Fotos da chegada do PHM ‘Atlântico’ ao porto de Santos
O mais novo navio da Marinha do Brasil atraca pela primeira vez no porto paulista
O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” (A140) chegou ao Porto de Santos-SP hoje pela manhã em sua primeira visita ao estado de São paulo.
A Marinha do Brasil informou que ‘Atlântico’ permanecerá atracado junto ao cais da sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) até o dia 26/11/2018.
Haverá visitação pública no dia 25 de novembro (domingo), das 14h às 18h. O horário limite de acesso dos visitantes será às 17h45. A entrada é franca.
O Porta Helicópteros “Atlântico”, subordinado ao Comando da Força de Superfície, nessa visita ao Porto de Santos, realiza exercícios operacionais e adestramentos da tripulação.
Belíssimas fotos!! Quem poder visitar aproveite bem essa oportunidade!!
Me diz aí: qual vai ser a função desse nacional MB?
participar de paradas navais e missões humanitárias, na guerra seria um grande alvo, sem escoltas a altura.
Navio excelente, mas no meio de uma marinha debilitada. Triste realidade.
Está sua visão pode mudar se em 5 anos aparecer 8 compras de oportunidade. E a chegada de novos meios .
Em uma ação conjunta com outras nações o Brasil pode enviar o Bahia e o Atlântico. A escolta pode ser realizada por nações amigas.
Não vejo a possibilidade nos dias de hoje um país imenso como o Brasil estar sozinho em uma guerra.
Certamente teremos alguns amigos a nos apoiar.
Ou apoiaremos alguém.
Forte abraço
Renan:
Eu tentei ser irônico na pergunta.
Lamentavelmente, antes de submarinos convencionais, nuclear, porta helicópteros, etc, a urgência sempre foi por, primeiro, navios de patrulha oceânica e depois, fragatas.
Não podemos viver de compras de oportunidade.
Caramba nego nunca tá satisfeito com nada. Se não tivesse porta helicopteros estaria reclamando, tem porta helicopteros tá reclamando pqp oh povinho chato esse em
Sim, assim esperamos! que venham corvetas e fragatas para poder termos uma força tarefa que seja capaz de defender o A-140.
Vai manter a doutrina de aviação naval com helicópteros, basicamente. Ele não é quase armado, é lento, e necessita de muita escolta AA, ASW e ASuW para poder lançar seus heli’s com segurança em uma situação de conflito.
A despeito de tudo, é um ótimo barco. Penso eu, apenas, que o investimento deveria ter sido feito no Ilustrious (ultimo invincible, desmantelado em 2015), uma vez que ele, em um futuro esperançoso, poderia operar com F-35B, mantendo uma força de caça embarcada (ainda que o esquadrão contasse apenas de 6 a 10 aeronaves).
Saudações a todos.
Bavaria… . os britânicos tiveram a opção de ficar ou com o “Illustrious” ou com o “Ocean” até 2018 e escolheram o “Ocean” por ser um navio mais barato de manter. . Quando o “Illustrious” foi descomissionado em 2014 ele já contava com 32 anos… supondo que ele tivesse sido adquirido pela marinha brasileira, hoje ele teria 36 e prevendo uma vida de 50 anos, restaria a ele apenas 14 anos de vida e custando mais para manter a cada ano. . Não consigo enxergar à marinha brasileira adquirindo o F-35B nos próximos… 14 anos, mas, supondo que sim, seria… Read more »
Entendo Dalton, e sei que seria uma operação complicada. Muito mais esperança que razão.
Contudo, imaginava que a vida útil do ilustrious fosse maior que 50 anos, e como foi fabricado com ligas de aço devidamente militarizado, no fim, poderia ter vida útil restante igual a do ocean (que é um projeto interessante e mais barato justamente por utilizar plataforma civil).
Saudações.
A função de: portar helicópteros! Hahaha
… desse navio na MB?
Seria um Porta-Helicópteros Multipropósito, como diz o nome?
Sim.
No lugar dos sistemas Phalanx, nada? Será que não sobrou armamento do São Paulo? Ao menos para efeito de treinamentos? Poderíamos desenvolver baterias AA, com os componentes do contrato com a Darter? Me parece que esta é uma questão prioritária. O preferido da MB é o Sea Sceptor. Cabe a bordo? Em ultimo caso colocar um Sea Wolf mesmo. Obsoleto, mas ainda uma arma de respeito.
Sim, sobrou. Os reparos duplos de mísseis Mistral. Eles são iguais aos instalados no Bahia.
Sea Sceptor são mais indicados para navios escolta.
Sea Wolf estão sofrendo por falta de peças de reposição. Os nossos são de uma versão que deixou de ser usada na RN faz muitos anos.
Carammmba SENSACIONAIS essas fotos !!! Principalmente as que foram capturadas pelo Drone. Os Igleses ficarão babando, pois já ví várias fotos do HMS Ocean, e nenhuma delas ficou com essa qualidade e resolução. Garanto que irão compor o fundo de tela de muitos monitores.
Fotos fantásticas, belíssimas… e nos fazem pensar: quais as medidas de defesa anti-drone dos navios da esquadra?
A mesma medida anti-pipa que usávamos na minha rua: Marimba.
Partiu Santos
Bora ver de perto o melhor navio do Brasil.
Já foi muito bom ver o Bahia
Agora a oportunidade de ver o Atlântico espere que todos vocês possam vê-lo também.
Pois se trata de um orgulho nacional.
E que dia 14 o Submarino prove o mar pela primeira vez.
Forte abraço
E bom domingo a todos.
Qual a função dos dois fuzileiros navais na ponta da Proa? Garantir a segurança durante o atracamento?
Mandar chumbo em qualquer engraçadinho que tente subir a bordo dele, em alguns lugares isso é bem comum, normalmente adolescentes filhos de pescadores
Daqui a pouco estarei lá….hehe show!
Fila quilométrica…em Santos é sempre assim. Saiu na TV fica famoso…
Vendo essas fotos hoje, me lembrei da Classe Invencible. O Atlântico deve ter dimensões pouco menores
E o rebocador navegando em sentido inverso? Qual o objetivo? Os práticos também manobram navios militares? Cadê o MO?
Oie Lucianno
As manobras são a critério do Mestre do rebocador, mas como são azimutaus, tem a mesma força e potência em qqr direção
Os práticos manobra TODOS os navios, principalmente os de briga, nacionais ou estrangeiros
Oia eu aqui oh !
Grande MO! Valeu pelas explicações! Sempre bom ter suas participações por aqui!
Vocês teriam uma lista dos próximos portos que ele estará aberto para visitação? Alguma chance dele vir para Itajaí ?
O Smera é um grande fotógrafo e pesquisador de navios.
Como ? O Smera é o que ?????
Isto é desconhecimento naval e marítimo ou é bajulação pura mesmo ?
A Marinha deveria investir principalmente em submarinos. Acho que 20 submarinos representariam poder real. Para um pais como o Brasil, melhor ser especialista.
Boa noite, acabo de chegar da visita, foi a minha primeira vez, não conhecia o Porto de Santos, Gostei do navio, apesar de poder visitar uma pequena parte liberada da popa interna e depois na parte de cima onde somente um helicóptero estava a disposição, tirei muitas fotos, e se tivermos mais oportunidade visitaremos mais navios da nossa esquadra. Valeu a experiência, abraços a todos.
Acabo de chegar de Santos e definitivamente o PHM Atlântico, e pude conferir que o navio está em ótimas condições, apesar de duas décadas de uso. Os Ingleses souberam cuidar muito bem dele ! Mas não podemos deixar de ressaltar a falta de organização e precariedade da Codesp, pois não delimitaram vagas para estacionamento de centenas de carros, que tomaram toda aquela área do porto de Santos. Cheguei a presenciar um motorista querendo estacionar em cima do trilho da locomotiva de carga, aí é lógico que a Polícia Portuária teve que intervir, pois até carretas carregadas tiveram seu acesso bloqueado… Read more »
Amigo, a Codesp não tem nada a ver com isso, cais não é shopping center …
O pessoal local (Cais) sabia exatamente o que aconteceria, visitação entulhada de gente não é novidade aqui, apenas não há gente disponibilizada PARA ISTO … Bem-vindo ao Cais Dom !
OFF
“Treta” 25/11 na Criméia entre embarcações da Rússia e Ucrânia (caso os moderadores queiram publicar):
https://southfront.org/in-video-russian-warship-is-ramming-ukrainian-military-tug-off-crimean-coast/
Alguém sabe alguma informação sobre os ah-1w super cobra ?
ficaram bem nessa maquina.
Caramba o clima tropical faz um mal danado aos navios ein?
Toda pintura novinha de quando comprou ja foi pro saco. A âncora este enferrujada e a pista com as marcas horríveis.
Ta, eu sei, sei. Não foi feito para ser bonito, mas para ser letal. To comentando apenas pelo aspecto estético mesmo.
Não é só o clima tropical. O ambiente marítimo que é muito agressivo. Repare como isso não ocorre com os navios fluviais da MB, mesmo sendo na Amazônia.