1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
NaApLog Almirante Gastão Motta - G 29 Classe Ita
D a t a s
Batimento
de Quilha: ? Desativação (LB): ? Aquisição (MB): ? Incorporação (MB): ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
12.000 ton. Propulsão: ? Energia Elétrica: ? Velocidade: 17 nós. Raio
de Ação: ? Capacidade de Carga e Equipamentos: convôo para helicopteros de médio porte; tanques para água e óleo combústivel (Navy Special e Mar-C); transporte de munição convencional e mísseis. Código Internacional de Chamada: ? Tripulação: 214 homens, sendo 25 oficiais, 36 suboficiais e sargentos e 153 cabos e marinheiros. obs.: caracteristicas presumidas pela imprensa na época em que se planejava essa conversão.
H i s t ó r i c o
O Navio de Apoio Logístico Almirante Gastão Motta - G 29, ex-NM Itatinga, teria sido o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, caso sua conversão não tive-se sido cancelada. O NM Itatinga, pertencia ao Lloyd Brasileiro, e foi transferido para o Ministério da Marinha por volta de 1984-85.
1985
Era prevista a entrega das obras de sua conversão em NaApLog a um estaleiro particular, afim de adequá-lo as operações de Apoio Logístico Móvel, inclusive dotado de helicópteros para operações do tipo VERTREP - Vertical Replenishment.
1986
Em face do alto custo de modificação do N/M Itatinga em NaApLog Almirante Gastão Motta, e apresentando algums problemas estruturais, a Marinha passou a considerar a construção de um navio novo. Continuava atracado no cais oeste do AMRJ, guarnecido por um grupo de segurança e manutenção aguardando sua destinação final.
1987
O seu casco foi vendido a interesses privados.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 499, jan. 1985; n.º 510, fev. 1986.
- Revista Tecnologia & Defesa, São Paulo, n.º 15, julho de 1984.
- Anotações pessoais de Marcelo Machado Lopes da Silva. |
|