Dois jatos F-35B Lighting II pousaram a bordo do porta-aviões italiano ITS Cavour (CVH 550) em 1º de março

Partindo em 28 de fevereiro da base da Segunda Frota da Marinha dos EUA em Norfolk, o porta-aviões Cavour iniciou a fase “quente” da campanha “Pronto para Operações”.

O primeiro pouso de uma aeronave F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) no convés do porta-aviões da Marinha Italiana representa uma etapa fundamental no longo e complexo processo de certificação do uso da nova aeronave.

A conclusão da fase “Sea Trials” dos testes de mar, que durarão cerca de quatro semanas no Oceano Atlântico, permitirá à nau capitânia da Marinha Italiana testar o convés de voo e verificar os impactos com a aeronave de quinta geração nos momentos chave de decolagem e aterragem em diferentes condições de trim e em relação a vários fatores como ventos e o estado do mar, para se chegar à certificação final de “Pronto para Operações”.

“É uma conquista notável para todos nós hoje ver o caça de quinta geração da Marinha dos EUA em nosso convés de voo. Isso representa, de fato, um sucesso excepcional, mas, ao mesmo tempo, um novo desafio para o futuro da Aviação Naval e da Marinha Italiana. Toda a tripulação tem muito orgulho de trabalhar em estreita colaboração com a ITF (Integrated Test Force), a equipe de teste do F-35 Joint Program Office durante esses testes de mar, e estamos muito bem preparados para fazer o trabalho árduo para equipar o porta-aviões Cavour e a Marinha Italiana com o sistema de armas de quinta geração Joint Strike Fighter”. – Comandante do porta-aviões Cavour, capitão Giancarlo Ciappina.

Durante a parada em Norfolk antes dos testes de mar, os 580 membros da tripulação do porta-aviões foram acompanhados pelo pessoal italiano treinado na base da Marinha em Beaufort para operar a aeronave, bem como o pessoal da equipe da Força de Teste Integrada (ITF) dos EUA, essencial na fase de integração.

“Nossa equipe treinou bastante para se preparar para este dia e tive a honra de pousar o primeiro jato a bordo do navio Cavour. A ITF desempenha um papel fundamental na obtenção da certificação. Todo o nosso árduo trabalho de planejamento e treinamento garantirá o sucesso dos testes de mar”. – Piloto de teste de F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Major Brad Leeman, da Divisão de Aeronaves do Centro de Guerra Aérea Naval (NAWCAD), Esquadrão Dois Três (VX-23) de Teste Aéreo e Avaliação na Estação Aérea Naval em Patuxent River e oficial encarregado da equipe de teste ITF.

Após a verificação da compatibilidade entre o F-35B e o porta-aviões Cavour, ele será declarado “Pronto para Operação”, para iniciar as atividades que levarão à conquista, até 2024, da “Capacidade Operacional Inicial” (IOC).

O processo será concluído com a aquisição da “Capacidade Operacional Final” (FOC) após a entrega da última aeronave prevista no programa.

FONTE: Marinha Italiana

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments