Marinha Russa revela sistema defensivo que provoca alucinações e náuseas no inimigo
Duas embarcações navais russas foram equipadas com uma arma defensiva que, durante os testes, causou alucinações e vômitos em alguns indivíduos devido ao seu efeito desorientador.
A RIA Novosti, agência estatal de notícias da Rússia, informou que um fabricante militar russo havia começado a fornecer a arma à Marinha, um dispositivo de “interferência visual óptica”, chamado Filin 5P-42. O nome da arma “Filin” se traduz em “Águia Coruja”.
A tecnologia, desenvolvida para ofuscar e incapacitar atacantes, foi implementada nas fragatas russas Almirante Gorshkov e Almirante Kasatonov, de acordo com um comunicado da Ruselectornics, que criou o sistema Filin.
O site 9News informou que a arma dispara um feixe, semelhante a uma luz estroboscópica, o que dificulta a capacidade do inimigo de visualizar os navios. A arma também pode suprimir a tecnologia de visão noturna, sistemas de mira a laser e mísseis antitanque até uma distância de mais de três milhas.
Testes da arma revelaram que os voluntários que tentaram acertar os alvos protegidos pelo Filin com armas de precisão, armas de assalto e metralhadoras, todos tiveram dificuldade em apontar. Eles não conseguiram ver o alvo.
Quase metade dos participantes, 45 por cento, afirmaram sentir tontura, náusea e desorientação, de acordo com a RIA Novosti. Outros 20% disseram que sofreram alucinações e descreveram uma “bola de luz se movendo na frente dos olhos”. O fabricante também afirmou que o dispositivo pode temporariamente cegar os atacantes.
Espera-se que dois outros navios de guerra, atualmente em construção, sejam equipados com o dispositivo, assim como o Gorshkov e o Kasatonov, que atualmente estão patrulhando o Oceano Ártico.
FONTE: Newsweek
A arma se chama … “Vodca”.
???
Ou talvez aquele site de notícias “Sputnik”
Stolichnaya
A Kasatonov ainda está em testes. É a Gorshkov que já está em atividade.
Ele deve ser instalado na Golovko e na ISAKOV também.
Não confundir a fragata Admiral Golovko com o Famoso Kynda do Mar Negro Admiral Golovko, este foi desmontado em 2003.
Podem instalar onde quiserem, navios ou blindados, mas Para que uma Arma dessas ser efetiva seria necessário estar próximo então serve ,mais contra alvos assimétricos que ameacem o navio no porto por exemplo ou na forma de uso policial para controle de multidões em manifestações.
Qual a distancia máxima que esta arma opera?
O sistema parece ser muito interessante para os carros de combate.
E já afetou os americanos. Estão meio desorientados.
Não ligue para as negativações e sem as provocações. O que vc fala é coerente e com embasamento.
Sim, tudo que vocês dois falam tem um forte embasamento…em livros de psiquiatria, capítulos que versam sobre os distúrbios psiquiátricos.
Vamos treinando para ganhar likes:
Miami é um paraíso, Disney é o melhor lugar do Mundo, carros só da ford, só bebo Coca-Cola e o Trump é o maior.
Melhorou?
Tudo isto é o que você verdadeiramente acha mas a birra lhe impede de admitir. Férias pagas na belíssima e ensolarada Miami ou na densamente poluida e repressiva Beijing degustando espetinho de “balata”? Não precisa responder…
Bom mesmo é ter um arro a Lada, deve ser por isso que o carro mais vendido na Rússia foi um Kia, sul coreano.
Bom mesmo é ter um carro da Lada, deve ser por isso que o carro mais vendido na Rússia (2018) foi um Kia, sul coreano.*
Parece que você é que foi afetado e está tendo alucinações.
Ótimo, a PMRJ deveria comprar isso e montar em cima do Caveirão.
Ou isso ou uma .50!
Duvido que instalariam numa unidade móvel tática da PMERJ….rs.
PSOL e Direito dos Manos, iriam se manifestar contra.
Isto conta como arma química???
Não
Acho q não, isso ta mais pra física, como outras armas não letais como canhão sonico e de água.
E os chineses têm um ‘fuzil’ laser que consegue queimar uma pessoa a aluns metros. Se não me engano, saiu publicado aqui.
Nao. Os EUA tem diversas armas deste tipo, incapacitantes. Ha um livro traduzido pela BIBLIEX sobre o assunto. Eu nao tinha visto em meios navais. O livro fala so pro USArmy.
E ja vem desde os tempos da guerra fria.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Arma_sônica
Se for verdade, então é uma ótima arma… Afinal certas coisas muitas vezes podem ser realidade.
Alguns podem achar fantasioso, ridículo, ou como é moda, chamar de sputinice.
Quem não lembra daquele negócio que estava acontecendo na embaixada americana em cuba???⁉️
Pessoas passando mal, dores de cabeça, parece que houve até caso de cegueira, e não conseguiram descobrir oque era o causador…
Exatamente, com certeza estavam testando nesta embaixada, porém em um grau menor de potência, faz todo sentido.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/01/07/cientistas-dizem-que-grilos-podem-ter-causado-ataques-sonicos-a-diplomatas-americanos-em-cuba.ghtml
Está aí a notícia amigo, agora acreditar ou não fica a cargo de qualquer um, quem sou eu para duvidar de especialistas ingleses?⁉️
Se eles entendem de grilos e de ondas sonoras e os efeitos que uma frequência sônica podem causar em um ser humano, eu não questionará.
kkkkkk, para quem esta atendo já fez logo a ligação com esta reportagem , parabéns.
Interessante mas parece se restringir a curtas distâncias… , para os barcos patrulhas ta ai um novo bom equipamento não letal.
Não é uma novidade se falam de lasers capazes de cegar por exemplo pilotos de aeronaves, desde a guerra das Falklands de 1982.
Bom para lidar com piratas e etc… (não é demérito, é uma boa tecnologia contra eles e parece ser barata, economia de custo ai) mas contra grandes embarcações que vão se enfrentar a dezenas de km é inútil
O LSD para quem não sabe é considerado um gás de guerra. É estudado como gás de guerra nos mais de Guerra QBN. Sua ação é segundo esses manuais, provocar alucinações no inimigo, ou seja, ficam doidões mesmo. As vezes uma pessoa drogada se atira do alto de um prédio, não é que ela esteja pensando em suicídio, é que naquele momento sob efeito de drogas, essa pessoa pode se imaginar por exemplo ser o Super Homem e saltar do prédio imaginando que pode voar. O LSD entre outras drogas causam esse tipo de coisa. O gás lacrimogênio também é… Read more »
Com certeza deve ter suas qualidades, principalmente nas ameaças próximas e assimétricas, se não tivesse serventia ia ser descontinuada…
Mas o fato é que me lembrou propaganda de uma ´´super lanterna tática e de defesa pessoal´´ de um site de vendas famoso oferecia por mais ou menos 200 pilas, que na verdade não passava de uma lanterna led igual as que vende na conveniência do posto Ipiranga por 10, mas é assim propaganda é a alma do negocio!
Basta lembrar (pra quem não é tão novo) de um evento inusitado que ocorreu no Japão lá no final dos anos 90, o desenho pokémon. Algumas crianças tiveram um belo mau estar (algumas tiveram convulsões) ao assistirem o desenho, não é raro ver pessoas se incomodando com lâmpada fluorescente e alguns sons produzidos por diversos equipamentos. Nosso sistema áudio visual funciona estimulado por ondas eletromagnéticas ou mecânicas, agora se funciona a contento é outra historia, e deve (SE) funcionar bem em pequenas distancias.
Me pergunto de que serve uma proteção estroboscópica numa fragata ? Num tanque num num pequeno navio de patrulha, num helicóptero, ainda vejo que sirva, mas numa fragata que posivelmente teria de se protejer de misseis, canhões, torpedos e até de bombas inteligentes para que serve? Os disparos hoje em dia são dirigidos eletrônicamente.
Ameaças assimétricas, depois se tiver curiosidade se informe a respeito… tendência não tão novidade, mas em voga e atual..
De fato, 3 milhas é uma boa distância para enfrentar guerra assimétrica. Se os sistema zonear a mira eletrônica como faz com o olho humano pode ser bom contra armas orientadas por laser.
Lembrando que até os porta-aviões americanos tem .50 para se proteger de terroristas em botes.
É um laser meia boca, não conseguiram desenvolver um decente e vieram com essa história ?. Enquanto isso os EUA já tem um laser no USS Ponce que afunda pequenas embarcações e derruba drones.
Vamos explicar aos Russos que provavelmente eles nunca verão um barco de superficie da OTAN ao alcance visual.
Obs.: Estou levando em consideração que choveram alguns Exocets e outros misseis de cruzeiro na frota russa antes que cheguem na linha do horizonte.
Estou com dó dos piratas Somalis…
Se já estavam no alcance dos Exocet, os barcos russos já descarregaram os Granit bem antes…
Esse tipo de sistema não é proibido pela convenção de genebra?
Me lembro que os únicos que tinha esse tipo de coisa eram os Norte Coreanos porque eles não respeitam o acordo.
Guacamole, a Convença proibe apenas “o emprego de armas a laser especificamente concebidas, como única ou uma de suas funções de combate, para causar cegueira permanente à vista não ampliada, isto é, a olho nu ou a olhos providos de dispositivos corretores da vista”… o que não parece ser o caso… por outro lado trata da “proibição de utilização de métodos que provoquem danos supérfluos ou sofrimentos desnecessários”… fica para debate se “alucinações e vômitos” são supérfluos ou desnecessários… abraço…
Entre as opções morrer e vomitar ficam poucas dúvidas. Imagino que no futuro isso vai acabar sendo usado para controle de multidões.
Acho que o termo alucinação foi colocado/traduzido erroneamente – do ponto de vista médico seria visualizar uma pessoa ou objeto imaginário porém considerando-o real. Pela descrição parece mais provocar distúrbio visual o que junto com os vômitos não poderia se considerar meio insidioso e/ou cruel.
Nada contra esses tipos de armas que afetam de forma ”ineficiente” o ser vivo por trás das maquinas, não entendo quase nada de bombas,aviões,tanques etc , mas como biofísico garanto uma coisa, esses equipamentos que afetam o ser vivo só valem a pena se o custo for muito baixo(P&D,produção/implantação etc) simplesmente porque nos dias atuais (me refiro ao saber humano) não existem meios (técnica ou tecnologia) para por exemplo acabar com uma cidade matando só as pessoas de determinada área deixando as estruturas intactas. (obs: não é disso que trata o artigo acima, mas eu me adiantei a algumas pessoas… Read more »
“nos dias atuais (me refiro ao saber humano) não existem meios (técnica ou tecnologia) para por exemplo acabar com uma cidade matando só as pessoas de determinada área deixando as estruturas intactas.”
Pesquise sobre bomba de nêutrons.
sim exato Hermes, mas eu me referi a radiação eletromagnética (que é a provável fonte da qual os russos estão se utilizando na arma falada no artigo) outros meios como venenos(químico/biológicos),radiação gama etc…e claro a ionização de corpos com armas de nêutrons, meios técnicos ”eficientes” já existem desde a primeira e segunda guerra mundial pra algumas dessas armas.(o uso da R.Eletromagnética-laser por exemplo-contra o ser vivo de forma barata e eficiente é coisa nova-depois da segunda guerra para os dias de hoje, e ainda assim seu uso não é difundido em larga escala como algo usual/banal no dia-a-dia dos militares)
A MB também esta testando algo semelhante.
Umas strobos, globo espelhado e batitão funk carioca….
Mesmo sem ver o navio…milhares passam mal…vomitam…e há relatos de tentativa de suicídio.
Sds.
Para quem não acredita que ondas sônica não são letais…
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Arma_sônica
Bruno, isso chama se espionagem…
semelhante a uma luz estroboscópica, em homenagem ao Bosco kkkkk
rsrsss
Pra que uma coisa dessas? Bastava arrumar umas lanternas X900 que o problema acabava.
Dos russos sempre se espera tecnologia militar de ponta, o que mais me impressiona neles é a quantidade de agências estatais de notícias… rs
Pessoal, isso é pra guerra assimétrica na mesma linha do canhão sônico americano LRAD e dos “dazzler”.
Acho que Você entendeu quando afirmei que estava com dó dos piratas Somalis
Existe um sistema de ultrassom usado pelas polícias nos EUA, para dispersar multidões. É na mesma linha, com aperfeiçoamentos.
O nível dos frequentadores e comentários do site estão cada vez mais mediocres, beirando o patético!
aquela arma é letal, nunca dispararia um míssil contra um navio da Holanda que portasse aquilo, preferiria dar um tiro na minha cabeça kkkkkkkk
bom ja tinha visto um de som, mas de luz nunca tinha visto, vendo por um ado tecnico é possível sim, mas disse que pode desorientar misseis inimigos aí não acredito
essa fragata Russa é bem bonita, me lembra as mulheres da rússia
Eu entendi algo diverso de todos vocês, me parece que a “arma” foi desenhada para desviar a atenção e confundir visualmente o inimigo, impedindo que ele mire corretamente o alvo, através de jogos de luzes (piscando ou cegando), o que me pareceu foi que os enjôos e vômitos seriam efeitos colaterais inesperados, até por que não iam submeter os soldados que experimentavam a arma a danos na saúde de propósito (se bem que…), que podem ser irreparáveis. Neste caso o título da matéria está completamente errado dando a falsa impressão que a arma é para causar alucinações e vômitos no… Read more »
Aquela arma made in holland foi proibida, ela não dá nenhuma oportunidade de defesa para os marinheiros, é puro golpe baixo (literalmente). rsrsrs
–
E pra deixar a coisa mais apimentada, as meninas, ainda colocaram um enfeite especial no canhão do navio, bem atrás delas.
Bem safadinhas! rsrsrs
Pô mas essa arma afeta ou afetou pilotos no raio de 3 milhas náuticas distante do navio com esse sistema !! Muito antes disso um avião atacante já teria disparado seus mísseis anti navio, sem contar que esse sistema não atinge os navios e os submarinos que também possam estar muito mais afastados que essas 3 milhas náuticas !!
Biohackers no porão das casas mexendo com vírus letais, isso sim é um grande perigo. Algum dia destes vão vazar um ebola e se vai embora meio mundo. Tem louco pra tudo.
Teria como disponibilizar o link dessa matéria? Eu gostaria de… estudar essa tecnologia, kkkk!
https://www.google.com/search?q=holland+war+navy+women+with+breasts+show&rlz=1C1GGRV_enBR751BR751&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi6wLvrjbXgAhUoIbkGHd92A38Q_AUIDigB&biw=1024&bih=489#imgrc=0jgkXhTZMTXSiM:
Isso aí pode ser bastante útil contra piratas somalis. Por ser não letal de repente os cargueiros possam levar essa arma e deixar os piratas desnorteados.
Aqueles baleeiros japoneses também iam gostar de ter um desses para quando o pessoal do Sea Shepperd for tacar ácido nos convezes deles para estragar o lucro dos japas.
KKKKKKK e provoca gargalhadas também! kkkkkkk
Aposto que eles também fizeram uns testes em Havana, perto das embaixadas americanas e do Canadá !!! Isso explicaria muita coisa!
Se fosse efetivo seria um segredo naciional…. Mais uma propaganda russa….lamentável