1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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AvHi Caravelas - H 17/SSN-6-15 Classe Paraibano
D a t a s
Batimento
de Quilha: ? Baixa: 18 de janeiro de 1991
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
32 ton (padrão), 50 ton (carregado). Velocidade: 11 nós. Raio
de Ação: 600 milhas náuticas,
a 11 nós. Código
Internacional de Chamada:
?
H i s t ó r i c o
O Aviso Hidrográfico Caravelas - H 17, é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a cidade homônima do litoral da Bahia, e o último de uma série de seis construídos no estaleiro J.M. Bormann, no Rio de Janeiro. Foi incorporado à Armada em 22 de setembro de 1972.
1973
Chegou a Ladário em 4 de abril, ficando inicialmente subordinado a Comissão de Levantamento do Rio Paraguai e, posteriormente, ao Serviço de Sinalização Náutica do Oeste.
Realizou trabalho de batimetria, vizando a instalação do balizamento a montante de Corumbá, entre essa cidade e Cáceres.
1975-77
Entre setembro de 1975 e maio de 1977, realizou levantamento do Rio Paraguai entre a foz do Rio Apa e a cidade de Assunção, no Paraguai. Esse foi o primeiro levantamento hidrográfico realizado pela MB em território estrangeiro.
1982
Realizou serviço de levantamento para a atualização de Cartas Náuticas do Rio Paraguai.. Integrado à Comissão de Levantamento do Rio Paraguai, órgão sediado em Ladário.
1986
Em 1º de janeiro, entra em vigor a portaria n.º1025, de 26 de novembro de 1985, transferindo a subordinação para o Serviço de Sinalização Náutica do Oeste - SSN-6, passando a operar a partir de Ladário-MS, sede desse serviço.
Entre 7 de julho e 17 de dezembro, desenvolveu o levantamento hidrográfico entre a foz do rio Apa e a cidade de Assunção (Paraguai), em conjunto com unidades da Marinha Paraguaia.
1988
Com a participação de observadores do Paraguai e da Bolívia, realizou atualização de passos entre a foz do Rio Apa-Assunção e Levantamento Hidrográfico do Canal do Tamengo, de Corumbá à Lagoa de Cáceres, importante via de escoamento de produção boliviana para o Oceano Atlântico, através dos rio Paraguai e Paraná.
Em 22 de setembro, completou 16 anos de incorporação a MB, tendo até essa data atingido a marca de 1.700 dias de mar. Nesses 16 anos realizou várias comissões, dentre elas o Levantamento Hidrográfico do Rio Paraguai (de Corumbá à Assunção), que propiciou a elaboração de 36 Cartas Náuticas; confecção de álbuns de croquis de navegação do Rio Paraguai (Corumbá à Cáceres), do Rio Cuiabá (de sua foz à cidade de Cuiabá) e dos Rios Miranda a Periquitos; implantação de uma rede geodésica com rastreamento satélite em locais ao longo do Rio Paraguai, trabalho conjunto com a Fundação IBGE.
1991
Em 18 de janeiro, foi submetido a Mostra de Desarmamento, em cumprimento a Portaria n.º 0634 de 14/09/90 do Ministério da Marinha. Foi desincorporado da Armada para atender necessidades de ordem administrativa, mas continuou a serviço da Marinha, cumprimento as mesmas missões. Até essa data o navio havia atingido as marcas de 1.924 dias de mar e 142.738 milhas navegadas. Logo após ser Desarmando o Caravelas, teve o seu indicativo mudado para SSN-6-15, passando a ser diretamente subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Oeste/6º Distrito Naval.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Moore, John. Jane's Fightining Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.
- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.66.
- NOMAR - Noticias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 509, jan. 1986; n.º 519, nov. 1986; n.º 546, jan. 1989; n.º 570, fev. 1991; n.º 613, fev. 1994. |
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