Super Lynx nas PASSEX
No dia 30 de março, durante a comissão “PASSEX” com a Marinha Francesa, a aeronave AH-11A Super Lynx N-4006 (Lince 06), embarcada na Fragata Bosísio(F-48), realizou “Cross Deck” com a recém incorporada Fragata (D620) “Forbin”, tendo realizado seis pousos naquele moderno convoo.
Foi uma oportunidade singular para troca de experiências com pilotos e tripulantes da Aeronavale, além do adestramento das equipes envolvidas em operações aéreas na condução de relevante exercício.
Já no dia 15 de abril foi realizada comissão “PASSEX”, envolvendo a Fragata Liberal (F-43) e os navios britânicos HMS Manchester e RFA Black Rover, durante a qual a aeronave AH-11A Super Lynx teve a oportunidade de realizar planos de ataque coordenado com a aeronave Lynx Mk-3 da Fleet Air Arm.
Durante este exercício, houve também a possibilidade de quinze Alunos do Colégio Naval realizarem voos e travarem um primeiro contato com a atividade aérea, o que irá servir de estímulo para a carreira, que ora iniciam, sendo o Esquadrão HA-1, mais uma vez, forte elemento de divulgação do Poder Naval.
Fonte e fotos: ComForAerNav
Nota do Blog: Duas oportunidades interessantes para MB em operar os seus Super Lynx. Primeiro a bordo de um navio da Classe Horizon, cujo o convoo possui semelhanças ao da classe FREMM, que estão sendo oferecidos ao Brasil, sendo este último dimensionado para utilizar aeronaves do porte do NH-90 ou EH-101 Merlin, ou seja, compatível com o S-70B Seahawk, recentemente adquirido pela MB, o que possibilitaria o embarque das combinações Super Lynx/Sea Skua ou Seahawk/Penguin, ampliando de forma consideravel a capacidade ASuW da MB. Depois com a RN, na troca de experiências e procedimentos entre os pilotos brasileiros e ingleses, que é de grande importancia para os dois melhores operadores de Lynx no mundo.
Parabéns à MB.
Agora eu não sabia que a Bosísio estava fazendo essa fumaça toda.
Aquela fumaça é das turbinas a gás acelerando?
Galante, eu tenho uma dúvida: a MB tem mísseis Sea Skua em seu inventário?
Fred,
A MB tem o Sea Skua em seu inventário desde o final da década de 80.
Em 31.08.89, foi realizado o primeiro lançamento de um Sea Skua na MB pela a aeronave SAH-11 Lynx N-3028, embarcada na F. Niterói e o Lynx N-3023 permaneceu como aeronave reserva a bordo da F. Defensora.
Abraços,
Não sabia que ao lado da RN, a MB é tida como os melhores operados do Lynx em todo o mundo.
Show de bola.
Acelerando… rs
“…o que possibilitaria o embarque das combinações Super Lynx/Sea Skua ou Seahawk/Penguin, ampliando de forma consideravel a capacidade ASuW da MB.”
Prá que??? o Sea Skua hoje joga contra, pois depende de iluminação radar o tempo tdo e é de curto alcance.
Melhor consolidar a dupla Sea Hawk/Penguin, dependendo das características de cada uma das plataformas da MB.
RL, Isto dito pelos próprios oficias britânicos, que consideram os pilotos do HA-1 os melhores do mundo, depois deles é claro! Maurício R., com relação a iluminação de radar, isso não é problema para o Super Lynx, pois o radar Seaspray 3000, possui varredura de 360° e mesmo com a aeronave se evadindo após o ataque, ele continua iluminando o alvo até o impacto. Durante a Guerra do Golfo, a combinação de Lynx/Sea Skua, em 15 ataques, afundaram 12 embarcações Iraquianas, isso utilizando o Lynx Mk3, que possui uma versão inferior (com varredura limitada) a do Seaspray dos nossos Super… Read more »
“e mesmo com a aeronave se evadindo após o ataque, ele continua iluminando o alvo até o impacto.”
Melhor se isto não for necessário, devido ao emprego de uma arma “fire and forget”.
Mauricio,
A presença de um míssil semi-ativo em companhia de um ativo só fará enriquecer nossa MB. Quanto maior a variedade melhor!
Um abraço.