Submarino Riachuelo realiza últimos testes antes da entrega ao setor operativo
O submarino Riachuelo está realizando os últimos testes para sua entrega definitiva ao setor operativo da Marinha do Brasil.
E na tarde de terça-feira (28), iniciou mais uma saída ao mar com objetivo de validar a propulsão do submarino em todos os seus modos de controle, bem como os sistemas responsáveis pelo lançamento do torpedo de exercício, previsto para o fim de outubro.
Serão 4 dias no mar executando os seguintes testes: Propulsão; manobrabilidade, Guarita de Salvamento e Testes Preparatórios para o Lançamento do Torpedo de Exercício a 70 milhas da Restinga de Marambaia.
FONTE: Itaguaí Construções Navais (ICN)
Que os testes tenham sucesso nos seus resultados, chega de atrasos, o SUBNUC é um projeto essencial a este pais e América do Sul.
Excelente notícia! BZ
Caro Piassa, bom dia!
.
Sim, excelente notícia.
.
Só um detalhe me deixou frustrado nessa matéria : Só vão testar o lançamento dos torpedos.
.
Há uns meses atrás eu tinha escrito em um post essa informação sobre a entrega do Riachuelo ao Setor Operacional em Dezembro, a partir de uma informação que recebi de um amigo da Ativa. Só que ele me disse também , na época, que tambem seria feito teste de lançamento do míssil anti-navio.
.
Pelo visto, mudaram os planos por alguma razao.
.
Abs.
Olá Mk48. Será que a MB tem algum casco que esteja preparado para ser alvo até dezembro? A preparação do caso demanda algum esforço e tempo de preparação. Talvez.
Oi Camargo.
.
Sim
.
Muito trabalho para cumprir a Legislação Ambiental.
.
No momento não tenho noticias, mas….. vou assuntar….. rsrsrs te digo qdo tiver noticias.
Contrata e contratante ficam felizes com esse papo de TT e o contribuinte acredita por um tempo.
Depois q todos os envolvidos estão aposentados a TT caduca e no final pagamos caríssimo por poucas unidades.
Olá Mk48. Legal. assunta lá e depois nos conte.
Congratulações, em virtude do teste ser específico e voltado ao submarino e não ao torpedo, portanto deve está testando o sistema de lançamento.
Caro Nilo, bom dia.
.
Apesar de que no Scorpéne torpedos e mísseis compatilham o mesmo tubo de lançamento, os sistemas e procedimentos de lançamento são distintos.
.
Abs.
Acho que a MB vai deixar pra depois mesmo. Seja por falta de tempo para preparar um alvo, seja por falta de mísseis, por pressa ou até por acharem desnecessário no momento, acho que farão mais tarde. Afinal, se já funciona bem com torpedos, ainda que os sistemas sejam distintos, a probabilidade de falha com míssil é muito baixa, pelo menos é o que imagino.
Sim !
.
Ayé porque para um submarino estar capacitado , em termos de armamento, bastam ter os torpedos funcionando.
.
As demais capacidades podem ser validadas a posteriori.
.
Abs
Dos 6 tubos lançadores, dois são capacitados a lançar mísseis assim como torpedos, que são os da parte superior.
O ex Garcia D’Ávila está sendo preparado para alvo, só não sei se será para teste de torpedo.
que assim seja…pergunta: hoje quais são os subs que estão operacionais ?
Se revelarmos, vocês terá que ser eliminado 😉
KKKKKK
Mas não é difícil imaginar.
Creio que, se houver um realmente operacional, já será uma surpresa.
Meu palpite é o Tupi.
Só se for eliminado de raiva kkkkk.
Se bobear só tem o Tikuna operacional !
kkkk boa galante
KKKKKKKKKK
Resposta original!
BZ!
Que eu saiba, só um. O Tupi.
O Tupi e o Tikuna finalizando o Overhaul, já já entregue pelo Arsenal.
Será que o tikuna está fora de operação?
E quanto ao lançamento do SM-39 ?
Se não me falhe a memória, estava previsto essa atividade também.
O Brasil tem nas mãos (mais uma vez) , uma ótima e única oportunidade com o projeto Prosub.
Espero que não cometa mais uma vez os erros cometidos em outros programas onde ouve transferência de tecnologias (apesar de eu não acreditar nisso) !
Já deveriam estar encomendando um segundo lote ou uma versão nacional dos SBR,s.
Segundo lote??? A ICN já divulgou que está preocupada com a finalização dos trabalhos e já deixou claro que a mão de obra será perdida. A MB já falou em vender 2 dos seus SBR para encomendar a fabricação de mais dois, pra no fim ficar com os menos 4, mas num prazo bem maior e assim dar mais trabalho ao estaleiro… os fatos já estão aí. Só não vê quem não quer. Nós gastamos um absurdo pra MB construir 4 submarinos e por um milagre o subnuc, para depois o estaleiro ser fechado, todo mundo demitido e toda a… Read more »
Enquanto a sociedade brasileira ficar enjaulada em discursão por mérito, seja de líderes políticos seja de esquerda ou de direita em temas como ideologia de gêneros, a afronta do Estado laico, a política identitária institucionalizada e a satanização da maioria, a luta ideológica fraticida a nação entre estatização e privatização, etc….
Enquanto a sociedade civil não se apropria através de seus representantes do tema “Defesa Nacinal”, não passará de um projeto de mais um grupo na delapidação do Tesouro Nacional.
“..Isso já aconteceu antes, está acontecendo agora e vai acontecer no futuro.” Concordo com você.
típico do Brasil…
Sim, exatamente.
Daqui a 30 anos os novos almirantes precisarão de novas “parceria$$$$” para T.O.T.
E o povo brasileiro que tem nariz vermelho bancará tudo !
Será que vão dar uma mão de pintura antes de entregar a MB ?!? kkkkk
Antes que alguém se estresse aqui é só guerra galera rs ….
Do jeito que a MB é fissurada em pintura, ele vai ficar melhor que o Scorpene chileno e o indiano:
—
Olá Galante. Ia ficar show se a MB aplicasse a camuflagem da FAB… já pensou que lindão um submarino com camuflagem de lagarto, verde e cinza? ele ia ficar super escondido quando navegasse pelos mangezais… ualll
?????
ja existe algo semelhante…os subs verdes do irã lkkkkkk
Os do narcotrafico Colombiano tambem….rsrs
Olá Horatio. A USN já teve um submarino cor-de-rosa na II Guerra, comandado por Cary Grant e Tony Curtis.
Excelente filme!
? ? ? ? ? ?
Kkkk está de zoeira né Camargo ?
Apesar que das FAA,s nacionais não duvido de mais nada.
Se a FAB pinta aeronave de superioridade aérea com camuflagem de floresta, a MB pode até fazer o mesmo.
Afinal de contas, o Brasil é o país onde o rabo abana o cachorro, o gato foge do rato.
Olá Fox; A Amazõnia Azul merece a sua própria camuflagem.. riso.
Que tal essa do HMS Severn?
Submarino com um pézinho em guerra na selva hahaha
Essa foto do O’Higgins deve ser bem atinga. Ainda não aparece o revestimento de aderência instalado a vante da vela, como nas fotos mais recentes.
Isso da pintura me parece muito relativo. tem imagens em que se vê assim
e outras se vê assim
Materiais compósitos (painéis de fibras de vidro ou carbono reforçadas com ou sem miolo de PVC, espuma ou madeira) são comuns na construção de combatentes de superfície e submarinos faz tempo, desde os 60 ou 70 do XX. De mastros (enclausurados ou não) até lemes e hélices passando por superestruturas, velas, tampas e casings, transições, domos de proa, cones de popa, cascos hidrodinâmicos (e até de pressão). Interessante seria conhecer algo da estrutura pra manufatura (e manutenção, claro) de compósitos pro ProSub. A aparência ressequida dos nossos scorpenes revela alguma insuficiência nos compósitos designados ou é assim mesmo faltando algum… Read more »
Caro Alex, não sei te responder, mas ótimo comentário.
A pintura original da classe é fosca, de acordo com manual essa aparência “ressequida” impede o reflexo dos navios. Entre outros aspectos quando estamos tratando de submarinos.
Aqui e no outro tópico, o pessoal falou muito sobre a pintura do Riachuelo. Eu só vejo submarinos operacionais dessa maneira, com pintura preto fosco.
Na época que ele foi lançado ao mar, logo depois ele apareceu com partes da vela com a tinta desgastada. Aí, é como o Nunão escreveu no outro tópico. Mas, agora, nessas imagens, ele aparece com a pintura lisa, homogênea, toda ela em preto fosco. E é assim que tem que ser. Não tem motivo algum para ser uma pintura brilhosa, pelo contrário, ela não deve ser brilhosa.
Flanker, . Não entendi por que tanta gente aqui ficou preocupada com a “cor” do Riachuelo. . Explico. . Alem de tudo o que vc corretamente escreveu, existem situações distintas , de acordo com a Marinhs em questão, sobre o revestimento externo de seus submarinos. . A marinha Russa, por exemplo, pinta seus subs de preto fosvo, mas a tinta é um composto de materiais anti-reflequissivos, ou seja, é preto fosco mas com composição diferenciada de uma tinta comum. . Por outro lado, a RN, por exemplo, adota, uma cobertira anecóica em seus subs, são aqueles “tijolinhos” que vemos nos… Read more »
O preto fosco é cor padrão do alcatrão intertuf marítimo. Preto .
Esses Riachuelo poderiam receber um upgrade para baterias LitOn?
no mid-life update talvez
Aí teria que mudar mais algumas coisas no projeto, né? Como adição de peso, já que baterias de lítio são bem mais leves que as de chumbo e a masse no submarino é fundamental e precisa estar sempre bem balanceada. Se ficar muito leve não afunda na velocidade desejada.
Mas aí você pode compensar colocando mais almirantes a bordo.
Apesar dos atrasos devidoxa Pandeia estes testes finalmente irão acontecer!! Eu não estava mais aguardando de tanta ansiedade!!???
Ótimo! Que entre em serviço logo.
Uma pergunta aos que dominam o assunto:
Na vela do Riachuelo tem uma saliência horizontal que nunca reparei em outras fotos de Scorpenes, mas na segunda foto que o Galante postos sobre as pinturas ficou bem vizível. Do que se trata?
Cristiano,
.
Muito bem notado.
.
Do ângulo no qual a foto foi tirada não sei te dizer, mas agora fiquei curioso tambem.
.
Vou pesquisar.
.
Abs
Na primeira foto desse tópico aqui, lá em cima, essa estrutura aparece na vela, logo abaixo dos mastros.
No outro tópico, sobre a visita dos parlamentares à Itaguaí, na foto em que aparece a vela, essa estrutura não é visível. Já nas fotos dos subs chileno e indiano, que o Galante postou, o indiano conta com essa estrutura na vela.
https://pbs.twimg.com/media/E7IRn6WXMAMt2WO?format=jpg&name=900×900
Meu amigo, essa saliência na vela faz são dutos de descarga dos gases, proveniente da queima dos motores. Esse sistema é utilizado quando o submarino encontra-se mergulhado, com motores na linha, em carga de baterias ou não.
Acredito eu, que poderia acontecer mais duas encomendas de submarinos convencionais, dando tempo e depois prioridade aos submarinos nucleares
Poder não poderia. Dever, deveria. Mas poder, não pode. Falta la plata. Talvez falte até plomo.
Prezado,
.
Desculpe, mas isso não vai acontecer.
.
Todo e qualquer recurso direcionado a MB , de agira em diante, será direcionado para terminar de pagar a conta dos 4 SBR E PRIORITARIAMENTE finalizar o projeto do Alvaro Alberto.
.
Abs
Olá Gilson. O plano da MB é concluir os quatro SBR e iniciar a construção do SN10. O que virá depois não sabemos, mas defendo que estes quatro SBR sejam os últimos submarinos convencioais e que após o SN10 seja iniciada a construção do SN11.
Quem produz um SUBNUC pode produzir um convencional, mas não posso dizer o inverso, portanto, se este pais quer deter a sua soberania e tem interesse na paz na A. Sul deve de forma que não leve a dúvidas, a produção do SN11….SN12…SN13
Olá Nilo. Concordo com você.
Logo a MB desativará , descomissionará novos navios e sobrará alvos.para testar a pontaria.
Vá no site naval,com.br e veja que em 2017 a MB tinha 102 navios em atividade, hoje não sei se tem a metade, e o número de Oficiais e marinheiros, será que também foram reduzidos à metade.
não seria melhor aproveitar essa mão de obra para limpar nossas praias, nosso litoral dos lixos jogados ao mar?
Isto representa a o Comando da Marinha tem planejamento exemplar seguido à risca,e são muito competentes, competentíssimos no exercício do cargo.
Bacana em breve teremos 2 Subs operacionais e com o retorno do Tikuna teremos 3!
Qual a previsão de entrega para operação, e como esta o andamento das demais unidades, bem como do SNB Álvaro Alberto?
Esse foi o que chegou a entrar um pouco de agua por causa de um acidente ? Ou foi o outro ?, mas e uma grande notícia