1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

AviPa Albacora

GptPNSE-02

Classe Meattini/Marlim (LP 60)

 

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: 9 de agosto de 2010
Incorporação: 24 de setembro de 2010

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 45 ton (padrão), ? ton (carregado).
Dimensões: 22.80 m de comprimento, 5.50 m de boca, 2,74m de pontal moldado, 1.95 m de calado (carregado), 0,90 m de calado a vante (Referência: LB) e 1,90 m de calado a ré (Referência: Hélice).
Propulsão: 2 motores diesel MTU 8V2000 M92 de 1.086 hp cada, acoplados a 2 eixos acionando hélices de passo fixo.

Combustível: 6.400 litros.

Eletricidade: 2 grupos diesel geradores com capacidade de 35 KvA.

Velocidade: máxima de 25 nós e máxima mantida de 20 nós.

Raio de Ação: 420 milhas náuticas à 18 nós (3 dias).
Armamento: 2 metralhadora MAG de 7.62mm.
Sensores: 1 radar de navegação.
Equipamentos: 1 lancha de casco semi-rigido (RHIB), com capacidade para 5 homens.

Código Internacional de Chamada: PW9019

Tripulação: 10 homens, sendo 2 oficiais e 8 praças.

Obs:Características da época da incorporação.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Aviso de Patrulha Albacora - GptPNSE-02, ex-LP-04, que ostenta esse nome em homenagem a um peixe semelhante ao atum, encontrado em toda a costa brasileira, especialmente no Nordeste, foi ordenado em ? de ? como parte de um contrato de um lote de dezesseis (?) unidades da mesma classe, de valor estimado em US$ 20 milhões. Essa classe é oriunda de um acordo entre as empresas Baglietto de Varazze e a Empresa Técnica Nacional de Belém (Belém-PA) para ser empregada no controle das fronteiras, combate ao narcotráfico e proteção ambiental, especialmente na Região Amazônica, pela sua versatilidade de emprego no ambiente marítimo e fluvial, o que permitirá a sua operação em águas costeiras e interiores. Foi construída no estaleiro INACE - Industria Naval do Ceará S/A, em Fortaleza, onde o casco n.º 585, quarta unidade a ser construída, foi lançado ao mar em 9 de agosto de 2010. Em cerimônia presidida pelo Diretor-Geral de Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, e com a presença dos Comandantes do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Augusto de Sousa e do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho, do Diretor de Sistemas de Armas da Marinha, Vice-Almirante Elis Treidler Öberg, do Comandante da 10ª Região Militar, General-de-Divisão e Hélio Chagas de Macedo Júnior e do Coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha, Contra-Almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior além de outras autoridades militares e civis, foi realizado, no dia 24 de setembro de 2010, no píer do Marina Park Hotel, em Fortaleza-CE, o seu Recebimento, o Batismo e a Transferência para o Setor Operativo da Marinha, sendo sua madrinha Sra. Vera Lucia Afonso Ramos, esposa do Almirante Pires Ramos. Na mesma data passou a ser subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptPatNavSE), uma das Organizações Militares operativas do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN).

 

Cerimônia de Batismo, Recebimento e Transferência para o Setor Operativo do AviPa Albacora em 24 de setembro de 2011. (foto: CCSM)

 

Ao entrar em serviço a Albacora passou a ostentar o indicativo de casco GptPNSE-02 no lugar do LP-04 anteriormente previsto, em decorrência de um Aviso do Estado-Maior da Armada de 2008, que alterou a designação da classe de Lancha Patrulha (LP) para Aviso de Patrulha (AviPa).

 

2011

 

Na segunda quinzena de outubro realizou estação de patrulha no litoral de São Paulo, tendo visitado o porto de Santos-SP.

 

O AviPa Albacora entrando em Santos na tarde de 23 de outubro de 2011. (foto: Silvio Smera)

 

2012

 

Em 12 de janeiro, acionado pelo SALVAMAR SUESTE e pela Capitania dos Portos,  participou das buscas a um dos dois ocupantes de uma embarcação pesqueira de alumínio, sem nome e sem comunicação a bordo, que havia emborcado a cerca de duas minhas náuticas do Farol da Ponta Negra, em Marica. Um dos ocupantes já havia sido resgatado no dia anterior, quando ocorreu o sinistro, por bombeiros integrantes do 4º Grupamento Marítimo de Itaipu, que efetuou. No dia 16, após mais de 72 horas e sem sucesso, as buscas foram encerradas.

 

 

O AviPa Albacora deixando Santos em 26 de fevereiro de 2012. (foto: Rafael Ferreira Viva)

 

O AviPa Albacora entrando em Santos em 26 de outubro de 2012. (foto: Rafael Ferreira Viva)

 

2013

 

Em 29 de maio participou de um adestramento realizado na orla das praias de Copacabana e Leme e na Marina da Glória, sob coordenação do Com1ºDN. Destinado as operações de segurança a serem realizadas por ocasião da Copa das Confederações (FIFA/Futebol) e da Jornada Mundial da Juventude (visita do Papa), esse adestramento contou com a participação de cerca de 130 militares, além do NPaOc Amazonas – P 120, do NPa Gurupa – P 46, do AViPa Albacora – GptPNSE-02 e duas lanchas da Policia Naval (CPRJ), sendo realizadas ações de inspeção naval e patrulha naval realizadas pelo Grupo de Vistoria e Inspeção (GVI) de forma simulada, tendo com Força de Oposição o AViPA Marlim – GptPNSE-01.

 

No dia 29 de junho realizou ação de Policia Naval em conjunto com o NPa Macaé - P 70 e LP Cavala - CPSP 20 na Baía de Santos.

 

 

 

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
Ten. __/__/201_ a __/__/201_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Revista Marítima Brasileira. Rio de Janeiro, SDGM, Vol. 119, n.º 4/6, abr./jun. 1999.

 

- INACE - Industria Naval do Ceará S/A.