Marinha e Polícia Federal interceptam embarcação carregada com cocaína
Brasília (DF), 15/02/2021 – Neste domingo (14), a Marinha do Brasil (MB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram e apreenderam embarcação carregada com cocaína em águas jurisdicionais brasileiras. A interceptação foi realizada pelo Navio-Patrulha Oceânico Araguari, a cerca de 270 KM da costa de Recife-PE.
A inédita operação foi realizada com ampla coordenação internacional, envolvendo o Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcótico (MAOC-N), sediado em Lisboa/Portugal, a Drug Enforcement Administration (DEA/EUA) e a National Crime Agency (NCA/Reino Unido), permitindo a identificação de grande quantidade de entorpecente em um veleiro catamarã que teria partido do Brasil com destino a Europa.
No interior da embarcação foram presos cinco tripulantes brasileiros, que foram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Pernambuco. A embarcação apreendida está sendo escoltada pelo Navio-Patrulha da Marinha do Brasil para Recife, com apoio de Policiais Federais do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) que participaram das ações.
Trata-se de operação de cooperação internacional, inédita na história do Brasil, com a utilização pela Marinha do Brasil de um Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) para ação conjunta com a Polícia Federal na interceptação de embarcações utilizadas para o narcotráfico.
A ação reforça a cooperação e troca de informações com as instituições internacionais, visando a identificação de grandes organizações criminosas, assim como a importância do permanente monitoramento e controle dos 5,7 milhões de km² de águas jurisdicionais brasileiras, por meio do constante aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul.
FONTE: Ministério da Defesa / Com informações da Marinha do Brasil e do Departamento de Polícia Federal
Uma palavra: excelente!
Legal!
Nota 10!
Parabéns à Marinha do Brasil e a Polícia Federal
Bom dia a todos.
Realmente a minha opinião é a de mutos aqui no grupo, Esse barco e pau pra toda obra.Sem querer entrar em discussões sobre o comando da marinha, estaríamos bem se tivéssemos mais umas 12 dessas, fora outros meios menores.
Também acho caro amigo
Se não me engano o Brasil comprou o direito de construir esse projeto.
Negativo! Melhor vc se informar!
Eu deixei claro que não tinha certeza, mas vc afirmou que não, portanto deve ter uma fonte que te afirme isso. Poderia postar o link ? Grato.
inclui ai no “pau pra toda obra” a Barroso.
Curiosidade: se eles tinham tanta informação sobre este veleiro e sua carga, porque não o interceptaram ainda no porto? Uma hipótese é que tiveram acesso a essas informações somente após a sua partida do mesmo. Alguém arrisca mais alguma especulação?
Talvez, retiveram a informação e a ação para ver ate onde iam, por onde passaria e por quem.
Pegar uma parte para eles venderem por fora, ou tu acredita que vão jogar fora um negócio que vale milhões?
Pensei a mesma coisa
Todo mundo taca sabendo. Menos aqui no Brasil
* estava
Ótimo né serviço! E ainda tem quem diga que esse trabalho não é pra nossas forças armadas, mesmo com os impérios do crime cada vez mais forte no país.
Quero guarda costeira pra fazer esse serviço, aliás, se não houvesse omissão em coibir o tráfico, nem precisaríamos de ‘informações’ de órgãos estrangeiros (os principais interessados em estrangular na origem essa atividade nefasta). No dia em que bote da MB apreender avião da FAB com drogas, no dia em que avião da FAB detiver caminhão do EB com drogas ou no dia em que blindado do EB abordar bote da MB com drogas, aí, sim, vou achar espantoso.
Realmente uma guarda costeira seria a primeira opção para esse tipo de operação, mas nos EUA mesmo tendo a guarda costeira a marinha americana também faz esse tipo de operação só que com o FDEA e com a guarda costeira pois a guarda costeira tem poder de polícia e a marinha não o tem!
Sim Fábio, a cooperação entre as várias agências é bem vinda mas em minha opinião não deveria ser vinculante ou obrigatório para cumprir seu próprio dever. No caso da PF penso deveria ter os meios e a condição para conduzir em autonomia isso que deveria ser rotina, uma tarefa básica .
Seria ótimo! No entanto, quantos policiais e gente do exército não estão envolvidos nos esquemas dos caras? Quantas embarcações não entram e saem carregados de drogas (e um monte de outras coisas) com a conivência de agentes corruptos do estado? Nossa Guarda Costeira no momento se chama Corregedoria da Polícia Federal. Eles tem o poder pra tirar de circulação os agentes corruptos. Uma GC efetiva, com embarcações e aeronaves, é pra países que tem uma Marinha de guerra consolidada e têm pleno controle do seu espaço marítimo. Nós não temos isso. Precisamos de ativos como submarinos e fragatas, NAoPs e… Read more »
Quem disse que não temos os helicópteros? Eu critico fortemente a Marinha do Brasil, mas falar que ela não possui helicópteros suficientes para o NAM Atlântico certamente não se aplica. A MB tem helicópteros com qualidade e em quantidade suficiente para operar no seu Porta Helicópteros, ainda mais somando-se os helicópteros da FAB e do EB. Essa é uma crítica sem sentido, e se o problema da marinha fossem os helicópteros (sabendo-se que temos Seahawk, Lynx modernizados e EC725), estaríamos muito bem. Antes que se venha com a conversinha amadora de “ah, mas e os helicópteros de ataque?”: os Seahawk… Read more »
Lá vem mais um querendo fazer menos, gastando mais. A pior sugestão que alguém pode dar é a de se criar mais uma força armada. Com mais um monte de caciques, pra gastar um monte de dinheiro para pagar um monte de gente, com um monte de estruturas redundantes, para sobrar ainda menos dinheiro para comprar navios, para navegar ainda menos. Criar uma guarda costeira seria o pior erro possível. E não se enganem, oque faríamos seria dividir ainda mais o bolo. Ou vocês acham que iria surgir dinheiro do nada para esta tal guarda costeira? Iam tirar dinheiro de… Read more »
A sugestão de GCB não dispensa tudo o que você falou, que é colocar ordem no galinheiro. Dar carona pra PF grampear traficante chique a pedido de EUA, Portugal e Reino Unido é suprema desmoralização da marinha. Não à toa, polícias desejam ter a patente de general e contam, agora, com acesso à Escola Superior de Defesa ali em Brasília (a de Guerra continua no deliquescente Rio)…
Desculpe te puxar para nossa realidade. Se criar GC, vai virar mais um ralo para sugar dinheiro, mais um cabidão de empregos. MB e GC navegarão juntas, ainda menos do que a MB sozinha navega hoje. Estamos no Brasil.
Concordo integralmente. Uma nova Força seria mais um trambolho nas costas do combalido estado brasileiro. Seriam mais centenas de contratações de dentistas, médicos, laboratoristas, técnicos, motoristas, mecânicos, aspones de todos os tipos, cozinheiros, garçons, barbeiros, taifeiros, músicos etc…Imagine só os pavões decidindo as novas medalhas, uniformes de parada, gala, serviço, combate, jaquetas, espadas….pelamor…que Deus nos livre…
Não vejo desta maneira, esses profissionais já existem, não precisam ser contratados. Todo o necessário está na MB, uma MB que se livraria desse fardo com uma dieta de emagrecimento , para concentrar-se em tarefas mais consonas ao seu caráter militar. O novo corpo que iria surgir poderia ser um órgão civil vinculado a PF. Ao meu ver o nó nessa hipotética situação seria a dificuldade do ex militar aceitar ser “rebaixado” e enquadrado em um regime cívil.
Caro Thiago, guarda costeira não cabe a polícia federal tendo em vista que lida não só com patrulhas mais também com salvamento e socorro marítimo, o que é bem mais inerente a forças navais e não forças policiais.
O mais incrível não ocorrer esse tipo de operação o que surpreende é ser algo inédito! Isso deveria ser rotina! Mas parabéns e antes tarde do que nunca!
Gilmar Mendes já está a postos para soltar os traficantes.
E certamente na véspera de algum feriado ou dia Santo, como de hábito.
Justo, para que haja crime tem que haver vítima, quem compra droga está sendo vítima de quê mesmo?
Como tráfico de drogas é um crime perante o código penal a vítima é a própria sociedade.
Ah tah, vítima de si próprio? Pense numa lógica ???
Vitima da burrice.
As mãos do ilustre ministro até tremem de tanta ansiedade…..
Ela soltará o chefe deles.
Um simples empregado pobre e/ou preto, ele não solta.
Ele deixa para algum juiz ou desembargador fazer isso.
Vejam bem!!! Quem sabia de tudo era a DEA e a NCA. Nós não sabíamos de nada, porque não sabemos nada do que acontece em nosso litoral. A gente não navega, não monitoramos, mal patrulhamos este litoral enorme. Não temos nem os navios. 3 OPVs para o Atlântico sul inteiro… Monitoramento por satélite, drones de patrulha, os caras nem sabem o que é. A real é: Marinha foi dar carona pra PF para apreender um navio em nossa costa. O mérito de descobrir qual era o navio e que carga transportava, tenho certeza que não foi nosso. Graças a Deus… Read more »
Concordo com você, mas não imagino que por exemplo a US Navy ou a Guarda Costeira Americana tbm tenham um serviço de inteligência próprios voltado para isso . Certamente são informadas pelo DEA ou por outros organismos e cumprem a missão, assim como a MB fez.
A USNavy e a USCG patrulham as águas deles né. Devem estar acostumados com este tipo de situação. Até submarinos com drogas, eles tem de caçar por lá.
Aqui não precisam desta sofisticação. Drogas e armas trafegam/entram sem dificuldades em nosso país, seja por terra, ar e mar.
“Infelizmente” tenho que concordar com você.
É muito mar para patrulhar e muito poucos meios disponíveis.
Marinha dar carona para a PF ñ reflete o que ocorre nesse tipo de operação inter agências… já participei de uma, você está equivocado quanto ao papel da MB.
Desculpe se soou pejorativo. Não foi minha intenção. O que quis dizer é que a PF não teria como ir atrás desse veleiro sozinha, ou seja a MB teria de participar da ação de qualquer forma.
A PF, no meu ver, deveria ter esses meios( algo como as Grajaus) para cumprir esse tipo de tarefa, tarefa que não cabe a MB. Está última poderia auxiliar sim , certamente a cooperação seria bem vinda, mas não deveria ser dever ou rotina da MB. Minha humilde opinião, claro.
Blz… entendido… mas pense na MB além do componente naval… uma dica… CISMAR…
O Brasil deveria ter pelo menos uns 24 desse modelo de navio patrulha! É um ABSURDO a forma como tratam nossa costa!
Operação enxuga gelo, tiram 1 tonelada hoje, amanhã colocam mais 10 no mercado. A ciência econômica explica isso: Quanto menos produto circulando, mais caro ele fica, afinal retiram o produto de circulação e quem vende, menos quem usa, ou seja, demanda reprimida. Se fica mais caro mais pessoas de olho no lucro entram para ganhar. E aí entram novos métodos para fazer o produto circular com mais eficácia, garantindo os lucros dos novos entrantes, e mantendo o ciclo. Com isso a polícia fica correndo atrás do próprio rabo, num ciclo eterno, porém cada vez mais sofisticado e mais difícil de… Read more »
Isso não é liberdade, é escravidão.
Sim é liberdade, ninguém te obriga a usar drogas, e mesmo o mais viciado dos drogados ainda é capaz de fazer escolhas racionais.
Ninguém obriga, mas depois para parar é praticamente impossível, somente os que se dedicam a ajudar outros a não voltar a usar é que conseguem e apenas porque tem apoio de outros que estão sofrendo o mesmo, e os mais viciados, perdem grande parte da capacidade de raciocínio. Isso destrói a vida da pessoa, afasta seus parentes, destrói a sua família, acaba com tudo. A droga é igual a uma prisão com a porta aberta, no começo tudo é bom, até que a porta se fecha e tudo vira um inferno, não só para o usuário, mas para todos a… Read more »
Excelente Q venham mais missões assim!!! Na Fronteira, esse combate ao crime tem sido muito bom e é ótimo q na Amazônia azul seja assim. O crime organizado é peça fundamental pra uma ação híbrida e para o terrorismo transnacional. Hoje, segurança e defesa são indissociáveis. Muitos escrevem sobre Guarda Costeira. Outra estrutura? Por que não se passa a ter previsão de recursos do Ministério da Justiça para as FFAA? Já q estas estão operando também com esse fim? No ano passado, somou-se mais de 140 milhões em apreensões pelo EB só na fronteira de SC e PR com Argentina… Read more »
Você tem coragem de pedir mais dinheiro? O orçamento do Min da Justiça foi de R$ 14.5 bi em 2020. O orçamento do Min. da Defesa foi de R$ 101.7 bi em 2020. Acho que o melhor seria fazer o contrário. Passar um pouco desta dinheirama do Min. da Defesa que pouco entrega, para o Min. da Justiça que tem muito mais relevância, importância no combate ao crime organizado do que vocês, e gastando muito menos. Afinal neste orçamento de R$ 14.5 bi, está incluído todos os gastos da Polícia Federal (11.000 policiais), Polícia Rodoviária Federal (13.000 policiais) e o… Read more »
Você não vira o disco… Chato demais. Algum militar te fez mal?
Muito bom..é a guarda costeira brasileira funcionando..
Alguém sabe que fim levaram as 28 lanchas patrulha que o Ministério da Pesca encomendou numa compra de 31 milhões de reais pra lá de suspeita? Destas, 23 estavam apodrecendo no estaleiro, porque não haviam sido retiradas.
A propósito, estão cogitando a recriação do referido ministério para acomodar o apetite do Centrão por cargos (e verbas).
Acho importantíssimo a criação da Guarda Costeria. Não precisa criar cargos ou estrutura, e sim juntar todos os meios disponíveis, inclusive esse da foto, e mais alguma compra ou construção focada na necessidade. Só com apreensões e venda desses produtos e meios, manterá a estrutura. Volto a frisar , não precisa criar nada. E colocar os meios disponiveis para operar e tirar marinheiro do quartel.
BRAVO ZULU!!!!
Um grupo criminoso levando de boa, cocaína para outro continente.
Outro grupo com trabalhadores saiu de lancha no RJ, apenas com a intenção de visitar o Nordeste, mas morreram todos no meio do caminho.
Life is a bitch.