1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
Rebocador Caramuru Classe ?
D a t a s
Batimento
de Quilha: ? Baixa: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
? Eletricidade: ? Tração Estática: ? Velocidade: ? Raio
de Ação: ?
H i s t ó r i c o
O Rebocador Caramuru, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao portugues Diogo Álvares Correia, que recebeu essa alcunha dos indios Tupinambás. Constava da Lista dos Navios da Esquadra, publicada na Ordem-do-Dia do Estado-Maior da Armada n.º 209, de 15 de setembro de 1915.
1923
Na edição de 29 de maio de 1923 do Jornal O Paiz na pagina 6 saiu a seguinte noticia:
“Com o temporal de anteontem a nossa marinha de guerra perdeu uma de suas embarcações, o rebocador Caramurú, servindo atualmente ao corpo de marinheiros nacionais e que em virtude da ressaca violenta naufragou junto a ponte do Flamengo, indo de encontro a um recife ali existente.
Felizmente não houve vítimas a lamentar, visto que o pessoal que o guarnecia tratou de salvar-se a tempo.
O Caramurú havia ido buscar a banda de música do corpo de marinheiros que acabava de tocar no jardim do Palácio do Catete.
A capitania do porto ficou ontem de providenciar, a fim de ver se é possível o salvamento do casco do referido rebocador”. (1)
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.66-65. (1) Informação levantada por Mauricio de Carvalho do site www.naufragiosdobrasil.com.br |