Peru constrói o BAP Paita, segundo navio da classe ‘Makassar’
O BAP Paita é o segundo navio multipropósito sendo construído pela SIMA do Peru, resultado de toda a experiência e conhecimento adquiridos com o primeiro projeto de construção do LPD (Landing Platform Dock) classe “Makassar” completamente construído no Peru.
É uma unidade naval de alto bordo que, além de possuir sistemas de última geração, juntamente com o BAP Pisco, é o segundo maior da Marinha do Peru.
O BAP Paita proporcionará à Marinha do Peru a oportunidade de fortalecer sua capacidade de atender e apoiar situações de riscos e desastres naturais. Da mesma forma, devido às suas capacidades operacionais, permitirá realizar operações de desembarque de veículos anfíbios em terra e no mar, veículos de transporte de tropas, equipamentos militares e apoio à população e evacuação de vítimas.
Devido à sua capacidade de enfermagem e hospitalar, também cumpre o papel de navio hospital. Por outro lado, terá capacidade de detecção e vigilância marítima associada a sistemas automáticos de armas e sistemas optrônicos. Esta unidade poderá transportar um helicóptero do tipo MI-8T, SH-2G, Seaking ou AB-412.
A execução do projeto é realizada com a assistência da empresa coreana Posco International Corporation, possibilitando um intercâmbio tecnológico para fortalecer processos internos e capacidade tecnológica.
O BAP Paita de bordo alto terá um deslocamento máximo de 11.394 toneladas, 16 nós de velocidade, 122 metros de comprimento, 22 metros de boca, 56 metros de altura e capacidade para embarcar até 557 pessoas.
Nas fotos abaixo, o sistema SCAMO instalado no Makassar peruano. Ele integra 4 estações remotas RWS Guardian de 12,7mm e 2 estações Sentinel de 30mm:
VÍDEO: Conheça o BAP Pisco por dentro
Não consigo entender… como esse navio custa menos de 55 milhões de dólares? Deslocando mais de 9 mil toneladas
Custando apenas isso, não entendendo como o Brasil ainda não comprou pelo menos uns 4 desse! Mas não acredito que seja apenas isso, é muito pouco dinheiro, é valor para um navio de 500 a 800 T.
Esse preço era em 2005 e sem os sistemas, com o navio pelado, agora deve ser mais.
Galante. O que poderíamos inserir no navio de softwares e hardwares nacionais? Não me refiro a armamentos em si, mas do recheio mesmo.
E claro. Armamentos TB poderíamos estudar.
Não custa, custa muiiiiiito mais, 50 é a estrutura de casco e olhe lá. A MB ja Esteve lá vendo o valor REAL.
Eu li em algum lugar, que este navio não tem super-estrutura militar, ou seja, ele é construído como um navio civil, acrescido de armamentos, o que o torna bem vulnerável em caso de conflito, porque, em teoria, não tem casco duplo, nem a compartimentação estanque que dificulta que afunde.
As classes Invincibles/Ocean, Colossus/Majestic discordam com essa afirmação… além é claro da 7° frota americana e a KNM Helge Ingstad…
Ok, sou leigo no assunto, mas que li, li!
Minha resposta resposta foi ao fato de serem mais frágil mais se você considerasse exemplo a realidade pode ser bem diferente…
Ps se seguir o padrão do Atlântico: abaixo da linha da água será padrão militar e acima civil
eu li isso também…..
Ou seja, e igual ao nossl navio capitãnia, o Atlantico.
Sim, tipo o A140.
Pra quê tanto transporte de tropas ? Daqui a pouco nem teremos como escolta-las.
Já temos o Atlântico e o Bahia.
Precisamos substituir o Mattoso Maia e nosso Navio escola, o Makassar seria um ótimo negocio, visto que nossos subs IKLS não serão modernizados. À MB não dispõem de verba para tão cedo os substituir essas embarcações, então o negocio pelos IKLS torna-se um ótimo negocio. Melhor que arriscar a vende-los para os Argentinos com essa esquerda podre voltando ao poder, e nunca ver a cor do dinheiro.
Mas os nossos IKL´s não foram atualizados a pouco tempo com torpedos MK48 ADCAP ?
Se não me engano já fazem 4 anos, mas mesmo assim foi uma atualização pequena, agora teriam que passar por uma remotorização completa inclusive com troca do eixo de passe, geradores e todas as baterias. O valor calculado por submarino é de 150 milhões de dólares. Somasse isso ao desejo da marinha de meios mais novos, decidiram negociá-los. Acredito que venha uma segunda encomenda de scorpenes, provavelmente mais 2, vamos aguardar.
Falou bem Sandro.
Com a volta da esquerda em 2022 a coisa vai ficar bem ruim.
Porque o que a MB mais tem são tropas.
Como disse o amigo Galante, esse preço de 55 milhoes era em 2005, digamos que agora custe 100 milhoes. Mesmo assim podemos adquirir 3 novos em trocas pelos nossos IKLS.
1 Serviria de Navio escola os demais substituirão navios mais antigos já citados. Que venham na base de troca pq se entrar dinheiro aqui e complicado kkkkkkkkk
Logico que prefiro não me desfazer dos dois IKL´s, mas se a questão for uma realidade orçamentaria, tal como já os encostaram, a coisa seria fazer de um limão uma limonada… Se este é o problema, passa a fazer sentido. Não havera dinheiro para os 4 Scorpene + 5 Ikl… Por outro lado, apesar de feio, sempre gostei do Makassar e ele é um representante do que vivo defendendo como solução a MB. Um Navio multitarefa de baixo custo de aquisição e operação. Muito baixo custo. Atentem que é uma banheirona….sua matriz de geração de energia é equivalente a um… Read more »
Mestre Carvalho, sempre fazendo a colocação sensata que a realidade exige! ????
Eita que os caras vão querer falar grosso com o Chile de novo… tomara que desta vez a aliança com a Bolívia dê certo.
Este tipo de casco é tão multifuncional, que realmente chego a pensar nele como uma opção conceitual de NapaOc….. Grupos geradores de eletricidade e propulsivo similar as classe Amazonas….. É mais lento, mas ele não precisa ser o interceptador….ele é o NCAM….leva os vetores a area de patrulha…..e elas é que interceptam… Uma ou dua CB90 cabem ali facil….mas mesmo que voce não tenham grana para isto, qualquer coisa como uma LPR-40 funciona… Pode levar até H225M armados com Exocets….mas para patrulha oceanica….até um MD-500 estaria otimo, ou AS555N Esquilo….com ou sem radar… Isto sem falar em UAV´s que poderiam… Read more »
Na…. Isso aí só é útil na Patrulha em lugares como lá pros lados das Filipinas e Malásia, onde existe um sem fim de ilhas pra cuidar. Aqui é muito mais valido investir em um meio mais simples, que poderia ser derivado de um AHTS, se a intensão é improvisar e inventar moda.
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Mas enfim, até a VARD mira nesse tipo de Navio para aquela região da Ásia:
https://vardmarine.com/wp-content/uploads/2019/03/VARD-7-313.pdf
Sim. Mesmo um AHTS tambem seria valido, desde que tenha conves disponivel e flexivel. Muita coisa mudou, e navio para enxergar nos dias de hoje é coisa de miopia….não enxerga alem de 38 km de raio…] Então, um navio mesmo que simples, precisa de um meio aereo para aumentar o horizonte radar e saber escolher sobre quem ele deve priorizar para interceptar e inspecionar. Isto requer um Heli ou UAV,s. Existe o sistema Valkirie ( girocoptero rebocado que pode elevar a altutude os sensores)…. Velocidade esta ficando uma coisa cara, existem mercantes com 25 knots de velocidade…então, ou voce dobra… Read more »