Baixa do Serviço Ativo da Armada do RbAM ‘Almirante Guillobel’ (R25)
PORTARIA Nº 110/MB, DE 22 DE ABRIL DE 2019
Dá baixa, do Serviço Ativo da Armada, no Rebocador de AltoMar “Almirante Guillobel” e dá outras providências.
O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem os art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, e o inciso V do art. 26 do Anexo I do Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:
- Art. 1º Dar baixa, do Serviço Ativo da Armada, no Rebocador de Alto-Mar “Almirante Guillobel”.
- Art. 2º Proceder à alienação do casco do ex-Rebocador de Alto-Mar “Almirante Guillobel”, na forma da legislação em vigor.
- Art. 3º Esta Portaria entrará em vigor no dia 22 de maio de 2019.
ILQUES BARBOSA JUNIOR
O Rebocador de Alto Mar Almirante Guillobel – R25, ex-Superpesa 5, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante Renato de Almeida Guillobel.
O Alte. Guillobel foi construído pelo estaleiro Sumitomo Heavy Industries, em Uraga, Japão. Foi adquirido pela MB em 1980 junto com seu irmão, o RAM Almirante Guilhem – R24, ao armador Superpesa Maritime Transport Ltd., onde operava no apoio a plataformas de petróleo.
Foi incorporado em 22 de janeiro de 1981, passando a subordinação do Grupamento Naval do Sul, então sediado no Rio de Janeiro.
FONTE: Diário Oficial da União / COLABOROU: André Vital
PARABÉNS MB!
Dando exemplo como não se deve administrar os meios de que dispomos. Aproveita e doa para o Uruguay ou Argentina. Lá garanto que será útil.
Caro Jorge. O navio tem quase 40 anos. sem falar que ano passado foram adquiridos 3 navios de apoio com menos de 10 anos de fabricação da classe Mearim (G150, G151 e G152).
Verdade! Como assim dar baixa num navio com menos de 100 anos?! É um descalabro com o dinheiro público!
Por isso nossa Marinha nunca estará à altura das Armadas Argentina e Uruguaia, verdadeiras potências navais do continente!
.
Agora sem ironia: já vai tarde!
KKKKKKK
Amado,sugiro visita lo e verá o pq ele deu baixa. Seu conserto é caríssimo e não tinha como moderniza lo. Gastava rios de combustível pra fazer percursos pequenos. É um pena sua baixa, mas houve um estudo sobre vantagens e desvantagens em mante lo e viram q ele passaria mais tempo no conserto e gastando dinheiro do que em uso.
Cara, você frequenta o PN há quanto tempo? Está perdidinho!!!
Pois é, poderia usar mais uns 50 anos numa boa.
os almirantes só se preocupam com q garfos vão comer seus banquetes e q privilegios terão…logo vao vender 4 tupis e as niterois e então vamos ter uma guarda costeira ao invés de uma marinha
Tem comentários que parecem ser redigidos por uma criança de 5 anos.
faça um favor e vá comer capim…
O colega poderia nos trazer a fonte da informação que a MB alienará 4 submarinos da Classe Tupi e as fragatas da Classe Niterói?
https://www.naval.com.br/blog/2019/04/21/exclusivo-mb-pode-vender-dois-submarinos-ikl-209-a-marinha-do-peru/
assim como pode vender pro peru pode vender pra malasia indonesia argentia e escambau temos 5 tupis o unico não negociavel é o tikuna…as niterois vc verá em breve…aguarde.
No caso das Niterói , 3 delas serão modernizadas em seus sistemas de combate e permanecerão em serviço até 2028. Outras 3 serão desativadas, o quê demanda para breve uma compra de escoltas de ocasião usadas mais novas, e ainda tem as duas Type 22 pelo mesmo caminho. É praticamente certo que umas 4 fragatas usadas serão adquiridas .
24/04/19 – quarta-feira, btarde, MF1, você acredita que 3 FCN tem condições de serem modernizadas, classe Niterói está completando mais de 50 anos, fazer modernização, é jogar dinheiro fora, o que seria bom, seria deixá-las como estão ( para constar do inventário), e, conseguir umas três em boas condições, vejamos franceses irão disponibilizar 2 classe lá Fayette’s, e, inclusive a própria lá fayette estará em viagem e passará no Rio em maio/19, porém, temos um pequeno problema nossos almtes gostam de jogar dinheiro fora, faram modernização para quando saírem do AMRJ, quebrarem, e, serem descomissionadas.
Olá Victor. Há um post recente escrito pelo Roberto Lopes que menciona o interesse da marinha do Peru e de um país asiático em adquirir 2 SCT (talvez o S32 e o S33).
Quem disse que vão vender os subs? é um estudo ainda. Tlavez nem saia pois precisa de autorização do Congresso. Você está perdido igual ao outro lá de cima.
perdido ?
Esta venda deve acontecer quando tivermos 2 submarinos da classe Riachuelo nova operacionais.
Para o almirantado, só não pode vender o galpão de festas, digo, NAE São Paulo. ?
38 anos de serviço só no Brasil! Vai com Deus.
Caro Eduardo. Um navio com 40 anos de operação é razoável. O Tupi S30 já tem 30. Os porta-aviões da USN têm uma vida útil da ordem de 50 anos. As fragatas OHP da USN operaram em média por 30 anos.
Camargoer, aposto que o Eduardo tem um Chevette 1985 à alcool!!!!
Olá Marcelo. Em casa temos dois carros. O zero-km da esposa que usamos para viagens e o meu 1.0 2002 que encho o tanque a cada dois meses. Se conseguir manter por mais 12 anos, poderei colocar placa preta.
Mas é original de fábrica e Quinta marcha.
Olá Carlos. Zetec Rocan a gasolina. Um capetinha. O rádio é um Pioneer que coloquei depois, mas ficaria bem legal colocar um rádio original no lugar.
Se eu tivesse eu defenderia o Brasil ficar com essa velharia. Simples assim.
Carmagoer, meu amigo, os PA da USN foram pensados para 50 anos, porem as OHPs, segundo um Oficial americano que foi tripulante de uma delas deu entrevista e disse que esses navios são altamente problemáticos em termos de propulsão, devido a idade dos navios.
Caro Enes. Obrigado por complementar. Coloquei esses dois exemplos para ilustrar como o tempo de vida de um navio militar fica entre 30 e 50 anos, e por isso é razoável que o R25 seja descomissionado após 40 anos. Fico pensando se o R24 poderá aproveitar as peças dele e ter uma vida útil mais longa.
Sei que o Sr. entende o fator da baixa do velho Guilloba, e sei que se não fosse o Sr. a baixa teria acontecido muito antes. Abraço. Sei amigo CG.
Leia a matéria novamente. São 38 anos somente de Brasil. Já tá na beira dos 50 anos. isso se não tem mais de 50 anos! Custa ler?
Olá Eduardo. Você tem razão. Na página dos navios de guerra brasileiros, a data de lançamento é 1976 e a de incorporação na MB é 1981, portanto tem 43 anos.
Ele operava plataformas de petróleo antes. Se, como tu dissesse, um navio dura 40 anos, sabe-se lá por quantos anos não operou uma plataforma de petróleo antes. No mínimo uns 15 anos né? Mínimo! Toca mais de 50 ou 60 anos esse navio.
Cruz credo!!!
Dá mais medo de navegar com este navio!!
É muito velho, não sei com frutua!!
E o que falar do Potengi e do Paraíba?
Potengi e Parnaíba, são navios que navegam em rios portanto não sofrem com a ação do mar, alem disso, o parnaíba é um encouraçado portanto o casco é extremamente resistente.
Huh? Encouraçado??? Isso ainda existe no Brasil??? ???
Por incrível que pareça existe.
Então você não deve subir a bordo do Nimitz , que foi comissionado em 1975!!
Verdade que o USS Nimitz foi praticamente “zerado” depois de sua modernização de meia vida e reabastecimento dos reatores nucleares
iniciada no fim da década de 1990 e tem sido alvo de constantes revitalizações
recentemente deixou a doca seca provavelmente pela última vez já que daqui para frente até seu provável descomissionamento em 2025 só deverá receber manutenções enquanto atracado.
.
Quanto ao “R 25”, “Bravo Zulu”…e pensar que o vi no Arsenal ainda recém incorporado : (
Xará, ele flutua e navega pela dedicação das Tripulações que o guarneceram no decorrer de seus anos na MB… abraço…
No próximo episódio de misselex…… Não percam!
Verdade, navio pequeno, vai ser um alvo para verficar a pontaria/precisão dos nosso(s) mísseis
Valeu R-25 e todos que serviram nessa embarcação!! Obrigado pelos serviços prestados nestes 38 anos!!
BZ hulk dos mares! Excelentes serviços prestados!
Com certeza a tripulação e todos os técnicos que participaram da manutenção dessa valorosa embarcação merecem nossos parabéns!
BV R25.
Navio Japonês é o benchmark.
Os caras são bons.
Pode servir de alvo para treinamento ou para fazer agrado a alguma marinha amiga. Ambas as alternativas são válidas.
Bravol zulu R 25 Guillobel.
Off Topic: faz praticamente 1 ano, que a US Navy, reativou a 2° frota, inclusive com um grupo de porta aviões para atuar na proteção do Atlântico Norte (2° e 6° frotas) e nada de notícias aqui no Naval, sem contar no conceito de Littoral Strike Ship do RU que ja tem um mes que falaram que iam encomendar 2 e nada de notícias, ou artigo, explicando o cenario estratégico e as explicações, como é de costume no naval . https://taskandpurpose.com/navy-reactivating-2nd-fleet-russia https://mobile.navaltoday.com/2019/02/25/first-proposal-for-the-royal-navys-new-littoral-strike-ships-unveiled/ Esse reportagem de um Think Thank britânico sobre a estratégia da Otan para o Atlântico Norte é interessante,… Read more »
Lembro bem que e 1981 eu estava trabalhando no RB Tritão no Arsenal de Marinha e eles foram incorporados. A diferença era enorme e de lá para cá nunca vi uma folha dos serviços prestados por esse navio ou o irmão dele. Uma pena não termos históricos bem detalhados.
1981 Entre 26 e 30 de abril, participou da Operação ARRASTÃO X, junto com o CT Santa Catarina – D 32, o S Riachuelo – S 22, a Cv Imperial Marinheiro – V 15, o AvIns Aspirante Nascimento – U 10e o RbAM Tridente – R 22, realizada na região de Macaé, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. Entre 31 de março e 7 de abril, integrando um GT do GrupNS composto pelo RbAM Tridente – R 22, e pela Cv Imperial Marinheiro – V 15, realizou exercícios entre o Rio de Janeiro e Santos. Foram executados… Read more »
Roosevelt, dê uma olhada:
http://www.naval.com.br/ngb/T/T062/T062.htm
Valeu Ricardo. Um abraço.
Mais um guerreiro que se vai…
Fiz minha viajem de instrução no guillobel….1996 papa 1
Bravol zulu guerreiro R 25 Guillobel.
Fico feliz em ter feito parte da tripulação do Hulk dos Mares, onde tive o prazer de servir com homens profissionais, dedicados ao trabalho árduo, reboque nunca foi exercício, sempre foi real, o perigo sempre rondou no convés. BZ. Hulk dos Mares, Aqui é Real.
Guarnição de 2013 a 2016.
Credo, a pessoa não faz a minima idéia do que é para que serve um rebocador. quiça ter visto um …… cada comentario tosco, o nivel era ruim, fiquei um tempo desinteressado, mas JIZUIZ, a sapiencia dominou mesmo aqui ……….. e ainda tem os comentarios sem noção sobre o Parnaiba …. se depender dos tontos terá AB no pantanal ……
O R25 não era apenas um navio Rebocador e sim uma embarcação de apoio logístico da Marinha que na realidade teve uma de suas turbinas bastante danificada no Paranaguá em 1985, apesar muito novo na época a missão de apoio e socorro foi muito complicada…Dentre as missões desempenhas
pelo Guilhobel era apoio aos navios que seguiam pra troca de guarnição na Ilha da Trindade..Navios tem tempo de vida util, e enquanto deu pra mante lo na esquadra ele ficou.. Porém um dia como todo tipo de embarcação tem que ser retirado do serviço ativo da Marinha.