NDM Bahia - G40

No dia 5 de março ocorreu a cerimônia alusiva ao 25º Aniversário de criação dos Comandos da Força de Superfície (ComForSup), da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1) e da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2). Na ocasião, foi realizada a leitura da Ordem do Dia e a entrega dos Prêmios Eficiência aos Navios da Força de Superfície.

O prêmio Eficiência é concedido aos Navios do ComForSup que mais se destacaram ao longo do ano, dentro de seus respectivos Esquadrões, nos níveis de aprestamento e de comprometimento com a sua prontificação para o combate. Foram agraciados o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, pelo 1° Esquadrão de Apoio, a Fragata “União”, pelo 1° Esquadrão de Escolta e a Corveta “Barroso”, pelo 2° Esquadrão de Escolta.

Esses meios navais poderão ostentar o símbolo “E”, pintado em tinta branca nas asas do passadiço, até a cerimônia de entrega desse prêmio no ano seguinte.

O símbolo E (Echo) de Eficiência pintado na asa do passadiço da fragata União em 2015

O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues; do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva; do Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida; do Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez; do Diretor de Gestão de Programas da Marinha, Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria; do Comandante da 2º Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Eduardo Augusto Wieland; do Comandante da 1º Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Marcio Tadeu Francisco das Neves; e do Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Rogerio da Rocha Carneiro Bastos.

Fragata União – F45
Corveta Barroso - V34
Corveta Barroso – V34

FONTE: Marinha do Brasil

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Fernando XO

Orgulho da Fênix !!! “Sustentar o fogo que a vitória é nossa” !!! “Segundo para ninguém” !!!

Gabriel

Não conheço muito da história da Marinha e suas tradições, mas, em uma rápida pesquisa, foi simples descobrir que “Sustentar o fogo que a vitória é nossa” foi uma referencia ao Almirante Barroso e a Batalha Naval do Riachuelo. Ou seja, sem dúvida (e evidente) uma ótima observação, no momento que a Corveta Barroso recebe o prêmio. Infelizmente, a falta de discernimento/conhecimento, aliados a pouca vontade de aprender antes de criticar ou emitir opinião, pode levar alguém a negativar seu comentário, simplesmente porquê não entendeu o que quis dizer. Mas quando falo que parte dos comentaristas é analfabeto funcional (a.f.),… Read more »

Fernando XO

Tudo bem, Gabriel… a ideia é participar, dentro dos meus limites… a relação alheia não está no nosso controle, cabe apenas aceitar na boa… abraço…

Enes

A frase é do Almirante Tamandaré.

Edson

Belos navios, parabéns.

rawicz

Metade da materia só falando da lista de almirantes…. Nada muda rs

Rui Chapéu

Haja vinho e leite condensado !!

luiz jorge

negativista

Gabriel

Você realmente acredita que a participação de 10 (dez) Comandantes é uma demasia?

Ou simplesmente acha que não deveriam estar presentes os Comandantes durante o evento?

rawicz

Eu acredito na quantidade alta de oficiais generais nas forças armadas em geral. Essa lista me chama atenção. Um vice almirante como chefe de gabinete? Mais de 40 anos de serviços milhares de cursos para organizar as atividades do chefe? E isso se multiplica nos grandes comandos e assim dentro das divisões e dentro das brigadas. A quantidade absurdas de diretorias…. Falta de logica no generalato. O Oficial intendente é especialista na logística de guerra e no serviço administrativo e o chefe da DGP é um oficial de arma? Assim como o comandante logístico, o secretário de economia e finanças….… Read more »

Fernando Veiria

Eu acho que é simples de entender: Nem todo mundo chega ao generalato por mérito, por fazer dezenas de cursos ou missões. Nas Forças Armadas, assim como empresas privadas e o serviço público civil trabalhar duro não é o caminho para a promoção ou para atingir o topo da carreira. O caminho é conhecer as pessoas corretas, agradar as pessoas corretas e estar no lugar certo na hora certa. Todo mundo brinca que normalmente o chefe é o que menos sabe do trabalho e na maioria das vezes isso é verdade, pois normalmente se sobe na carreira puxando saco das… Read more »

Gabriel

Normalmente os argumentos do frustrado são sempre esses:

“Ele só chegou lá porque é puxa-saco e não porque é competente”; e

“Eu sou muito mais competente que ele, mas fui preterido porque não sou puxa-saco”.

Talvez seja mais fácil culpar o “outro”, do que admitir que foi preterido porque o outro foi mais competente.

Vida que segue.

Carlos Eduardo Oliveira

Só li verdades.

Gabriel

Excelente!
Sempre fazer o melhor com o que se tem, enquanto não se tem algo melhor (particularmente em relação as escoltas).

luiz jorge

cadê as Tamandaré?

Wellington R. Soares

Sempre vejo esse discurso do meu chefe na empresa onde trabalho kkkk…Uma forma simples de informar que serão investimentos mínimos e se vire com o que tem kkkkk…

Foxtrot

“O prêmio Eficiência é concedido aos Navios do ComForSup que mais se destacaram ao longo do ano, dentro de seus respectivos Esquadrões, nos níveis de aprestamento e de comprometimento com a sua prontificação para o combate” Pois é! Ai aparece um certo comentarista aqui, cismado que sabe de tudo, e vem me falar que o projeto da corveta Barroso é horrível, um lixo e um monte de baboseira sem sentido. Como sempre escrevi desde os tempos do início do programa CCT. Em minha modesta opinião, deveríamos ter construído o projeto original das CCT,s/ CPN. Pois este projeto CCT/CPN deriva de… Read more »

Bardini

O projeto da Barroso é tão bom, que o próprio CPN teve de gastar milhões de reais para fazer um projeto novo… . “Em relação à Barroso as CCT apresentam diferenças e ganhos significativos, entre eles podem ser destacados os seguintes: Mudança significativa da geometria da superestrutura e do mastro visando a redução de RCS (Radar Cross Section) ; Aumento do pontal ao longo da proa com a inclusão de um convés através do prolongamento do convés 01 com a manutenção da borda livre no bico da proa. Esta modificação permitiu maior disponibilidade de espaços. Eliminação do tosamento (curvatura longitudinal do convés de um navio)… Read more »

Foxtrot

Pronto, se manifestou o Lesardine que me escreveu essas sandisses.
Cara você não desiste mesmo em?
Tenho que ser obrigado a te parabenizar por sua persistência, mesmo que seja só baboseiras.
O ideal em seu ponto de vista é navios importados, caros e que quebram direto.

Fernando Veiria

A Barroso é uma Inhauma melhorada e isso não é ruim. Isso é mostra que a Marinha fez um projeto e o aperfeiçoou. A Barroso deveria ser uma classe de Corvetas sendo construídas em linha de montagem da qual já poderíamos ter umas seis.

Problema foi levar 12 anos para fazer uma corveta. Aí complica.

Wellington R. Soares

Exatamente, fabricar apenas um navio é de chorar mesmo…Se fosse um porta aviões tudo bem, mas não conseguimos nem fabricar 4 corvetas Barroso, que hoje estariam dando um fôlego de vida para nossa MB.

Flanker

14, não 12….

Foxtrot

Exatamente caro Fernando.
Mas alguns desinformados não entendem e nunca entenderão isso.
Para mim um navio que tem altos índices de prontidão, não dá problemas etc
É sim um excelente projeto.
Mas para alguns o melhor é essa aberração gambiarra chamada CCT/Meko.

Caio

Já que o orçamento multibilionário só dar pra ter isso! Que pelo menos seja bem mantido.

eder

O bom e que a premiação e feita pela própria MB achei que era um prêmio concedido por outra marinha de guerra tipo US NAVY KKKKK piada né.

Wellington R. Soares

A chance de um navio escolta ser prwmiado na MB é grande, tirando a Barroso e a União só sobram outros 7 navios de escoltas, se é que podemos considerar a Júlio de Noronha uma escolta ….

Wellington R. Soares

Haja petiscos para tantas celebridades navais rsrr..
Eu particularmente não sei nem o que comentar, nossa MB é tão fraca que é complicado expressar opiniões ou sonhar com um futuro melhor.

Tomcat

Alguém tem idéia do custo de construção da Barroso? Se nessa época tivessem construído umas 6 delas, estaríamos menos mal do que estamos hj.

Wilson Look

na época seria de uns 200 a 300 milhões de dólares, aproximadamente.

Mas não devemos nos esquecer da inflação do período e de todos os outros problemas econômicos que estavam acontecendo.

Elias

Muito bom!! Parabéns a marinha do Brasil. Cães ladram a caravana passa

Marcelo

o Bahia e’ realmente um belo navio. pena termos um so’.

Entusiasta Militar

Deixo minha indignação com o fato da MB não modernizar a Barroso no padrão da Tamandaré, ate acho que não daria pra ter VLS, mas os armamentos e os equipamentos embarcados faria sentido padronizar