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Atracou na tarde de segunda feira, dia  04/05,  no Porto de Santos, mais precisamente no cais do TC1 (TECON), o navio especializado em transporte de volumes pesados M/V Zhen Hua 27, de bandeira de Hong Kong, pertencente ao armador Zhenhua Shipping Co Ltd., de Shanghai, Republica Popular da China.

O navio realiza sua viagem inaugural, após conversão para sua nova função de carregamento, para descarregar 3 portainers de última geração mais equipamentos para movimentação de containers, encomendados pelo terminal Santos Brasil S/A, situado no Terminal de Containers (TECON), margem esquerda do estuário do Porto, sendo capacitados a atenderem porta containers do tipo post panamax.

Os portainers foram embarcados em Shanghai, no terminal do próprio fabricante, a Shanghai Zhenhua Port Machinery Co. (ZPMC)  e escalou Hong Kong antes de sua chegada em Santos no dia 03/05, possuindo ainda carga em trânsito para Buenos Aires, Argentina.

Dados para referência do M/V Zhen Hua 27:

  • Estaleiro Construtor: Mitsubishi Heavy Industries Ltd., Nagasaki, Japão, em 1989, casco numero 2009
  • Convertido em Heavy Lift a partir do casco de um petroleiro, originalmente lançado como M/T Ocean Leader, operou comercialmente também como Bona Shimmer, Sabine Spirit e Red Sea, quando foi adquirido pela ZPMC por USD 20 milhões, sendo convertido em estaleiro em Shanghai e entregue em março de 2009, como Zhen Hua 27, aonde carregou, seguindo viagem para Santos.
  • Bandeira: Hong Kong – Prefixo:VREG5 – comprimento: 233,60 m – boca: 44,05 m – DWT: 49.060 tons – IMO: 8710182

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Fotos: Bruno Pricoli

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Pedro

como descarrega esse portainers no porto?? Já que eles são exatamente para descarregar/carregar contêiners no porto, qual será então a crua/guindaste que irá descarregá-lo?

Marcelo Ostra

Pedro eles nao utilizam guindastes, o navio atraca na posição de saida dos portainers (no caso BB), são montados trilhos transversais ao cais para ele “deslizar” para o cais. O navio é semi-submersivel, ele lastreia para emparelhar com o cais na altura do convés e os portainers saem, realinhando em terra depois com os trilhos do cais, ou seja em posição paralela ao cais, para operação (para executar esta manobra exige maré parada, precisão e sem pressa, para se teruma ideia a previsão incial departida é dia 12) é uma tremenda operação, literalmente falando “o porto para pra ver” Como… Read more »

majunior

só uma palavra! MONSTRO!

Pedro

Muito obrigado pela explicação Marcelo Ostra! Deve ser interessante ver e, principalmente, participar de uma operação desde tipo.

Bronco

Maravilhas da engenharia.

Se não me engano, o porto do Rio só possui 3 desses.

às vezes quando tem muito trãnsito na ponte eu fico olhando pra esses bichos operando. Os caminhões levanto os containers e o bicho levantando aquela carga toda como se fosse papel, e empilhando perfeitamente os “caixotes” nos navios.

Se me permite uma pergunta, Marcelo, como é feito o alinhamento dos containers no navio? A operação é por câmera? É computadorizado? Porque os containers descem dessa máquinha bem no alvo, aparentemente sem necessidade de correção na trajetória de descida.

AL

E como foi que ele não afundou com uma carga tão alta e tão mais larga que ele? Uma tempestade no seu caminho e imagino que ele já era… Abraços.

Marcelo Ostra

a vgm eh totalmente programada, ele desvia ou espera qualquer perspectiva de mar grosso para navegar, mas sinceridade eh uma tremenda ciência este tipo de transporte !

Para vc ter uma ideia da altura, um amigo no 26o andar de frente para o canal viu os portainers passarem a sua altura …

MO

Zorann

A crise existe e nossos portos se modernizam. Dias melhores virão para a economia mundial e temos que estar preparados para aumentar nossas exportações. Ótima notícia

gaspar

Zorrann,
esses bichos devem ter sidos comprados a uns 4 ou 5 anos atras…

ja vi um documentario (acho que no Discovery) justamente sobre uns portainers da hyundai que seriam transportados para longe… eh uma logistica impressionante… ate entao eram os maiores do mundo…

Storm

Devido a forte ventania com ventos de até 90 Km que atingiu uma parte do estado de São paulo na tarde de segunda-feira agora dia 04/05. Este navio se desprendeu do cais e colidiu com outros dois Navios, vejam a reportagem: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1022402-7823-MAU+TEMPO+PROVOCA+COLISAO+ENTRE+NAVIOS+NO+PORTO+DE+SANTOS,00.html Mas segundo a reportagem os Portainers não sofreram avarias. MAIS INFORMAÇÔES http://3.bp.blogspot.com/_J0y7PbTCHdk/SgB4_CzkXSI/AAAAAAAAA1k/PA-uDdu8BCs/s320/Kyla.jpg A Tempestade causou danos no Porto de Santos. A força dos ventos provocou uma colisão entre navios atracados e a queda de um guindaste para operação de contêineres. Houve, ainda, o desabamento da cobertura de uma das entradas para o complexo marítimo. O principal problema registrado… Read more »

gledson a da silva

com o aumento da movimentação e infro instrutura no porto de santos,podemos adquirir novos conhecimento em equipamentos de ponta!!!e participar dessa mega mudança que está ocorrendo aqui,espero que essa crise passe logo para que tudo se restabeleça,um abraço a todos os companheiros.

Amorim, Ruany

Putz!!!!
:0 😮
Que engenharia!!!!!!!!!!!!!!

Sidney

A coisa de uns 15 a 20 anos atrás, acompanhei pelos jornais a exportação de um deste ai para os EUA, se não me engano para o porto de Savanah. naquela época os EUA não permitiam a montagem em seu território com trabalhadores de outros paises, então foi trazido aos pedaços para o porto de Santos, montado e embarcado, foi manchete em muitos jornais….
Comentava com um colega há dias atrás, que exportávamos este tipo de equipamento e hoje a China domina totalmente este mercando…
Mais uma vez ficamos para trás.

Henrique Sousa

Engenharia, Mulher e Pu…..ia!!!!

Muito legal ver nos Discoverys da vida os programas ligados à engenharia, construções, e coisas afins.
Com certeza estes portainers não fariam feio num programa deste.

Abraços

Nunão

Ostra, parabéns pela matéria. E transmita também os parabéns ao Pricoli pelas fotos.

Vc teve oportunidade de ver a operação de desembarque?

Abs!

[…] (pórticos especiais sobre rodas para operação de contêineres) comprados pela operadora (obs: clique aqui para matéria do Blog do Poder Naval a respeito). Por conta do acidente, a operação para o […]

Nunão

Ops…

Ostra, vi agora o comentário do Storm, que estava bloqueado pelo caçador de spams do blog, então esqueça a pergunta, hehehe.

Storm, obrigado pelo aviso, estou subindo um post agora a respeito.

Nando

Eles ainda estão no navio, não desembarcaram. As estruturas vêm soldadas na estrutura do navio, logo, os portaineres e o navio quando em navegação, são uma coisa só. Até retirar as escoras e as amarras (todas soldadas) vai demorar um tempinho.

Carlos

Lamento dizer mas uma hora depoi que ele atracou caiu uma tempestade com ventos de oitenta k/h que fizeram com que as amarras se soltaram e oas cabos de aço arrebemtaram empurrando o Zhenhua 27 contra outro navio que carregava soja no TGG os dois ficaram bem avariados para ter um ideia o Zhenhuan 27 ficou com um rasgo no casco do tamanho de um vam fora outros estragos bem grandes isto tudo eu vi com meus proprio olhos nem acreditei guando vi!!!!

Nando

Só para registrar, gostei muito deste espaço, ainda mais com notícia sobre o meu local de trabalho (porto) espero vir aqui mais vezes e ver mais notícias interessantes como estas! O porto de Santos está se preparando para o futuro, e pra quem é da baixada, é um ótimo campo de trabalho. Já se foi o tempo dos trabalhadores portuários ignorantes. Hoje, temos que ter muito conhecimento técnico para podermos trabalhar em equipamentos como estes.

Marcelo Ostra

Bronco , a manobra de carregamento do container na celula guia do porão (porão celular para container de um navio porta container, especialmente desenhado paracentrada assimetrica dos containers) é até onde sei visual, vaida experiencia do oeradoor do portainer (Detalhe, até onde eu saiba, pois já fazem 15 anos que nao trabalho com navios de containers, apenas navios tanques), mas na “molecada” tem um monte de gente que trabalha com eles, vou me informar e te retorno, possivelmente no final de semana

MO

storm

Nunão não a de que, o poder áereo, naval e terrestre são os melhores blogs do gênero com certeza, já só “viciado” verifico as informações aqui umas tr~es vezes por dia. parabén a todos os editores.

Tô torcendo p/ que os Portainers, não tenham mesmo se danificados

Bronco

Valeu Marcelão, muito obrigado!

AJS

Prezado Nando.
Não creio que tenha sido postado com intuito ofensivo, porém, é preciso ter respeito para com os trabalhadores portuários de todos os tempos, que muito labutaram para proporcionar o crescimento do porto de Santos e muitas vezes sem equipamento adequado.
Em todo tempo e em todos os quadrantes, podemos nos deparar com pessoas com diferentes graus de conhecimento.
Repudio veementemente a expressão “ignorantes”.
Um abraço e meus respeitos.

Nando

AJS, realmente não foi com intenção de ofender ninguem, na verdade era pra enaltecer o trabalho dos portuários, que são rotulados de vários adjetivos negativos por muitas pessoas que não conhecem o trabalho no porto, mas como em todo lugar, sempre tem os que dão um “migué”… Valeu!

Marcelo Ostra

Bronco

Conforme conversei com colegas que operam com containers o posicionamento e carregamento/descarga é feito de forma visual, com sua veloc mediante habilidade do operador

no controle do portainer tem apenas um sinal luminoso no painel que indica que o container esta ‘locked’

Como muitos pagamentos são feitos em forma de produção, ha um grande esforço em desenvolver a habilidade dos operadores de portainers, que normalmente são parte da elite do terminal

MO

Bronco

Valeu Marcelo. Só pude ler sua resposta hoje. Eu acredito que você veja a operação dessas máquinas com mais frequencia do que eu, que sou um observador eventual da operação desses meios quando fico preso no trânsito na ponte Rio-Niterói, uma vez que o terminal de containers é bem ao lado da ponte. Eu fico realmente impressionado com a capacidade dos operadores em encaixar container por container aproveitando ao máximo o espaço nos navios. Alguns saem com o porão cheio de containers e mais uma quantidade enorme “pendurada” no convés. Proa, popa, bordos… tudo vira espaço para containers. E é… Read more »

Bronco

Valeu Marcelo. Só pude ler sua resposta hoje. Eu acredito que você veja a operação dessas máquinas com mais frequencia do que eu, que sou um observador eventual da operação desses meios quando fico preso no trânsito na ponte Rio-Niterói, uma vez que o terminal de containers é bem ao lado da ponte. Eu fico realmente impressionado com a capacidade dos operadores em encaixar container por container aproveitando ao máximo o espaço nos navios. Alguns saem com o porão cheio de containers e mais uma quantidade enorme “pendurada” no convés. Proa, popa, bordos… tudo vira espaço para containers. E é… Read more »

Rita

Alguém saberia me informar quanto tempo vai demorar o trabalho de reparacao no Zhen Hua 27?
Dependo da saida desse navio para ir ao Brasil.
Agradeceria qualquer informacao.

luiz

qual o peso de cada um desses portainer

Artur

Sou Supervisor de operações no terminal para qual foram destinados os porteiners, a descarga dele para o costado é feito pelo próprio navio.A embarcação é dotado de um sistema de lastro(peso estabilisador, com recolhimento de água do mar para determinar a altura do navio em relação ao cais) que permite ao ser acionado a embarcação fica no mesmo nível do cais. Após isso trilhos guias são colocados para que os aparelhos sejam retirados e colocados sobre os trilhos onde ficará para operação.Esse tipo pos panamax, opera com mesa para retirada de 4 conteiners de 20″ e 2 de 40″. pode… Read more »

Sergio

Olá,

Sou editor de fotografia do jornal Agora SP e estamos querendo usar essa foto sua. Existe algum e-mail que possamos conversar?
O meu é sergio.carvalho@grupofolha.com.br

Obrigado
Sergio Carvalho

luis

(rita) esta programada a atracação do Zen hua 27 dia 05/06 o porto de itajai, para desembarque d 2 pontes,, se atracar na data certa,, acredito q sai em meados de junho!! abraçoo

JOSÉ SEGUNDA

POR FAVOR, INFORMAR QUAL É A CAPACIDADE ESTE PORTAINER,QUANTOS CNTR PEGA SIMULTANEO??????

ATENCIOSAMENTE
JOSÉ SEGUNDA

leitor

sou operador de portico(portainer) e operador de guindaste sobre rodas aqueles que trabalham ao lado dos portainers,tambem tenho muito orgulho do que fasso,e gosto muito,comecei operando guindaste de bordo e sonhava operar um desses um dia e consegui,e um equipamento todo informatizado e muito tecnico,exige muita abilidade e prescisao do operador e respondendo a pergunta do nosso amigo de como fasemos para encaixar os conteiners, os poroes dos navios tem umas gavetas chamadas celas e que sao chamadas pelos conferentes de rous, o operador pega o container do costado leva ate o navio que ja e todo planejado pelo chip-planer… Read more »

jeniffer

tinha que ser na empresa que eu faço curso neh!,o maior terminal de containeres da america do sul e o unico do continente americano a receber estes portaineres.SANTOS BRASIL