1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||
NOc USS Sands - T-AGOR 6 Classe Robert D. Conrad
D a t a s
Batimento
de Quilha: 23
de agosto de 1962 Baixa: abril de 1973
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 359 nrt, 1.129 grt. 1.350 (máximo)
H i s t ó r i c o
O Navio Oceanográfico USNS Sands - T-AGOR 6, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha dos EUA, em homenagem aos Contra-Almirantes (USN) Benjamin Franklin Sands e James Hoban Sands. Foi construído pelo estaleiro Marietta Manufacturing Co., de Point Pleasant, West Virginia. Teve sua quilha batida em 23 de agosto de 1962, foi lançado ao mar em 14 de setembro de 1963, tendo como madrinha a Sra. Priscilla Goodwyn Sands. Foi entregue em 31 de novembro de 1964 e incorporado ao então MSTS - Military Sea Transportation Service (Serviço de Transporte Marítimo Militar)(1) em 2 de fevereiro de 1965. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Longo Curso (Captain) George W. Fladerer.
Os navios dessa classe foram projetados em função dos resultados de uma conferencia patrocinada pelo Offcie of Naval Research sobre o tema “navios oceanograficos”, que tinha como uma de suas finalidades, exatamente, o estabelecimento de características e qualificações básicas de um projeto para navios de pesquisa, a fim de de assegurar a sua maior eficiência e versatilidade nas diversas atividades oceanográficas exigidas pelos vários ramos pesquisa no mar, seja em regiões tropicais, seja em regiões polares.
1965
Em dezembro, iniciou operações de pesquisa em proveito do Escritório de Oceanografia Naval na costa leste e oeste dos EUA, na América Central e Europa, em pesquisas nas áreas de Oceanografia e Geofísica Marinha e também estudos na área de propagação do som submarino. Visitou diversos portos na Europa e América Central , como Lisboa, Escócia, La Guairá e Cartagena.
1966
Esteve em Reikjavik (Islândia).
1968
Estave em Honolulu (Havaí).
1969
Estave em Honolulu (Havaí).
1973
Esteve em Reikjavik (Islândia).
Em abril, foi colocado na reserva e em maio foi submetido a um período de reparos no New York Shipyard Co., ocasião em que esteve docado.
1974
Em 1º de julho, foi emprestado e incorporado a Marinha do Brasil, onde recebeu o nome de NOc Almirante Câmara - H 41.
O navio foi agraciado com a Medalha de Serviço de Defesa Nacional.
1990
Em 25 de maio, deu baixa do Registro Naval Americano.
Em 5 de dezembro, foi vendido definitivamente ao Brasil, sob os termos do Security Assistance Program.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.
- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.
- Confraria do Bode Verde - www.bodeverde.hpg.ig.com.br
- Colaboração Carlos Roberto da Silva. (1) O antigo MSTS - Military Sea Transportation Service, tornou-se a partir de 1º de agosto de 1970, no atual MSC - Military Sealift Command (Comando de Transporte Marítimo Militar) |
||||
|