VÍDEO: Míssil supersônico chinês atinge navio-alvo no mar
Um vídeo que surgiu nas redes sociais mostra um navio-alvo sendo atingido por um míssil supersônico chinês YJ-18A (similar ao 3M-54 Klub russo). Além disso, é a primeira vez que este míssil é mostrado atingindo um alvo de superfície.
De acordo com o portal Dambiev, esta gravação de lançamento do míssil faz parte de um vídeo promocional no âmbito da comemoração do 72º aniversário da fundação da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP), ocorrido em 23 de abril.
O vídeo mostra o lançamento do míssil e seu impacto no navio-alvo, logo após o qual surge uma coluna de chamas no convés.
O míssil antinavio YJ-18A tem um alcance de até 290 milhas náuticas (540 quilômetros) e é a arma principal dos destróieres de mísseis guiados Type 052D. Foi este tipo de navio que disparou o míssil contra o alvo de superfície, aponta a Rossiyskaya Gazeta.
Após o lançamento do YJ-18A, e graças a seu motor turbojato, o míssil voa horizontalmente a uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente Mach 0,8, e a uma distância de 40 km do alvo é ativado o modo pós-combustão, permitindo que o míssil alcance uma velocidade de Mach 2,5 a 3.
FONTE: Sputnik News
Qui pro quo básico por causa do exercício americano mostrado na notícia anterior
Fato curioso e nada pertinente com a matéria, desde já peço vênia. Rsrs
Seu utilizo da expressão “qui pro quo” parecia-me um erro, daí descubri que os anglo-saxões ( e ao que parece o Brasil também) utilizam esse termo com significado de “troca” enquanto na Itália e outros países europeus atribui-se o conceito de “mal-entendido”, entender uma coisa por outra.
Para indicar esse conceito de “troca” por lá é mais utilizado o “do ut des” .
Abs
quid pro quo, no Brasil, virou “quiprocó” e é mais usado no sentido de confusão.
Boa noite Jacinto! Que bom ver você comentando por aqui.
Pelo que entendi o colega usou essa expressão no sentido de troca, como no caso anglo-saxāo de “toma lá, dá cá ” .
Já na Europa seria o “do ut des”. E sim o quid pro quo ( lá também) possui esse significado de confusão quando há, como disse antes, um mal-entendido, enteder uma coisa por outra. A grafia também é “quid pro quo” .
Enfim perdão pelo excurso para lá de inútil.
Abs
Nuuuuu???que pancada !!!!
Atiça o cara não pô ???, deve estar delirando de emoção ???
kkkkkk
Enquanto as pessoas brigam aqui dizendo que os equipamentos dos chineses são ruins, eles vão se Armando e virando uma super potencia e deixando todo resto para trás!
Todos hoje apontam o dedo para eles, foi assim com o Japão a 50 anos atrás, porém daqui a pouco estarão babando com a China assim como o fazem hoje com o Japão.
É nós continuamos sendo o país do futuro.
É desprezível brasileiro que fala mal da China.
Só me imagino uma rajada desses mísseis indo em direção ao um Destroyer dos EUA…
Tá difícil hein.. ?
Já que ninguém disse ainda, eu digo: até a China mostra o impacto do míssil no alvo, e a MB com o MANSUP nada.
Quê MANSUP?
MB? Como dizem aqui na minha terra “fale em gente” kkkkkkkk
Em 2030 a MB vai realizar o novo teste do MANSUP, só aguardar um pouco kk
Em 2030 A Marinha do Brasil, vai ter mais marinheiro que a Marinha Chinesa….eu falei marinheiros não Navios….
Não duvido kk
Poderiam estar perguntando do MANSUP, mas nós, brazucas, nos divertimos mesmo ficando na disputa ideológica que nada tem a ver com nosso país.
Atravessou o caso tão rápido que a explosão foi feita bem no interior do alvo. Agora imagina uma belonave lotada de combustível, munições etc. Certo tempo dei ideia do Brasil testar o Mansup com alvo em alto mar, ai vieram alguns “gênios estrategistas do teclado” escrever que não dava porque poderia atingir barco pesqueiros e um monte de blá blá blá, papo furado. Assim como turcos, indianos, chineses, russos, americanos e o mundo todo, vem demonstrar o porquê de nosso atraso. Gente com mente arraigada no passado, sem vontade de ousar e empreender e que sempre quer o caminho mais… Read more »
Certo tempo dei ideia do Brasil testar o Mansup com alvo em alto mar “gênios estrategistas do teclado” escrever que não dava porque poderia atingir barco pesqueiros e um monte de blá blá blá, papo furado.
.
Assim como turcos, indianos, chineses, russos, americanos e o mundo todo, vem demonstrar o porquê de nosso atraso.
.
Como de costume, outro comentário que não faz o menor dos sentidos.
.
https://www.youtube.com/watch?v=ewWGe1gow7c&ab_channel=MarinhadoBrasil
.
O MAN SUP foi testado em alto Mar. No que o teste da MB difere do teste chinês?
.
De resto, é só mais do teu inútil blábláblá.
Cara tu me ama.
Uma das amebas que escreveu um monte de balela foi tu.
E mais uma vez suas asneiras caíram por terra.
Segue o barco !
De fato foi testado… so faltou acertar…
Por favor … paciência …o iludido ideológico está a atacar novamente , currículo nota 10 em funk
Jesus!
Mais uma prova do racismo da burguesia.
E é isso que estão defendendo.
Na opinião de vocês o ideal seria que o lê fosse amante do sertanejo universitário ou outro menos retinto né ?
Depoimentos com embasamento técnicos nota 0
Não esquenta estes malucos estão aqui só para tirar do foco o assunto e criar indagações, dilemas . … finja que não existem estás amebas …
Hummm rolou um clima kkkk!
Agora estou zuando mesmo, caso não entenda.
Se ainda assim não entender, vou fazer um desenho.
A China copiou o MANSUP ? ou é engenharia reversa do MANSUP? os chineses já foram nossos alunos , agora podem ser os nossos mestres.
Muito feijão ainda devem comer para serem mestres. Se é para escolher “mestres ” eu prefiro ainda escolher o mestre, a fonte , de onde eles estão aprendendo: russos, estadunidenses e europeus.
Nunca via Europeu comprar e exigir TOT de asiáticos, já o contrário é bem frequente nos dias de hoje. Exemplos ainda excelentes são os coreanos e os chineses. Abs
EUA e Russia mestres? Alemanha nazista gargalhando do seu devaneio.
Eu tô rindo da sua dor de cotovelo. Só pra lembrar, a Alemanha é Europa ainda, correto? Outra, pesquise sobre ” Germans americans” veja o tremendo impacto e contribuição que tiveram sobre a sociedade e a elite estadunidense ( se incluir muitos dos ditos “judeus” oriundos da Alemanha, esse impacto é ainda maior). E outra, estou falando dos dias atuais, é fato que maioria dos equipamentos chineses são derivados de projetos soviéticos . É fato que os chineses estão famélicos em busca de tecnología avançada, tentando comprar empresas de alta tecnología na Europa e USA. Conheces a KUKA ? Empresa… Read more »
A Marinha Chinesa aprendeu com a MB, eles queria treinar a operar NAEs no NAE São Paulo.
Prezado Mk48
Os americanos mostraram o SM-6 e os chineses o YJ-18A.
Agora, eu quero é ver os americanos mostrarem algo similar ao DF-1.
Vai ser difícil.
Agora, impressionante é a variedade do arsenal chinês.
A Revista Military Watch publicou que a China já está gastando mais em material militar do que os EUA.
Segundo a publicação, o gasto total americano é maior porque eles têm grandes despesas com a área administrativa, pensões para veteranos e manutenção de sistemas mais antigos do que os chineses.
SDS
Se eu não me engano, foi publicado aqui no ‘Naval’ uma reportagem sobre mapeamento que os chineses estavam fazendo nos mares próximos a sua costa.
Não sei dizer qual a intenção ou o que eles implantaram por lá.
Agora, o que eu li recentemente é que o Governo chinês condecorou, semana passada, 91 pessoas que capturaram dispositivos de espionagem nas águas do País.
Ou seja, se os militares não pegam, a população faz o serviço. rsrs
Povo engajado o chinês.
SDS.
Que legal !! Não vejo a hora de falarmos mandarim , come arroz com morcego todo dia ,, esta porcaria de macdonald não “plesta “ e faz mal para latinoamelicano burro subnutrido…
Dentro em breve vc estará trabalhando em uma multinacional chinesa aqui no Brasil e vai que vc tenha de participar de um jantar de negócios e comer arroz com morcego.
Não desdenhe.
As empresas chinesas aqui no Brasil pedem qualificações acadêmicas e profissionais que a maioria dos brasileiros não tem.
Prezado Paulo Sollo
Tenho lido que até os norte coreanos acessaram computadores americanos.
E mais de uma vez.
Pois é, outras marinhas mostrando seus mísseis super ou hipersônicos e a MB com seus mísseis inexistentes…
Mísseis “stealth”. Alta tecnologia 100% brasileira!
Tudo certo, só uma pequena consideração. Se e quando os EUA revidam nós não teremos como saber, pois a imprensa não irá divulgar se o PCC não autorizar. As autoridades abafam o caso e fim. Sem fuga de notícias.
Se esses países fazem isso, imagine quem criou toda a parafernalha de softwares e hardwares, satélites etc
Eu penso que, devido a evolução destas armas super ou hipersonicas, os atuais Ciws e mísseis de defesa de ponto não estão a altura para sua interceptação. Mesmo mísseis mais modernos acabam por chegar pouco perto do chamado cone de destruição que efetivamente poderia tirar estes artefatos da sua trajetória, até mesmo em se tratar, dos mísseis balísticos anti CVS chineses. Pergunto a comunidade… Os sistemas de energia direcionada, sejam laser, RF, som, ou o que seja, seria o futuro mesmo? Novos sistemas HardKill por Railgun seria uma saída, por utilizar uma trajetória densa por mais distância em razão do… Read more »
As defesas de ponto funcionam contra alvos supersônicos. Os EUA, Japão, Austrália e França treinam com o GQM-163 Coyote, um alvo supersônico (mach 2,5 a 5, a depender da altitude) e as respectivas defesas (Aster, SM-6) funcionaram.
Mas são coisas diferentes….alvos voando a Mach 2,5 a 5 em alta atmosfera e estes praticamente ao nível do mar, onde se faz necessária uma defesa de ponto eficiente. Isso que quis dizer….o quão as defesas hoje são eficientes e eficazes.
Por exemplo, a perto de mach 3, se desloca a 1km por segundo…entende o tamanho do problema?
Wilhorv,
O GQM-163 Coyote é exatamente o que você descreve: um alvo supersônico, manobrável, que se aproxima praticamente ao nível do mar (13 pés +ou- 4m de altitude).
Este tipo de míssil (supersônico, voando praticamente ao nível do mar) não são novidades, este tipo de míssil anti-navio existe há uns 40 anos. A então URSS tinha o P-700 Granit, e isso no começo da década de 80.
Sim…lembro do “Granito”…mas as coisas evoluíram….estes mísseis agora são mais furtivos, manobráveis, usam de maior e melhor tecnologia a seu favor…
O que me leva a indagação acima…o que se tem ou terá para contrapor a isso.
Os RAM e a maioria se não em sua totalidade dos CIWs, no meu ponto de vista, estão ultrapassados.
Ideologia permeia tudo. Daí que se dispute sobre elas, quanto mais não seja pra determinar a menos funesta. Ideologia, como a de dizer que o Brasil tá quebrado por excesso de gastos com pastas de cunho social, tem estado bastante protegida de críticas, ainda mais do que a ideologia do mercado financeiro como atalaia da ordem e progresso, como o próprio núcleo duro da direita. Pensando bem, a ideologia sinofila tem estado bastante protegida de críticas, ao passo que o antiamericanismo vetusto, filhote da guerra fria da propaganda, ainda viceja sem emendas ou relativizacoes. É desalentador ver que aqui reina… Read more »
Paulo, desculpe. O meu comentário era pra ter sido postado pro Diogo que falou sobre ideologia. Desculpe, novamente.
Apesar das equiparações entre os feitos dos SM-6 e YJ-18, tem que admitir que o que o SM-6 fez, com ajuda de outras plataformas não tripuladas, foi façanha superior. Não se sabe se o YJ-18, que tem alcance operacional maior do que o do SM-6, contou com recursos semelhantes de targeting de longo alcance por drones ou simplesmente já sabia onde o alvo (fixo?) estaria…
Aliás, o YJ-18 é semelhante ou uma cópia por engenharia reversa do 3M-54E S operado de subs chineses? Putin chiou pela pirataria ou fez que não viu?