1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||
Veleiro Oceânico Cisne Branco Classe Cisne Branco
D a t a s
Batimento
de Quilha: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
? Área Vélica: ? Energia Elétrica: ? Velocidade: ? Raio
de Ação: ? Código Internacional de Chamada: ? Tripulação: 20 homens, sendo 14 Guardas-Marinha.
H i s t ó r i c o
O Veleiro Oceânico Cisne Branco, ex-Ondine de bandeira norte-americana, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, substituindo a anterior que foi rebatizada Albatroz, e entregue ao Gremio de Vela da Escola Naval. Foi construído em 1974 nos EUA.
A Tripulação da 1ª Viagem de Instrução foi a seguinte:
- CC Constantino Conti de Oliveira - Comandante
- GM Milton José de Carvalho Montenegro
1980
Realizou sua I Viagem de Instrução de Guardas Marinha (VIGM).
1981
Em 12 de março, iniciou sua II Viagem de Instrução de Guardas Marinha (VIGM).
Em 5 de novembro, retornou ao Rio de Janeiro, após nove meses de viagem, tendo sido escalados os portos de Salvador-BA, Fortaleza-CE, Bridgetown (Barbados), San Juan (Puerto Rico), Hamilton (Bermuda), Ponta Delgada-Açores (Portugal), Lisboa (Portugal), Cadíz (Espanha), Almeria (Espanha), Ibiza (Espanha), Palma de Mallorca (Espanha), Porto Torres-Sardenha (Itália), Bastia-Córsega (França), La Spezia (Itália), Nice (França), Barcelona (Espanha), Valencia (Espanha), Marselha (França), Funchal (llha da Madeira), Las Palmas-Ilhas Canárias (Espanha), Porto Grande (Cabo Verde), Fernando de Noronha-PE, Recife-PE, Maceió-AL, Ilhéus-BA, Abrolhos-BA, Vitória-ES e Cabo Frio-RJ.
1982
Bateu o recorde da travessia do Atlântico, durante a Regata Newport-Lisboa.
1983
Durante a IV VIGM, participou e venceu a Regata Cowes-St.Malo, etapa preparatória para a Admiral's Cup, completando o percurso em 21 horas e 6 minutos, merecendo elogios do Presidente do Royal Ocean Racing Club.
1984
Durante a V VIGM, em escala em Mônaco, o Cisne Branco recebeu a visita do Príncipe Albert.
1985
Em 14 de março, suspendeu do Rio de Janeiro, iniciando a sua VI VIGM com escalas em Salvador-BA, Fortaleza-CE, Fort de France (Martinica), Des Heyes, English Harbour (Kiribati), Fort Lauderdale-Florida (EUA), Newport-RI (EUA), Ponta Delgada-Açores (Portugal), St.Malo (França), Lisboa (Portugal), Palma de Mallorca (Espanha), Barcelona (Espanha), Porto Cervo (Espanha), Porto Bañus, Las Palmas (Ilhas Canárias), Porto Grande (Cabo Verde), Recife-PE, Salvador-BA e Arraial do Cabo-RJ.
Nessa viagem, sagrou-se vice-campeão da Copa do Rei da Espanha, realizada em Palma de Mallorca.
Em 4 de novembro, chegou ao Rio de Janeiro, encerrando a VI VIGM.
1986
Em 13 de março, partiu do Rio de Janeiro, dando inicio a VIGM/86. Retornou em 22 de outubro, depois de ter visitado 20 portos, sendo 15 no exterior.
Nessa ano participou da V Copa del Rey, na Espanha, obtendo a 4ª colocação e da V Semana Internacional de Palma de Mallorca, obtendo também a 4ª colocação.
1987
Entre 8 e 12 de fevereiro, participou da 15 ª Regata Buenos Aires - Rio, sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada após 4 dias, 18 horas, 52 minutos e 53 segundos de competição. Essa foi a quarta vez que uma embarcação brasileira ganhou o Premio Fita Azul nessa competição - o primeiro foi o Vendaval em 1959; em 1974, o Saga; e em 1977 o Wa-Wa-Too.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 459, set. 1981; n.º 462, nov. 1981; n.º 482, ago. 1983; n.º 497, nov. 1984; n.º 501, mar. 1985; n.º 517, set. 1986; n.º 520, dez. 1986; n.º 523, mar. 1987. |
||||||
|