Nota da Marinha do Brasil sobre incidente com o submarino Riachuelo
MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
NOTA À IMPRENSA
Brasília, DF. Em 11 de março de 2021.
A Marinha do Brasil informa que hoje, cerca de 10h45, durante uma manobra de rotina para a realização de manutenção de equipamentos, o Submarino Riachuelo, atracado no Estaleiro de Construção em Itaguaí, adquiriu inclinação de casco a vante, provocando o embarque de água salgada no porão do compartimento da proa.
O Submarino reestabeleceu prontamente a condição de segurança e iniciou a limpeza dos compartimentos afetados.
Não houve acidente de pessoal.
Realizada inspeção com equipe de mergulho, não sendo verificadas avarias na estrutura do Submarino.
O Riachuelo permanece atracado, em segurança, conduzindo pesquisa de avarias. Até o momento, não foram identificados danos.
Centro de Comunicação Social da Marinha
Pôxa, mas nem entrou em definitivo no serviço, já houve um incidente, imaginem quando entrar, vão por apiqui.
Incidente, ou acidente e normal, deixá dê mimi.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cada comentarista, meu Deus. Será que é por isso que fazem 2 anos de teste antes de entrar em serviço?
Redundantemente, não merece resposta…
vale o português: A PIQUE.Faça correção nas suas anotações.
Boa tarde a Todos , acompanho o site a muito tempo e vejo é sempre o povo desmerecendo nossas forças armadas e equipamentos , o pessoal nem sabe interpretar o texto e olhe lá , o simpático a cima é uma prova viva disso , “apiqui” estamos ” lenhados ” mesmo
abraços a todos
Amigo, melhor haver um incidente agora do que haver quando houverem várias unidades em serviço, mas como foi um erro humano,erro de projeto pode ser descartado…
Náo esta apurado, poder ser erro procedimento náo previsto projeto , falha mecânica/elétrica, deficiência gerenciamento sistema , erro humano, etc…. Tem que ser investigado e resolvido via procedimento mais rigoroso e revisão sistema controle. Acontece, porem ressalto que já e um projeto executado por outros paises e náo ddeveria ocorrer um incidente desta gravidade. A MB tem que investigar , punir e melhorar procedimentos.
Ô povinho com espírito de vira-latas é o brasileiro…
“vira-latas, Super Trunfo”: Termos usados por quem não tem argumento algum pra acrescentar ao debate.
Usados pra se esconder quando não se tem recursos cognitivos suficientes como pra sustentar um debate.
Quando tu acha que foram esquecidos, eis que aparece alguém pra “ressuscitar esses mortos”.
investigaçao é importantissimo,,,, negligencia ou defeito de valvula ou sabotagem,qualquer que for o resultado punir como exemplo ou denunciar empresa da vavula ou mais serio em caso de sabotagem ir a tona e expor ao mundo(Biden e Macron)
Foi assim que perdemos um deles
Teve aqui ate um colega que fez piada dde escotilha dois dias atras…ooo boca….
Em 2000, faz tempo hein
Verdade!!! Mas o tonelero afundou totalmente!!! Neste caso se a nota da MB trata o estado real acho que foi apenas um susto!!! Assim espero!!! Mas deve ser muito bem investigado se trata-se de falha nos procedimentos ou algo esquisito!!! Está um baita perrengue para conseguir manter nossas faas no minimo necessario de atualização e ocorre uma coisa dessas!!!
Mas o negócio é afundar mesmo, é um submarino! Kkkkkkkkkkk
Lembro que a pouco tempo teve incidente semelhante com fragata classe Niterói, bem noticiada neste espaço.
foi eu que disse, mas não lembro de ter dito que aqui é tudo perfeito. Falei?????
isentei alguem de falhas aqui? não lembro disso!!!
OOO boquinha abençoada mestre Pablo….vamos benzer isto ai rapaz….
O Tonelero foi por CO comprovada e punida…aguardemos…
“adquiriu inclinação de casco a vante, provocando o embarque de água”, não deixa duvidas de que foi um erro operacional.
A verdade doa a quem doer. De resto saudar este projeto de suma importância a Nação.
Será que esqueceram uma escotilha aberta de novo!?
Naquele momento ou em decorrencia das atividades ou precedimentos que estavam sendo exercidas, a inclinação foi o fator causador do sinistro.
O que provocou a inclinação????
erro de pessoal , estavam preocupados com o natal esqueceram do cuidado como o submarino !
Que lástima!!
Espero que tenha acontecido o mínimo de danos e que a manutenção seja rápida.
Positivo e sem vítimas…
12/03/2021 – sexta-feira, bdia, em teoria, alguem deve ter se esquecido de fechar alguma valvula, ou seria uma rachadura no casco??? Não sabemos; cabe MB averiguar, e, se foi negligência, seja(m) punidos, não é a primeira vez de acontece.
……que acontece…
Rachadura de casco acho que é muito improvável. Primeiro que o submarino é novinho e segundo que ele já passou por testes de imersão onde a pressão sobre o casco foi bem maior do que a que foi eventualmente exercida nesse incidente.
Se tivesse problema no casco ele teria aparecido nos testes de imersão. Isso pode ter sido CO mesmo.
CO, provavelmente, outra opção só depois de investigação…
Quem nunca errou que atire a primeira pedra…não…vamos a ferro e fogo apontar todas não conformidades e implementar plano de ação com o intuito de melhoria continua do sistema…
Tanta doutrina e expertise adquirida, pra isso…
Poderia citar Henry Ford mas….
Pronto, o projeto recebeu a sua estigma. Agora é “defeituoso” na boca das mentes vazias e dos invejosos.
Marcos,
Deixa de ser dramático.
Ou foi erro humano (bem possível) ou alguma parte do sub não está de acordo com os parâmetros de construção.
Foi tiro e queda! A carapuça serviu direitinho
O mais importante é que não houve perdas humanas e nem feridos. Pelo que a nota diz parece que não deve ter entrado muita água já que nas primeiras avaliações não encontram danos.
Um descuido e uma belezinha de 600 milhões de dólares (3,3 bilhões de reais) pode ser seriamente avariada. Depois do susto virá o aprendizado para que incidentes como esse não se repitam.
A Força de Submarinos existe há muito tempo.
A fase de aprendizado ficou lá trás há muito tempo.
Se não foi defeito do equipamento pode ter sido negligência ou erro nas rotinas e protocolos de uso.
Foi até sorte!
Estava no Porto!
Se fosse em teste de mergulho profundo teríamos uma provável tragédia.
Isso não pode acontecer, alguém tem que ser responsabilizado.
O aprendizado nunca acaba.
Cada novo equipamento trará consigo novas formas para os procedimentos e requererá novas habilidades.
Vivemos em uma era em que conhecimento técnico de equipamentos tem prazo de validade.
Verdade!! Mas será que foi descuido? Olha normalmente para operar um bicho desses, em geral, qualquer equipamento complexo das FAAs existem procedimentos e planos operacionais a serem seguidos, não é isso? Teoricamente é seguir a risca o passo a passo definido! A MB já opera submarinos a um bom tempo e já passou por falha nesse sentido no passado que custou a perda de um submarino!! Ou seja, é de se esperar e muito provavel que um procedimento preventivo para que isso não voltasse a acontecer tenha sido adotado!!! Muito estranho!!! Pode ser alguma falha de qualidade em algum componente… Read more »
Quem não consegue operar subs usa jangadas.
Não me agradaria ter você no meu time…
Erros acontecem…basta aprender com elas…..
Concordo amigo. Mas persistir no mesmo erro em se tratando de um equipamento desses, com caso similar ja ocorrido no passado ai muda a situação…
A propaganda negativa talvez seja a pior ocorrência deste sinistro…alias porque dizem incidente, já que houve um dano, passa a ser acidente, o dimensionamento da extensão deste seria outro assunto…
Foi seriamente avariada? Alguma informação sobre a extensão dos danos?
Graças a Deus sem mortos e feridos, e não deu grandes prejuízos, que se aprenda a lição e siga o refrão ” lavou tá novo”.
Oportunidade de melhoria, no mínimo…
Não existe um controle de qualidade, imaginem se acontecer um incidente desse com toda a tripulação. Ou outro.
parece que foi erro de operação, não de qualidade, a ver.
Obrigado pela correção
Recomendo a leitura de implantação de sistema de gestão integrada pra conhecimento…
Na minha opinião, a operação de um submarino é uma das “coisas” mais difíceis na guerra naval.
Podem dizer de descuido ou falta de capacidade, mas, conhecendo os profissionais da MB, como conheço, sei q pode ter sido fruto de diversos fatores, não ligados à incapacidade ou desleixo.
Se houve incapacidade…… a “lenha” vai bater em uma cabeça.
Se houve desleixo….. a “lenha” vai bater em um operador e uma cabeça.
E a lenha é disciplinar e no bolso.
E ainda um colega forista tirou onda do submarino Indiano…
foi eu que falei a respeito da escotilha, só que não lembro de dizer que aqui é tudo perfeito!
o que me deixa tranquilo que isso não é novidade aqui rsrsrs
Como o submarino não foi entregue podemos supor que o incidente foi com o pessoal do fabricante e a responsabilidade para reparar qualquer dano é dele!
Quem já tem histórico em fazer esse tipo de “M” é a MB mesmo…
A pitonisa estava sempre em transe, não sei qual…
Lamentável!!! Pelo amor de Deus MB!!!!
” Não levantaras falso testemunho…”
“A Marinha do Chile, que encomendou dois aparelhos Scorpène em 1997 e foi uma das primeiras parceiras da França no projeto, admitiu ter enfrentado algumas complicações. Pouco após a entrega da primeira unidade, em dezembro de 2005, o SS-1 O”Higgins, o então comandante da Marinha, almirante Rodolfo Codina, declarou que um dos motores apresentava “problemas pontuais”: uma infiltração de água pelo sistema de resfriamento, que trazia riscos de oxidação de partes do aparelho.” (Autor: Rittner , Daniel, Fonte: Valor Econômico, 27/08/2009, Brasil, p. A5)
Qual o nexo causal com a atual situação?
nenhum…
Isso foi um problema de projeto solucionado por engenheiros de ASMAR. O submarino foi entregue se estar 100% e algumas soluções foram feitas no Chile com a intenção de ter ele operando em 2010 pro Bicentenário. O General Carrera foi levado à superfície com uma inclinação de mais de 30 graus durante os testes na Europa antes de ser entregue ao Chile. O mesmo bateu no fundo do leito marinho durante o terremoto e posterior tsunami em 2010. Logo, durante um exercício em 2016 bateria a vela na Fragata Condel. O Submarino espanhol, de custo de 2,2 Bi de Euros,… Read more »
Ou seja, fizeram “M”.
Pra quem já afundou um submarino atracado no cais, a MB parece que não aprendeu a lição.
Você sabe a causa daquele sinistro?
Não tem absolutamente nada a ver com a situação com o Tonelero.
A bem da verdade o submarino, não manobra sozinho, até onde eu sei e já vi, tem que ter pelo o menos dois rebocadores, pode ter acontecido uma força bem maior aplicada pelo rebocador no casco do submarino, na manobra efetivada. Se foi só isso e se foi isso está tudo normal. Mas agora tem que ter a assinatura da MB, em baixo, e infelizmente vai ter que ser apurado. Lembrando do caso do submarino Japonês, resetimente que colidiu com um navio, foi destruída totalmente a vela do submarino Japonês, e ele não afundou.
Deve ter sido isso, pois na nota fala que mergulhadores verificaram o casco do submarino e não encontraram danos, não haveria motivos para verificar o caso a não ser que um rebocador tenha causado o incidente. “Realizada inspeção com equipe de mergulho, não sendo verificadas avarias na estrutura do Submarino.”
Em sinistros segue-se normativas específicas, embora deve ser aguardada a análise dos responsáveis competentes indicados…
Se o submarino, não estava em movimento, como ele estava fazendo a manobra. Se esse incidente foi com ele parado aí a situação é grave.
Situação delicada essa em? não poderia ter acontecido. Será que: o comandante do submarino, vai sofre alguma responsabilidade? o problema é que enquanto tudo não seja esclarecido eu acho que por enquanto os teste de armas estão suspensos, tomara que eu esteja errado.
Boa explanação didática…
Assim o coração não aguenta, já estamos em uma situação de penúria na MB e ainda você lê notícia sobre um incidente com o novo submarino rsrr…
Esperamos que realmente não tenha sido nada grave, sendo possível prosseguir com os testes e entrada em serviço.
As informações ainda são muito superficiais!!! Precisa ver o quanto de agua entrou e por quanto tempo…um sub moderno desses tem muita eletronica embarcada…acho que isso é o que mais preocupa!!! Me cotrijam se estiver equivocado! Mas acho que provavelmente este incidente atrasara os testes de armamento e entrada operacional
Com certeza será necessário um trabalho minucioso de análise e possivelmente outros testes caso tenha atingido alguma parte mais sensível do submarino.
Vamos torcer para não ter ocorrido nada muito grave, esses submarinos é que darão uma sobrevida para nossa Marinha.
Exatamente
Jef, de acordo com a matéria, houve entrada de água do mar no porão de proa da embarcação. Não sei como é em um submarino, mas geralmente não há muita eletrônica em porões, a menos que seja algo relacionado à funcionamento de bombas, que parece que funcionaram bem.
Pode não haver muita eletrônica, mas geralmente são os compartimentos das baterias quite igualmente não se dão muito bem com água.
Mais jáa , entrada operacional em serviço só depois do toneleiro pelo jeito, lamentável.
” Não levantaras falso testemunho…”
Quase enfartei quando li, mas, pelo lado positivo, é bom que as falhas ocorram no período de testes. Se o ShipLift estiver desocupado, já levanta ele e dá uma olhada melhor, se tiver falha corrige, se não, aprimora os procedimentos e vida que segue.
Ainda bem que encontra-se em testes amigo e de fato vc tem razão, a operação neste momento está cercada de cuidados e atenção por uma grande equipe!!! E se a informação da MB procede a manobra de correção foi rápida e tivemos sorte de não perder nossa jóia da MB!! Já pensou se isso ocorre durante o teste de imersão ou em operação em profundidade operacional? De qualquer forma agua com eptos elétricos não combinam!!! Espero que não tenha danos significativos e brevemente retorne aos testes finais para torná-lo operacional
2!!!!!!!!!!!
Xiiiiiiiiiiiiiii..mas normal….p nossos padrões, ..nada a estranhar…
” Não levantaras falso testemunho…”
Bom, é uma máquina complexa, uma das mais complexas em termos de uso militar, então a atenção deve ser triplicada, e o Riachuelo é um equipamento novo na Marinha, ainda bem que ocorreu estacionado, se esta falha fosse no mar teria consequências mais graves.
Atenção máxima. Minha única dúvida é se a água que entrou ficou armazenada em porões destinados a isso, ou atingiu equipamentos. No segundo caso é gravíssimo.
Menos mal que nada mais grave ocorreu e que sirva de lição.
Estacionado é dose…
Estacionado: adjetivo que tem o mesmo significado de parado, segundo dicionário Michaelis. Você deve ser o supra sumo da língua, daí sua risada.
Pessoal, é uma luta tão grande conseguir manter atualização do poderio bélico mediante as enormes dificuldades impostas atualmente!!! É dificuldade financeira, é tendência mundial de enfraquecimento da soberania dos paises (exceto para as potências né), pressões externas e internas, etc etc… Nossa esperança está basicamente no Prosub e FX2…É o que de melhor temos!!!Ai vem uma notícia dessas!! Porém vejamos pelo lado positivo!!! Já pensou se isso ocorre durante uma operação submersa?? Poderia ser pior, bem pior!!! Acende o alerta para nossa MB redobrar a atenção e cuidados sobre o que ela tem em termos de material mais valioso e… Read more »
E o Riachuelo jã enfrenta a sua primeira batalha sem ter saido da atracação.
Lamentãvel….
Realmente, comentário lamentável…
Acho que se tivesse com o peso dos torpedos ele teria ido à píque…
Ele não está operacional, ainda…
Nossa… depois querem ter submarino nuclear…
Sim, a MB quer e pode.
Só porque pode, não quer dizer que deva, pois o SubNuc vai drenar os já parcos recursos que a MB tem. Esse “incidente” é somente isso, um fato isolado (acredita-se). Já o estado de obsolência da frota de superfície, e os incrivelmente longos períodos de manutenção dos ikl, são evidências de algo muito mais sério na MB.
”Nossa… depois querem ter submarino nuclear…” Se formos por essa lógica ridícula, nenhum país do mundo deveria ter submarino, muito menos se tratando de submarino nuclear. Vários países já tiveram incidentes com submarinos, inclusive, incidentes gravíssimos. Se esqueceu que a Índia, por exemplo, por muito pouco, não perdeu o submarino nuclear dela? Acidentes acontecem e, graças a Deus que o submarino Riachuelo não está operacional ainda.
A MB não tem um dia de sossego…
A bem da verdade só a MB, vai poder esclarecer esse fato e ponto. Não adianta ficar dizendo como já estão falando que: poderia ser o peso dos torpedos, kkkkkk, ou o tanque de lastro encheu de mais, ou o submarinista deu um ? cavalo de pau no submarino. Alguma notícia ainda vira. Na reportagem fala em uma manobra de rotina, então o submarino estava em movimento, com ou sem rebocador. Agora se isso aconteceu com o submarino parado, vamos ver se a MB, vai divulgar algum vídeo, igualmente foi divulgado em testes anteriores. Podemos estar todos equivocados com nossos… Read more »
Agora entendo o porquê do silêncio da Marinha já algum tempo sobre os submarinos em construção.
Explique seu entendimento então…
“(…)10h45, durante uma manobra de rotina para a realização de manutenção de equipamentos, o Submarino Riachuelo, atracado no Estaleiro de Construção em Itaguaí(…)”
Que manobra de rotina, que manutenção, que equipamento?
Quem abriu a escotilha de torpedos pro mar?
Quem disse que teve algum nexo causal com operação de torpedos, explique…
A marinha americana esta enfrentando um um problema bem incomum, uma infestação de percevejos em um submarino nuclear!
https://www.military.com/daily-news/2021/03/12/navy-grappling-bedbug-infestation-of-nuclear-submarine-uss-connecticut.html?utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1615560637
Bedbug é uma praga … infestações são comuns em hoteis na europa e nos EUA, e em bases militares tambem.
Basta um militar ter dormido em um lugar com essa praga e já era.
Um sub é um lugar ideal pra se espalhar
Oque é BedBug?
Percevejo. Inseto.
Eu tenho sérias desconfianças nesses submarinos franceses !! Brasil e França não estão com uma boa situação diplomática e creio que os franceses possam estar passando equipamentos devidamente sabotados para que a operacionalidade desses submarinos novos seja prejudicada !!
Esta superou todas….pelo raciocínio eles estão sabotando um produto deles mesmo para que ninguem mais adquira, é isto?
Sabotando produtos deles vendidos para o Brasil apenas !! Com relação a outros países eu deixo para seus respectivos cidadãos emitirem seus pensamentos !!
É a coisa mais bizarra que eu já li nos comentários por aqui. Não faz qualquer sentido.
Única observação neste momento, especulação é péssimo para os negócios, principalmente de leigo de super trunfo…
Sendo falha operacional tem que ir jantando desde o responsável direto até o topo da cadeia de comando da embarcação. O troço é caro demais pra arriscar com vacilos. Simplesmente não pode acontecer. Especialmente em tempos de paz. Quer dizer: se estão vacilando sem a pressão de uma situação real imagina na correria do combate?
O afundamento do Tonelero atracado. A falta de reparos em metade da frota. Se for problema de construção todos deveriam se presos. Mas, se for problema de erro operacional, aí não tem jeito. Tem que TERCEIRIZAR a Marinha.
Olha, essa é uma ideia interessante. Na época do império eles contratavam mercenários ingleses, como o almirante Cochrane. Podíamos voltar a fazer isso, talvez saísse mais barato do que ficar afundando embarcações de milhões de dólares. Se não tem competência para operar, contrata quem tem
Acho que não chega nesse extremo. Até porque, ao menos no âmbito civil, a terceirização aumenta o número de acidentes.
Acredito que punir exemplarmente, especialmente no topo da cadeia de comando, resolve.
Agora, se passar pano aí não tem jeito.
Olha o que foi dito: inclinação de casco avante e entrada de água no compartimento da proa. Como o submarino, já estava prestes a navegar para seus testes de armas, o que pode ter acontecido? tenho uma dúvida? para disparar o torpedo algum compartimento tem que ser aberto e imundado com água, o torpedo não sai a seco, mas mesmo quando o compartimento do torpedo e imundado para disparar, não entra água dentro dos compartimento dos torpedos. A não ser que: tudo estava aberto e houve um erro humano, acionando a abertura das portas dos torpedos com tudo aberto e… Read more »
mas a essa altura do campeonato a gente espera q essas coisas sejam todas automatizadas, e deve ter um sistema que impede abertura da porta interna caso o tubo esteja inundado, a gente espera né kkkkkkkk
Concordo.
Alguém lembrou do Tonelero, boa lembrança, a MB quer subnuc, tem que aprender nos mínimos detalhes…
Perder o Riachuelo agora seria a maior derrota da MB em tempos de paz, espero que esteja tudo bem com os tripulantes, com a maquina e com toda a tecnologia embarcada, nesse momento o Riachuelo é a arma mais importante do Brasil, muito mais importante que os Gripens e os Atros2020, o Riachuelo é a dissuasão pura.
Mas que passa…incompetência….falta de preparo….falha de equipamento….
Não tem!! Não pode estragar!! É para posteridade!! Tem que durar uns 30 anos!!!
E com certeza mais até!
1, 2 ,3 , os abutres de plantão e viralatas vão adorar!
Ainda bem que foram só danos leves matérias, sem nenhuma baixa humana.
Esse contrato está drenando todos os recursos da MB.
“Durante uma manobra de rotina…”
“O submarino restabeleceu…”
Estava em movimento. Depois do fato permanece atracado.
Para meio entendido como o Esteves, foi sério. Compartimento de proa…são as saídas dos tubos dos torpedos?
Triste mas reparável , adsumos !
Mais uma dessas e a MB poderá pedir música no Fantástico…
Que vergonha.
Gostam do assunto, sobre submarinos, olhem essa reportagem francesa sobre o submarino nuclear Le Vigilant,
https://youtu.be/Kw7LZy8Ogg8
Desanima …
Ossos do ofício.
Normal nesta fase de testes. Parabéns à Marinha pela transparência. Infelizmente alguns despreparados ou mal-intencionados podem distorcer essa notícia.
Eita orgulho da MB, só que não!
Sabe o que eu não consigo entender, porquê os meus comentários somem do nada?