Pouso noturno no Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico
A equipe do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáutico da Marinha (SIPAAerM), apoiada por militares do Comando da Força de Superfície e do Comando da Forca Aeronaval, realizou, no dia 18 de março, a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) no Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”, a fim de homologar o navio para realizar operações aéreas no período noturno.
Para atingir este propósito, foram realizados vários exercícios relativos às operações aéreas noturnas, que o navio demonstrou estar apto a conduzir com segurança.
Poder conduzir operações aéreas, durante o período noturno, aumenta a capacidade operativa da Marinha, atingindo um patamar importante para uma futura operação com Night Vision Goggles (NVG) do binômio Navio-Aeronave.
FONTE: Marinha do Brasil
Treinamentos e especializações são as maiores armas das forças armadas brasileiras!!
Mas também, se não tivesse nem isso, nem deveria existir Marinha. Se não temos meios de se ter uma Marinha de verdade, temos a obrigação de pelo menos sermos bem treinados com o pouco que temos.
De acordo DOUGLAS TARGINO
O Navi estava atracado?
Navio*
Operações aéreas acontecem no mar.
Sim, hoje (24/03/19) ao retornar para SP pude visualizar pela 1ª vez o PHM Atlântico juntamente com o Nae São Paulo e o NDM Bahia docado.
Foi em alto mar. Esse tipo de prova não faz sentido com o navio parado no porto. Tem fotos em outro site
No RJ. Nae SP acho que não está em reforma não só parado lá.
Arrêgo, operações aéreas com navio atracado?
Eu e minha família tivemos o prazer de fazer uma visita quando o Atlântico esteve aqui em Rio Grande, simplesmente incrível com certeza valeu cada centavo
Falando em Nae São Paulo, existe alguma definição sobre o futuro dele? Obrigado
O “São Paulo” já foi devidamente “descomissionado” depois de um período de
inativação. O destino final provavelmente será o mesmo do irmão dele o
“Clemenceau” que foi desmantelado muitos anos depois de ser descomissionado.
.
Outro exemplo é o caso do ex USS John Kennedy, descomissionado em péssimo estado em 2007 e que durante anos se tentou salvar como navio museu, mas, aparentemente a batalha foi perdida já que a US Navy anunciou que ele será desmantelado, já que os requisitos para preserva-lo não foram atendidos…embora ainda se alimente alguma esperança, é pouca.
Uma plataforma de 50 anos amigo…ja deu…
Pois é…quase 56 anos desde que foi comissionado na marinha francesa, mas, independente disso, além de não haver recursos para que ao menos ele voltasse a navegar, a marinha brasileira não teria os recursos para manter dois “porta helicópteros”, nem helicópteros em número suficiente para os dois, sendo que o “São Paulo” como “porta helicópteros seria mais caro de operar do que o “Atlântico”. . Lembra alguns NAes da classe “Essex” que foram convertidos em “porta helicópteros” na década de 1950, mas, apesar de capazes o custo x benefício não era bom e uma nova classe foi criada, a “Iwo… Read more »
A questão de helicópteros não seria problema pois o Atlântico deve operar com aeronaves do EB e FAB, de acordo com o tipo de missão. No entanto gastar dinheiro com o São Paulo seria jogar dinheiro fora, dinheiro que talvez desse para para construir duas CCT.
Ele com nossa Aviação Naval já pode operar?
Podíamos mandar pra Costa da África pra apoiar as vítimas do ciclone. Seria bem bacana.
Será que teria utilidade?
Chegar lá quando?
A necessidade maior é na costa?
Seria um gesto lindo e maravilhoso, porém não estamos preparados para isso agora (financeiramente)! Acredito que o Brasil deveria levar esse navio para algum treinamento grande como teve ano passado no pacífico!
KKKKKKKKKKKK…..
Quando compraram dos ingleses essa operação não foi feita como demonstração de não
Fico estupefato com tanto avanço.
Nosso navio porta helicópteros pode receber vôo noturno?
É muita emoção.
Jamais imaginei que chegaríamos a esse estágio.
Que ficaria só no vôo diurno.
Isso se houvesse helicópteros disponíveis.
Do jeito que costuma acontecer, vai que o porta helicópteros ficasse navegando sem helicópteros mesmo…
Todos os navios que são comissionados precisam ser habilitados nos mais inúmeros tipos de operações. Comentários desnecessário e de quem desconhece a realidade. A nossa marinha já opera noturna mente a vários anos, contudo cada equipamento possui sua particularidade e com isso seus próprios procedimentos de atuação. Habilita lo a este tipo de operação nada mais é que atestar que os procedimentos para este tipo de operação estão ok.
É o período de aprestamento.
Todos os navios passam por esse período.
Comentário de camarão, que vocês sabem o que tem na cabeça….
Esse exercício foi feito dentro da Baia da Guanabara. Veja os guindastes do porto ao fundo.
Tens certeza que esta imagem é da Baía da Guanabara?
Deve ter sido na Guanabara. Não precisa sair do Rio para este tipo de experiencia. Mas, ainda acho que este barco comporta vetor de decolagem vertical, além de helicópteros. Super Harriers? Ou Osprey?
Os fuzileiros estão recebendo F-35B e os Super Harriers podem ser disponibilizados. Resta ver se Tio Sam não vai dizer que não vale a pena o Brasil ter toda esta capacidade. Não digam que o Harrier é perigoso. Mais danos tivemos com o Skyhawk “modernizado”(lata velha de museu). .
Independente de se acreditar ou não que o “Ocean” pode operar regularmente com o “Harrier”, vale lembrar que isso nunca aconteceu nem mesmo como demonstração, já que isso exigiria muitas modificações para dar capacidade ao navio de abastecer, armar e controlar adequadamente às aeronaves o que afetaria outras capacidades do navio. . Os “fuzileiros” estão recebendo muito gradualmente o F-35B…a maior parte deles ainda está em esquadrões de treinamento e transição, portanto a versão americana do “Harrier” o AV-8B ainda é e será bastante necessária e quando forem finalmente retirados de serviço estarão demasiadamente usados. . O “Osprey” é uma… Read more »
O Osprey já foi operado no ex-Ocean, principalmente em exercícios junto às USN e USMC. Porém essas aeronaves eram operadas com sérias limitações como, ao que parece, não poder usar os elevadores e assim não poderem ir para o hangar, o que limita muito seu uso.
https://www.naval-technology.com/news/newsusmcs-mv-22-osprey-to-support-amphibious-exercises-from-hms-ocean-4730540/
http://www.cavok.com.br/blog/imagens-tiltrotores-osprey-operam-a-partir-da-embarcacao-hms-ocean-da-royal-navy/
Mas o Ocean nunca operou Harriers, mesmo durante o longo tempo em que RN não teve nenhum outro flat-top em operação, e isso se deu justamente porque o Ocean nunca foi projetado para operar aviões.
Se o Brasil quiser um Porta-Aviões, vai ter que comprar um, e não fazer gambiarra.
Certeza absoluta. Pra quem conhece é óbvio. É possível ver , também, a Ilha Fiscal.
Muito bom termos notícias sobre o A140, homologação de pouso noturno e participação no lançamento do segundo Mansup. Ficamos meses e meses acompanhando as notícias sobre sua compra, bom agora ter notícias sobre sua operação.
É estranho, se não der notícias, alguns colegas reclamam, se der notícias sobre o dia a dia, reclamam também. Ô Nonato, deixa de ser cri cri.
Nilson, faz parte de nossa cultura e isso levará mais de 100 anos para mudar, infelizmente…..
Colega, em parte foi em tom de brincadeira. Mas acho estranho algumas notícias acerca de coisas que me parecem elementares. Isto é, para mim, na qualidade de leigo, helicópteros pousarem em porta helicópteros me parece algo normal. Tudo bem, a notícia não foi acerca de pouso, mas pouso noturno, que, posso estar enganado, também me parece algo muito normal. Sei que até algum tempo muitas operações não podiam ser realizadas a noite ou com tempo chuvoso. Mas minha impressão é de que isso hoje em dia é algo bem normal. Se fosse o pouso de um caça em um NAE… Read more »