… Dever-se ia criar uma lei de “desenrosco” para salvar estruturas industriais como estas. Eu quero dizer, se você retira as dívidas e os maus gestores, você tem uma empresa nova, com maquinário novo, servível capaz de produzir riquezas e gerar empregos. Tomar a parte boa do mau gestor e transferir para outro empresário. As dívidas seriam cobradas no resto do patrimônio do mau gestor. Uma lei que permitisse que este “desenrosco” fosse feito em uma prazo de meses, salvando o investimento bom. Os interessados, se houverem farão o investimento com… Read more »

Maxuel

E depois vai fazer o que com essa estrutura, isso é coisa de politicos que não tem visão de projetos a longo prazo, então constroi estrutura e espera mais acordos para mater tantos estaleiros vivos? So sei que nessa jogada foi mais de 60 bilhoes e tudo esta enferrujando, porque comercialmente é inviável
. Ou que a qualidade não compensa.

Victor Moraes

Realmente é complicado…

Leonardo Costa da Fonte

A piada maior é culpar a Lava Jato pelas quebras e falências. Como se a culpa não fosse dos corruptos e dos corruptores. É como querer culpar o bombeiro pelo incêndio. A inversão de valores neste país é algo que vai além da imaginação.

Delfim

Tem que haver é cadeia, e forte, para gestores corruptos.
.
O Estado tem que tomar o empreendimento e depois leiloá-lo para saldar as dívidas. Não sei se há legislação para tal.

Rafael Oliveira

A empresa não está sendo punida pela Lava Jato ou pelo Governo. Ela está inoperante porque é incompetente. Nunca teve condições de competir e dependia/depende/dependerá da Petrobrás comprar navios a preços acima do mercado internacional. Uma vez que a Petrobrás deixou de comprar novos navios (em parte por causa de sua crise financeira, em parte porque os estaleiros não entregaram o contratado no prazo e com qualidade), o estaleiro ficou às moscas. Se um estaleiro te passa a perna, você não deve contratá-lo novamente. Isso evita que as empresas tentem lhe passar a perna. No Brasil, nos acostumamos a ver… Read more »

Maxuel

Brasil parece a URSS, nego fazendo estaleiro TOP. Embarcações, navios, e o povo passando fome, claro que toda a ala do governo e estatais, soltando foguetes com o dinheiro do povo.

Carlos Alberto Soares

Baschera 16 de outubro de 2018 at 22:26

Basca,

presos imediatamente, funciona ……………………

nos USA.

Aqui é banania.

Zorann

E construir 4 corvetas vai resolver isto né??? . Este é o efeito das besteiras feitas na administração da Petrobrás. Começando por obrigar a Petrobras a comprar conteudo nacional, mesmo tendo de pagar muito mais caro, chegando a construir até navio torto. Criou-se uma bolha artificial de demanda, criando esta euforia de estaleiros. Com o petroleo subindo e chegando a 100 dolares, preços de derivados congelados aqui, e pagando-se mais caro por embarcações/plataformas/sondas de qualidade duvidosa, o resultado só poderia ser oque estamos vendo agora. . Assim que o petróleo caiu a US$ 20 dolares, o pré-sal tornou-se inviável. À… Read more »

ODST

Valeu PT!

Foca

Eu particularmente sou contrário a essa falácia de transferência de tecnologia e construção no Brasil. Isso só serve para o famoso pague 2 e leve 1. Isso mesmo, não errei. Aqui pagamos o preço equivalente a 2 (caso fossem construídos no país de origem) por apenas 1 construído aqui. Veja quanto estamos pagando pelos Gripen, Caracal e Scorpene, por exemplo. Se fossem construídos no país de origem, daria para adquirir o dobro de unidades. Não haverá continuidade que justifique a construção no Brasil. Como sempre todps os programas serão descontinuados. Com muita tristeza compartilho com os amigos aqui um boato… Read more »

Mf

Óbvio que é boato. Incrível que tenha gente que acredite. Só passar a eleição com a vitória de sabemos quem: dólar cairá bastante, a bolsa subirá bastante, muitos investimentos externos virão. Esta é a previsão dos analistas sérios . Para isso se manter, tem que fazer as reformas em 2019. Em 2020 se iniciará um novo ciclo econômico, crescimento de mais de 3% , mais dinheiro para todas áreas inclusive defesa.

Paulo Barbosa

E depois disso tudo o nordestino vai lá e vota no Haddad pau mandado do Lula…aí que reclamar de desemprego, primeiro não era nunca pra te construído esse staleiro porque no Nordeste não tem mão de obra qualificada. O governo gastou milhões pra construir o estaleiro que poderiam ter sido usado pra comprar mais navios. Não sei quem é pior o PT ou o povo que vota no PT

Heverton Ribeiro

Paulo, mão de obra qualificada é nômade, vai para onde se paga melhor. Eu já trabalhei em varios lugares do país, inclusive fui chamado para trabalhar no enseada, mas recusei, pois tinha que ficar quatro meses no Japão, fazendo cursos. Um colega foi. Ficou quatro meses no Japão, voltou, trabslhou seis meses e foi demitido.

Alessandro

Enquanto não endurecer as leis para esse tipo de crime a roda sempre vai girar a favor dos corruptos.

Ronaldo de souza gonçalves

Citação na lava-jato,e você paralisa investimento,não pode investiguem puna os culpados auditem.Essa conversa que é só o pt,Aecio neves é do pt,Cabral é do pt,temer é do pt,loures da mala do dinheiro é do Pt.Como consta na reportagem as empresas saíram ilesas mas os empregados e que saíram prejudicado.

IBANEZ

É necessário um aprimoramento da legislação de forma que os órgãos de investigação possam combater a corrupção politica e empresarial minimizando os seus impactos econômicos. Nisso já está na hora de começarmos a separar a noção de empresas e empresários. Empresas são instituições importantes para a economia, para o desenvolvimento e soberania do país. Empresários, por mais que tenha tido iniciativa e trabalhado duro para construir seu patrimônio e suas empresas são cidadãos como todos os outros, então se erram e cometem crimes tem que ser punidos sem que isso tenha que afete o resto do país.

Heverton Ribeiro

Ibanez, o problema é que a maioria das empresas envolvidas no lava jato, são empresas familiares. Você tiro o pai e entra o filho. Devemos fazer leis que resguardem as grandes licitações, apenas as empresas de capital aberto, onde os controles são mais severos.

Roosevelt

Lembro que uma vez vi uma matéria onde o ministro do planejamento do Japão foi perguntado como estava o país dele e ele respondeu que não sabia como seria depois dos próximos dez anos. Incrível não? A construção de uma estrutura dessa custa bilhões mesmo. E para ficar atrelada ao governo que sequer sabe o que vai acontecer amanhã? só pode ser piada mesmo, tantos executivos, tantos pensadores para que? Porque não se qualificaram para buscar serviços fora do país para esses casos? A Newport News Shipbuilding tem contratos para décadas à frente porque o orçamento da US Navy dá… Read more »

henrique de freitas

Sem problema, é so pegar de quem tirou. Odebrecht, OAS e UTC tem patrimonio suficiente para resolver o problema que causaram juntamente com os CPFs politicos em questão.
Nós precisamos aprender a focar na causa raiz e entender que tudo tem causa e consequencia.

Paulo Guerreiro

INFELIZMENTE, Nao é so este estaleiro que esta com problemas mas todos ou quase todos estão em situações difíceis e é o reflexo de uma falta de politicas publicas no setor navegação seja mercante e/ou militar. Se o próximo governo apostar no crescimento através do investimento seja apoiando a navegação de cabotagem ou mais investimentos em navios e plataformas petrolíferas ou renovação da industria pesqueira teríamos uma grande geração de empregos/renda. Se o governo federal através dos orçamentos de 2020 em diante conseguir disponibilizar grandes somas de recursos para a Marinha, seria possível avançar projeto construção dos 16 navios patrulha… Read more »

Luiz

Fez por merecer. Que sirva de lição e exemplo daqui pra frente.

Delfim

Não duvido que alguma mente mirabolante de Brasília resolva que as encomendas da MB se tornem tábua de salvação de estaleiros quebrados.
As escoltas estão dando baixa sozinhas, o tempo urge, e pegar um estaleiro falido e saneá-lo não é um processo fácil, barato e rápido.
Usar as necessidades da MB como remédio para os males da corrupção é empurrar o problema para a MB.

Filipe Prestes

Assino embaixo!

PAULO

Falando neste estaleiro, quantos navios da classe Tamandaré ele poderia construir dentro de 1 ano???

Filipe Prestes

Pela capacidade de acomodação da produção, imagino que pelo menos dois ao mesmo tempo. Isso se estivesse na ativa, claro. Ele é uma ignorância de grande, então, é razoavel supor isso.

DJ

Sanear os sistema bancário brasileiro na época de FHC foi barato? Claro que não, mas era necessário. Produzir e gerar empregos no Brasil ou transferir para o exterior? Qualquer cidadão patriota dirá que deve ser produzido no Brasil. Portanto, da mesma forma que o governo injetou bilhões para sanear os bancos é preciso fazer com a industria brasileira. Precisamos vencer o complexo de vira lata e criar ferramentas de recuperação das empresas. Precisamos de investimentos públicos que sejam auditados pelos órgãos de controle a todo tempo de execução. Todos os países que alcançaram o desenvolvimento tecnológico fazem investimentos em seu… Read more »

helio

a mao de obra qualificada pode ser nomade mas nao e o suficiente e custa caro o treinamento,sempre vai precisar de mao de obra local em sua maioria os estaleiros nao deveriam ser construidos nessas regioes que dao prejuizo ao pais,quem sustenta o brasil e a regiao sul e sudeste.

Joao

Faz vergonha deixa alguns Estaleiros parados sendo que podem gerar empregos

Mais o presidente e os governadores não ver isso tem que fazer protesto mostra na TV nós jornais nas raio para mostra