Porta-contêineres Ever Given é parcialmente reflutuado no Canal de Suez
A Autoridade do Canal de Suez do Egito (SCA) disse que o navio porta-contêineres Ever Given da operadora Evergreen, que está bloqueando o importante canal por quase uma semana, foi parcialmente reflutuado e foi virado na “direção certa”.
“A posição do navio foi reorientada 80 por cento na direção certa. A popa … moveu-se para 10,6 metros [35 pés] da costa”, em comparação com sua posição a quatro metros [13,1 pés] da costa anteriormente, disse o chefe da Autoridade do Canal de Suez (SCA), Osama Rabie.
A mudança de segunda-feira ocorre uma semana depois que o navio porta-contêiner encalhou com ventos fortes, bloqueando uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.
O chefe de uma empresa de salvamento holandesa ajudando a transferir um navio de contêineres do Canal de Suez alertou que “o desafio ainda está à frente”, apesar de algum sucesso em movê-lo, já que a proa permanece presa.
“A boa notícia é que a popa está livre, mas a nosso ver essa foi a parte mais fácil. O desafio ainda está pela frente, porque você realmente tem que deslizar o navio, com o peso que ele está carregando”, disse o presidente-executivo da Boskalis, Peter Berdowski, a uma rádio pública holandesa.
Assim que o navio de contêiner que bloqueia o Canal de Suez for reflutuado, levará três dias e meio para limpar o congestionamento de centenas de navios, autoridades egípcias.
O encalhe do Ever Given criou interrupções na indústria de transporte marítimo global que podem levar semanas e possivelmente meses para serem eliminadas, disse o grupo de transporte Maersk.
“Mesmo quando o canal é reaberto, os efeitos em cascata sobre a capacidade global e os equipamentos são significativos”, disse a maior empresa de transporte de contêineres do mundo em uma declaração consultiva para clientes publicada.
A Maersk tem três embarcações presas no canal e outras 29 aguardando para entrar, disse ela, acrescentando que até agora redirecionou 15 embarcações para navegar ao sul da África. “Avaliando o acúmulo atual de navios, pode levar seis dias ou mais para a fila completa passar”, disse.
Cerca de 400 navios estão esperando para passar pelo Canal de Suez, disse o chefe da Autoridade do Canal de Suez.
FONTE: Al Jazeera
Entre os navios aguardando passagem encontra-se o USS D.Eisenhower e seu grupo composto por um “Ticonderoga”, 4 “Burkes” e o grande navio logístico USNS Artic.
Tem um porta helicópteros espanhol também.
Espero que nas próximas marés altas consigam tirar o navio! Mas já foi um avanço importante!
Um porta-container é uma banheira que só não se deforma catastroficamente por causa das vigas-caixao de torção, que vão da popa à proa, e dão alguma rigidez ao navio. Olhando como a proa está elevada dá pra concluir que parte de vante está assente sobre areia. Isso produz estresse estrutural no navio, que não foi projetado pra isso. Digamos que 1/4 da massa do navio esteja apoiada na areia; pra rebocar o navio fora do encalhe, há que vencer o atrito, que estimam em 0,5 da carga vertical. Ora, então os rebocadores teriam que exercer um empuxo de 25 mil… Read more »
E os Valemax?
Cara.
Para uma pessoa leiga em mecânica estrutural o termo “rigidez” pode ser usado sem nenhum problema. O que você espera?
Resistência à torção? tração? flexão? cisalhamento?
Só sei de uma coisa, se uma embarcação desse porte, não for projetada para sofrer torções em vários pontos, ela pode se partir facilmente.
Toda estrutura sofre deformações. O problema é quando as deformações são incompatíveis com o uso ou mesmo integridade da estrutura. Sob limite elástico, ut tensio sic vis, sem grande drama. Mas ultrapassado o limite, entrando no campo plástico, as deformações se incrementam cumulativamente. Curioso é que uma rótula ou charneira plástica representa uma melhora no desempenho estático estrutural, ao menos até que apareçam outras charneiras e a estrutura se transforme num mecanismo. Nem falo da fragilidade pela repetição de esforços contrários, isso é outro assunto.
Tente aos 3:20. Tá desenhadinho.
https://youtu.be/pNdughfkDbM
Liberaram o bruto. Ou melhor, a maré liberou. Tem que agradecer ao Sol, à Lua e à água, o mais perfeito dispositivo antigravitacional que existe.
Ahhh deixem o navio mais uns dias preso la, o povo das teorias das conspiracoes estava se superando