China incorpora as duas últimas corvetas Type 056, totalizando 72 unidades
Segundo o Jane’s, a Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) incorporou as duas corvetas finais da classe “Jiangdao”, elevando o número total de embarcações da classe em serviço para 72, de acordo com a mídia estatal chinesa.
Os dois últimos navios a entrar em serviço – ambos são da variante Type 056A com capacidade para guerra antissubmarino (ASW) – são a Nanyang (619) e Shangqiu (618). Eles foram incorporados em 30 de janeiro e no início de fevereiro, respectivamente, embora os locais das cerimônias não tenham sido divulgados.
Fotografias de dois outros navios da classe, com os números 636 e 637, apareceram online no início de fevereiro e mostraram os navios apresentando flâmulas normalmente associados a cerimônias de comissionamento/descomissionamento, sugerindo que esses navios também entraram em serviço recentemente. Embora os nomes não estejam confirmados, as fontes online fornecem os nomes desses navios como Jining e Shiyan, respectivamente.
A classe “Jiangdao” compreende 22 variantes Type 056 e 50 unidades Type 056A. Todas as embarcações estão equipadas com um canhão de 76 mm e quatro lançadores de mísseis antinavio no convés, capazes de disparar mísseis antinavio YJ-83 e mísseis antissubmarino portadores de torpedo Yu-8.
A principal diferença entre as duas variantes é que a Type 056A é equipada com um sonar passivo rebocado (towed array) e um sonar ativo rebocado de profundidade variável (VDS), o que deve dar às plataformas uma capacidade ASW significativa.
As Tyep 056 têm 1.500 toneladas de deslocamento, 90 m de comprimento, 11.14 m de boca e calado de 4 m.
A propulsão é a diesel, com dois motores SEMT Pielstick PA6-STC, possibilitando uma velocidade máxima de 25 nós e autonomia de 3.500 milhas náuticas a 16 nós.