VÍDEO: Submarino classe Scorpène do Naval Group
O Scorpène é um submarino de propulsão convencional de 2.000 toneladas projetado e desenvolvido pelo Naval Group para todos os tipos de missões, incluindo guerra anti-superfície, guerra antissubmarino, operações especiais e coleta de inteligência.
Extremamente furtivo e rápido, seu nível de automação operacional requer apenas uma pequena tripulação de 31 militares. Sua vantagem de combate é destacada por seus 6 tubos de lançamento e 18 armas, incluindo torpedos, mísseis e minas.
Com 14 submarinos vendidos internacionalmente pelo Naval Group, o Scorpène é um produto de referência essencial na área de submarinos convencionais de ataque (SSK) para Marinhas de todo o mundo.
O produto é facilmente adaptável com base nas necessidades do cliente naval e a melhoria progressiva através dos projetistas dedicados e experientes do Naval Group garante avanços contínuos e integrações de tecnologia moderna.
Amigo, o submarino chinês Type 093 (classe Shang) é nuclear, acho que neste caso a comparação caberia numa outra categoria…
Mas, o scorpene é tao ruim assim. Eu achei o video legal, acho que precisamos, e muito, melhorar nossa auto estima, pode não ser “la crem de la crem”,;se é que se escreve assim, mas precisamos valorizar mais o que fazemos por aqui, claro que não pdemos ser tontos, mas eu achei o video interessante.
MK, Tinha percebido isso sim, não foi o caso da sua postagem, mas é que as vezes vem muito comentário depreciativo, e muitas vezes sem fundamento, outras com muito fundamento. Mas nossos videos deveriam ter um cuidado maior como foi o caso desse aí. Só pra ilustrar o que estou tentando dizer. Não sei se perceberam isso, mas tem um vídeo rodando na tv sobre o alistamento militar O vídeo até legal, com apelo em jovem e cadastro via app, mas notem; aí que digo sobra a falta de cuidado, na parte onde aparece um jato da FAB, @ORRA, colocaram… Read more »
“certamente matéria paga”
Mk48, na época da disputa entre os submarinos francês e alemão alguns diziam que o Galante puxava a sardinha para o lado alemão, você deve lembrar disso, agora alguns falam o contrário.
Quanto aos submarinos, ou era o scorpène ou o U214 que é uma versão de exportação e inferior ao U212, é simples, ou era um ou era o outro.
Ambos meterem a faca nos preços, mas o fato dos franceses supostamente nos ajudarem no submarino nuclear, deu França, e um merchan não faz mal para ninguém.
A Alemanha é impedida de construir submarinos nucleares.
A Alemanha não transferiu o planejamento da construção dos submarinos. Aprendemos a montar e operar os IKL.
Ponto.
Concordo. E se não me engano, os alemães se recusavam a repassar a tecnologia da seção de ré. Isso procede?
Olá Jota. Eu não sei dizer se os alemães se recusaram a passar a tecnologia ou se a MB optou por faze-las na Alemanha por razões econômicas ou técnicas. Creio que a proa também foi feita na Alemanha porque na época não havia uma prensa suficientemente grande para molda-la no Brasil.
Pois é , e fica a desagradável sensação que a importantissima escolha do novo Sub(Scorpene) e consequentemente abandono do desenvolvimento dos Ikl se deu somente devido a tot do casco do Sbnn. Essa decisão terá efeitos nos próximos 40 anos….
Problema nenhum ser propaganda paga. A Trilogia nos brinda com matérias quase diárias e não cobra um centavo de quem naonão quer assinar.
Olá amigo…. como pode-se concluir que submarino A é melhor do que submarino B? Do mesmo modo que pode sim a matéria ser propaganda para o scorpene, como vc diz, dizer que outro é melhor do que ele não seria propaganda para este outros sub? Olha, essa classe de Subs tem muita tecnologia embarcada, como outros também modernos tem… creio que em uma eventual batalha afirmar que a ou B sairá vitorioso é complicado, pois depende de uma série de fatores, inclusive da preparação de sua tripulação e saber extrair ao máximo as capacidades do submarino que operam
Maquina formidável… Mas a amelhor parte do video é a Marcela Temer…rss
O S-80 poderia ser considerado uma evolução do Scorpene? Afinal tudo que a Navantia aprendeu sobre construir e projetar submarinos é consequência da colaboração e parceria com a DCN … Certamente o S-80 incorporou boa parte do conhecimento adquirido no desenvolvimento do Scorpene.
Outros ótimos submarinos convencionais pra mim seriam : U212 NFS, Dolphin II de Israel, Gotland e o A26 suecos , Soryu e Taigei do Japão, KSS-III da Coréia…
Não por ordem de importância claro
Os erros de projeto do S80 foram tantos, e tão graves, que vai ser um milagre se ele conseguir operar. É um completo absurdo, querer compara um S80, com qualquer submarino que já foi provado e está na ativa!
Com certeza Leonardo, concordo, nem sempre o recém chegado é superior , nem sempre “moderno ” é sinônimo de melhor. Ainda terá que demonstrar, mostrar e provar muitas coisas o S-80, ainda mais depois de todas essas barbaridades … lembrando que é ainda um submarino convencional sem um sistema AIP e sem a tanta alardeada capacidade de deep strike que os Tomahawk deveriam garantir.
O Kalvari( scorpene indiano) receberá no PMG um sistema AIP também ( pelo que tinha lido), ou estou equivocado?
Só este primeiro submarino saiu sem AIP, mas esse sistema, já estará no segundo submarino, pois está em fase final de testes em Espanha.
Quanto ao deep strike, este submarino está preparado para ele, sem quase nenhumas modificações, a qualquer altura, o podem encorporar, desde que os EUA aceitem vender o míssil, os próximos novos submarinos Italianos, serão um desenvolvimento dos actuais U-212A Class, mas agora com eqipamentos Italianos, e terão o míssil de cruzeiro Francês ScalpNaval.
Vai ser um milagre conseguir operar?????
Então aguarda, pois vai ser dos melhores submarinos, excluindo nucleares.
Este projecto teve alguns erros, como acontece quase sempre, quando se faz de novo, mas foram corrigidos e em princípio melhorou e muito o resultado final, mas aguarda e verás.
Quantos S80 estão navegando atualmente?
Só o Isaac Peral, mas parece será entregue a marinha espanhola só em 2023 .
Abs
Correto Mk. Um presentão dos alemães para Israel, todos subsidiados com dinheiro do contribuintes alemães. Ah , se os franceses fizessem o mesmo com os tupiniquins, subsidiando pelo menos 1/3 dos custos dos nossos Riachuelo. Privilégios de ser o “povo escolhido ” rsrs
A melhor parte do vídeo é que são 4. Como ficamos com o casco do atômico? Estamos por nossa conta? Faz parte do contrato? Os franceses não querem saber de encrencas imagináveis por conta do casco atômico? Video promocional. Propaganda. Qualquer negócio precisa dar publicidade e falar bem do produto. Quem compra vai saber se o cavalo presta quando montar. Quem compra precisa elogiar a compra que fez ou não…passa o cavalo adiante. Escolhemos o Naval por conta do momento. A MB precisava e segue precisando de uma pilha de dinheiro para o atômico, os IKL mostravam necessidades de manutenções,… Read more »
Olá Esteves. Sobre o casco do SN10, pelo que sei está para ser cortado. Não tem como fazer imagem ainda senão da tela do computador. Além disso, o vídeo é sobre o Scorpene de 2000 ton de deslocamento. O casco do SN10 não é de Scorpene. Por outro lado, faço as mesmas perguntas sobre o S40.
Vamos ver. Quem viver verá.
Olá Esteves. Vamos então insistir com o álcool em gel, máscaras e isolamento físico (porque não estamos em isolamento social, já que conversamos por telefone, por vídeo, pelo blog). Assim teremos mais chance de sobreviver. E pressionar por vacinas.
O S80 espanhol é um Marea 5 cilindro turbo.
MK, eu fui pesquisar um pouco e vi que o S-80 não é o único submarino convencional capaz de lançar mísseis de cruzeiro. Além dos Dolphins israelenses que já mencionamos ( o Dalton nós lembrou), as últimas variantes de Cingapura, Turquia e Coréia do Sul do Type 214 tambem serão/são dotados de mísseis de cruzeiro, pelo menos as fontes que consultei indicam isso.
Abs
Uma dessas fontes :
https://nationalinterest.org/blog/the-buzz/why-germanys-new-super-stealth-submarines-could-take-any-21021
Sim, não esquecer a disposição francesa em contratar a Odebrecht para construir a base naval e se associar a ela para constituir a ICN, empresa que constrói os submarinos.
A disposição de enfiar a Odebrecht foi do ex.
Se.
Se o aprendizado com os IKL tivesse tido continuidade. Se tivéssemos evoluído até aprender a projetar e planejar a construção de submarinos. Se os aportes de recursos ainda que de bilhões tivessem vindo até que qualquer resultado positivo aparecesse…
Teríamos esnobado o contrato com os franceses?
Olá Esteves. Dias atrás escrevi sobre o risco de nos tornarmos profetas do passado, não obstante a importância de entender os erros cometidos no passado. A MB havia escolhido o 214 sem AIP antes de optar pela construção do SBN. Nesse caso o ProSub teria custado entre US$ 2 e US$ 2,5 bilhões, já que não haveria UFEM, estaleiro, base, labgene nem SN10 (será que ele vai virar SN101 nessa nova tendência da MB usar très números?). Também era conhecido que o 214 é tão diferente do 209 ao ponto de não existir vantagem logística em sua escolha. Enfim, em… Read more »
Mestre das Químicas Modernas, O erro é fazer 2. Fazer 4. Depois abandona. Envelhece. Navio de 30 anos fica obsoleto. Manutenção só encarece. Tinha que fazer volume, assinar contrato de 20, várias evoluções na mesma planta, começa com patrulhas vai subindo até fragatas…de 700 toneladas até umas 3.700…planta nacional, escolhe 3 estaleiros mais o Arsenal da Marinha, deixa os submarinos em Itaguaí, vai lançando atualizações. Esses contratos impagáveis de 7 bilhões de euros, 50 bilhões de reais que não se aprende nada, até com os IKL não aprendemos a planejar…troca isso por investimentos de 4/5 bilhões ao ano atualizados todo… Read more »
Olá Esteves. Haveria inúmeros erros cometidos no passado que gostaria tivessem sido diferentes. Daria para encher um caderno de erros mundiais, outro cadernos de erros nacionais, e dois cadernos de erros pessoais. O que dá para fazer é tentar aprender alguma coisa com os erros. Por exemplo, evitar mais uma descontinuidade no ProSub, como ela fez antes com as fragatas, corvetas, submarinos e patrulhas. Então se aprendemos alguma coisa foi ser necessário dar prosseguimento aos programas seguindo uma escala evolutiva (um degrau de complexidade de cada vez, mantendo o que funciona bem e implementando novas soluções naquilo que funciona mal).… Read more »
Vergonha importar o aço.
Olá Esteves. O que me incomoda é vender minério e importar aço, exportar soja e importar IFA.
Pois é. Extrair petróleo, exportar, fechar a refinaria e importar gasolina. Isso tem nome e cpf.
Olá Mk48. Boa pergunta. Vou tentar conversar com um colega especialista em metalurgia para ter uma resposta correta.
Olá Mk48. Quando li o seu comentário sobre o vídeo da DCNS lembrei das propagadas da Hyunday, “O melhor carro… DO MUNDO”… aquilo sim era pretencioso.
Quem criou este slogan foi a CAOA, que na época fez vários comparativos “no sense” para provar a superioridade dos veículos da fabricante.
Mas história se repete. Atualmente a mesma montadora está usando a mesma tática com outra fabricante, a Chery.
CAOA comprou 50% da fábrica da Chery em Jacareí. É uma história amarrada. A Hyundai tem a montadora em Piracicaba aonde fazem o HB20 e o Creta. Mas a Hyundai não tem concessionários, depende do CAOA para vender. Em GO o CAOA faz os SUVs da Hyundai e CAOACHERY. Fechou acordo de redução do ICMS com o governo lá para produzir veículos para a Mitsubishi que aqui é representada pelo Souza Ramos e ampliar a planta.
Salada.
Olá Esteves. Essa salada é indigesta.
Olá Mk48. Eu lembro de um comercial de um FIAT para o pessoal mais jovem… o rapaz entrava dentro do carro e dizia “que visual descolado, que cores descoladas, que painel descolado”… painel descolado? só falta soltar pecinha… o comercial durou duas semanas e saiu do ar.
O que alguns entusiastas devem compreender é que em geral existe uma equivalência entre equipamentos militares de geração semelhante, as vezes em algum quesito um é melhor e nas vezes o outro. A diferença passa a existir quando o operador explora, da melhor maneira possível, as valências e minimiza as deficiências, dentro do contexto técnico e tático. Isso vale para emprego de Bld, navios, submarinos, aviões, etc… Assim, o Escopene, sendo equivalente aos melhores do Mundo na sua classe e o mais moderno existente na América Latina, é uma excelente arma. Se empregado em um contexto tático correto, se torna… Read more »
Optamos pelo melhor e mais moderno submarino a época e ainda personalizamos de acordo com nossas necessidades. Fui tentar saber dos supostos defeitos que foram alardeados de nossas belonaves submarinas e era tudo intriga da oposição…coisa de lobbysta.
Belo vídeo! <3
Desejo que a MB possa ter mais que apenas 4 Scorpènes em atividade, e que este meio se prove de fato confiável e efetivo.
O novo submarino Sueco, o A26, será dos melhores submarinos, na sua categoria.
Propaganda???
Factos, um texto normalíssimo, como muitos outros, de marcas diferentes.
Já vi textos de outras marcas e empresas, muito mais tendênciosos.