Caças russos assediam fragata holandesa no Mar Negro por horas e realizam ataques simulados
O Ministério da Defesa holandês disse que caças russos perseguiram uma fragata no Mar Negro na última quinta-feira. O incidente durou horas e supostamente envolveu ataques simulados ao navio de guerra e interferência eletrônica
Caças russos assediram a fragata holandesa HNLMS Eversten no Mar Negro por horas na semana passada, disse o Ministério da Defesa holandês na terça-feira (29/6).
Durante o incidente, que durou cerca de cinco horas na última quinta-feira (24/6), caças russos armados com mísseis ar-superfície voaram baixo e perto do navio de guerra, realizando ataques simulados ao navio da Marinha Real da Holanda.
O navio de guerra holandês também sofreu um bloqueio eletrônico que interrompeu alguns de seus sistemas eletrônicos a bordo, disse o Ministério da Defesa.
O comandante do navio disse em um comunicado que o Eversten estava navegando em águas internacionais, argumentando que não havia razão para as ações russas observadas, que ele chamou de “irresponsáveis e inseguras”.
O “Evertsen tem todo o direito de navegar até lá”, disse o ministro da Defesa holandês, Ank Bijleveld-Schouten, de acordo com uma tradução da Reuters. Segundo ele, “não há justificativa para esse tipo de ato agressivo, que aumenta desnecessariamente a chance de acidentes”.
A fragata holandesa Eversten está ligada a um grupo de ataque de porta-aviões multinacional liderado pelo porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth e tem conduzido patrulhas no Mar Negro com o destróier da Marinha Real Britânica HMS Defender.
Na quarta-feira passada, caças russos sobrevoaram o destróier britânico no Mar Negro, às vezes executando manobras que o secretário de Estado britânico de Defesa, Ben Wallace, afirmou que não eram “nem seguras nem profissionais”.
O ministério da defesa russo afirmou que tiros de advertência foram disparados e bombas lançadas na rota do destróier britânico, que a Rússia diz ter entrado em suas águas territoriais, alegações decorrentes da anexação da Crimeia pela Rússia e não amplamente reconhecidas.
Embora o Ministério da Defesa do Reino Unido conteste a versão da Rússia dos eventos, argumentando que nenhum tiro foi disparado nem nenhuma bomba foi lançada, a Rússia manteve sua história e até ameaçou lançar bombas “bem no alvo” no caso de outra intrusão.
O drama recente no Mar Negro ocorreu poucos dias antes do início de um massivo exercício militar liderado pelos EUA e Ucrânia. O Sea Breeze 21 é a maior iteração do exercício anual desde que começou há 27 anos e envolve 32 países, 5.000 militares, 32 navios e 40 aeronaves.
O exercício começou na segunda-feira, apesar da oposição russa aos treinos.
“Estamos demonstrando ao mundo que o Mar Negro é um mar internacional”, disse o capitão Kyle Gantt, oficial militar dos Estados Unidos e vice-comandante da Força-Tarefa 65, de acordo com o jornal Stars and Stripes.
“Ele está aberto e disponível para o transporte gratuito de comércio, frete, para todas as nações”, disse ele, acrescentando que “não é propriedade de nenhuma nação”.
FONTE: Business Insider
Creio que alguns aviões foram atingidos pela Eversten pois estão soltando um longo rastro de fumaça.
Os holandeses não seriam tolos a esse ponto.
Aliás, parece que os holandeses deixaram toda sua coragem na Bósnia.
Por que? Os holandeses saíram fugidos de lá ou continuaram navegando? Por acaso o Mar Negro é propriedade russa?
Foi apenas para mostrar a ‘coragem’ dos lutadores da OTAN.
Aliás, com a palavra o camarada Vladimir Putin.
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/06/putin-reforca-ocidentefobia-e-diz-que-navio-britanico-poderia-ser-afundado-sem-gerar-3a-guerra.shtml
Camarada?…..teu, pode ser. Ele vai provocando até arrumar encrenca….
Putin camarada do Kings e Biden camarada do Flanker kkkkkk
Essa foi boa.
kkkkkk
Não tenho camaradas políticos, de pelo e nacionalidade nennuma.. ..nem brasileira.
É mesmo, quem vai aceitar a encrenca com a Rússia? É tu? kkkkkkkkkkk
Vai pagar os impostos que tu mesmo te orgulha de sonegar…depois vem fazer piadinha, abestado.. ..
E os russos comem carvão, bebem lava e cag@m diamantes……kkkkkkkkkkkk
Melhor não mexer com eles.
Principalmente os que comem ‘Cheetos’ e choram pelos cantos ou entopem os consultórios de psicologia depois de participar de uma pequena batalha.
” melhor nao mexer com eles”….blabláblá…..Sai daí, lazarento……cara mais patético.
Consultório de psicologia? Consultam é um cara de boné preto na esquina de uma rua deserta, com certos produtos proibidos por lei dentro dos sapatos…
O mesmo lugar que tu frequenta…
Não.
Se cag….. frente a meia dúzia de milicianos sérvios e entregaram para a morte vários civis bósnios.
A reputação do Exército holandês (se é que tinha) foi para o lixo.
E ainda foram condenados por omissão
Holanda é responsável por omissão no massacre de Srebrenica, diz tribunal
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/27/internacional/1498555212_451300.html
Ou seja, a Holanda não é de nada.
….
Um absurdo o que eles fizeram….mas, isso torna todos os militares holandeses covardes? Por conta de algo acontecido há tanto tempo? Ah, tá…..
Um absurdo? O que faria de diferente?
Isolados e sem apoio aéreo graças aos Russos o que poderiam ter feito?
Poderiam se portar como homens dignos?
Resistir, princípio básico em operações defensivas.
Inferioridade numérica e de meios não justificam que o limite da área de defesa avançada seja ultrapassado e tropas postas em fuga.
E como resiste sem armas, apoio aéreo e linhas de abastecimento?
Isso não é resistir, é suicídio.
Cada história que ouço. E há pessoas que acreditam nisto. Não foram meia dúzia de milicianos, era uma força de combate muito superior às forças da ONU e da Bósnia, em números e equipamento. O que falhou foi a ONU, com o bloqueio da Rússia e acho que da China, que limitou em muito as suas ações, até ao ponto de os Sérvios bloquearem o acesso à cidade. Uma força de 600 com uma vocação de manutenção de paz e sem reabastecimentos não poderia fazer mais. Os Países Baixos estavam lá. De que lado estava a Rússia? A proteger os… Read more »
Não honraram as calças que vestiam.
Kings, se você quer defender a Rússia, melhor fingir que esqueceu o apoio russo aos sérvios, na fragmentação da Iugoslávia.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
A falta de coragem dos holandeses, que deviam apenas cumprir seu dever, é evidente.
Aí, vc acha que esses soldados ‘Nutella’ vão enfrentar o Exército russo?
De facto, nem sei muito sobre o assunto em questão, mas não me recordo de nada de relevante sobre o exército holandês, para além de estar incrivelmente bem equipado para o tamanho. Ah uma década ou pouco mais, contavam com 300 Leopard2A6, vejam bem ª-ª. No mais, se não me engano, caças holandeses ou belgas bombardearam tropas americanas por engano, no Afeganistão ou Iraque. Como disse, “cheguei agora”. Há talvez uma coisa a ter em conta, pequenos países vêm muita dificuldade em ver divulgados os bons feitos das suas forças em missão. Como as pessoas que aqui prestam atenção aos… Read more »
A tua generalização é patética…….kkkkkkk
Afeganistão, Chechénia, o Kuznetsov que nem aguentou uma semana…
Falas, falas e nada dizes com substância e verdade, os Holandeses estiveram no Afeganistão, Iraque e Síria, com F16, Apaches, Chinnoks, Panzer 2000 e blindados ligeiros, estiveram lá também com forças especiais, e estão ajudando os Franceses no Sahel, na logística, com Chinooks, fala como entusiasta militar e não como fan-boy, que esses só sabem desinformar e mentir.
mmmmmm
Era pra Holanda ter abatido os caças russos q estavam fazendo firula…… entendi…..
Russos irresponsáveis e incosequentes, aliás como todos que aprovam esse tipo de conduta
Os russos são mestres na arte do blefe.
Eu ri da ironia sobre a fumaça dos motores 😛
Eu tb, Leandro. Pena que muitos não entendem uma ironia….ou fazem de conta que não entendem.
Tem tanta gente doida na internet que não duvido que alguns acreditassem que atiraram nos aviões russos.
.
Vai la fazer gracinha,os russos so late mais nao morde !!!!!kkkk
É mesmo. Pergunte só a Napoleão e Hitler.
E olha que naquela época não existiam ICBMs…
O pessoal do pompom russo não consegue nem entender a ironia. Aviões movidos a carvão.
Eu não vou nessa não, ainda mais que temos alguns aqui pertinho de nossas cabeças, precisamos logo dos meios modernos na FAB para um melhor equilibrio aéreo de combate. Os outros estão do lado do Pacifico e não preocupam tanto, pela distancia, e porque é só alguem jogar um pouquinho de areia ou pó nas suas pistas de decolagem.
Isso é show aéreo para mostrar à OTAN que ela não tem vez.
Sério?? Hummm…o Mar Negro é russo???
Nao é nao !!!! Vai la com o papo de livre navegação pro lado dos russos que vc vai tomar na cabeça !!! Kkkk
Esse papo de livre nagevacao é o que as duas potencias mundiais russia e estados unidos usam para navegar por todo globo contra as outras nações !!!
A china vem ai e serão 3 pontencias !!!
Então, que os russos afundem todos os navios que estão participando da operação….heheheheh
A China já é uma Potência há alguns anos. A Rússia nem tanto.
Porem a Russia tem 6000 mil ogivas ve se os Eua ou qualquer outro pais cresce as asas pra cima da Russia
Sim, é esse o problema mas ser uma potência económica, política e social já não é há muito.
Concordo só que isso não importa muito ( nesse caso ) .
Se é por isso, EUA, Reino Unido, França, Índia, china, etc, tb tem armas nucleares. E daí?
É só um comentário a Russia poderia simplesmente ter afundado essas 2 que nada iria acontecer entraram em águas territoriais .. ou você acha que o Reino Unido iria usar armas nucleares contrário Russia ? ??
E se fosse o contrário? Navios russos invadindo o mar territorial britânico e eles afundassem esses navios. Os russos iriam atacar os britânicos com armas nucleares?
Até poderia usar armas nucleares, mas uma certa ilha ficaria inabitável e deserta
Kkkkkkkkk pensei o mesmo vai achando que Russia cai nesse papo de liberdade de navegação
Esta brincando, com certeza… atingidos com o que?
“O navio de guerra holandês também sofreu um bloqueio eletrônico que interrompeu alguns de seus sistemas eletrônicos a bordo, disse o Ministério da Defesa.”
Isso ai encima me parece piada, um caça não pode interromper os sistemas eletrônicos de uma fragata, e se longe de sistemas terrestres, navios de “guerra eletrônica” ou aviões AWACS que geralmente andam escoltados, diria que é impossivel.
Ninguém entende ironia nesses dias!!! 😀
Caracteristica de motores antigos, o AMX também solta fumaça em demasia. Motores modernos diminuem bastante esta falha. Os russos por terem frota antiga e uma evolução menor na tecnologia motores, geralmente são bem fumacentos.
Outros países treinando: Treinar com países “amigos” e também contra seus próprios meios.
Rússia treinando: Treina com o próprio adversário.
Hilário
Para você, que é fã de nazista derrotado pela Rússia, mais uma vez constatar que eles são de outro nível.
Nossa, que raiva vovozinha? Que agressividade…..kkkkkkkkkk
Há uma grande diferença entre Hitler e Estaline. Um era Austríaco e o outro era Georgiano…
Só um pequeno detalhe 100nick-Elã, sobre o verdadeiro Heinz Guderian não o colega do blog. Foi um militar que cumpriu sua obrigação como militar, nunca foi do partido nazista, foi um excelente estrategista e nunca esteve envolvido com exterminio sistematico de ninguém. Nunca foi condenado por crime algum pelos aliados.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Heinz_Guderian
Não, está relacionado com alguns crimes de guerra, a execução de soldados e a revolta de Varsóvia. E é difícil alguém no estado maior Alemão não ser um nazista. Durante a guerra defendia o Nazismo e depois passou a ser muito mais discreto. Não ser condenado não quer dizer que seja inocente, apenas que pode ser mais importante vivo.
A Blitzkrieg foi, praticamente, uma criação dele mas isso não o absolve na participação das atrocidades do regime Nazi. Ou acha que alguém que esteve no topo, até ao fim, não saberia destas atrocidades?
Hcosta Segundo seu conceito, todos os militares eram filiados ao partido nazista o que não é verdadeiro, se lembra do atentado para matar Hitler, houve inúmeros generais alemães envolvidos no atentado.
Um militar acata ordens de combate, os militares condenados ou executados pelos aliados foram militares envolvidos na morte sistemática de civis e etnias consideradas impuras pelos nazistas. Além desses militares de carreira envolvidos nas execuções de civis e etnias, os militares filiados partido nazista eram os SS.
Ele participou, deu ordens e estava na cúpula do poder. Não era um oficial qualquer. Não pode alegar desconhecimento quando as ordens que deu provam o contrário. Uma coisa é ser um oficial, outra coisa é fazer parte do Estado Maior Nazi.
O Rommel suicidou-se devido a esse atentado.
E crimes de guerra, principalmente na Rússia, eram generalizados. Era o cumprimento de ordens criadas e também levadas a cabo e pelo Gunderian.
Né isso. Cumpriu seu dever kkkkkkkkkkk, faz-me rir! Hipocrisia! Omissão na alemanha nazista é ação sim! Omitir é não agir para com a barbárie!
Hã?… essa foto é sua linda ? Hã?… Pedro?
Relaxa po, Se entregando assim em fórum de homens que curte botinas…
Hcosta, com relação a essa sua alegação “E é difícil alguém no estado maior Alemão não ser um nazista.” tenho algumas observações a fazer. Com a ascenção do nazismo no poder, o povo alemão em sua maioria apoiou o nazismo na ocasião, achas então que todos deveriam ser condenados como delinquentes? Tu sabes que em Chelas (Lisboa) tem muitos criminosos que atuam, achas então que todos os moradores do bairro de Chelas seriam delinquentes? Todos os oficiais das forças armadas alemãs foram obrigados a jurar lealdade a Hitler quando esse asumiu o poder, fato inédito nas forças armadas alemãs, mas… Read more »
Kemen. Neste quesito concordo contigo.
Era da escola prussiana. Dos verdadeiros militares da Alemanha. E não da escória nazista.
Então não fez parte, mesmo que indiretamente de um dos piores extermínios da história humana, é homem de bem?
Mr. Pedro.
Do lado vencedor e perdedor existiam pessoas de bem, na mais exata percepção da palavra ? Quem vence escreve a história e tem o domínio da narrativa.
Como assim? Vamos negar o Holocausto?
Gunderian era uma peça fundamental da máquina Nazi.
Compare-o com o Rommel que tentou fazer alguma coisa contra os Nazis.
Não sei se foi por considerar que a guerra estava perdida ou por estar contra os Nazis mas tomou uma posição.
Ninguém esta negando o genocidio conhecido como Holocausto, o maior crime ediondo contra a humanidade, depois desse crime, ocorreu um outro enorme e mais recente e que pouco se comenta, o genocidio organizado pelo Khmer Rouge no Cambodja, mas o Holocausto não implica Guderian que não teve ordem ou ação alguma sobre o mesmo nos documento apreendidos pelos aliados. Os criminosos do Holocausto que escaparam a julgamentos e se esconderam pelo mundo apoiados pela organização secreta nazista Odessa, foram procurados pelo Mossad, caçados e devidamente julgados, alguns não se localizaram até hoje, talvez já morreram sob identidades falsas fornecidas pela… Read more »
Derrotaram os Nazistas com muita ajuda do Tio Sam.
Verdade, se não fosse a comida enlatada americana hoje a Rússia falaria alemão. Faça-me o favor, nem os americanos sustentam essa falsificação histórica.
Ah….os milhares de aviões, blindados, caminhões e muitos outros itens enviados pelos EUA para os russos são falsificação histórica??…..Então tá…….
Nossa! Que menina dolorida, se dói toda quando lê o nome de um dos maiores estrategistas modernos, que de nazista não tinha nada.
Pare de ser abusada e vá estudar um pouco!
E mais tarde Patton tentou imitar mais ou menos a Blitzkrieg de Guderian.
huahua
Treina contra o próprio adversário sem alerta-lo do treino !
“maior grau de realismo”
O mesmo se aplica para as forças da NATO. Ambos os lados provocam para tirar o máximo de informações do adversário.
Jogo de provocação pura.
Há uns anos, bombardeiros russos de longo alcance, entraram no espaço aéreo espanhol e português, com os transponder’s desligados para tirar informações sobre a rapidez de resposta das duas forças aéreas.
Ficaram a saber que as resposta é imediata, da mesma forma que a NATO ficou a saber que as resposta russa no Mar Negro também é.
Não é de estranhar um navio da Holanda passando no Mar negro gerar essa reação… Uma resposta dessa é esperada no contexto atual.
Por que? Os russos compraram todo o Mar Negro? Aquelas águas sao todas russas? O wue os russps estao fazendo é provocar, irritar, cutucar….pra alguém perder a paciencia e eles posarem de inocentes.
A intenção era justamente contestar a soberania russa por aquelas águas, meu chapa. Isso não seria diferente de um país qualquer vir contestar a soberania brasileira sobre a faixa da ZEE que é reconhecida por outros países como águas internacionais. Os holandeses estavam ali provocando e agora choram, algo típico dos eurobambis.
Na costa da Ucrânia são águas russas? Ora, por favor!! Volto a perguntar: a rússia é dona do Mar Negro?
Quanto ao que vc falou sobre ZEE…..Mar territorial é uma coisa….ZEE é outra…..
No contexto atual e em situações anteriores. É quase rotina no mar Báltico e no mar do Norte.
Com as bases na Crimeia fica mais fácil responder em maior quantidade e com diferentes meios.
Desde que não passe disto, serve de treino para os dois lados.
Vai lhes adiantar muito, vão levar com a NATO no mar negro, e que continuem a passar de avião por cima, sempre dá para as fotos.
Fico imaginando se os Russos enviassem diversos submarinos e navios para fazer um exercicio a 10km de distancia do mar territorial holandes, se eles tambem nao iriam fazer o mesmo!
A Criméia é território UCRANIANO que foi invadido e ocupado ilegalmente pela Rússia.
Fala isso pros russos.
Não preciso dizer nada. Navios da OTAN já estão dando o recado navegando à vontade nas águas UCRANIANAS do Mar Negro. Quero ver se os russos vão ter colhões pra atingir algum, afinal, seria natural, porque são águas “”””””deles””””””, né?
Bom senso existe pra isso oh você acha que Russia tem medo de fazer isso ? Cara 2021 todo mundo sabe que qualquer pais que entrar em guerra com Russia não vai ganhar e inclusive Putin falou isso na entrevista . Se fosse assim a China poderia sair afundando os navios que passam no mar do sul da China né ? Ja que é “””” dela “””” .
E quem diz que uma guerra é a única forma de atacar o regime Russo?
Eu não falei isso , essa por sinal seria a pior forma ou a mais burra .. até agora sanções ou ameaças dos Eua/Otan afetaram a Russia ? Pelo contrário Russia tomou parte da Ucrania e ngm fez nada e nem vão fazer pelo motivo que eu falei no post ali em cima ..
E porque não continuam e conquistam o resto ou no mínimo assumem a invasão? Nos tempos da União Soviética ainda passava.
É geo-política e temos de ter em conta o histórico. A invasão pode ser uma reação às sanções impostas pelas tentativas de assassinato por exemplo. Ou um outro motivo económico qualquer, nordstream 2 etc. Tem muita coisa por trás e não acredito nessa história de a aproximação da OTAN ou a defesa da etnia Russa.
E parece que o que irrita mais é ir atrás do dinheiro. Do dinheiro sujo.
Claro que têm medo de fazer isso, porque se atacar um navio da NATO, sabe garantidamente que terá resposta, ainda agora na cimeira dos G7+UE os sócios da NATO reforçaram a união da aliança,e sublinharam a alínea 5 do tratado, isto dito por Biden, e claro, os Russos e Chineses não gostaram, pois foi salientado que os adversários eram Rússia e China, isto dos aviões passarem por cima é mais para dentro da Rússia, que outra coisa, é política.
A Ucrania tmb pensava que seria defendida pelos Eua e Taiwan tem gente achando que os Eua vai entrar em guerra com China pra defender um pais que eles mesmo nem reconhece .
Então porque a China não invade Taiwan? Em 70 anos podiam tentar…
48, é que é bem difícil fazer isso dentro de um lugar ocupado por um Estado autoritário. Milhares já foram presos por se oporem à ocupação, sendo acusados de terrorismo. A imprensa é controlada. Outros milhares fugiram para o restante da Ucrânia enquanto a Rússia já admitiu que já tem mais de 100 mil novos colonos Russos na Crimeia. Fica bastante difícil mesmo se opor à esse tipo de coisa. Muita gente vai dizer que é teoria da conspiração e coisas assim, mas vai debandar, de novo, para uma batalha de versões. Uns acreditam no que os Russos e pró-Russos… Read more »
A que momento o “barulho provocado” serve como motivo para anexação da Crimeia?
Mais uma vez, muitos ucranianos foram expulsos.
E silenciar a oposição é quase rotina para a Rússia.
Devem gostar de estar vivos ou não gostam muito de climas frios.
Porque se falam, desaparecem, os opositores Russos, envenenados dentro da Rússia, servem de aviso.
são envenenados dentro e fora da Rússia
Território ucraniano com mais de 80% da população russa que se identifica como russa. Vá pastar.
Não senhor, a Criméia é território russo, ocupada por maioria de etnia russa, que decidiram em plebiscito serem russos. A Rússia somente cumpriu seu dever de fazer valer o princípio da autodeterminação dos povos.
Aliás parabéns ao Putin pela tomada da Criméia. Quem achou ruim que vá lá tomar a Criméia de volta.
A bem verdade, retomou o que era Russo.
Ser de nome incógnito indecifrável. Vai estudar mais.
A Criméia é Russa desde 1792. A Frota Russa do Mar Negro sempre esteve ancorada lá.
Foi passada pelos comunistas quando a Ucrânia pertencia a União Soviética.
Acabou o comunismo o Putin a retomou.
Oficialmente a região foi tomada por rebeldes pró-russos, apoiados por Moscovo. Esta atitude foi mais “hardcore” por parte da Rússia.
Resultado, a Ucrânia está a ser re-armada forte e feio pela NATO.
Os países que fazem fronteira com a Rússia, são de extrema importância para a NATO, já que fazem de tampão a um ataque Russo e serve de alerta antecipado a qq loucura russa.
Putin, se tentar fazer a mesma gracinha vai ter uma surpresa.
Porque a população da Crimeia tem muito mais de Russo do que Ucraniano. Foi uma cedência menor para um bem maior.
Em águas internacionais, podem ficar contrariados, mas não podem fazer nada…..
Fizeram um exercício terrestre há pouco tempo na Ucrânia e acho que também na fronteira da Bielorrússia mas este para enganar alguns mais distraídos.
Ambos os lados fazem o mesmo.
Conheço essa região !!!
Classifico como inóspita e agreste !!!
Todo mundo se acha dono de tudo e não são dono de p*#• nenhuma !!!?♂️
Boa dissuasão, mas não chega nem perto da meia dúzia de a4 modernizado da MB.
Esqueceu de falar dos 7 turbo tracer C1A de1950 comprado do deserto por 1 bilhao de reais !!!
Eu, se comandante fosse do vaso europeu, iluminaria eles com o radar.
Vamos ver até onde vai o culhão russo.
Qual radar? Os sistemas eletrônicos do navio foram bloqueados.
Imagine a vontade de “esquecer” o ciws em automático…
Pois é né.
Quem sabe assim dariam motivos para os Russos dispararem.
E depois levariam um Oniks nas fuças.
Bah….que poderosos e invencíveis esses russos…..kkkkkkkkkk
Concordo contigo, não é à toa que ninguém entrou para ajudar a Ucrânia…
Vale lembrar que, pra quem não sabe, pela primeira vez, o Brasil está participando do Sea Breeze 2021.
Isso é uma situação séria, stress e fadiga pela situação tensa de horas a fio, pode gerar uma bela de uma lambança de ambos os lados, se a Rússia mandar um navio para o fundo ou se algum dos “aliados”…derrubarem algum avião Russo. O caldo entorna ou tomam alguma atitude firme ou entram vergonhosamente para a história, simples assim.
Caros teve algum incidente desses com navio americano durante esses exercícios ?
EUA, Rússia, Britânicos, Europa e China, não sei quem vai ter coragem de fazer a m*rda de dar o primeiro tiro e ferrar com o mundo todo de novo. Exaltam-se e gloriam-se de suas guerras do passado, mas não aprendem nada com elas.
Cada um no seu papel, a Rússia vai sempre tentar mostrar a sua presença no seu espaço vital, pois o domínio da Criméia pela Otan significa uma enorme vulnerabilidade estratégica. Interessante nestes eventos deve ser a guerra eletrônica, será que cada oponente esconde o jogo, não utilizando os modos de emissão de guerra a fim de evitar que seus sinais sejam gravados ou usam e são bloqueados pelos jammers. Quanto as aeronaves russas, penso que hoje eles somente tem aeronaves grandes, todas bi turbina, com alto consumo de combustível. Tá faltando uma aeronave mais básica, mais econômica para suportar o… Read more »
“O navio de guerra holandês também sofreu um bloqueio eletrônico que interrompeu alguns de seus sistemas eletrônicos a bordo, disse o Ministério da Defesa”.
Ué?! Não disseram que a tal interferência eletrônica russa não era uma lenda, uma falácia, uma fábula?!
Será que o ministro da defesa holandês está mentindo?!
Quando falaram da atuação dela sobre o destróier Donald Cook (DDG 75),muita gente achou que era piada, inclusive as tietes desdenharam com força e escárnio…
Então,os holandeses da Fragata Eversten são a nova vítima dos russos.
Até onde é possível um caça bloquear sistemas eletrônicos de um navio tão moderno quanto esse? Se isso for verdade, no mínimo a marinha Holandesa vai ficar bastante preocupada.
Oras, o F35 mesmo foi concebido com esse objetivo. O tamanho do avião ou do barco nada tem a ver.
kkkkk….os fanboyzinhos ficaram calados com seu argumento, porque será?
Essa informação de bloqueio eletrônico esta muito estranha, duvido… mas serve para justificar alguma ação não efetuada pelos tripulantes da belonave, ao alto comando da sua respectiva Marinha. Caças não efetuam bloqueio eletrônico de belonaves, alguns caças modernos bloqueiam misseis disparados em sua direção, direcionados por radar do caça ou belonave que os disparou.
Parabéns, você sabe mais que o ministro de defesa da Holanda. De qual país vc é ministro de defesa ou qual cargo importante você ocupa, para contradizer o que o ministro de um país da OTAN disse? Aliás, o ministro da defesa do país que estava diretamente envolvido no caso, mas mesmo assim você sabe mais? parabéns.
Que caças não fazem bloqueios eletrônicos dos meios montados em belonaves, é óbvio para qualquer ignorancia sobre as capacidades dos caças atuais, que leia um pouco mais em vez de ficar apoiando ou repetindo sistematicamente o que outros escrevem..
Bruno e Kemen, sem entrar no mérito se a Rússia conseguiu, ou não, jammear os navios, atentem que caças podem levar pods de guerra eletrônica que atuam num amplo leque de frequências e contra vários equipamentos. A FAB mesmo, possui o Skyshield, pod de guerra eletrônica bastante potente, capaz de jammear radares inimigos. Sem entrar em detalhes, me contaram, não sei se é verdade, mas alguns anos atrás, em voo de teste do mesmo, as cidades fronteiricas de um pais vizinho nosso tiveram problemas até com suas estações de rádio. Então, será que esses sistemas não podem ser usados contra… Read more »
Flanker, caças bloqueando radares de belonaves com a potência que eles tem, naquela proximidade não mesmo.
Também não vi POD algum naqueles caças russos.
A potencia dos radares das belonaves é enorme, dos caças bem menor e dos PODS de jamming muito menor.
Esses PODS (são comumentemente chamados em linguagem popular de “espalha m*rda”) PODS tem pouca potencia, servem para bloquear seekers de misseis que tem baixissima potencia quando operam nas proximidades dos caças.
Se houverem caças muito proximos prejudicarão também as frequência de radar dos caças.
Tem muita gente vendo filminhos de TV além da realidade e acreditando.
Pods de caças, como aqueles utilizados em missões SEAD, bloqueiam, embaralham radares de baterias SAM.
Impossivel bloquear baterias SAM com POD´s de caças. Bloquear misseis lançados por baterias SAM quando próximos do caça sim, isso é outra história.
Que potência você acha que tem os POD´s ou os radares dos caças em relação a potência de radares de baterias SAM?
Em relação as baterias SAM, os POD´s de defesa servem para criar um campo “de proteção” em volta do caça para que as frequências das baterias SAM refletidas no caça, não cheguem aos receptores do caça. O mesmo ocorre com os misseis que se aproximam do caça guiados pelo seu radar interno.
Correção: não cheguem aos receptores das baterias SAM.
Na década de oitenta o Brasil sofreu interferência nos sistemas de telecomunicações e solicitou auxílio norte americano para identificar a origem. Os EUA informaram que a origem era no território russo
A Russia e a China não seguem as orientações da UIT no uso de frequências. O que pode ocasionar interferências ocasionais nas telecomunicações. Isso depende também de fenômenos anormais no espaço livre (atmosfera onde se propagam as frequências) que ocasionalmente podem acontecer.
Sim…..uma piada total. E teve quem acreditou na deserção dos tripulantes…..vai ver eles saíram todos a nado……
A informação é toda russa. Eles dizem que fizeram e aconteceram e blá,blá,blá. Não há provas irrefutáveis que comprovem isso.
Foi como disseram que abriram fogo real contra HMS Defender, provas nem vê-las, mas dizem que sim.
Os aviões russos e americanos dispõem de equipamentos para causar interferência nos radares dos navios adversários. Mas o seu raio de acção é reduzido, consoante os modelos. Claro que ao se aproximarem dos navios, os seus sistema de guerra eletrónica têm mais efeito… mas num cenário de guerra, antes que os aviões pudessem usar os seus sistemas, já teriam sido atingidos pelos mísseis a 100km de distância do alvo. Os radares de última geração não são como os dos ingleses em 82, voar rente ao mar já não é garantia de imunidade para os aviões.
São os únicos, queres ver.
Jonas 123, atente bem ao que foi escrito, “O navio de guerra holandês também sofreu um bloqueio eletrônico que interrompeu alguns de seus sistemas eletrônicos a bordo, disse o Ministério da Defesa.”
Além do que escrevi anteriormente com relação aos caças , radares e frequências externas utilizadas pelos sistemas internos da belonave, supondo que os sistemas eletrônicos afetados fosse internamente, a extrutura da belonave atua como um aterramento, não passaria bloqueio ou interferência alguma diretamente nos sistemas internos.
O missil em detalhe é um KH-31 krypton. É 3x mais rapido (mach 3,5) que o Exocet e tem 4 vezes a carga explosiva do ultimo.
Venezuela comprou alguns. Supera em muito qualquer coisa que o Brasil possui.
É um míssil interessante pela velocidade final, mas penso que para o Brasil seria bacana algo com maior poder de estrago, pra acabar com a brincadeira logo, tipo um RBS-15. Apesar de ser subsônico, tem alcance de 300 km e ogiva de 200 kg. Teve um papo há uns anos de que a MB estava interessada…
A FAB comprou RBS-15F.
Fonte?
O HMS Defender ingressou no mar territorial da Russia, o fato do R.U.não reconhecer a Criméia como territorio da Russia, não habilita o Defender a ingressar em aguas territoriais em poder de outro pais, ou de outro pais, em época de não beligerancia armada. No caso do HNLMS Evertsen o mesmo foi apenas observado pela aviação da Russia, acredito que por ter ocorrido o precedente com o Defender. As operações da OTAN no mar Negro vão e devem continuar pois a Turquia por exemplo faz parte da OTAN, espero que nenhuma belonave ingresse nas aguas territoriais de nenhum outro pais… Read more »
É bem assim.
Um lado provocando o outro.
Parecem duas crianças briguentas.
E tem gente por aqui torcendo para o caldo entornar.
É a OTAN fazendo exercícios próximo das fronteiras russas e mandando navios invadir águas que os russos consideram suas. É os Russos agindo agressivamente contra unidades da OTAN. A qualquer momento um militar estressado e com o dedo nervoso pode começar uma guerra. E todos nós só temos a perder com isso.
E pensar que tudo começou quando os EUA e a Europa resolveram financiar e estimular as revoltas que derrubaram o governo Ucraniano pró Rússia…
Tudo começou quando os Russos não permitiram um acordo comercial entre a UE e a Ucrânia. E não me parece que seja comparável a chantagem que a Rússia fez ao longo de décadas com financiamento a revoltas de países ocidentais, isto se existiu esse financiamento e a um nível relevante.
O que não falta é contra informação. Ou acha que foi a Ucrânia que abateu o avião de passageiros?
É a Rússia que perde e não a UE/OTAN que ganha.
Não permitiram?
Só se foi, quando o presidente Ucraniano era pró-Russo, pois nem a Rússia, nem ninguém têm capacidade de bloquear um acordo da UE, só se conseguirem bloquear com quem a UE está negociando, senão não têm voto na matéria, que têm voto na matéria nos acordos com quem a UE assina, são os Europeus.
Sim, primeiro derrubaram o presidente pró europa, o que foi envenenado, também houve alguma confusão no meio com prisões, alegadamente provocada pela Rússia, aí depois de umas eleições muito contestadas foi eleito um pró russo e daí veio a revolução laranja e o senhor fugiu para a Rússia.
Se os russos conseguirem por meio de guerra eletrônica neutralizar parte dos sistemas da otan, lembra aquela simulação, polêmica? Então, vão precisar adaptar os modelos rsrsrs.
A otan continua extremamente agressiva e arrogante, os bobalhões daqui continuam achando lindo ter uma potencia militar-nuclear acuada, não pessoal vocês não estão lutando pelo bem nem tornando o mundo um lugar melhor e mais seguro, mas continuem segurando os pompons e fazendo torcida.
Pois, lembre-se da Venezuela e todos os países apoiados pela Rússia, como são um exemplo.
A Venezuela não me preocupa mais que o chile ou a Colômbia. Inclusive o su-35 participou da concorrência brasileira e tudo bem isso foi muito bom. Essa visão de malvados vendendo equipamento pra um inimigo é juntamente o que deve ser enxotado daqui. A propósito é preciso entender quem realmente está ameaçando quem….
Sim, manter ditadores no poder e a população na pobreza tem tudo para dar certo. Em vez de o Brasil ter fronteira com um país de um razoável poder de compra, tem o que toda a gente sabe.
A Venezuela é do interesse para o Brasil.
Meu entendimento é que ameaçar com força militar certamente não vai diminuir os gastos em armamento, mas aumentar a popularidade do ditador de plantão, enquanto suga recursos financeiros nossos e deles. É como jogar gasolina num incêndio e esperar que ele apague.
Neste sentido não é a Russia/China/Irã que está mantendo o ditador no poder, mas uma conjuntura interna e externa de ameaça, nos últimos anos nós demos uma imensa contribuição pra situação chegar no ponto que está e certamente não foi movido aos nossos interesses.
A proteção do veto nas NU limita em muito as sanções.
Hcosta.
Os brasileiros que vivem em situação de extrema miséria, em solo da nossa querida mãe gentil. São em quantidade maior, que a população da Venezuela. No quesito de IDH não temos moral para falar de nem hum país.
Vou replicar aqui um comentário que postei em um site sobre este assunto: A Rússia esta corretíssima, quisera o Brasil tivesse o mesmo brio e capacidade ou ao menos 1/10 da capacidade deles. Já a Otan esta procurando assunto bem longe de casa, e os Russos devem se contrapor a isso de forma clara e decidida. A Criméia jamais foi da Ucrânia, que a propósito jamais foi uma nação soberana até o colapso da URSS. No passado recente a Criméia foi delegada a Ucrânia em meados dos anos 50 por razões de lógica ligada a gestão administrativa. Os EUA estão… Read more »
O senhor conhece o mapa da Europa? Assunto longe de casa?
O Brasil também nunca foi uma nação soberana até 1822. E daí?
E não percebo a relação entre Afeganistão e Obama, foram 4 presidentes durante a guerra.
A Ucrânia é um país e até há pouco tempo soberano, algo que acabou com a invasão Russa.
Vc entendeu o que significa longe de casa né?
rs
E entendo (depois dessa compreensão linear) a razão pela qual não vê ligação entre Obama e a ousadia chinesa no pacifico… rs
Realmente Obama é o culpado da ousadia Chinesa. Devia ter abandonado o Afeganistão e o Iraque, 2 guerras que ele não começou, e iniciado um bloqueio naval no mar do Sul da China. Assim deste modo a China parava de crescer, tanto economicamente e militarmente. Ficava sossegada e limitava-se a receber ordens dos EUA.
Estou a ser irónico.
Já que o senhor tem muitas respostas o que devia ter sido feito?
A parte “de longe de casa” já demonstra algum desconhecimento de sua parte…
Colega ninguém aqui esta afirmando que Obama deveria impor um bloqueio naval a China.
O que se disse é que a atenção do Ocidente estava no lugar errado, buscar tensão com a Rússia quando a China esta no seu ápice em termos de poderia militar é coisa de gente maluca entendeu?
Essa tensão com os Russos é absolutamente desnecessária e movida a uma demência que fez norte americanos e europeus querer levar literalmente as forças da Otan na fronteira Russa.
Ninguém ganha porcaria nenhuma com esse tipo de postura movida a um pseudo “compromisso com democracia”
Só isso ok?
A Ucrânia é um país e até há pouco tempo soberano, algo que acabou com a invasão Russa.
A Ucrania é soberana, e não foi invadida pela Rússia. A Rússia apoiou logística e tecnicamente separatistas pró-Rússia, na região da Crimeia.
Existe aí muita falta de informação.
Não foi invadida?
Fiquemos por aqui.
OTAN longe de casa??
Longe de casa????
Lindo, só novidades.
Colega a Otan não foi criada para parasitar o mar negro, e sim impedir o avanço soviético na Europa ocidental.
O mar negro é e sempre foi quintal da URSS.
Não é tão dificil assim né? rs
É difícil porque o OTAN faz fronteira com a Rússia, ou seja, andam os dois a disputar o mesmo quintal.
Turquia, Roménia e Bulgária fazem parte da OTAN.
É difícil compreender?
Pois é! Só prova o que já disse antes, estão puxando demais a corda procurando confusão. Não existe Otan sem os EUA, e o problema dos EUA agora é no P – A – C – I – F – I – C – O! O tio Sam não tem nada que ficar instigando os Russos a acelerar a ampliação de seu arsenal militar e com isso reiniciar uma guerrinha fria que foge completamente ao foco atual. O certo seria trazer a Rússia pelo menos a uma posição neutra, não instigando uma inimizade ao além de tutelar nações historicamente em… Read more »
Da mesma forma que os EUA não tem de instigar a Rússia, convinha que a Rússia jogasse dentro de certas regras. Continua a fazer o mesmo jogo da União Soviética, com ameaças militares. Haverá grande diferença quando invadia a Hungria e outros com tanques quando havia algum protesto? Trata outros países como colónias e ainda assim fica surpreendida por eles quererem ser um país soberano. A Rússia tem o poder para fazer o que faz? Tem, mas isso não significa que não possa haver uma reação. Assim só está a piorar a situação e a tornar inevitável uma aproximação ao… Read more »
Afff… rs
E existe algum acordo, tratado, documento, etc, etc, etc que determine que o Mar Negro é propriedade dos russos??
Para uns voce tem que desenhar.
Complicado… rs
Aquela coisa, quando a vida te dá limões, o negócio é fazer uma caipirinha… Pelo menos agora os holandeses sabem mais um pouco sobre quais sistemas são mais vulneráveis a um ataque eletrônico Russo, podem tentar melhorar… Os Russos devem ter mapeado também os sinais dos holandeses
E desde quando um navio vai navegar com todos os sistemas ligados ao passar perto de bases Russas?
Provocação pura de parte a parte. A fragata holandesa com aquele radar smart L, detetou muito cedo os aviões russos, tinham tempo de os iluminar com os diretores de tiro e com isso fazer os russos pensar duas vezes. Mas isso significaria aceitar a provocação russa, entrar no jogo dos russos e dar a estes uma desculpa para iniciar algo maior. As forças navais da OTAN, tem mais do que poder suficiente para negar na zona do mar negro o espaço aéreo e naval aos russos. Só não acontece porque um conflito não traz proveito para ninguém. Os russos sentem-se… Read more »
Aí discordo, a Rússia continua a ser uma potência militar e a OTAN teria grandes dificuldades num conflito convencional.
Nem tenho a certeza que haja forças pró russas na Crimeia e nas outras províncias, pelo menos na sua maioria. Deverão ser forças russas do que pró russas.
Quanto a Putin, uma característica de líderes poderosos é mostrar que tem um poder maior do que realmente tem e ele faz isso muito bem. Talvez porque não tem medo de intervir militarmente.
Caro Hcosta que a Rússia é uma potencia militar é um facto e não merece discussão. Mas, também é verdade que a OTAN o é, e no que diz respeito a forças navais e aéreas a Rússia não está ao nível da OTAN. Já não se pode dizer o mesmo das forças terrestres, mas mesmo uma incursão terrestre por território da OTAN, não seria muito fácil para o Russos. Aqui em questão está o acesso ás águas internacionais do mar Negro, que os Russos acham que é o seu lago privado, assim como os chineses acham que o mar do… Read more »
Não é bem o acesso ao mar Negro, é mais a área próxima da Crimeia e da sua fronteira.
E também pelo controlo da Ucrânia e aí estamos de acordo, é uma questão económica, mais do que de defesa, de evitar uma invasão, uma justificação que já começa a não ter credibilidade.
E a Rússia, não tinha dificuldades em uma guerra convencional com a NATO?
Não estou a perceber, não vai dar ao mesmo?
Se estiver a falar de uma invasão é a mesma coisa, não vai haver vitória fácil para quem invadir.
Hcosta, quem é que vai invadir a Rússia? Esse não é a questão principal.
O que está em causa aqui, é o direito de se navegar em águas internacionais livres.
Ninguém está a invadir águas territoriais de ninguém. Se tens direito não precisas de pedir. Se alguém impõe condições a algo que não tem condições, está a roubar ou a limitar a liberdade e tem de ser ignorado.
O mar negro não é o lago privado da Rússia.
Temos a mesma opinião. A questão era se num conflito em larga escala alguém teria uma grande vantagem sobre o outro?
Não me parece porque eu não menosprezo o poderio militar Russo. Mas também não menosprezo o poderio militar Europeu.
Pessoal comenta como se os lances dos estranhamentos fosse com um tipo qualquer de navio e se esquecem que não se entra em território alheio com navios militares sem pedir benção e mesmo em águas internacionais todos ficam de olho em todos. Pessoal falando que quem são os russos pra acertar um dos navios da Otan q estão por lá, então porque não entram todos estes navios super fodas da Otan todos de uma vez e peitam o poder russo por ali??? simples, não o fazem pois não são loucos sentados atrás de um PC comentando em sites de temas… Read more »
Quem tem direito, não precisa de permissão, usufrui desse direito. E mais,quem faz uso da ameaça e da força é sinal que poucos ou nenhuns argumentos têm. E se houver necessidade de controlar os movimentos dos navios da OTAN, consegue fazer sem iluminar alvos ou fazer jamming. E sim, os navios fodas da OTAN já entraram e saíram várias vezes do mar negro, fizeram exercicios, e os russos foda nem se viram. A frota russa do mar negro ficou no porto. Se as águas são internacionais, são de livre navegação e um direito não se pede exercesse. Os russos ficaram… Read more »
Textão sem sentido(principalmente o último parágrafo), mas valeu a intenção.
A Russia jamais ia perder o controle sobre a Crimeia. A Crimeia protege a foz do rio Don, que faz parte de um extenso conjunto de rios (incluindo o Volga) e canais navegáveis, construidos durante a era soviética, que cortam a Rússia ao meio. Não é questão de estar certo ou errado. A Russia não vai permitir a paz na Ucrania, senão ela entra na OTAN. Para entrar na OTAN, um dos requisitos é não estar em guerra com ninguém. Imagine uma OTAN controlando a Crimeia, com todo o território russo ali, ao alcance por rios navegáveis… A Russia não… Read more »
Dou mais importância ao ser um dos poucos portos, e o mais importante, que permite a sua utilização durante o ano todo. E um acesso rápido ao Mediterrâneo.
Essa questão de ser um acesso aos rios as bombas atómicas ou os milhares de tanques e de artilharia resolvem.
Simples assim meu caro, tio Putinsk cabuloso no xadrez geopolítico fazendo o que faz de melhor ,ser um baita estrategista!!!
A questão da Crimeia foi um mal menor. A região tem muito mais de Rússia do que Ucrânia. Mais cedo ou mais tarde a região viria parar á Rússia.
Aliás a Rússia não invadiu, apoiou rebeldes pró-Russia, no todo é uma gota de água no oceano de um jogo maior.
Os Holandeses instigados pelo grandão do quarteirão. Saem para o playground dos outros para brincadeiras provocativas. Quando esta começa, ficam chorando querendo pegar a bola e sair do jogo.
Quem é que saiu do jogo? A fragata holandesa continuou a navegar, ignorando as provocações russas. O navio britânico continuou a navegar, mesmo depois segundo os Russos, de terem disparado tiros de aviso. O jogo da Rússia é esse, intimidação e provocação e só entra no jogo da Rússia quem quer. A Rússia é como um cão que ladra e rosna, mas depois fica-se por aí. No fim, é a economia que faz a diplomacia. Os russos querem vender gás á Europa e a Europa quer vender tudo e mais alguma coisa á Rússia. Um conflito não dá nada a… Read more »
A Rússia nunca irá abrir mão da Criméia pois é lá que fica a única base naval onde o mar não congela durante o período invernoso.
Tanta proximidade entre forças inimigas ainda vai dar M…..