1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

CTE Baependi - Be 5/D 17/U 27

Classe Cannon - DET/ Bertioga

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 14 de novembro de 1942
Lançamento: 25 de maio de 1943
Incorporação (USN): 26 de setembro de 1943
Baixa (USN): 19 de dezembro de 1944
Incorporação (MB): 19 de dezembro de 1944

Baixa (MB): 1973

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.309 ton (padrão), 1.623 ton (carregado).
Dimensões: 93.2 m de comprimento, 11 m de boca e 6.09 m de calado.
Propulsão: diesel-elétrica; 4 motores diesel General Motors Model 16-278A em tandem, gerando 6.000 shp, acoplados a dois eixos.

Eletricidade: ?

Velocidade: máxima de 21 nós.

Raio de ação: ?
Armamento: 3 canhões de 3 pol. (76.2 mm/50) em três reparos singelos Mk 22; 2 canhões Bofors L/60 de 40 mm em um reparo duplo Mk 1; 8 metralhadoras Oerlikon de 20 mm em reparos singelos Mk 4; 1 reparo triplo de tubos de torpedo de 21 pol. (533 mm); 1 lançador de bomba granada A/S (LBG) Mk 10; 2 calhas de cargas de profundidade Mk 3 e 8 projetores laterais do tipo K Mk 6 para cargas de profundidade Mk 6 ou Mk 9 e 2 geradores de fumaça Mk 4.

Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SA; 1 radar de vigilância de superfície tipo SL; 2 diretoras óticas Mk 51, acopladas ao sistema de direção de tiro Mk 51 e sonar de casco QCS-1.

Código Internacional de Chamada: PWND

Tripulação: 216 homens, sendo 15 oficiais e 201 praças.

Obs: Características da época da incorporação na MB.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro de Escolta Baependi - Be 5, ex-USS Cannon - DE 99, foi o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse em homenagem a essa cidade de Minas Gerais. O Baependi foi construído pelo estaleiro Dravo Corporation, em Wilmington, Delawere. Foi transferido por empréstimo e incorporado a MB em 19 de dezembro de 1944, na Base Naval de Natal (RN), recebendo o indicativo de casco Be 5. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta Raimundo da Costa

 

1945

 

Em 4 de dezembro, a Esquadra foi restabelecida pelo Decreto n.º 8273, ficando o Baependi, assim como os demais navios da classe Bertioga à 2ª Flotilha de Contratorpedeiros.

 

1947

 

Esteve nos EUA, visitando Leke Charles (Louisiana) em abril.

 

O Baependi, em Lake Charles (Louisiana - EUA) em 30/04/1947. (foto: SDM)

 

1953

 

Em 20 de julho, foi retirado da lista de unidades pertencentes a Marinha dos Estados Unidos, sendo definitivamente transferido para MB.

1955

 

Com a nova padronização dos indicativos de casco da MB, teve seu indicativo alterado para D 17.

 

1961

 

O Baependi, navegando emparelhado com o C Barroso durante comissão com a Esquadra a Bahia em 1961. (foto:Roberto Rocha Souza Sobrinho) O Baependi, navegando emparelhado com o C Barroso durante comissão com a Esquadra a Bahia em 1961. (foto: Roberto Rocha Souza Sobrinho) O Baependi, navegando emparelhado com o C Barroso durante comissão com a Esquadra a Bahia em 1961. (foto: Roberto Rocha Souza Sobrinho)

 

1962

 

Entre 13 de agosto e 14 de setembro, participou da Operação TRIDENTE I.

 

Entre 28 de novembro a 20 de dezembro, participou da Operação TRIDENTE II. As comissões Tridente estudaram a convergência subtropical, das correntes do Brasil e das Malvinas no sul do Brasil.

 

1963

 

Entre 16 de fevereiro a 21 de março, participou da Operação EQUALANT I, que estudou a corrente de Cronwell, contracorrente profunda do ramo sul-equatorial da corrente do Brasil. Participaram pesquisadores de Fortaleza e de Recife, além de professores que vieram do Japão (Universidade de Osaka). Na sequencia dessa comissão, em virtude da crise provocada pela chamada Guerra da Lagosta, o navio fica por cerca de um mês em Recife, antes de retornar para Rio de Janeiro.

 

1965

 

Foi transferido para o Esquadrão de Avisos Oceânicos, quando foi reclassificado como Aviso Oceânico, teve todo seu armamento A/S removido, e seu indicativo visual foi alterado para U 27.

 

O Baependi, em meados dos 60 já como Aviso Oceânico, tendo ao fundo o Aeroporto Santos Dumont e a Escola Naval. Os navios dessa classe tiveram um longo relacionamento com a EN, realizando diversas comissões de transporte e instrução de Aspirantes. (foto: SDM, via José Henrique Mendes) O Baependi dentro da Baia da Guanabara, com o centro do Rio de Janeiro ao fundo. (foto: SDM)

 

1966

 

Em junho, efetuou viagem em GT, na companhia dos AvOc Bauru –   U 28, Benevente – U 30 e Bocaina – U 32, visitando os portos de Florianópolis-SC e Santos-SP.

 

1973

 

Deu baixa do serviço ativo.

 

1974

 

Foi vendido para desmanche.

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O Baependi, no final dos anos 50 ou meados dos 60. (foto: SDM) O Baependi, no final dos anos 50 ou meados dos 60. (foto: SDM) O Baependi, no final dos anos 50 ou meados dos 60. (foto: SDM) O Baependi, recebendo combustivel do NAeL Minas Gerais e com um helicoptero Whirlwind e um Widgeon da ForAerNav acompanhando a boreste. (foto: SDM)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Raimundo da Costa Figueira 19/12/1944 a __/__/19__
CC Levi Pena __/__/1945 a __/__/194_
CC Henry British Lins de Barros 08/01/1954 a 16/09/1954
CC Murillo Souto Maior de Castro __/__/1962 a __/__/1963

 

 

H i s t ó r i c o  A n t e r i o r

 

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.35.

 

- Mendonça, José R. A Marinha Brasileira de 1940-2000. Rio de Janeiro. José Ribeiro de Mendonça, 2001.

 

- Friedman, Norman. U.S. Destroyers: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1980.

 

- Classe Cannon - www.de220.com

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.

 

- Franklin, Bruce Hampton. The Buckley: Class Destroyer Escorts. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1999.

 

- Confraria do Bode Verde - http://www.bodeverde.hpg.ig.com.br

 

- Almte.Saldanha da Gama, Artur Oscar. A Marinha do Brasil na Segunda Guerra
Mundial
. Rio de Janeiro, ed. Capemi.

 

- Colaboração Especial de Mauro Lins de Barros e do CMG (RRm) Egberto Baptista Sperling..