Corpo de Fuzileiros Navais comemora 212 anos
Nesta quinta-feira (05), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo presidiu, acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, a cerimônia alusiva aos 212 anos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O evento, que contou com a presença de autoridades civis e militares, nacionais e estrangeiras, na Fortaleza de São José, no Centro do Rio de Janeiro.
O Corpo de Fuzileiros Navais, parcela integrante da Marinha do Brasil, é formado exclusivamente por militares profissionais. Conforme preconizado na Estratégia Nacional de Defesa, é uma força estratégica, de pronto emprego e de caráter expedicionário. Teve atuação destacada nas operações de paz, como no Haiti (2004-2017); nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e na segurança dos Jogos Olímpicos Rio-2016, dentre muitas outras.
Mais recentemente, os Fuzileiros Navais atuaram na Operação Verde Brasil, combatendo as queimadas e o desmatamento na Amazônia Verde; na Operação Amazônia Azul, combatendo as consequências do crime ambiental causado pelo derramamento de óleo no litoral brasileiro; na Operação Regresso, realizando a descontaminação do pessoal e material envolvidos no resgate e na quarentena dos brasileiros repatriados da China; e na Operação Mandacaru, GLO no Ceará.
FONTE: Ministério da Defesa
ADSUMUS!
“Quando se houverem acabado os soldados do mundo – quando reinar a paz absoluta -, que fiquem pelo menos os fuzileiros, como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram.”
Rachel de Queiroz
Existem diversos grupamentos pelo Brasil…
ADSUMUS, sempre!!!
Nem melhor, nem pior, apenas diferentes, únicos e eternos, adorados pelas crianças, invejados pelos homens e amados pelas mulheres. Muitos querem, poucos podem, alguns conseguem, esses somos nós e Aqui Estamos, a praga verde da Marinha – quer você goste ou não! A morte nos acompanha, mas não nos pega, quem é sabe – sem mistério!
ADSUMUS! E não pise na grama!
II/96.
Respeito e admiro nossos fuzileiros, mas tal qual a Marinha do Brasil não saem do Rio de Janeiro
Ahhh vai te deita!!
Falta de conhecimento seu sobre o CFN. GPTFNB/CADEST I/91
Fabio.
Quando eu era Fuzileiro, viajava pelo Brasil inteiro e sempre tinha e tem, um GPTFN
Nossa melhor tropa, deveria ter seu efetivo aumentado para 10.000 fuzileiros.
O exercito deveria adotar este modelo (concurso e engajamento por 5 anos) para os paraquedistas e outras unidades de pronto emprego. É meu sonho…
O efetivo do CFN é de 16.490 fuzileiros navais na ativa!
Grato pela informação.
90.000
Fardamento e equipamentos da época da invasão de Granada…
Antonio.
Novos uniformes já estão em estado de implantação na tropa e o Corpo de Fuzileiros Navais emprega o que há de mais moderno em equipamento no mundo, queirs você ou não.
ADSUMUS!
Na boa, você realmente acredita nisso? Olha o M-16A2 do fuzileiro na foto, sem qualquer equipamento de pontaria moderno, sem trilho Picattiny, etc. É como eu disse, essa foto poderia ter sido tirada ma invasão de Granada, que ninguém diria que não foi…
212 anos de bons serviços!
Só faltou dizer também sobre o emprego dos Fuzileiros na formação de tropas na Namíbia e em Cabo Verde e também a atuação do CFN na missão da ONU no Líbano (UNIFIL), e também sendo garantidor da segurança nas embaixadas Brasileiras no exterior.
ADSUMUS!