A Autoridade do Canal de Suez do Egito (SCA) disse que o navio porta-contêineres Ever Given da operadora Evergreen, que está bloqueando o importante canal por quase uma semana, foi parcialmente reflutuado e foi virado na “direção certa”.

“A posição do navio foi reorientada 80 por cento na direção certa. A popa … moveu-se para 10,6 metros [35 pés] da costa”, em comparação com sua posição a quatro metros [13,1 pés] da costa anteriormente, disse o chefe da Autoridade do Canal de Suez (SCA), Osama Rabie.

A mudança de segunda-feira ocorre uma semana depois que o navio porta-contêiner encalhou com ventos fortes, bloqueando uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.

O chefe de uma empresa de salvamento holandesa ajudando a transferir um navio de contêineres do Canal de Suez alertou que “o desafio ainda está à frente”, apesar de algum sucesso em movê-lo, já que a proa permanece presa.

“A boa notícia é que a popa está livre, mas a nosso ver essa foi a parte mais fácil. O desafio ainda está pela frente, porque você realmente tem que deslizar o navio, com o peso que ele está carregando”, disse o presidente-executivo da Boskalis, Peter Berdowski, a uma rádio pública holandesa.

Assim que o navio de contêiner que bloqueia o Canal de Suez for reflutuado, levará três dias e meio para limpar o congestionamento de centenas de navios, autoridades egípcias.

O encalhe do Ever Given criou interrupções na indústria de transporte marítimo global que podem levar semanas e possivelmente meses para serem eliminadas, disse o grupo de transporte Maersk.

“Mesmo quando o canal é reaberto, os efeitos em cascata sobre a capacidade global e os equipamentos são significativos”, disse a maior empresa de transporte de contêineres do mundo em uma declaração consultiva para clientes publicada.

A Maersk tem três embarcações presas no canal e outras 29 aguardando para entrar, disse ela, acrescentando que até agora redirecionou 15 embarcações para navegar ao sul da África. “Avaliando o acúmulo atual de navios, pode levar seis dias ou mais para a fila completa passar”, disse.

Cerca de 400 navios estão esperando para passar pelo Canal de Suez, disse o chefe da Autoridade do Canal de Suez.

FONTE: Al Jazeera

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Dalton

Entre os navios aguardando passagem encontra-se o USS D.Eisenhower e seu grupo composto por um “Ticonderoga”, 4 “Burkes” e o grande navio logístico USNS Artic.

Jagdverband#44

Tem um porta helicópteros espanhol também.

Fabio Araujo

Espero que nas próximas marés altas consigam tirar o navio! Mas já foi um avanço importante!

Alex Barreto Cypriano

Um porta-container é uma banheira que só não se deforma catastroficamente por causa das vigas-caixao de torção, que vão da popa à proa, e dão alguma rigidez ao navio. Olhando como a proa está elevada dá pra concluir que parte de vante está assente sobre areia. Isso produz estresse estrutural no navio, que não foi projetado pra isso. Digamos que 1/4 da massa do navio esteja apoiada na areia; pra rebocar o navio fora do encalhe, há que vencer o atrito, que estimam em 0,5 da carga vertical. Ora, então os rebocadores teriam que exercer um empuxo de 25 mil… Read more »

joão Fernando

E os Valemax?

Jagdverband#44

Cara.
Para uma pessoa leiga em mecânica estrutural o termo “rigidez” pode ser usado sem nenhum problema. O que você espera?
Resistência à torção? tração? flexão? cisalhamento?

igortepe

Só sei de uma coisa, se uma embarcação desse porte, não for projetada para sofrer torções em vários pontos, ela pode se partir facilmente.

Alex Barreto Cypriano

Toda estrutura sofre deformações. O problema é quando as deformações são incompatíveis com o uso ou mesmo integridade da estrutura. Sob limite elástico, ut tensio sic vis, sem grande drama. Mas ultrapassado o limite, entrando no campo plástico, as deformações se incrementam cumulativamente. Curioso é que uma rótula ou charneira plástica representa uma melhora no desempenho estático estrutural, ao menos até que apareçam outras charneiras e a estrutura se transforme num mecanismo. Nem falo da fragilidade pela repetição de esforços contrários, isso é outro assunto.

Alex Barreto Cypriano

Tente aos 3:20. Tá desenhadinho.
https://youtu.be/pNdughfkDbM

Alex Barreto Cypriano

Liberaram o bruto. Ou melhor, a maré liberou. Tem que agradecer ao Sol, à Lua e à água, o mais perfeito dispositivo antigravitacional que existe.

Alexandre Barreto

Ahhh deixem o navio mais uns dias preso la, o povo das teorias das conspiracoes estava se superando