O radar TRS-3D da Hensoldt
A empresa alemã HENSOLDT fornece soluções de sensores em aplicações aéreas, marítimas e terrestres para forças armadas e autoridades de segurança em todo o mundo. Estes incluem a proteção de infraestruturas críticas, defesa aérea, autoproteção aérea, inteligência de sinal e links de dados, bem como imagens térmicas e rastreamento optrônico. Além disso, o portfólio compreende equipamentos de aviônicos de missão, como computadores, dispositivos de planejamento de missão e sistemas de conscientização situacional para helicópteros.
A família de radar Hensoldt é muito grande e variada. A Hensoldt tem radares navais, como o TRS-3D , TRS-4D, radares Sharpeye; radar terrestre como o TRML-4D e radar passivo, e, finalmente, também radares aéreos como o PrecISR.
“Mesmo que o TRS-4D tenha a mais recente tecnologia AESA que é um avanço que tem uma série de diferenças e vantagens, o Radar TRS-3D é um excelente radar e ainda é usado por muitos navios no mundo” – Luis Gueren, Diretor de Marketing da Hensoldt na América Latina. “O TRS-3D compreende uma antena passiva phased array controlando seu feixe eletronicamente em elevação e girando eletromecanicamente 360° em azimute. Já no início do novo século, a próxima geração TRS-4D surgiu com a tecnologia “Active Electronically Scanned Array” (AESA), que permite uma consciência total instantânea em torno da plataforma.
O Caminho para o TRS-4D via TRS-3D
Os sistemas de radar atuais atingiram um nível de detecção nunca antes alcançados. O processamento em tempo real foi conseguido graças aos algoritmos sofisticados com processadores poderosos, sistemas de phased array multifuncionais ideal para a solução de tarefas complexas de vigilância e reconhecimento, as formas de onda com grandes larguras de banda agora podem ser geradas e transmitidas. Tudo isso agora é programável, ou seja, podemos falar de “radar definido por software”.
Durante um período de quase 20 anos, a família de variantes de radar TRS-3D cresceu de um contrato de lançamento com a Royal Danish Navy para se tornar líder do mercado mundial no segmento de vigilância de alvos de navios pequenos, aéreos e marítimos e Radar de Aquisição de Alvos (STAR), tendo agora vendido mais de 60 sistemas em todo o mundo e com um futuro robusto pela frente.
Em 1989, as autoridades dinamarquesas emitiram um pedido de proposta de um radar multifuncional para esta plataforma com requisitos exigentes. A TST Deutsche Aerospace propôs um sistema de radar 3D de banda C capaz de selecionar diferentes padrões de escaneamento e modos de operação de acordo com as necessidades operacionais imediatas da plataforma, uma grande revolução na época e vista principalmente nos radares aerotransportados de última geração.
Estes modos incluem:
- Um modo de autodefesa, combinando varreduras de curto alcance e de alta elevação com varreduras de longo alcance dentro de um período de rotação da antena, para uso em ambiente de chuva, mar e terra, com um tempo de rotação de 2 segundos;
- Um modo de clutter para uso em condições graves de clutter com um tempo de rotação de 3,5 s
- Um modo de vigilância com alcance instrumentado de 92 km com um tempo de rotação de 6 s
- Um modo de longo alcance para uso em condições de canalização, com 180 km de alcance instrumentado e um tempo de rotação de 6 s
O TRS-3D/16 é um sistema pulso-Doppler totalmente coerente, com sistema simultâneo e complementar de canais de recepção e processamento para alvos terrestres, alvos marítimos, bem como para a detecção de jammer e cancelamento coerente do sidelobe. A antena utiliza o mesmo tipo de conjunto que no radar de vigilância terrestre TRMS, mas com uma abertura vertical muito menor, porque apenas 16 linhas são utilizadas.
Operacionalmente, a mesma flexibilidade no uso de varredura de diferentes padrões, agilidade de polarização, freqüência e agilidade de código são fornecidos. Uma antena IFF planar é integrada abaixo da antena de radar e sob ela, há uma antena adicional para uma navegação separada por radar de banda X. O grupo de antenas gira mecanicamente em azimute enquanto a varredura de elevação eletrônica é realizada, e é montada em uma plataforma eletromecânica estabilizada que compensa os movimentos de inclinação e rotação. O radar é capaz de apoiar as operações dos mísseis Harpoon e do Sea Sparrow da OTAN.
Evolução
Na virada do século, foi feita uma análise completa das necessidades operacionais mundiais de muitos clientes navais potenciais e com um claro foco no melhor valor para o cliente operacional, a família TRS-3D foi colocada em uma base sólida de produtos. Nascia o TRS-3D/16-ES e foram geradas as primeiras ideias para o que viria a ser o TRS-4D. O ES na designação refere-se à estabilização eletrônica do padrão da antena para o jogo do navio, o que elimina a pesada e cara plataforma de estabilização mecânica.
O TRS-3D/16-ES acrescentou um modo de suporte de armas de fogo que perme o suporte direto de armas de calibre médio contra alvos de superfície, como o Oto Melara de 76 mm, amplamente utilizado, sem a necessidade de um radar de controle de disparo dedicado. Além disso, o radar foi interfaceado com uma variedade de mísseis superfície-ar (SAM) em várias plataformas.
O roteiro do produto TRS-3D combinado com a produção em lote do TRS-3D/16-ES até sua linha de base D atual explorou, consequentemente, o desenvolvimento em espiral e a inserção de tecnologia de ponta. Além disso, explorando a abordagem familiar no radar terrestre e naval, a tecnologia GaN do TRS-4D foi inserida no TRS-3D, substituindo o transmissor TWT por um transmissor de última geração, de alta confiabilidade, baixo custo de ciclo de vida, com transmissor de estado sólido.
Em comparação com a tecnologia GaAs, o nível de potência dos dispositivos GaN é 5 a 10 vezes maior e podem ser usadas tensões de operação mais altas. Isto permite uma amplificação de potência efetiva e os TWTs podem ser substituídos de forma econômica por amplificadores transmissores de estado sólido, em termos de custo de aquisição, mas ainda mais em termos de custo do ciclo de vida.
O TRS-3D/16-ES foi instalado em várias plataformas em todo o mundo, incluindo a classe National Security Cutter (NSC) para o programa Deepwater da Guarda Costeira dos EUA e o Classe LCS (Littoral Combat Ship) da Marinha dos EUA, fragatas e corvetas da Marinha Alemã e os navios de patrulha “Squadron 2000” da Marinha Finlandesa. Mais de 60 unidades do radar estão em operação com forças navais em todo o mundo.
Além disso, a versão terrestre do TRS-3D, o TRML-3D com modos otimizados para Defesa Aérea Baseada em Terra (GBADS), foi entregue a vários clientes em todo o mundo.
No ano 2019 Hensoldt recebeu segundo contrato para fornecer o radar TRS-3D e o sistema MSSR 2000 I a Guarda Costeira Real da Noruega (RNCG) para equipar os novos navios da Guarda Costeira do Ártico no Programa P6615 da Guarda Costeira Norueguesa.
Os sistemas TRS-3D e IFF estão atualmente em operação a bordo dos três navios-patrulha “Nordkapp”. Os sistemas serão desativados, atualizados e depois reinstalados nos navios da Guarda Costeira do Ártico. Além disso, o contrato inclui uma opção para a atualização dos sistemas TRS-3D e IFF da embarcação “Svalbard”. Em ambos os contratos no valor de mais de € 27 milhões, a HENSOLDT entregará quatro radares TRS-3D, incluindo a mais recente tecnologia de estado sólido e software de processamento de sinal, e os entregará a partir de 2021.
Graças às suas tecnologias de processamento de sinal, o TRS-3D é particularmente adequado para a detecção antecipada de objetos em movimento lento ou em movimento lento sob condições ambientais extremas.
Sobre a HENSOLDT
A HENSOLDT é pioneira em tecnologia e inovação no campo da eletrônica de defesa e segurança, com mais de 150 anos de herança de empresas predecessoras como a Carl Zeiss, Airbus, Dornier, Messerschmitt e Telefunken. Com sede em Taufkirchen, perto de Munique, Alemanha, ela é uma empresa estratégica líder no campo de soluções de sensores para aplicações de defesa e civis. A HENSOLDT desenvolve novos produtos para combater uma ampla gama de ameaças com base em abordagens inovadoras de gerenciamento de dados, robótica e cibersegurança. Com mais de 5.500 funcionários, a HENSOLDT gerou receitas de 1,11 bilhão de euros em 2019. Desde setembro de 2020, a HENSOLDT está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt e no índice do mercado de ações SDAX.
DIVULGAÇÃO: Hensoldt
Seria interessante falar do sonar de casco. O Kingclip, de classe mundial, que poderia ser feito e manutenido no Brasil pela Omynisis, foi preterido por um modelo que, ao que tudo indica, será importado e gerará empregos no exterior em todo o seu ciclo de manutenções. Não deu para entender mais essa da Marinha.
Fica a dica, se os Freedom desativados vierem pra cá…
Caríssimos de operar e voltados a missões assimétricas, que eram o grande bicho papão dos EUA antes da ascensão meteórica do poderio militar chinês.
A MB precisa de navios patrulha oceânicos e escoltas multifunções.
Encostados até a Lockheed/FincantieriMarinetteMarine e a Renk AG resolverem a transmissão de potência dos motores pros eixos dos impulsores. Ainda não entendi como esse problema não atingiu os Independence (que, salvo engano, também usa turbina/diesel engrenados em impulsores de waterjet).
Eu admiro demais essa empresa.
Parece que o TRS-4D escolhido para a classe Tamandare e’ o que ha’ de mais moderno nessa categoria de equipamento compacto. Finalmente teremos equipamento de ponta.
Nota de rodapé: um radar 2D obtêm apenas os azimutes e distâncias dos contatos; já os 3D obtém azimutes, distâncias e elevações dos contatos. O resto é ‘apenas’ sofisticação/precisão na emissão, recepção e processamento do sinal.