Esquadrão VF-1 inicia participação na Aspirantex 2021
O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) iniciou, em 15 de janeiro, sua participação na “Aspirantex/2021” com duas aeronaves, AF-1B e AF-1C, a partir da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ) e do Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC).
As aeronaves realizam exercícios de interceptação com controle provido a partir do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” contribuindo para as ações de Defesa Aeroespacial em proveito da defesa das Forças Navais na Amazônia Azul.
Durante os exercícios, são realizadas passagens baixas simulando o perfil de bombardeio nivelado à baixa altura.
Esta demonstração de capacidade serve para familiarizar os Aspirantes da Escola Naval com a carreira naval, bem como auxilia na decisão de opção de Corpo pelos mesmos. É, ainda, uma importante oportunidade de adestramento das tripulações dos meios navais e aeronavais envolvidos.
FONTE: Marinha do Brasil
controle aéreo realizado pelo PHM Atlantico, uma importante função com sua estação
É porta helicópteros Atlântico (PHM). Chamar de Navio Aeródromo é uma piada.
Fala isso para a MB.
Foi eles que mudaram a denominação, a justificativa usada é a capacidade do navio de operar aeronaves como o V-22 Osprey e ARPs.
Tem matéria sobre isso no site.
A designação de aeródromo é válida. E é só uma designação. Não vai mudar a função do navio em si.
Ospreys seriam maravilhosos à serviço da FAB e MB, porém mesmo via FMS é caro demais.
Se quiser realmente debater o motivo pelo qual foi redesignado aeródromo, o significado da palavra aeródromo, ou o significado da expressão ‘boo-hoo hoooooooo,’ qualquer ferramenta de busca consegue achar para você.
“Em 12 de novembro de 2020, foi reclassificado como “Navio Aeródromo Multipropósito” para refletir sua capacidade de operar com aeronaves remotamente pilotadas.“
Aeródromo é aquilo que dá suporte especializado as operações aéreas, seja asas fixa, balão, rotativas, drones etc…
Radar 3D e estações de combate sao as mais capazes da MB , plotando e acompanhando mais de 900 alvos ou elementos
Top, da para enxergar os caças ou navios inimigos e já acionar os 2 A4 operacionais com suas bombas burras e as poderosas Niterói rsrr…
Olhos de águia, Dentes de gatinho!
Por apenas 1 segundo, ao olhar a segunda foto, achei que era uma imagem de 1982 nas Falklands.
Esquadrão? rs
Melhor colocar aeronave A 4 da marinha participa de exercício.
Esquadrão dá a entender que existam pelo menos 5 aparelhos plenamente capacidades para operar… rs
Quantos A-4 da MB estão operacionais?
N-1001 – em reparos há anos, após acidente com o N-1011;
N-1008 – operacional;
N-1013 – acidentado ao decolar, no ano passado. Em reparos;
N-1004 – em modernização na Embraer;
N-1022 – operacional;
N-1021 – em modernização na Embraer.
Fala sério!!!!!! Somente duas aeronaves? Eisso é , por acaso , é um esquadrão?
Calma lá, estão torrando teu (meu) dinheiro modernizando mais duas aeronaves. Em breve teremos 4 aeronaves torrando nosso dinheiro.
No máximo um ‘esquadrinho’…
Bom dia, leonidas!
Na verdade é um “ex-quadrão”. Mas, tem quem goste ainda…
E, outra! Não tem aviões mas aposto que deve ter muitos pilotos formados esperando por uma vaga no cockpit…mas, tem quem ache isto “normal”…segue o baile da MB!
Partiu jogar bombas burras em uma fragata moderna, quem sabe a gente pega os inimigos no susto rsrr…
Pode até ter sido um bom avião,mas,da uma vergonha.
e aquele bombardeio naval com bombas burras ,rs
Que vai errar todas, até por falta de treino.
Já ouviu falar em CCIP?
Não estou nem de longe sugerindo que seria o ideal aqui, claro, mas errar todas com CCIP e simuladores é bem mais difícil.
mas ainda assim, faz mais que um M-346…..
…se conseguir chegar perto do alvo, é claro!
Se chegar, com mais chances quem um M-346…novamente…
Fala sério, prefiro 1000x um M346 do que essas lata velhas. Pelo menos elas sim manteriam a tal doutrina da MB, com um custo menor que essas porcarias.
Essas imagens , faz lembrar as Malvinas em 1982 . kkk. Repito : 1982 . Estamos em 2021 .
Srs., é nítida as grandes deficiências das Forças Armadas mas enquanto não fizermos a nossa parte que é eleger parlamentares com o compromisso em apoiar o setor da defesa, nunca teremos uma bancada forte para essa pauta tão essencial para nossa nação. Ficar só reclamando no teclado e continuar votando em deputados e senadores que defendem pautas fúteis não vai adiantar nada…
O problema e administrativo , se comenta aqui ha tempos , nao adianta vc aumentar a verba , 2 % do PIB se aumentar o efetivo tbem , vira uma bola de neve como esta atualmente .
Mas o problema parlamentar também existe. Se houvesse interesse os parlamentares apertariam quem quer que fosse necessário para tornar o problema administrativo inexistente, por exemplo. Se buscariam diversas opções para se resolver o problema das pensões dentro do orçamento, mais incentivos à indústrias para sua atuação na Defesa, etc. Muito disso até está sendo feito, mesmo que de forma lenta, mas ainda assim o interesse parlamentar sobre o assunto é praticamente nulo. Na hora que a necessidade de os militares estarem presentes, tanto população, quanto imprensa quanto os parlamentares caem em cima, como se não fossem eles o motivo maior… Read more »
Dificil esperar algo de candidatos ne?
Porque mesmo os militares parecem não entender nada do assunto.
Alias o tal capitão reformado atual presidente fez tanto para a manutençaõ da Embraer quanto o Collor o faria se no governo estivesse.
Esses militares na politica são como os Pm’s nas assembléias, todos fazendo acordão com o executivo e enfiando ou deixando enfiar cone do CET no toba da tropa, raça do C@@#$%¨…
Um grande feito ter esses A4 voando. Senão me engano apenas Brasil e Argentina conseguem, para você ver o nível kkkk…
Ah mais é para am ter a doutrina, manter por mais quantos anos ? até porque vai demorar muito para MB conseguir adquirir um caça novo e qua do for, será algum já obsoleto, estilo os Etander que a Argentina comprou kkkkk…
Ainda muitos falando em Gripen Naval, o inocência e desconhecimento do seu país kkkkk….