O submarino SSRN Seaview do seriado ‘Viagem ao fundo do mar’
Voyage to the Bottom of the Sea (No Brasil: Viagem ao Fundo do Mar) foi uma série de televisão de ficção científica, baseada no filme de mesmo nome, estrelada por Richard Basehart, como o Almirante Nelson, e David Hedison, como o Capitão Crane.
A série contava as venturas e desventuras do submarino SSRN Seaview em suas missões. No primeiro ano, os episódios foram filmados em preto e branco. Nessa primeira temporada, o tema quase sempre foi a Guerra Fria, sendo os inimigos recorrentes os comunistas, normalmente de países fictícios mas que nos remetiam, quase sempre, aos soviéticos e os cubanos.
Com os episódios coloridos, os alienígenas e outros seres fantásticos (lobisomens, bonecos e brinquedos mortais) passaram a trazer problemas para os tripulantes.O submarino tinha uma visão panorâmica do fundo do mar, encontrando mistérios que ameaçavam a vida dos tripulantes.
A partir da terceira temporada, foi incorporado à série um pequeno submarino com capacidade de voar que marcou presença em vários episódios. Ele era chamado de “Sub-Voador” (Flying Sub em inglês).
Entre os vários tripulantes, havia um marinheiro de ascendência polonesa chamado Kowalski, que frequentemente era escolhido pelo seu superior imediato (Chef Shark) para ser o “voluntário” em todas as missões externas ao submarino que envolviam grande risco de morte. O intérprete de Kowalski, o ator Del Monroe, foi o único integralmente da série que esteve no elenco do longa metragem de 1961.
Esse post simplesmente matou a pau! Eu via essa série quando criança. Impressionante as plantas e fotos do sub. Como vocês acham essas perolas? Parabéns mais uma vez!
Eu acho que passava no sábado de manhã, só não lembro agora o canal!
tv tupi
E estreiou nessa emissora no dia 10 Jul 1973. Eu me lembro como se fosse hoje, passados 47 anos.
Eu via nos anos 60. Na época só tinha 3 canais. Nos anos 70 não sabia que ainda passava.
KARAAACAAA meu…..Lá na URCA no Rio de Janeiro….Ainda existe o prédio da emissora…nem sei mais o que é aquilo lá…
Eu assistia na globo aos sábados antes ou depois tinha terra de gigantes ou túnel do tempo, época que não volta mais , isso faz pelo uns 43 anos atrás.
Túnel do Tempo eu lembro, era bem criança. Mas o do submarino ou o dos gigantes não lembro.
no canal dailymotion passa a serie junto de outras como tunel do tempo e perdidos no espaço, e pode comprar o dvd com dublagem classica no mercado livre e outros que vende filmes e series antigas, só ver no google.
KKKKKKKK eu também cara !!! Muito legal mesmo….que saudades……
Adoro esta série ! Ótima matéria !!!
Irwin Allen era um cara fantástico, ele criou grandes séries de TV, hj só temos lixo… e o desenho deste submarino, suas formas bem futuristas e o mesmo, parece uma nave espacial, só que jamais iria para as grandes profundezas, pois seu desenho achatado seria espremido como como uva passas.
Série futurista. Incrivel que os Russo copiaram a ideia na vida real de usar um subamarino maior como nave mãe de um submarino menor.
quem me negativou é porque adora as porcarias de seriados aonde envolve- se drogas e promiscuidade, isto na minha casa não entra, agora para quem gosta e adora viver como cadelas e moradores de rua e, estejam a vontade.
SeaQuest DSV, alguém lembra?
lembro, mas Viagem ao Fundo do Mar era melhor.
bons tempos…
Com o grande Roy Scheider, passava na hora do almoço do domingo na globo. Lembro do episodio que eles encontraram umas pedras brilhantes no fundo do mar e todas as mulheres queriam uma e no fim se descobriu que as pedras eram bosta de uma criatura marinha.
Eu lembro, da serie thunder tambem.
ô tempo bom ! Assisti muito ! So nao vi o longa.
Trabalhava, também, a atriz de Jeannie é um gênio! Pena que não entrou para o elenco da série…
Hedison faleceu faz um ano, aos 90 e poucos anos de idade.
Eta! Essa pegou forte. E ainda veio com os segredos nunca antes revelados, matou a pau!
Fantástica série. Até hj ainda empolga.
Gostava de ver o seriado na tv na minha infância, tanto ele quanto Rim Tim Tim, e Viagem no Túnel do Tempo.
Como mundo empobreceu intelectualmente, não temos nada parecido atualmente para crianças e jovens. Aprendi muito com estes seriados, túnel tempo, Batman, viagem fundo mar, homem invisível, magwer, speed race, Rintintin .
Não a toa, meu avatar trás o Seaview. Só depois de adulto tive acesso a modelos, livros, revistas, até adquiri uma foto emoldurada do Capitão Crane e um cheque que o ator David Hedison usou para pagar uma conta em uma lavanderia, isso tudo quando o dólar era barato. . O modelo do “Seaview” e do “Subvoador” que aparece na foto são da “Moebius” escala 1/128 e 1/32 respectivamente, os mais perfeitos até hoje, já que o que havia na década de 1970 para montar da marca “Aurora” era um tanto medonho e o da escala 1/128 trás também miniaturas… Read more »
Outra curiosidade, o ator David Hedison tinha um tio que era dono de uma loja de confecções no bairro do Brás em São Paulo
Aquele monstro de alga era o maior barato!
Era ridículo…kkkkkk
Eu era feliz e não sabia… Viagem ao fundo do mar, túnel do tempo, terra de gigantes, OVNI, Perdidos no espaço…..
Fico imaginando quanto custaria construir um submarino como este na vida real.
E qual seria a solução para que ele tivesse as janelas frontais.
E como se arranjariam para criar um subvoador.
Na minha infância, Viagem ao Fundo do Mar só perde em importância para Star Trek.
tanto que ambas series viraram nomes de saques de vôlei nos anos 80.Foi na época que eu assistia. Com certeza foi uma série pioneira de ficção cientifica.
O som do sonar era o melhor………
Bem bacana.
Túnel do Tempo. Perdidos no Espaço. Viagem ao Fundo do Mar. Terra de Gigantes.
Produzidos ainda na era do macarthismo que “obrigava” os diretores hollywoodianos a exibirem séries mostrando a supremacia tecnológica americana versus os inimigos do leste usando cavanhaques, colarinhos altos, sotaques russos e claro, muita sabotagem.
Inspetor Kobick, minis saias, monstros, raios lasers, mundo à beira de guerras atômicas. Anos 1960.
Quase parecido com os dias de hoje.
O submarino tinha um capitão. Não sei o que o Almirante fazia à bordo. Bem…ele recebia missões de Washington.
Tudo muito secreto.
Esteves, o submarino foi ideia do Almirante Nelson, que também era um cientista á frente do Instituto Nelson localizado em Santa Barbara na California então, o “Seaview” foi construído para esse instituto e utilizado em pesquisas científicas podendo ser requisitado pela US Navy em caso de guerra.
.
Isso explica a presença do Almirante a bordo.
Lembro do filme.
O mundo à beira de uma extinção provocada por catástrofes climáticas…congelamentos, vulcões, tempestades solares.
O submarino parte em missão para deter tudo isso com seus mísseis balísticos atômicos…indo até a calota polar.
Tinha um sargento gordinho à bordo. Não sei porque os sargentos eram mostrados gordinhos e atrapalhados.
O barulho do bip do sonar, a visão panorâmica do fundo do mar…bem bacana.
Acho….acho que Irwin Allen era nome fictício batizado pelos macarthistas nos estúdios. Comum naqueles anos. Embora o wiki confirme o contrário.
Teve um episódio onde um “passageiro” chamou Sharkey de sargento e ele prontamente o corrigiu como sendo “chefe”, já que na US Navy não há sargentos e sim Chief Petty Officers, CPO.
.
O primeiro CPO o “gordinho” eventualmente faleceu e a partir do segundo ano da série foi substituído pelo ator Terry Becker como CPO Sharkey.
https://www.youtube.com/watch?v=hpBg2V1FGU4&t=15s
Sim Carvalho o modelo da Moebius é adaptável para controle remoto e luzes, mas, como ia ficar caro demais, o meu recebeu apenas tinta e uma ou duas melhorias fora do estipulado.
KKK…assisti muito…..nas manhas da semana…..quem assistia aos sabados de manhã ja era repescagem de anos depois….
O legal que o mini Sub paerecida ser nuclear tambem…mesmo diminuto…..pois ele tinha aquele painel fosforescente luminoso atras dos pilotos….
Este era o “subvoador” Carvalho que sim era “nuclear”, o “minisub” era aquele pequeno submarino em forma de torpedo de cor vermelha para dois tripulantes lançado da “sala de mísseis”.
.
Interessante que os 4 tubos de torpedos ficavam nessa sala de mísseis “apontados” para a popa, mas, os torpedos saíam pela proa… 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=9_8ITZwFGhQ
Mas esta aqui ainda é o meu sonho de consumo….rzrzrzr
https://www.youtube.com/watch?v=b056Enh1oCE&t=111s
Não precisa ilustrar.
Guarda as ilustrações pras matérias de multiproposito, multimissao e multicoisas.
Tomei algumas chineladas por brincar de subvoador com o regulador de gás do fogão de minha mãe. Kkkkkk
Saudades do meu tempo de moleque.
Era para “pesquisas”, mas andava armado até os dentes, lotado de mísseis nucleares que atraiam os alienígenas como açúcar para as formigas!
Mestre Dalton, invejo no sentido de admiração sua capacidade lembrar coisas,fatos e detalhes. Parabéns, vida longa e produtiva.
Uma verdadeira enciclopédia! Eu não lembro nem qual foi a minha janta ! Outra geração! Curti demais, bateu até vontade de viver aqueles tempos rsrsrs
Ola Colegas. Excelente. Muitos lembraram dos outros seriados. Acho que faz parte do pacote nostalgias os desenhos da Hanna Barbera… Johnny Quest, Herculóides, Laboratório Submarino 2020…. das séries, acho que precisamos lembrar Agente 86, Guerra sombra e água fresca, Ratos do Deserto e Planeta dos Macacos
Verdade Camargo, há muita coisa para a turma acima de 40 anos recordar e é bem possível que muitos que frequentam e/ou visitam o “Poder Naval” hoje, passaram a gostar de navios e submarinos assistindo os episódios de Viagem ao fundo do mar, este sendo o meu caso.
Filmes e animações com o tempo tiveram o seu ápice, mas dos 20 anos para cá os enredos começaram a caira e nos últimos 10 as qualidades dos filmes e animações começaram a despencar.
O próprio Spielberg certa vez declarou que o modelo atual de expansão do mercado, baseado na quantidade de produções em vez da qualidade, seria sua derrocada.
As produções tornaram-se caras. As histórias quase todas as interessantes foram contadas.
Existia o risco de descontentar patrocinadores e comunidades. O filme O Império do Sol do Spielberg desagradou militares.
Brando fez o Poderoso Chefão mastigando algodão nas bochechas por recomendação de italianos para ficar parecido com os “capos”.
Hoje…recursos digitais, muita tecnologia. As sequências digitais do Senhor dos Anéis ficaram muito ruins.
Os atores do filme 300 ficaram por quase 2 anos ensaiando e treinando.
Hoje…faz-se tudo em estúdios. Muito chato ver filmes modernos.
Ratos do Deserto. Muito bom.
Na traseira, havia um canhão Boyes AT de 14 mm, que disparava um projétil de tungstênio capaz de penetrar a blindagem dos tanques inimigos
Carroceria
A capota, as portas e as colunas eram retiradas …
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-eram-os-ratos-do-deserto/
Lembro que muitos chamavam o Seaview de “Civil” !
Eu.
Eu também…
Eu também.
Eu.
Eu.
O mais importante e cientificamente melhor estudado era o Guerra nas Estrelas – Star Trek, até com sua propulsão definida conforme as mais avançadas especulações da época. Não foi de outra série, por exemplo, a primazia por antecipar em anos a existência real e pratica de telefones celulares
Mas a Viagem ao fundo do mar também é top. Assisti muitos episódios.
Eita…..não compara Star Wars com Star Trek que dá briga de torcida…. Gosto dos dois, mas em termos de Ciencia, Star Trek sempre foi uma produção extremamente focada e preocupada com filosofia e ciencias. Não é uma serie de aventura baseada em guerra….existe o conflito, mas é um plano de fundo muito secundário… A produção de Star Trek tinha uma equipe focada em correr os maiores institutos de ciencias do mundo e trazer o que os cientistas imaginavam ou visualizavam…não somente na tecnologia , mas sociologia, economia e política. Foi uma serie antes da ida do homem a lua….e lançou… Read more »
A dobra espacial…eles entravam no buraco de minhoca…do Einstein.
Muito à frente.
Tem razão Carvalho, não dá para misturar Star Trek com Star Wars sem “gerar barulho”! Apesar dos seus altos e baixos, Star Trek é, de fato, ficção científica, enquanto Star Wars, com todos os seus méritos de fenômeno de mídia, era uma aventura, estilo “capa-e-espada”, ambientada no espaço!
Sim, tinham ainda os sintetizadores de comida…peru sintetico,engenharia genetica alimentar, lembra do capitulo dos pingos que devoraram a carga do Quadrun Triticale ( sementes de trigo híbridos alteradas geneticamente )? Foram eles e Isaac Asimpv que que criaram o termo Zimologia, cultivo de alimentos semi sinteticos por leveduras
Você deveria assistir ao episódio de Deep Space Nine em que eles voltam no tempo e se encontram com a velha Enterprise nesse episódio! Muito divertido e bem feito!
Excelente serie, me lembrou bons tempos!!!!
Eu era um fã declarado dssa série quando criança…….saia correndo ada escoal para assistir na TV Tupi!!!
Mas havia algo na série que me intrigava: a caneta na mesa da carta de navegação da sala de controle… quando acontecia alguma coisa com o submarino e ele virava de um lado para o outro, ela nem mexia, ficava no mesmo lugar.
Só descobri isso décadas depois o motivo……
Olá João. A caneta era magnética e ficava presa na mesa…. coisa de altíssima tecnologia.
Não… era o cenário que não se mexia, e sim um jogo de câmera para criar o efeito.Os atores é que caiam de um lado para outro. KKKK.
Olá João. A versão das canetas magnéticas é mais legal… inclusive estava lembrando dos episódios do Batman, com as câmeras naqueles ângulos diferentes, que lembravam os quadrinhos dos gibis…
saia correndo da escola…… desculpe os erros, meu teclado não está muito bom….
Combate era muito bom.
Seriados…
Combat! Com os excelentes
Mas…Band Of Brothers da HBO superou todos.
Sem duvida um excelente seriado que deixou saudades. Vi diversos depoimentos aqui que corroboram isso. Já não fazem mais séries desse tipo, uma pena como baixaram o nível.
Se lembram de Savege, onde eles construíram um nave espacial a partir de sucata de um ferro velho para ir busca lixo espacial na lua?? Ótima série tb!!!
Nunca ouvi falar.
Mas dos “Thunderbirds” tenho certeza que assistiu. Aquilo era um lixo.kkkkk
Mas, Marcos, isso já é anos 80… Era uma série bem mais segunda linha do que as do Irwin Allen….
Olá Marcos…. lembro sim. E lembrei de um dos seriados mais toscos do mundo, mas que eu assitia sempre… “super-heroi americano” (que recebeu a roupa com superpoderes dos alienígenas e perdeu o manual de instrução)
A musica tema de Super Heroi Americano eh muito boa! Believe it or not …
Me lembro dele também! Se não me falha a memoria passava no SBT!
eu lembro rsrsrsrsrsrrs muito loca
Lembro deste sim, anos 80…
É a série Salvage 1 de 1979: https://pt.wikipedia.org/wiki/Salvage_1
Pra quem viveu naqueles maravilhosos anos 60 era um deslumbramento!
Sim, anos 60, 70 e 80 foram maravilhosos para séries na TV.
RimTinTin
Família Doremi
Os MuppetsBattlestar Galactica
Buck Rogers
Os Três Patetas
Gordo e o Magro
Vários tipos de desenho Zé Coméia, PepeLegal, etc.
Anos bons
RinTinTin é dos anos 1920/30. Forte Apache foi dos anos 1950.
O Gordo e o Magro também. Dos anos 1920/30.
Sim, mas, não fizeram sucesso neste anos, apenas nos anos 70, e no Brasil só chegaram nos anos 80
Anos 60 foram os anos dos seriados.
Eu gostava do Jet Jackson.
Pelo menos, foi nos anos 80 que eu assisti a maioria destes filmes e desenhos. Lembrando que a TV não era tão disponível a maioria das pessoas nos anos 70, era artigo de luxo.
Minha família só teve uma TV nossa mesmo nos anos 80, acredito que foi bem no início dos anos 80.
Fora as músicas, nossa RPM, ROUPA NOVA, IRA, entre outros, bons anos para aqueles que tiveram o privilégio de ouvir em pública a LEGIÃO URBANA cantar.
Luxo…não era.
A Copa de 1970 foi a primeira transmitida ao vivo. Os especialistas iam aos canais de TV explicar como era possível transmitir um evento do México.
Pele virou Pele quando passou na TV. Ao vivo.
Anos 1960/70 foram os anos do Iluminismo na música popular mundial. E nas artes.
Beatles, Stones, Warhol, Mutantes, Chico, Sergio Ricardo (R.I.P.), Jane Fonda, Woodstock, Velvet, Hendrix, Garota de Ipanema, Jobim…
Festivais da Record.
Depois vieram o disco, os rocks nativos como Novos Baianos, Alceu e Geraldo, Secos&Molhados e…
Agora temos Anita. Que mostra a bunda.
Sem contar Abott and Costello, dos anos 40 e a impagável comédia I Love Lucy dos anos 50.
Ola Fernando. Era fã do Buck Rogers… principalmente daquela oficial com roupa justinha e brilhante.
Essa não lembro.
Lembro de um ataque de hormônios quando assisti Barbarella no cinema.
Eita Jane Fonda.
Erin Gray, Camargoer.
Olá Alex. Valeus. Algumas coisas continuam insuperáveis. Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo”, Grace Kelly em “Janela Indiscreta” e Ingrid Bergman em “Casablanca”. E todas as outras….
Ahhh sim…aquela coronel….a produção ncesa de drakonia tambem…
Battlestar Galactica foi fenomenal. Tinha acabado de ler os livros do Danniken e toda aquela mitica fazia todo sentido!!! Lembro que eu e meus irmaos colocavamos um cobertor tapando a janela para escurecer a sala e parecer cinema….meu pai tinha acabado de comprar uma Telefunkem colorida para assistir a copa de 78
Sou fã Galagica também, em 78 meu pai comprou uma Philips pra ver copa kkkk, bons tempos, poucas coisas nos faziam feliz.
Galatica tem os 4 anos da série no Amazon.
… Thunderbirds…
Top.
Baattlestar Galagica tem na Amazon os 4 anos, já engoli 3 anos em menos um mês. Muito bom.
A refilmagem ficou muito densa e pesada…não consegui acompanhar…na original, os Cylons humanoides surgiram somente na ultima temporada…ja nesta ela vem desde o inicio…estilo biocylons…sei que a anterior era mais caricata estilo cowboy americano com o Starbuck…o caxias que tentava seguir o caminho do pai Apollo, e o Boomer em que faziam a triade dos tres mosqueteiros da serie….
A serie de 1978 pra mim é a melhor…..não gostei dessa refilmagem
Uma serie derivada muito boa mas que foi interrompida foi “Caprica“….ela conta detalhadamente a criação dos Cylons…nem era um projeto militar, era uma especie de game second life de adolescentes, mas mostra muito bem o sofrimento de mentes inteligentes confinadas num espaço virtual…
Naqueles anos o Brasil fabricava aparelhos de TV.
Invictus, Colorado, Semp. Rádios como o Motoradio.
A desnacionalização é muito triste.
Philips fabricava teve em Rio Grande da Serra, hj não tem mais nada, só o engodo da zona Franca Manaus.
Olá Salim. A fabrica de componentes da Philips era a Constanta. Eles tinham uma unidade em Ribeirão Pires e a unidade de tubos (para gerar a imagem) era em Capuava, ao lado da Refinaria da Petrobras.
O canal aberto rede brasil , aqui em São Paulo 10.1 / 98.1 ainda exibe esses seriados fantásticos, Viagem ao Fundo do Mar / Zorro / Ultraman entre outros
Subvoador
Seaview
Já que rolou todo esse saudosismo permitam-me contribuir com mais algumas lembranças de seriados dos bons tempos:
Durango Kid
O Fugitivo
Bonanza
Caravana
Na Corda Bamba
O Homem do Rifle
Zorro e Tonto
Jim das Selvas
Jeannie é um Gênio
National Kid
Star Lost
Assisti muito, agora o mais “sacaneado” era o Kowalski, acontecia de tudo com Ele, era abduzido, enfeitiçado, infectado e tudo mais… certamente nos dias de hoje seria o primeiro humano do planeta a ser infectado com o Corona Vírus.
Série muito boa, saudades de um tempo já bem distante.
Gostava do Túnel do Tempo, um detalhe curioso é que os caras podiam estar vestido de gladiadores romanos mas na hora do salto para outra época do tempo sempre chegavam com a roupa do primeiro episódio quando foram para o Titanic… mas era o máximo, a começar pela trilha sonora da abertura. Outros tempos.
Segue a prova, já é o episodio 20
https://www.youtube.com/watch?v=rdO9nUluWOY
De quem é a voz que narra a abertura?
https://www.youtube.com/watch?v=WV8gtetShXI
Caramba, adorava essa série! Eu via direto com minha irmã antes de ir pra escola. Enviei o link para ela ler, e ela me respondeu que ficou muito decepcionada quando descobriu que os submarinos não têm vista panorâmica como o Seaview, hehehe. Rimos muito juntos relembrando a infância. O Seaview não tinha tubos de torpedo frontais, né? Como um submarino assim, caso exista, se posiciona para disparar seus torpedos? Valeu, Poder Naval!
Inesquecível, assistia todos, mesmos os repetidos, bons tempos!!
Fantástica essa serie. Se bobear continua atual. Fico imaginando com os recursos de hoje. ao ler a matéria, quase comecei a acreditar que esse barco existiu mesmo. rsss. Não perdia nenhum episódio.
Parabéns pela matéria.
Os segredos do Seawiew demoraram mais tempo para serem revelados do que o SR-71 e do F-117 kkkkkk
Os “Thunderbirds” lembram? Os “foguetes” acendiam com fósforos. Faziam coisas mediocres também. Ninguem é perfeito kkkkkk
Muito bom.
Assistia essas séries quando criança na TV em Preto e Branco, e se vç prestar atenção, depois deles todas as que surgiram as copiaram em algum momento, na quela época eram inovadoras, por serem pioneiras em ficção cientificas e eram de uma qualidade excepcional para os recursos da época. (Não existiam computadores). Viagem e terra de gigantes até hoje impressionam, tunel do tempo serviu de BASE para tudo que tem esse tema , que veio depois( De volta pro futuro,etc). Era uma epoca simples e as series procuravam simplificar as ideias,hoje uma serie é tão complexa que em alguns capitulos… Read more »
Recomendo que assistam os nostalgicos filmes:
Os 300 de Esparta (60), Helena de Troia (60), Sinbad e a Princesa(70), A nova viagem de Sinbad (70), Jeck o matador de Gigantes(60), O Egipicio(60), Demétrio o Gladiador, e a serie em Preto e Branco do Flash Gordon.
Claro sempre dando um desconto para os recursos da época (Sem computação gráfica), as batalhas eram com atores mesmo e não filmando 20 pessoas e replicando no computador.Voçê vai focar espantados comos detalhes dos cenários,as roupas,armaduras,olhem os detalhes.E chegarão a conclusão que tudo que veio depois são cópias destes clássicos.
Bons tempos. Hoje as crianças vão aprender a imitar foca com Felipe Neto e outras coisitas mas…..
Assistia com meu pai, veterano da MB. Apesar dele não ser submarinista ele não perdia nenhum episódio. Para ele, o Seeview não era um submarino e sim um hotel, de tão espaçoso que era.
Tenho 6.0, adorava.
Naqueles tempos, tinhamos somente uma tv, ficava na sala, todos assisitiam os filmes juntos, não existia celular, e telefone fixo era para poucos, mas todos recebiam noticias, e o melhor recebiamos visitas, os tios e primos nas férias, uma semana em casa, na hora das novelas, as crianças saiam da sala e iam brincar na praça, pique lata, carniça. O dia começava junto com o nascer do sol, se chupasse uma manga tinha que esperar 2 horas para beber leite. O ceu ficava colorido pelas pipas, os campos lotados de moleques nos eternos clássicos do de camisa e descamisados que… Read more »
Vi muitos comentários sobre a pobreza das séries de hoje comparadas às das décadas de 70, eu me lembro de poucas, lembro das séries que passavam aqui nos 80 e só as da Globo, pois aqui era o único canal que pegava e ainda é, mas a partir de 92 chegou as parabólicas e depois as de assinatura, mas às vezes conseguia um adulto que colocava no canal argentino e assistia desenhos que não passavam no Brasil. Das séries lembro do Duro na Queda (tinha uma coelhinha da Playboy que era linda), das Panteras, do Incrível Hulk, que sempre terminava… Read more »
Hoje, como adultos, não reparamos muito no que agrada culturalmente a gurizada, pois estamos, no tempo vago desocupado, que não é como era quando criança ou jovem, satisfazendo nossas vontades com o que nos agrada hoje e até com coisas antigas que já vimos. Como é o caso de todos que nos interessamos por assuntos de defesa e visitamos o Trilogia com frequência. Eu, por exemplo, assisto com frequência “faroestes” antigos. Uma coisa que substitui muito as séries que nos prendiam em frente à tv é o vídeo game e o PC. Dos games um péssimo jogo que a gurizada… Read more »
Lembrando que além dos mísseis e torpedos, ainda tinha um laser de alta potência na proa. Outro submarino muito interessante era da série “O homem do fundo do mar”… Mas a série “naval” que me conquistou mesmo foi “uchuu senkan Yamato”, aqui conhecida como Patrulha Estelar. A Yamato botava qualquer Enterprise no chinelo com seu canhão de ondas……
Os soviéticos fizeram o seu próprio Seaview…digamos, algo parecido: uma versão do SSBN Yankee, conhecida como Yankee Big Nose.
Na URSS era denominado Project 09780 Akson-2.
Vou colar abaixo o link de uma foto: