França desenvolverá novo porta-aviões e SSBN de próxima geração
PARIS — A França vai desenvolver e construir um novo porta-aviões para entrar em serviço em 2038 para substituir o Charles de Gaulle agora em serviço, anunciou segunda-feira a ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly.
Num vídeo-discurso marcando a abertura da exposição online Euronaval, Parly disse “no que diz respeito ao porta-aviões de nova geração, posso confirmar que este programa será lançado para dar um sucessor ao Charles de Gaulle em 2038”, acrescentando que “haverá uma estrutura operacional que será perfeitamente adaptada, desde o início, às nossas futuras aeronaves de combate, conhecidas sob o nome de SCAF. ”
Parly não forneceu quaisquer detalhes adicionais, especialmente sobre se o novo porta-aviões será convencional ou nuclear, mas passou a recapitular a grande modernização da Marinha Francesa que seu governo está concluindo. “Nunca, nos últimos 30 anos, a Marinha viu tanta renovação de seus ativos”, observou ela.
Observando que a atual lei do programa militar de 2019-2023 prevê 110 bilhões de euros para a aquisição de equipamentos, uma parte significativa dos quais beneficia a Marinha, Parly também anunciou que, “nos próximos meses, vou lançar obras de construção de submarinos de mísseis balísticos de terceira geração.”
Mais uma vez, ela não forneceu detalhes, mas por si só o anúncio é muito significativo, pois confirma a modernização a longo prazo da frota francesa de quatro submarinos de mísseis balísticos da classe Le Triomphant, atualmente armados com o míssil balístico M51, que também terá de ser substituído para equipar a próxima geração de “boomers”.
Programas de combate de superfície
À medida que o programa da fragata multi-missão FREMM se desenrola, com as duas variantes finais de defesa aérea, Alsace e Lorraine, com entrega prevista para 2021 e 2022, respectivamente, a construção será transferida para as fragatas de defesa e intervenção (FDI).
Estas fragatas “são furtivas, duradouras e versáteis: são o símbolo de uma indústria naval na vanguarda da tecnologia moderna”, disse Parly, acrescentando que “em 10 anos, a Marinha terá recebido oito novas fragatas de primeira classe” – uma notável realização.
Para seguir a classe FREMM, a França planeja construir cinco novas fragatas FDI, que estão entre os projetos mais fortemente armados e tecnologicamente avançados agora disponíveis. O navio líder, Admiral Ronarc’h, está agora em construção e deve ser entregue em 2023, com o segundo em 2025.
A França também lançou dois programas navais em cooperação com seus aliados europeus, mas estes ficam aquém, em tamanho e custo, da ambição expressa por vários governos europeus de uma consolidação de programas navais.
Os dois primeiros navios logísticos da frota sendo construídos pela Fincantieri da Itália em cooperação com o Naval Group da França, devem ser entregues até 2025. Para a guerra contra minas, a França está desenvolvendo o programa SLAMF, integrando sistemas de drones, em cooperação com a Grã-Bretanha.
Duas novas classes de OPVs
Para apoiar as missões de segurança da Marinha Francesa, a França lançou em julho a construção de dez navios de patrulha offshore conhecidos como “patrouilleurs océaniques” e deslocando 2.000 toneladas, que ficarão estacionados na França; os dois primeiros devem ser entregues até 2025.
Para as possessões francesas no exterior, a França encomendou seis navios de patrulha ultramarinos (Patrouilleurs Outre Mer, ou POM) que serão entregues em 2024 e 2025 e ficarão estacionados em La Réunion, Taiti e Nova Caledônia. Parly cortou na semana passada o primeiro aço do primeiro desses barcos, que vai deslocar cerca de 1.200 toneladas. Os navios, observou Parly, “protegerão os 10 milhões de quilômetros quadrados de mar que constituem nossa zona econômica exclusiva”.
A França também está renovando sua frota de seis submarinos de ataque, com as unidades de nova geração da classe Barracuda substituindo os submarinos Rubis agora em serviço. O líder da classe, Suffren, está concluindo suas provas de mar e deve ser entregue no final do ano, confirmou Parly.
Depois de elogiar os fabricantes navais e a Direção-Geral de Armamentos, que administra as compras de defesa da França, Parly concluiu seu discurso com otimismo.
“Minha mensagem final será de resiliência e otimismo. Juntos devemos resistir. Temos competências e know-how únicos, conhecidos e reconhecidos. Não estou dizendo que passar pela crise econômica e de saúde será fácil ou sem incertezas, mas temos ativos e recursos.”
FONTE: Defense-Aerospace.com
Aguardando “essas FDI ficariam bem na MB, dinheiro tem de sobra, é só gastar certo, esquece ToT e compra logo meia dúzia, etc, etc, etc….”
Ou “deveríamos aproveitar a chance e desenvolver junto com os franceses o nosso porta aviões, está é a chance de ouro da MB”…..
Um novo porta-aviões para a MB de cerca de 45.000 toneladas para 40 aeronaves sairia por cerca de 4 ou 5 bilhões de dólares, sem o grupo aéreo.
Tenho no bolso, manda compra.
Mais uns 200mi, na média, por ano para deixar ele sempre em prontidão, adestrando o grupamento aéreo?
Galante, eu fui irônico…..mas pegando gancho no seu comentário….este valor diluído pelo prazo de construção da menos de 1 Bi por ano, sem contar prazo e custos de desenvolvimento. Não é alto, ao contrário, perfeitamente factível, se a MB já tivesse suas escoltas de maior porte encaminhadas.
O maior problema das FFAA não é financeiro, é a perenidade orçamentária; tem de acabar com corres e contigenciamentos, assim é possível elaborar contratos e cumpri-los dentro do prazo.
A França consegue tudo isso por esse motivo.
Efetivo da Marinha Francesa,36 331 militares.
Perenidade não tem a ver com números de efetivos, tem a ver com a continuidade orçamentária. Ter um orçamento previsível, em que se sabe o que vai receber em cada mês e receber esse valor é o que permite o cumprimento dos contratos.(Cortar efetivos, não dará mais recursos para as FAs Brasileiras, o mais fácil de acontecer é o MinEco, redirecionar esses recursos para outras áreas).
Ou seja, o problema é estrutural e organizacional… Vejam que os franceses, assim como outros países melhor estruturados, fazem os investimentos e aquisições (de novos equipamentos, desenvolvimento de tecnologias, etc….) sob a batuta de uma única estrutura organizacional, ou seja, de uma Agência que tem esta função de organizar os processos… Sob a batuta da marinha francesa e, principalmente, do ministério da defesa… Aonde equipamentos e armamentos são, quando possível e necessário, padronizados, aumentando escala produtiva, dando interoperabilidade e integração, barateando custos de produção, aquisição, manutenção e treinamento…
Já aqui…
Wellington Góes, eu li ontem sobre isso….o MinDef está criando uma agência de compras nos moldes da DGA francesa, exatamente o que vc disse.
Pessoal aqui tem um verdadeiro fetiche em ver a MB com um NAe. Acho que esses 4 ou 5 bi de bolares seriam mais bem empregados principalmente em submarinos e depois em fragatas.
Nao temos orçamento para um grupamento aereo para um NAe, a nao ser que comprassemos Rafales ou F18 de segunda mae e bem surrados.
Com 4 ou 5 Bi o que daria pra fazer pela MB que não fosse a compra do PA?
Fragatas?
Corvetas?
Dessa de Costa?
Radares OHT?
ASTROS 2020?
Defesa antiaérea?
Encorpar o grupo de FN?
Mais Subs?
Acho que existem tantas outras prioridades mais.
Vamos fazer uma vaquinha. ? ?
“Não existe almoço grátis”… A questão é saber se aquilo que tu estás gastando, vale e se este “almoço” é “gostoso”… Em suma, se o preço é justo…
O que são 10, 20, 30 bilhões para um país do porte econômico do Brasil? Vocês já viram o orçamento anual do país? O problema não é dinheiro , é falta de prioridade e desorganização!
Daqui a 2038 a França vende o Charles de Gaule para o Brasil com os mesmo problemas do Nae São Paulo.
Se pararmos de arrumar briga com o Macron.. ate pode colar rsrs
Macron que fica arrumando treta, em vez de cuidar do pais dele, fica dando pitaco no quintal dos outros.
Ele faz o que todo presidente de uma potência faz hoje em dia. Hoje a população é engajada e se preocupa muito com questões ambientais. Se você quer ficar bem na foto com seu eleitorado, é melhor ao menos fingir que vc está preocupado tbm e atender às reivindicações do povo. Vê só o Biden, a Merkel… não tem pra onde fugir. Se o governo brasileiro se preocupasse ou pelo menos fingisse muito bem que está preocupado nós teríamos desculpa. Do jeito que tá, tá difícil.
Concordo!
Dos franceses até o Macron sair, quero distância.
Então já sabemos quando vamos adquirir um novo PA… em 2038!
Não ! o Charles DeGaulle é nuclear…
Vive la France!
Entrar em operação em 2038?
Não é um pouco longe demais?
A missão é substituir o Charles deGaulle
Creio que até lá, poderão existir meios extremamente poderosos para combater esse tipo de navio.
E a França os possuirá , assim como as devidas contramedidas necessárias para se defender.
Acha que esse meios extremante poderosos poderão impactar nos planos de contrução chineses de PA que vc tanto elogia?
Ou os deles não são vulneráveis?
Não, porque os chineses ficarão prontos muito antes de 2038.
Ademais, são os próprios chineses e também os russos que possuem as armas anti-navios mais impressionantes.
Não me respondeu. Porque a China continua a construir se ficarão vulneráveis? Estarão a navegar em 2038? Se estiverem, serão vulneráveis?
Quanto ás armas anti navios mais impressionantes, vc disse tudo. Impressionantes são. Efectivas… Achas que um Mk48 a explodir debaixo da quilha faz o quê?
Cono assim?
Vc não não entendeu.?
Até 2038 os NA chineses já terão prestado serviço por muitos anos.
Ou seja de 2021 o u 2022 lá se vão 17 ou 16 anos de bons préstimos.
Ademais, os chineses podem ficar tranquilos porque são eles que têm os mísseis anti-navios mais eficientes.
Quantos NA chineses estariam prontos em 2021?
Para fazerem os 17 anos de serviço?
E durante esse tempo não sao vulneráveis?
Vc fala de mísseis quando o que toda a marinha mais teme são torpedos…
Mas, a França já tem PA!!!!!! Seu conhecimento militar é tão pequeno assim??? Vc só sabe falar sobre propaganda e fazer proselitismo ideológico…….
A França tem hoje o PA que ela considera o necessário e ele é um navio no meio de sua vida útil. Os planos são para o seu substituto. Não entendo o questionamento……é um pensamento para manter sempre, ao menos 1 PA na frota. Chineses e russos possuem as armas antinavios mais impressionantes? Armas não tem que ser assustadoras e impressionantes…….tem que ser efetivas. E nisso, aa armas dos seus queridos não são as únicas. Um simples submarino diesel-elétrico lança 2 torpedos pesados que explodem sob a quilha do PA inimigo…..pronto….sem pirotecnia…sem ser impressionante….sem ser hipersônico…..sem ser propagandístico…….apenas eficiente…..
Kings, essa é a realidade europeia… eles não tem como acompanhar China e EUA…
E nem querem. O modelo de projeto da maiorias dos países da União Européia são cheios de regras e medidas referente a sustentabilidade. Não só relacionadas ao meio ambiente, mas também no lado social.
É verdade.
Mas, quase 2040 é muita coisa.
Deve entrar em operação junto com o su57
Na medida para se bombardeado e afundado pelos russos.
Quantos PA a França opera? Quantos a rússia opera?
A Rússia não precisa e nunca precisará de muitos porta-aviões.
Seus soldados podem chegar a qualquer lugar da Ásia e Europa a pé.
E esses são os dois continentes onde as coisas se resolvem.
A França pertence há UE e NATO, mas só a França têm armas de dissuasão para a Rússia nem sequer pense em cruzar a fronteira, para não falar que só o pib Francês é bem maior que o Russo, imagina o da UE. Agora com a covid19, os principais países e blocos(no caso da UE) já começaram a comprar e reservar a futura vacina, junto de várias empresas e intitutos, mas como muitos países do mundo, não vão ter dinheiro suficiente para isso, criou-se na OMS uma associação de benfeitores, para doar dinheiro, para que todos os países do mundo… Read more »
O próximo “reabastecimento dos reatores nucleares” do “CDG” deverá ocorrer por volta de 2026, quando também se fará uma revitalização do casco e sistemas com duração de cerca de 15 meses.
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Um último reabastecimento deverá ocorrer por volta de 2034, para garantir ao
“CDG” uma vida útil até cerca de 2041, o que pode significar que em 2038 o novo NAe francês ainda não estará devidamente certificado para operações.
Mestre Dalton, provavelmente o planejamento preveja o início de construção em 30/31 e em 38 ele inicie os testes de mar….num pequeno hiato de tempo a França teria 2 NAes a disposição.
Minha dúvida é este SCAF, seria um FCAS naval ou outro tipo ?
Também penso assim Bozzo e quanto a “SCAF” ou “FCAS” a primeira sigla é em francês enquanto a segunda em inglês e ambas significam a mesma coisa futuro sistema de combate aéreo, composto pelo sucessor do Rafale M e aeronaves não tripuladas.
Mestre Dalton, agradeço a explicação.
Alguém pode explicar como e viável economicamente eles investirem num projeto de PA que irá produzir uma única unidade?
Trata-se de um navio militar então não se visa lucro ou mesmo economia e recursos são pensados para manter tal plataforma por décadas.
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Viável???
Claro que é viável, projectas, constrois e pagas o que for, não é para dar lucro.
já era! a MB não tem condições de ter um ou dois PA.
o ideal seria ter bases de bombardeiros de longo alcance.
e mais submarinos nucleares.
seria mais estratégico.
com advento das armas hipersônicas, PA serão presas fáceis!
Concordo. Os PAs de hoje são os grandes encouraçados da II Guerra Mundial. Não tem como sobreviverem a um ataque de saturação de mísseis antinavio, ainda mais os hipersônicos. Mais valeria para os franceses investirem em bombardeiros stealth a lá B21 Raider, equipados com mísseis hipersônicos.
Por isso que argumentei.
Em 2038 teremos misseis anti-navios impressionantes, drones espetaculares, inteligência artificial aos montes e daí por diante.
Continuo sem perceber o raciocinio… Porque se continuaram a contruir MBT’s deppis do aparecimento do Panzerfaust? Pela sua lógica, deveria ter parado ali em 1944. E pela sua lógica só as armas ofensivas de um numero selecto de paises se desenvolvem. Os outros ficam parados no tempo… Vou guardar os seus comentários neste post para a próxima matéria sobre um PA Chinês
Vc anunciar um porta-aviões para 2038 é equivalente a anunciar um novo motor a gasolina para automóveis para o mesmo ano.
Hoje, ainda se utiliza motores a combustão, mas em 2038…
É uma aposta, no mínimo, arriscada.
Impressionantes… espetaculares….tu tens algum problema ou trauma com o tamanho das coisas e a impressão que elas causam?! Volto a dizer….gastar os tubos para fazer toda essa pirotecnia e toda essa propaganda e papagaiada……um submarino com 2 bons e velhos torpedos pesados e tchau……sem toda a impressão e espetáculo que vc doentiamente tanto admira…..
Eu tentei perguntar o que ele acha que um Virginia com 2 Mk48 faz aos super PA chineses que tanto elogia mas não tive resposta…
O mesmo que os Type 94 fariam em um Gerald Ford.
Se o GF funcionar, é claro.
Se os type 94 funcionarem bem, pois parece que em matéria de ssn´s e ssbn´s, tanto EUA, UK, França e Rússia estão bem na frente dos Chineses.
Certamente os p.a que entrem ao serviço em 2038, terão tecnologia desse tempo e não actual, e se os mísseís hipersónicos anti-navio serão espectaculares, imagina o que as futuras armas com laser, embarcadas nos p.a. farão a esses hiper mísseis, e acho que o futuro p.a. Russo, virá depois de 2040, se tão cedo.
O Brasil pretende projetar poder ou força ? Vai invadir qual país?
O que o Brasil pretende está presente na PND, END e Livro Branco de Defesa Nacional. O Japão vai voltar a ter porta aviões e pelo que eu saiba não é para invadir ninguém, eles inclusive falam de uma diferença do porta aviões deles com porta aviões de ataque(???).
Ter a capacidade de levar a guerra a qualquer lugar do planeta é uma grande maneira de dissuadir qualquer país.
Então cabe a nossa marinha ter NAe, Sn, navios de multiproposito, navios de desembarque anfíbio e fragatas para mandar este recado a todos.
Cabe ao exército desenvolver capacidade ICBM, e a aeronáutica cuidar do espaço aéreo, protegendo o exército.
Não importa se é hoje ou daqui 290 anos a capacidade tem que estar de prontidão.
Galante. Com essas trocas de farpas entre o governo de Brasil e França, ainda mais agora com o governo francês dificultando o acordo do Mercosul. Poderia isso tudo prejudicar os contratos atuais e futuros?
Acho que depois do Prosub,não deveríamos dar mais nenhum outro contrato militar aos franceses,está claro que eles serão uma das nações mais hostis ao Brasil no futuro por causa da paranoia ambiental. Deveríamos desenvolver sozinhos nosso próximo porta-aviões.
Exatamente Allan ! Não esqueça dos LHD classe mistral russos ,que devido a subserviência do Hollande,foram proibidos de serem entregues e quase ferrou com a DCNS e sua transação comercial…
E os russos ainda saíram no lucro !
É uma opinião e tens o direito de tê-la… daí ser válida ou balizada na realidade…. É outra estória…
Ao que se refere,colega?Ao meu comentário sobre a França ser hostil ao Brasil?Ora,isso já está acontecendo,só não enxerga isso aqueles que tenham acabado de voltar de Marte.
A França, país, não é hostil à ninguém, HOJE, apenas, seus líderes são adversários na geopolítica ideológica (Macron versus Bolsonaro), ponto. Os governos defendem, ou deveriam, defender os interesses nacionais e não os alinhamentos político-ideológicos, que muitas vezes fazem é prejudicar em pró de governantes que estão se lixando para o Brasil… (e no caso do atual governo brasileiro, por exemplo, contra nossa indústria do aço, alumínio, etanol, etc… Ou mesmo quando dos governos anteriores, em pró de países alinhados ideologicamente com a esquerda). Governos mudam, países e seus povos permanecem… Então, caro amigo, venha para o mundo real e… Read more »
Mas isso é óbvio,colega. Pela mesma lógica,os EUA não jogaram bombas atômicas sobre o Japão, foram seus líderes. A Alemanha não perseguiu os judeus,foram seus líderes. A Argentina não invadiu as Falklands,foram seus líderes. Um país é um ente inanimado,sem vida ou vontade própria,que é representado por seus líderes. Hoje China e EUA são países hostis um ao outro,não por causa que exista ódio entre ambos os povos,mas porque seus líderes estão em lados opostos do espectro geopolítico e ideológico. Portanto,não há nenhum equívico um cidadão chinês afirmar “Os EUA são um país hostil”,já que é impossível dissociar um país… Read more »
E os ingleses? São hostis ao Brasil?
Tu é que vives em Marte, queres enganar quem?
Os Brasileiros todos, fazendo crer, que estão sendo atacados, logo têm que se armar até aos dentes, cresce, não estás a falar para meninos.
Poder até pode, mas acho improvável. Acho que se for um negócio lucrativo para ambas as partes, nada vai impedir de que se concretize e sou à favor disso, não exatamente em relação à desenvolvimento e produção de NAe, mas quaisquer acordos com qualquer país que nos traga ganho significativo, como no caso do PROSUB. O caso da dificuldade do acordo do MERCOSUL é diferente porque a França não sai realmente ganhando. Daí toda aquela comoção em relação ao meio ambiente, etc. Isso ganha tração por se tratar de um assunto em voga, que arrebata o público (votos) e, ao… Read more »
Quem conhece, efetivamente, da realidade da geopolítica (comercial, diplomática e militar), e não essa patacoada dos metidos a políticos ideológicos (vale tanto para os que governaram o país, que são do espectro ideológico de esquerda, quanto o atual governo de direita), sabe que o quê move os países são os seus interesses… Se forem convergentes, pequenas desavenças são ignoradas… Se forem divergentes, aí qualquer bravata é desculpa para atitudes mais enérgicas… O bom mesmo é se manter distante de patacoadas verborrágicas (como as do atual governo).
Muito boa visão, Wellington. A formação e o número de frotas é sempre função da inserção geopolítica. Esta, muda a todo tempo e é preciso estar atualizado para manter a soberania.
Wellington normalmente discordamos bastante sobre N assuntos, mas nisso concordamos totalmente.
Primeiro eles entregam, depois recebem, depois cortam manutenção e peças de nossos subs. Até eles terminarem de receber nós podemos ficar bastante tranquilos… rsrsrsrs.
os atuais não, os futuros ainda não existem, então não tem como prejudicar o que não existe, não existe só a França no mundo para vender armas, foi o Macron que começou a falar besteira, de que a Amazônia é a casa dele, pulmão do mundo e blá blá blá.
Os franceses historicamente (em termos geopolíticos) não são confiáveis. Eles sempre tiveram uma agenda própria. Não é vantajoso para o Brasil se aliar a eles e acredito eu que seremos rivais em um futuro próximo. Essa “parceria estratégica” foi um erro, deveríamos ter feito uma parceria com pais mais confiável, igual a Suécia. Mais um grande erro da esquerda no poder aqui no Brasil. A sorte nossa foi a força aérea não ter aceitado o governo PT ter tentado enviar goela abaixo o Rafale (nada contra o caça, alias como vetor eu o prefiro ao invés do Gripen). Não teríamos… Read more »
Quem tem dinheiro para gastar com sua indústria militar, tá em outro patamar.
As FREM já são esplêndidas e estas novas FDI não ficam atrás, pelo menos em beleza, não procurei suas características, mas uma coisa acho complicado com a Europa ocidental hoje, seus projetos militares são tão sofisticados como caros e consequentemente acabam sendo adquiridos poucos; aí sair da cobertura militar do tio Sam fica difícil.
Gostaria muito que o Brasil construísse porta aviões pequeno mas que seja multi propósito, com catapulta, para 20 aeronaves de asa fixa, 10 helicópteros, 30 drones, possa levar tropas e meios de desembarque anfíbio 20 clanf.
Duas desta poderia nos dar uma enorme capacidade.
Arma de dissuasão é o submarino.12 a 15 seria o ideal . Álvaro Alberto, se ficar pronto em 2040 será um salto. MB que precisamos : três dezenas de navios patrulhas oceânicos, 12 submarinos convencionais, navios de varredura e minagem, nossa patrulha aérea -naval e algumas corvetas (10 no máximo). Sistemas de armas projetados dentro das possibilidades. Ter um PA de 60 a 100 mil toneladas que de acordo com um conflito; um IKL de 1300 toneladas com um ou dois torpedos levará o PA e toda a sua força para o fundo. Em 1982, se Argentina tivesse bem em… Read more »
Minha confiança nos franceses desde a segunda guerra mundial não é muita.
Poderia sim analisar esse projeto e ver se vale a pena.
A frança deveria se preocupar com sua defesa interna; com a assimilaçao muçulmana ao inves de fazer marinha nitidamente “colonialista”.
Quanto voces querem apostar que esses alguns desse barcos visam a região foz do amazonas, via guiana???
Já disse aqui que o Brasil devia achar um jeito de continuar entupindo a França de “refugiados” principalmente aqueles que lutaram no oriente médio”.
Quem sabe assim eles parariam de meter o bedelho no quintal dos outros.
Mestre Galante, se a MB deseja um Nae Classico CTOL por algo em torno de U$ 4-5 bilhões, eu prefiro muito mais entao 4 cascos verdadeiramente anfibios e multitarefas Stobar, pe de boi, que dependendo da versao configurada no momento, possa ser anfibio, LHA, Nae Stobar, etc, para nao arriscar todos os ovos numa cesta so. Capacidade aeronaval focada na defesa de frota. Pe de boi focado em servir a frota e não a ser servido por ela. Nosso Nae nao fica mais de 3 Mil km de nossa costa. Logico que poderia ir mais longe, mas sua folha de… Read more »
Franceses e seus prazos alongados. Acho que quem tem 01 Porta Aviões não tem nenhum, acho que com pelo menos 2 você já pode estar mais confortável nas ações longe de casa que necessitem de uma resposta imediata.
Quanto aos demais barcos acho que seguem uma tendencia. Achei interessante que no POM existe espaço para um Drone e não para um Helicoptero, mais uma tendencia que pelo jeito não tem como retroceder.
Não é “prazo alongado”. O “CDG” tem 20 anos de vida ainda e por hora só é possível manter um NAe, uma ala aérea mais algumas aeronaves extras para treinamento e reposição para as perdidas em acidentes ou que se encontram em manutenção. . O futuro Nae deverá substituir o “CDG” e para isso estudos iniciais estão sendo feitos agora, mas, a construção se dará apenas na próxima década. . Quanto a ter apenas um NAe, as vezes não se tem nenhum .Uns dez anos atrás o “CDG” retornou de uma missão de 4 meses e em questão de poucas… Read more »
Acho que é seria mais facil ter um LHD ou mesmo um P.A. tipo Cavour, com capacidade para uns 20 F-35 + helicópteros, (operando 12 F-35).__ A M.B. estaria bem servida, mantendo uma força treinada, seria o melhor que já tivemos, depois poderiamos pensar em algo maior.__ Uns 2,5 bilhões de dólares e pelo menos umas 3 Frem de escolta, bem armadas por mais uns 2,4 bilhões de dólares.
Até 2038, o F-39N (versão naval do Gripen) já estará operacional e sendo menor, que o Rafale, vai caber muito bem no R91. A França disse “construímos um porta-aviões pequeno!”, se referindo ao R91, então é esperar 2038 chegar!
Uma pergunta por que a marinha Brasileira não compra ou constrói navios contratorpedeiros ao invés de construir fragatas ?