Submarino Tonelero recebe ‘cradle’ elétrico
Em 29 de junho, foi realizado o embarque da plataforma auxiliar de gabinetes elétricos (cradle elétrico), montada no interior do Submarino “Tonelero”. O evento ocorreu nas instalações da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, em Itaguaí-RJ.
Os cradles são berços montados externamente ao submarino. Quando prontos e encaixados sequencialmente, conformam sua estrutura interior. A montagem durou cerca de 40 minutos e consistiu em uma complexa atividade industrial, por associar tarefas de manobra de peso – aproximadamente 30 toneladas – com as mecânicas e óticas de precisão, envolvendo uma média de 400 profissionais com elevada capacitação técnica.
O êxito do processo construtivo do Submarino “Tonelero”, em continuidade ao embarque do cradle mecânico há duas semanas, reitera a competência técnica da Marinha do Brasil e da Itaguaí Construções Navais na fabricação de meios navais de elevada complexidade tecnológica, evidenciando mais um avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
O Prosub é o programa estratégico com maior nível de complexidade e arrasto tecnológico do Brasil, fazendo uso intensivo de recursos humanos das universidades, centros de pesquisa e laboratórios, contribuindo para a acumulação de competências tecnológicas e para a gestão de conhecimentos estratégicos reunidos nos nichos acadêmicos do País.
FONTE: Marinha do Brasil
NOTA DO EDITOR: A ICN, Itaguaí Construções Navais é a empresa responsável pela construção dos quatro Submarinos convencionais e também o primeiro submarino movido a propulsão nuclear projetado e fabricado no Brasil.
Ambos os projetos fazem parte do programa de Submarinos (PROSUB) que é um acordo de cooperação Brasil-França que inclui transferência de tecnologia e treinamento de mão de obra na França.
O PROSUB prevê a construção de quatro submarinos de propulsão convencional (diesel-elétrica) e um de propulsão nuclear, o primeiro a ser fabricado deste tipo, no Brasil.
O primeiro submarino do programa foi lançado ao mar em 14 de dezembro de 2018 e foi batizado de Riachuelo (S40).
O lançamento do Humaitá (S41) está previsto para 2020, o Tonelero (S42) em 2021 e o Angostura (S43) em 2022.
O último submarino a ficar pronto será o SN-BR “Álvaro Alberto”, em homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.