Navios da MB em Cuba
Uma flotilha brasileira, integrada por três navios-patrulha, iniciou neste sábado uma visita de amizade a Cuba, e seus tripulantes visitarão pontos históricos e partirão com marinheiros cubanos, anunciou o telejornal local.
Os 150 marinheiros dos navios ‘Bracuí‘, ‘Guanabara‘ e ‘Boyana‘, comandados pelo capitão Francisco Dantes de Almeida, foram recebidos no porto de Havana pelo capitão Jose Piñeiro.
Em suas primeiras atividades, realizaram uma visita de cortesia ao vice-almirante Pedro Pérez, chefe da Marinha de Guerra de Cuba, e à Prefeitura da capital.
No “amplo” programa previsto, os marinheiros brasileiros visitarão a Academia Naval e locais de interesse histórico e cultural.
FONTE: France Presse, via G1
FOTO: SRPM, via NGB
NOTA DO BLOG: O nome correto do terceiro navio listado acima é Goiana, e não “Boyana”.
Será que haverá visitação pública? E como se saem estes barcos em alto mar?
boa pergunta..
Eu estive com o a tripulação do Guanabara em Belém e eles disseram que ele balança muito em alto mar.
Interessante durante uma visitação pública na Docas em Belém quando estava o Guanabara e o Bocaina o Patrulheiro Guanabara estava sem o canhão de vante.
O Nome certo é Bocaina
Até mais!!!
´Tenho algumas dúvidas. Esses navios não deviam estar patrulhando o litoral brasileiro ao inves de visitar Cuba…Tanto se fala da amazonia azul, proteger as riquezas do pré sal e aí vc pega 3 navios patrulha e manda pra cuba pra fazer turismo….Por que acho que não temos nada a aprender com a marinha de Cuba. Ou será uma forma de relações públicas com o PT? Já que muitos petistas tem uma relação especial com a ilha por que se refugiaram lá, etc.
Podiam mandar um outro navio cheio de muamba pra vender para os cubanos…
Existe um interesse político do governo brasileiro em apoiar cuba. Isto vem desde o Gov. Sarney. Com o Governo de Cuba nas mãos do Raúl Castro isso ficou mais evidente, pois existe a política do Gov. Brasileiro em dar apoi em contra partida do Chaves que chegou a tentar desestabiliza-lo. O apoio é econômico, inclusive na reconstrução da infraestrura. A visita é cortezia. A industria naval brasileira deve firmar suas exportações nestes tipos de embarcação ou nos novos navios de patrulhas que estão sendo construídos no Inace. Por isso essas viajens normalmente tem escalas em países potencialmente compradores.
Caro Robson Br
Disse tudo. O PT um dia sai do governo. Mas o Itamaraty e o empresariado continuarão atuando. Isto é política de Estado. Assim como a Embraer cresceu disputando um nicho de mercado não atendido pelas duas grandes, nossos estaleiros, com o Inace à frente, poderão suprir uma lacuna que é o de navios patrulha pequenos e médios.
Abraços
Esse navio deve “jogar” muito em alto mar. Certa vez, aqui no RJ, estive a bordo de um deles, não me lembro qual, e um sargento falou que, qdo estavam em patrulha na região de macaé, o navio adernou tanto, de um modo que ele nunca tinha visto antes! Sds
Sou um simples velejador, mas tenho amigos que possue e navegam lanchas e trollers e digo que embora estes barcos não tenham a estabilidade de um grande navio( com estabilizadores) não são inseguros para se fazer uma travessia de altomar. Se civis navegam com seus “iates” sem grandes problemas por que navios de patrulhas projetados p/ navegar em alto mar não poderiam fazer o mesmo(sem contar os barcos de pesca que ficam 15/20 dias em alto mar pescando, com tempo bom ou ruim). Será que as tripulações não estão perdendo o “sal” como muitas pessoas andam falando por ai.
Nao gostaria de pegar “mar grosso” em um deles. Quanto a viagem a Cuba, eles sao baseados em Belem, devem ter feito uma navegaçao de cabotagem até a Venezuela e depois rumado a Porto Rico, acho que o pedaço da viagem mais dificil.
Quem sabe o blog possa dar o roteiro exato, os portos visitados e etc.
abraços
BOYANA = BOI BOIANDO?
Dois pontos: um político e um logístico. Como é que esta visita configura política de estado se o estado brasileiro não promove na mesma proporção o aprestamento dos meios? Os navios têm que estar prontos por mágica? Se fosse política e fosse sério o negócio, ia pintar dinheiro, flexibilização nos processos (lei 8666/93) e não faltariam militares para completar as lotações entre várias pendências que afligem os navios que não são de representação. Na função logística manutenção, uma viagem desta deve cobrar um preço maior que simples horas de funcionamento de equipamentos e sistemas, principalmente do Goiana, mais velhinho e… Read more »
Prezado Farragut,
Parabéns pelo comentário! Concordo com suas colocações (como sempre)!
Abraços
se querem fazer propaganda de navios brasileiros ,porque nao mandaram os classe “G”,cujo projeto e alemao.quanto ao patrulhas da classe river,eles aguentam bem o alto mar .
sr jose adelino,realmente o pessoal subalterno na mb,que servem embarcado,sofrem na media ,de falta de digamos entusiasmo para embarcar,isto e moral baixo,isto se deve a varios fatores,socio ,economicos , culturais .e temos tambem fatores militares,como escala de serviço etc etc.
boa noite.
paulo s, não sei como funciona o pagamento de diárias de vcs quando vão pro mar, se é q isso é feito; será que esse incremento no “bolso” não melhoraria o moral; pois, creio eu, se o cara embarcado ve os outros, de terra, com as mesmas condições econômicas, e “ralando” menos, com o passar dos anos não há moral que resista. No post do “aéreo”, estava referindo-me doutrina de emprego da Aviação de Patrulha britânica, que é da RAF, e a Royal Navy opera a aviação embarcada, hoje em dia pelo q se le na midia especializada, as 3… Read more »
Esses navios deviam está operando como fluvial,agora mandar visitar Cuba aí é demais,porque não mandou a corveta Barroso.abraço.
engraçado , um bando de civis tecendo criticas sobre esses navios , pois saibam que esses patrulhas fazem mais dias de mar que qualquer fragata ou corveta da dita esquaaadra, servi muitos anos nos navios do 4 DN ,desde o tempo das imperial marinheiro , joga muito sim , o pessoal rala numa escala de dois por um direto, e ainda arria a pacific para fazer inspeçao naval,e digo uma coisa ,nunca deixamos a peteca cair,tenho mais de 1500 dias de mar e digo a vcs que nao chegam a 100 os dias q tirei na gloriosa esquaaaadra ,os que… Read more »
Caro Jasao
Parabéns pelo depoimento. É o outro lado que a maioria não conhece.
Abraços
ué, porque nao mandaram a Barroso ????? … dificiel eim .. nao seria pq derrepente ela não foi incorporada a esquadra ainda …
Que coisa eim .. a coisa ta degringolando de vez ….
MO
Pois é Ostra,
o blog tem uma lista imensa de todos os navios brasileiros inclusive com dados como incorporaçao ou futura incorporaçao, que é o caso da Barroso para este mes ou mes que vem.
abraços