1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NHi Argus - H 31

Classe Argus

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 13 de dezembro de 1955
Lançamento: 6 de dezembro de 1957
Incorporação: 29 de janeiro de 1959

Baixa: 23 de março de 2004

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 250 ton (padrão), 350 ton (carregado).
Dimensões: 44.67 m de comprimento, 6.5 m de boca, 4 m pontal e 2.8 m de calado.
Propulsão: diesel; 2 motores diesel Caterpillar DT 379 gerando 1.200 shp, acoplados a 2 eixos.

Combustível: 35 toneladas.

Velocidade: máxima de 15 nós.

Raio de Ação: 3.000 milhas náuticas a 15 nós, com autonomia de 20 dias.
Armamento: nenhum.
Sensores: 1 radar de navegação tipo Decca TM-1226.

Código Internacional de Chamada: PWOC
Tripulação: 34 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Hidrográfico Argus - H 31, é o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo AMRJ - Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro. Teve sua quilha batida em abril de 1956, foi lançado ao mar em 6 de dezembro de 1957 e incorporado em 29 de janeiro de 1959, segundo o Aviso n.º 226/1959 do Ministro da Marinha. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Corveta Júlio Gonzalez Fernandez.

 

Foi colocado a disposição da DHN - Diretoria de Hidrografia e Navegação.

 

1959

 

Sua primeira comissão, foi dar prosseguimento ao levantamento da Baía de Todos Santos.

 

1968

 

Seguiu para o Rio Amazonas, dando prosseguimento ao trabalho iniciado em 1967 pelo NHi Sirius - H 21, fazendo o levantamento de Manaus até a foz.

 

1969

 

Foi substituído pelo NHi Taurus - H 33, que continuou o levantamento até o oceano; e pelo, NHi Orion - H 32 que seguiu de Macapá para o interior.

 

1970

 

Em 22 de outubro, foi criada a Comissão de Levantamento da Amazônia (COLAM), com sede em Belém, a qual o Argus passou a ser subordinado.

 

1975

 

Foi submetido a um Período de Ampliação e Modificação (PAM).

 

Passou à subordinação da Comissão de Levantamento da Amazônia - COLAM, operando a partir de Belém-PA.

 

1978

 

Realizou estações correntométricas na área da Carta 204, que compreende o trecho entre as ilhas Pedreira e Santana, na barra norte do Rio Amazonas.

 

1980

 

Realizou levantamento fluviometrico no rio Solimões.

 

1986

 

Em maio e junho, em comissão conjunta com os AvHi Paraibano - H 11 e Rio Branco - H 12, realizou 380 milhas de levantamento hidrográfico no Rio Tucutu e toda extensão do Rio Branco, desde a foz até a cidade de Bonfim, no Território Federal de Roraima. O Paraibano e o Rio Branco, foram os primeiros navios da MB a navegar no Rio Tucutu, na fronteira sul do Brasil com o Suriname.

 

1988

 

Com a desativação da COLAM, suas atividades passaram a ser desempenhadas pelo Serviço de Sinalização Náutica do Norte - SSN-4, ao qual o Argus passou a ser subordinado.

 

Realizou sondagens batimétricas na Barra Norte do Rio Amazonas para elaboração da Carta n.º 201 em sua 7ª edição. Essa Carta foi a primeira a ser elaborada pelo processo automatizado através do Projeto de Cartografia Apoiada por Computador (Projeto CAC).

 

1994

 

Em 21 de junho, atracou no trapiche da cidade de oiapoque-AP, durante comissão de levantamento para atualização das cartas náuticas que contemplam o Rio Oiapoque.

 

1995

 

No período de 7 de março e 4 de abril, realizou comissão para dar prosseguimento ao levantamento hidrográfico para a atualização das cartas náuticas do Rio Oiapoque. Visitou os portos de Caiena e Saint Georges (Guiana Francesa), sendo o primeiro navio de bandeira estrangeira a atracar neste último. Em Caiena, recebeu as visitas do Governador da Guiana, Sr. Pierre Dartout e do Comandante Militar da Guiana, General Fruchard.

 

1996

 

Em comissão de atualização de cartas Náuticas da região norte, visitou os portos de Caiena e Saint Georges, na Guiana Francesa, sendo inclusive visitado pelo comandante Militar da Guiana.

 

2001

 

Em fevereiro, encerrou a comissão AMAZONAS II, depois de coletar dados batimétricos da Baía de Macapá.

 

Em junho, foi docado no DFl Afonso Pena, atracado na BNVC, junto com a Chata de Óleo Mestre Ceará.

 

2004

 

Em 23 de março, depois de 45 anos, foi submetido a Mostra de Desarmamento dando baixa do serviço ativo da Armada, em cumprimento a Ordem do Dia N.º 2/2004 do EMA (BONO N.º 028/2004) e ao Aviso de 03/02/2004.

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O NHi Argus - H 31, atracado. (foto: SRPM) O NHi Argus - H 31, manobrando na bacia de evolução entre a Ilha das Cobras e a Ilha Fiscal, onde ficavam atracados os navios da DHN nas decadas de 70 e 80. (foto: SDM) Maquete do Argus no Museu do Farol da Barra em Salvador. (foto: Edson Lucas - 13/02/2011)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Júlio Gonzalez Fernandez 29/01/1959 a 25/03/1959
CC Osmar Paiva 25/03/1959 a 22/05/1959
CC Flavio Quixadá Linhares 22/05/1959 a 08/06/1960
CC Sidney Harold Dobbin 08/06/1960 a 04/10/1962
CC Fernando Mendonça da Costa Freitas 04/10/1962 a 09/09/1964
CC Agliberto Themistocles Acatauassú Xavier 09/09/1964 a 04/04/1966
CC Mucio Piragibe Ribeiro de Bakker 07/04/1966 a 22/11/1966
CC Ivaldo Carvalho dos Santos 22/11/1966 a 06/05/1968
CC José Luiz Seabra 06/05/1968 a 26/08/1969
CC Luiz Philippe da Costa Fernandes 26/08/1969 a 26/02/1971
CC Heraldo Blacker Espozel 26/02/1971 a 01/03/1972
CT Levy Newton de Carvalho Filho (interino) 01/03/1972 a 31/08/1972
CT Dieter Ernst (interino) 31/08/1972 a 24/10/1973
CT Milton Monteiro Lobato da Cruz (interino) 24/10/1973 a 22/11/1973
CC Paulo Roberto da Silveira Fetal 22/11/1973 a 05/03/1975
CC Amir Kiffer 05/03/1975 a 29/10/1976
CT Waltencir Gonçalves Lima (interino) 29/10/1976 a 14/01/1977
CC Francisco José Penido Salles 14/01/1977 a 17/01/1978
CC Milton Xavier de Carvalho Filho 17/01/1978 a 11/02/1980
CC Fernando Sérgio Nogueira de Araújo 11/02/1980 a 11/03/1982
CC Marcus Vinicius Canto Bittencourt 11/03/1982 a 23/03/1984
CC Antônio Carlos Monteiro 23/03/1984 a 20/12/1985
CT Ivân Pereira de Sousa (interino) 20/12/1985 a 17/02/1986
CC Jaime Roberto da Costa Felipe 17/02/1986 a 20/02/1987
CC Jair Alberto Ribas Marques 20/02/1987 a 07/01/1989
CC Herz Aquino de Queiroz 27/01/1989 a 31/01/1991
CC Carlos Augusto Medeiros de Albuquerque 31/01/1991 a 05/02/1992
CC Eduardo Fortes Carpes 05/02/1992 a 09/02/1993
CC Jacinto Fernandes Otero 09/02/1993 a 07/02/1994
CC José Helvécio Moraes de Rezende 07/02/1994 a 07/02/1995
CC Paulo Sérgio de Oliveira Listo 07/02/1995 a 16/02/1996
CC Carlos Roberto da Silva 10/02/1996 a 25/02/1997
CC Fernando José Quaresma Lemos 25/02/1997 a 20/02/1998
CC João Carlos Corrêa de Albuquerque Feijó 20/02/1998 a 10/02/1999
CC Marcos Lourenço de Almeida 10/02/1999 a 11/02/2000
CC Walter José de Souza Victorino 11/02/2000 a 01/02/2001
CT Benevides Golelia Xavier (interino) 01/02/2001 a 23/02/2001
CC Sylvio César Ferreira Trinta 23/02/2001 a 23/02/2002
CC Jailton Pedro Teixeira 23/02/2002 a 24/02/2003
CC Alexandre Borges Briones 24/02/2003 a __/__/200_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.29-30.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 417, mar. 1978; n.º 451, jan. 1981; n.º 517, set. 1986; n.º 554, out. 1989; n.º 622, set. 1994; n.º 635, jun. 1995; n.º 646, abr. 1996; n.º 707, mar. 2001; n.º 711, jul. 2001.

 

- Confraria do Bode Verde - http://www.bodeverde.hpg.ig.com.br


Nota: Agradecemos a gentil colaboração do CF Carlos Roberto da Silva.

 

(1) No Repositorio de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira, consta como tendo sua quilha batida em abril de 1956.